SóProvas


ID
1142848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A importância da boa administração de materiais pode ser mais bem apreciada quando os bens necessários não estão disponíveis no instante correto para atender às necessidades de produção ou de operação.
Ronald H. Ballou. Logística empresarial: transportes, administração demateriais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007, p. 61 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.

A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos.

Alternativas
Comentários
  • JUST IN TIME (JIT)

    A ideia do Just in Time surgiu no Japão na década de 70 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. Considerado uma “filosofia” de aplicabilidade universal, o JIT é comumente associado a algumas expressões, como, por exemplo, produção sem estoques, eliminação do desperdício, melhoria contínua de processos etc.

    O just-in-time (JIT) é a técnica que permite entregar os materiais  na quantidade certa, no tempo certo e no ponto certo, sem as tradicionais folgas utilizadas para compensar possíveis atrasos na entrega. O JIT permite eliminar estoques intermediários no processo produtivo adotando um ritmo de produção que possa ser mantido com o mínimo possível de materiais em trânsito.

    O JIT focaliza exatamente este aspecto: eliminar estoques desnecessários, reduzir espaço inútil de estocagem, reduzir equipamentos e pessoas cuidando de estoques e colocar a ênfase no processo produtivo fluente e dinâmico.


    FONTES: I. Chiavenato e M.A.P. DIAS

    GAB: ERRADO



  •  A questão erra quando fala "manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos.", outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

    De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Administrador

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

    Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

    b) Sua meta é trabalhar com estoque zero.

    GABARITO: LETRA "B". 




    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Errada.

    Justin in time trabalha com zero de estoque.

  • O principal objetivo do Just in Time é o estoque nulo, zero.
    ERRADA

  • Just in time: JIT. É um sistema que tem obsessão com a redução dos tempos de suprimento e dos níveis de estoques, consequentemente reduzindo custos. Criado por Taiichi Ohno (diretor gerente sênior e vice-presidente executivo da Toyota)  pai do Sistema Kanban.

    O Just in Time é uma filosofia de gestão que possui diversas ferramentas: Focalização da produção, Layout celular, Opera com máquinas simples e pequenas,  Manutenção produtiva total, Produção puxada e o sistema Kanban, Troca rápida de ferramenta, Operadores Polivalentes/Grupos semi-autônomos, Engenharia  Simultânea, Autonomação, Fornecedores JIT. Estas ferramentas geram impacto em diversas áreas das empresas que as adotam, dentre elas a gestão de  estoques por meio da ferramenta Kanban, que é de produção puxada, a qual gera eliminação de estoques (de matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados). No entanto, quando há eliminação dos estoques isso ocorre em toda a cadeia produtiva, ou seja, o s estoques não são meramente transferidos para o  fornecedor. Os estoques são eliminados também no fornecedor.

    Ainda, de acordo com Dias (2010, p. 125): "Em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação de estoques  em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente transferir aos fornecedores os encargos da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT  mostram significativas reduções  de inventário, tanto no fornecedor como no fabricante”. (DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010)


  • Just in time: filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios. 

  • O JIT foi famosamente desenvolvido pela Toyota 

  • JUST IN TIME = ESTOQUES EM NIVEL ZERO.

  • Exatamente o OPOSTO

  • Várias respostas iguais --'

    Se quiser curtidas vai pro facebook!

  • A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis mínimos.

  • Errada

     

    A questão explícita um conceito de Just In Case (manter nívies elevados de estoques para atender demandas inesperadas, contratempos, fatos extraordinários.)

  • Errado!

    O erro está em níveis máximos, pois o Just in time prioriza níveis mínimos de estoque.

  • Estoque zero, não estoque mínimo como alguns colegas disseram.
  • JUST IN TIME trabalha com níveis mínimos de estoque.

  • Errada

     

    Just in Time - JIT ( Na hora Certa ) 

    É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. 

     

     

    O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta

     

     

    O Conceito de Just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-las ou montá-las.

     

    Nas fábricas onde está implantado o Just in time o estoque de matéria primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. 

     

    Prof°- Giovanna Carranza

  • COMPLETAMENTE ERRADA..É O INVERSO,nível MÍNIMO

  • cuidado com as afirmações sobre estoque zero no just in time...

    (CESPE/Polícia Federal/2014/Administrador) Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade. (ERRADO)

    Justificativa do Cespe: “Na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. Já o conceito apresentado no item refere-se ao Kanban.”

  • O JIT (famoso Just in time) surgiu no Japão, país pobre em matéria-prima, populoso e territorialmente pequeno. Foi introduzido pela Toyota nos anos 1950 e prezava pela produção por demanda (no momento certo), pois precisava ao máximo garantir sua produtividade com poucos recursos. Hoje o JIT é mais que um modelo de gestão, é uma verdadeira filosofia sobre como evitar o desperdício.

    Para saber mais: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-just-in-time

    “O tempo é um estado: a chama na qual vive a salamandra da alma humana.”

  • Justin in time ( = Na hora certa)

    Estoque zero

  • Justin in time ( = Na hora certa)

    Estoque zero

  • Essa não cai na minha prova

    pertenceremos