SóProvas


ID
114373
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um aquário em forma de cubo possui capacidade para abrigar 20 peixinhos coloridos por metro cúbico. Sabendo-se que uma diagonal de face desse aquário mede 10 metros, então o volume do aquário, em metros cúbicos (m³), e o número aproximado de peixinhos que podem ser abrigados neste aquário são, respectivamente, iguais a:

Alternativas
Comentários
  • Temos um aquário em forma de cubo com diagonal da face igual a 10m.Seja A a medida da face do cubo, então:10²=A² + A² => A=10/sqrt(2) mO volume do aquário é:V=A³ => V= (10/sqrt(2))³ = 1000/(2sqrt(2)) = 500/sqrt(2) = 250.sqrt(2) m³Temos 20 peixes para cada m³. Aplicando a regra de três para o volume total temos:N= 20.250.sqrt(2) = 250.sqrt(2.20²) = 250sqrt(800) peixes.Logo resposta (A)
  • Questão muito, muito mal formulada. O examinador indagou sobre o volume do aquário em metros cúbicos e sobre o número aproximado de peixinhos que podiam ser abrigados nesse aquário. Verificando as respostas da questão, observa-se que nelas aparecem a unidade quilogramas, kg, que é usada para medidas de massa ! Sendo assim, o examinador deveria ter especificado que cada "peixinho" pesava 1 kg, para que a questão pudesse ser coerente com as respostas. O cálculo efetuado determinou a existência de 5000 vezes a raiz quadrada de dois peixinhos no aquário, um número irracional de peixinhos, o que não faz o menor sentido !
  • Cada face de um cubo é um quadrado de lado L, e portanto a diagonal de cada face é a diagonal de um quadrado de lado L, isto é,

           O volume deste cubo é:

           Como podemos ter 20 peixes por m, então ao todo podemos ter:

           Observe que:

  • que quilo é esse!?