O pessoal sofre um pouco com descontos... decorando muitas fórmulas. Se seguirmos a lógica (financeira, é claro) vamos nos dar melhor. Resumindo:
DESCONTOS:
Primeiro, entendamos o essencial:
VALOR NOMINAL, é o valor original do título. Este valor está no futuro... láaaaa na frente, pois foi assim contratado. Por isso, eu o aceito com um FV.
VALOR ATUAL, é o valor a ser resgatado após a operação de desconto, o qual eu chamo de PV, por estar no presente, considerando como data focal a data do desconto.
DESCONTO, é a diferença entre o Valor Nominal (FV) e o Valor Atual (PV na data descontada). Por isso a simples fórmula de D=VN-VA. Eu enxergo como VN=VA+D... e por que eu enxergo assim? Por asssim conseguimos perceber que o D nada mais é que o Juros calculados nas fórmulas tradicionais (FV=PV+J), onde os Juros se diferenciarão de simples ou compostos.
. SIMPLES (juros simples) = O desconto será o valor dos juros cobrados. O que muda é se POR DENTRO (RACIONAL), ou POR FORA (BANCÁRIO), sendo a simples diferença entre estes o valor referencial para o cálculo. Se racional, os juros são cobrados pelo PV (VA), se bancário, pelo FV (VN). Como memorizar isso? Não precisa, kiridão... só pensar quais terão os maiores juros... acho que os bancos (bancários) escolhem a conta que mais favorece, né? ;)
Racional: D= PV . i . n, lembrando que o PV é o Valor Atual. Através disso você consegue deduzir todo o resto (VN=VA+D ou FV=PV+J)
Bancário: D= FV . i. n, lembrando que o FV é o Valor Nominal... aquele no futuuuroooo.
Segue...