-
CERTO:
ÍNDICE DE SOLVÊNCIA GERAL – ISG
ISG = Ativo Total_________________________
Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo
O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes.
Para os três índices colacionados (ILG, ILC e ISG), o resultado “> 1″ é indispensável à comprovação da boa situação financeira, sendo certo que, quanto maior o resultado (1,20; 1,30; 1,50; etc), melhor será a condição da empresa.
ÍNDICES CONTÁBEIS – Situação – ILC, ILG e ISG
• < (menor) que 1,00: Deficitária
• 1,00 a 1,35: Equilibrada
• (maior) que 1,35: Satisfatória
FONTE: http://www.portaldelicitacao.com.br/site/questoes-sobre-licitacoes/indices-de-liquidez-ou-endividamento-para-fins-de-analise-do-balanco/
-
O que me leva a imaginar que se a maioria do ativo estiver no imobilizado, a capacidade de pagamento é baixa, mesmo com a solvência alta.
Esse termo "capacidade de pagamento" é muito genérico. Se for no sentido de liquidar o patrimônio para saldar as dívidas contraídas, está correta.
Se for no sentido de "conseguir pagar as despesas operacionais", está errada.
Complicado afirmar isso.
-
Gabarito CERTO.
Vamos lá:
No ramo da contabilidade, a solvência é conhecida como a capacidade que uma empresa tem de ter condições de honrar todas as suas obrigações financeiras. Assim sendo, uma companhia é considerada “solvente” quando apresenta segurança ao pagar todas as suas contas e ainda assim permanecer com certa reserva de patrimônio considerável, o que acaba gerando um bom cenário de lucro e também assegura sua sobrevivência por um bom tempo.
Desse modo, as empresas com índices de solvência mais altos definitivamente inspiram mais confiança em relação aos bancos e aos credores, enquanto negócios com índices baixos se apresentam como riscos em potencial. Um índice de solvência considerado bom muda de acordo com o setor de atuação, mas, no geral, o que se estabelece como o ideal é uma taxa igual ou superior a 20%.
-
Gab: CERTO
Uma empresa é Solvente quando tem capacidade para arcar com suas despesas, por outro lado, é INsolvente quando não tem tal capacidade. Ou seja, o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe.
Lembrando que a LRF trata da insolvência em seu Art. 28, §1°.