-
JUST IN TIME (JIT)
A ideia do Just in Time surgiu no Japão na década de 70 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. Considerado uma “filosofia” de aplicabilidade universal, o JIT é comumente associado a algumas expressões, como, por exemplo, produção sem estoques, eliminação do desperdício, melhoria contínua de processos etc.
O just-in-time (JIT) é a técnica que permite entregar os materiais na quantidade certa, no tempo certo e no ponto certo, sem as tradicionais folgas utilizadas para compensar possíveis atrasos na entrega. O JIT permite eliminar estoques intermediários no processo produtivo adotando um ritmo de produção que possa ser mantido com o mínimo possível de materiais em trânsito.
O JIT focaliza exatamente este aspecto: eliminar estoques desnecessários, reduzir espaço inútil de estocagem, reduzir equipamentos e pessoas cuidando de estoques e colocar a ênfase no processo produtivo fluente e dinâmico.
FONTES: I. Chiavenato e M.A.P. DIASGAB: ERRADO
-
A questão erra quando fala "manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos.", outras questões podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques;
De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Administrador
Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques;
Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.
b) Sua meta é trabalhar com estoque zero.
GABARITO: LETRA "B".
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Errada.
Justin in time trabalha com zero de estoque.
-
O principal objetivo do Just in Time é o estoque nulo, zero.
ERRADA
-
Just in time: JIT. É um sistema que tem obsessão com a redução dos tempos de suprimento e dos níveis de estoques, consequentemente reduzindo custos. Criado por Taiichi Ohno (diretor gerente sênior e vice-presidente executivo da Toyota) pai do Sistema Kanban.
O Just in Time é uma filosofia de gestão que possui diversas ferramentas: Focalização da produção, Layout celular, Opera com máquinas simples e pequenas, Manutenção produtiva total, Produção puxada e o sistema Kanban, Troca rápida de ferramenta, Operadores Polivalentes/Grupos semi-autônomos, Engenharia Simultânea, Autonomação, Fornecedores JIT. Estas ferramentas geram impacto em diversas áreas das empresas que as adotam, dentre elas a gestão de estoques por meio da ferramenta Kanban, que é de produção puxada, a qual gera eliminação de estoques (de matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados). No entanto, quando há eliminação dos estoques isso ocorre em toda a cadeia produtiva, ou seja, o s estoques não são meramente transferidos para o fornecedor. Os estoques são eliminados também no fornecedor.
Ainda, de acordo com Dias (2010, p. 125): "Em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação de estoques em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente transferir aos fornecedores os encargos da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT mostram significativas reduções de inventário, tanto no fornecedor como no fabricante”. (DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010)
-
Just in time: filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.
-
O JIT foi famosamente desenvolvido pela Toyota
-
JUST IN TIME = ESTOQUES EM NIVEL ZERO.
-
Exatamente o OPOSTO
-
Várias respostas iguais --'
Se quiser curtidas vai pro facebook!
-
A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis mínimos.
-
Errada
A questão explícita um conceito de Just In Case (manter nívies elevados de estoques para atender demandas inesperadas, contratempos, fatos extraordinários.)
-
Errado!
O erro está em níveis máximos, pois o Just in time prioriza níveis mínimos de estoque.
-
Estoque zero, não estoque mínimo como alguns colegas disseram.
-
JUST IN TIME trabalha com níveis mínimos de estoque.
-
Errada
Just in Time - JIT ( Na hora Certa )
É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta
O Conceito de Just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-las ou montá-las.
Nas fábricas onde está implantado o Just in time o estoque de matéria primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
Prof°- Giovanna Carranza
-
COMPLETAMENTE ERRADA..É O INVERSO,nível MÍNIMO
-
cuidado com as afirmações sobre estoque zero no just in time...
(CESPE/Polícia Federal/2014/Administrador) Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade. (ERRADO)
Justificativa do Cespe: “Na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. Já o conceito apresentado no item refere-se ao Kanban.”
-
O JIT (famoso Just in time) surgiu no Japão, país pobre em matéria-prima, populoso e territorialmente pequeno. Foi introduzido pela Toyota nos anos 1950 e prezava pela produção por demanda (no momento certo), pois precisava ao máximo garantir sua produtividade com poucos recursos. Hoje o JIT é mais que um modelo de gestão, é uma verdadeira filosofia sobre como evitar o desperdício.
Para saber mais: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-just-in-time
“O tempo é um estado: a chama na qual vive a salamandra da alma humana.”
-
Justin in time ( = Na hora certa)
Estoque zero
-
Justin in time ( = Na hora certa)
Estoque zero
-
Essa não cai na minha prova
pertenceremos