SóProvas


ID
1143175
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Em um belo artigo, o físico Marcelo Gleiser, analisando a constatação do satélite Kepler de que existem muitos planetas com características físicas semelhantes ao nosso, reafirmou sua fé na hipótese da Terra rara, isto é, a tese de que a vida complexa (animal) é um fenômeno não tão comum no Universo.
            Gleiser retoma as ideias de Peter Ward expostas de modo persuasivo em "Terra Rara". Ali, o autor sugere que a vida microbiana deve ser um fenômeno trivial, podendo pipocar até em mundos inóspitos; já o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variáveis físicas e históricas, o que, se não permite estimar o número de civilizações extraterráqueas, ao menos faz com que reduzamos nossas expectativas.
Uma questão análoga só arranhada por Ward é a da inexorabilidade da inteligência. A evolução de organismos complexos leva necessariamente à consciência e à inteligência?
            Robert Wright diz que sim, mas seu argumento é mais matemático do que biológico: complexidade engendra complexidade, levando a uma corrida armamentista entre espécies cujo subproduto é a inteligência.
            Stephen J. Gould e Steven Pinker apostam que não. Para eles, é apenas devido a uma sucessão de pré-adaptações e coincidências que alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratégia de sobrevivência. Se rebobinássemos o filme da evolução e reencenássemos o processo mudando alguns detalhes do início, seriam grandes as chances de não chegarmos a nada parecido com a inteligência.


                        (Adaptado de Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 28/10/2012)


A evolução de organismos complexos leva necessariamente à consciência e à inteligência?

Mantendo-se a correção, sem que qualquer outra alteração seja feita na frase, o verbo grifado acima pode ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o dicionário Houaiss os sinônimos de levar são: agitar, conduzir, convencer, estimular, ganhar, inspirar, obrigar, roubar, tomar e transferir 

  • Gabarito: E.

    Trata-se de uma questão de regência; não é simplesmente encontrar um verbo de mesmo sentido. Observem que o verbo levar na frase é VTI e, daí, a ocorrência da crase. Assim, o verbo pedido teria que manter a crase; é o que ocorre com "E": conduzir a algo/alguma coisa - Verbo Transitivo Indireto.
    Bons estudos!
  • Gilmar viu o que eu não vi.

    Erros:

    A) (a que marquei) Acarreta, o que acarreta, acarreta EM alguma coisa
    B) Traz ALGO
    C) produz alguma coisa
    D) Estende o quê?

    gabarito: E) Conduz A alguma coisa =/...

  • O verbo acarretar pode ser VTD (acarreta algo) ou VTDI (acarreta algo a alguém). Não existe "acarreta em algo"

    Gabarito: Letra E