SóProvas



Questões de Administração Financeira


ID
103750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à administração financeira, julgue os próximos itens.

A rentabilidade de um banco tem relação direta com as atividades de caixa, enquanto a lucratividade está relacionada com a geração e o direcionamento dos lucros.

Alternativas
Comentários
  • Rentabilidade : É uma medida do retorno de uminvestimento. Calcula-se dividindo o lucro obtido pelovalor do investimento inicial.. Pode-se dizer que arentabilidade é a quantidade de dinheiro que oinvestidor ganha para cada quantia investida.Lucratividade : É a relação do valor do lucro com omontante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucropelo volume de vendas (lucro líquido/vendas).
  • Lucratividade indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas.Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa.
  •  Diferenças entre Lucratividade e Rentabilidade
     

    A "Lucratividade" indica o percentual de retorno ou ganho obtido pela empresa sobre as vendas.
    De acordo com o SEBRAE (2008), a lucratividade esperada para as micros e pequenas empresas da indústria e do comércio situa-se entre 5% e 10%.Para as empresas de prestação de serviços ficam em torno de 15% a 20%.
    Porém, esses são referenciais de diferentes amostras de mercados, ou seja,em se tratando de "lucro" vale sempre a regra de "quanto maior, melhor".
    Ao avaliar a margem de lucro é aconselhável considera-la em confronto com o resultado médio do setor em que a empresa atua. No segmento gráfico, por exemplo, empresas dos mercados editorial e promocional têm diferentes margens de lucro.
    Uma empresa se torna lucrativa quando ultapassa o seu "ponto de equilíbrio"
     
    Se as condições acima não forem atendidas,significa que a m  argem de lucro gerada pela empresa pode não ser suficiente para garantir a sua sobrevivência ou promover seu crescimento.
    Rentabilidade
    A "Rentabilidade" indica o percentual de retorno ou ganho obtido pela empresa sobre o capital investido.Trata-se da remuneração do patrimônio Líquido, ou seja, mede a remuneração dos capitais próprios investidos na empresa.Esse, via de regra, é o indicador mais importante para o acionista pois além de mostar o retorno sobre o seu investimento, permite comparar e avaliar se esse rendimento é compatível com outras alternativas de aplicação do capital, como no mercado financeiro e imobiliário.Esse é o chamado "custo de oportunidade" ou a remuneração que o investidor deixa de auferir em função de uma alternativa de investimento descartada.
    De acordo com o SEBRAE(2008),a rentabilidade esperada para as micros e pequenas empresas é de 2% a 4% ao mês sobre o investimento.
    Muitos empresários não apuram o retorno esperado do capital investido e confundem lucro do exercício com retorno adequado do investimento.
    Os indices de rentabilidade avaliam o desempenho final das empresas e indicam o grau de eficiência dos gestores na aplicação e aproveitamento dos recursos alocados no negócio.

     

    Fonte: http://www.rctconsultoresgraficos.com.br/lucro.htm

  • Gabarito: Errada.
    Resumindo:

    LUCRO =  indica o percentual de retorno ou ganho obtido
    SOBRE AS VENDAS.



    RENTABILIDADE=  indica o percentual de retorno ou ganho obtido
    SOBRE O INVESTIMIMENTO.
  • ERRADO. Rentabilidade é quanto sua empresa lucra anualmente para cada Real investido no negócio. Lucratividade é quanto sua empresa lucra para cada Real vendido ou faturado. Assim, a lucratividade tem relação direta com as atividades de caixa, enquanto a rentabilidade está relacionada à geração e direcionamento de lucros.


ID
103759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao orçamento empresarial, julgue os itens seguintes.

O orçamento de custeio deve englobar as receitas próprias, as operacionais e as não operacionais.

Alternativas
Comentários
  • O sistema permite elaborar orçamento de custeio e orçamento de investimento. O primeiro inclui todas as despesas para a manutenção da companhia, enquanto o segundo representa todas as despesas com aquisições de máquinas e equipamentos.
  • Orçamento de custeioO orçamento de custeio inclui todas as despesas para a manutenção e operação da companhia, tais como despesas de pessoal, aquisição de materiais, contratação de serviços de terceiros, uniformes, despesas gerais, etc. O processo engloba as receitas próprias, operacionais e não operacionais (exploração patrimonial, venda de editais, sucatas, etc.).Orçamento de investimentoSão todas as despesas com aquisições de máquinas e equipamentos, veículos, serviços com reformas e modernizações de sistemas, via permanente, obras civis, escritórios, informática etc, necessariamente vinculadas a um dos programas de investimento da empresa.
  • O orçamento de custeio inclui todas as despesas para a manutenção e operação da companhia, tais como despesas de pessoal, aquisição de materiais, contratação de serviços de terceiros, uniformes, despesas gerais, etc. O processo engloba as receitas próprias, operacionais e não operacionais (exploração patrimonial, venda de editais, sucatas, etc.).

    :)

ID
103762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao orçamento empresarial, julgue os itens seguintes.

Na elaboração do orçamento empresarial, deve-se considerá-lo como um conjunto de vários orçamentos parciais interligados.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento de caixa, como bem destacam Jaedicke e Sprouse , enquanto um instrumento de gerência financeira, visa predizer mudanças no caixa da empresa. Tem grande utilidade na tomada de decisão de crédito de curto prazo. Uma vez que estes tipos de decisão são repetitivos, o orçamento de caixa é comumente preparado como parte do orçamento anual global da empresa,
  • CERTO. POIS HÁ VARIOS ORÇAMENTOS  SEPARADOS QUE INTERLIGAM AO GERAL OU SE COMPLETA EX.: ORÇAMENTO DE VENDAS, DE PRODUÇÃO, DE MATERIA PRIMA, DE MÃO DE OBRA, ETC



ID
122197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A captação de recursos não é uma atividade desenvolvida pelo gestor que desempenha funções na área da administração financeira.

Alternativas
Comentários
  • O administrador financeiro tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.
  • As funções típicas do administrador financeiro são:


    • Análise, planejamento e controle financeiro
    Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa.
    • Tomada de decisões de investimento
    Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente).
    • Tomada de decisões de financiamentos
    Diz respeito À CAPTAÇÃO DE RECURSOS DIVERSOS para o financiamento dos ativos correntes e não correntes.

  • O tesoureiro (principal administrador financeiro) normalmente é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiro e captação de fundos, tomada de decisões de investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de crédito, gestão de fundo de pensão e administração da área de câmbio.
    Fonte: Princípios de Administração Financeira - Lawrence J. Gitman
     

  • Entre as funções do gestor estão:
    A integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.
  • Reescritura correta.



    A captação de recursos é uma atividade desenvolvida pelo gestor que desempenha funções na área da administração financeira.

  • gab errado


ID
332467
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao Return of Investment (ROI), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "O ROI é medio quantitativamente e retornará o financiamento em lucro da organização. Também é mais facilmente aplicável em projetos de curta duração ou naqueles em que custos e benefícios estão visivelmente associados entre si."
  • GABARITO: LETRA  A

    O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.

    Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, etc.

    Dessa forma, fica claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, a fim de que tenham um desempenho melhor.

    O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

    ROI do Marketing de Conteúdo;

    ROI de Email Marketing;

    ROI das Mídias Sociais;

    ROI das campanhas no Google AdWords;

    ROI do Blog Corporativo;

    ROI do SEO, etc.

    FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/roi/


ID
332485
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre o retorno sobre um investimento financeiro será positivo. Se positivo será lucro se negativo será prejuízo.
  • O Lucro nada mais é do que receita - despesa.

    O retorno sobre investimento considera somente o investimento, não considera as despesas já existentes.
  • qual o erro da A?


ID
401083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de orçamento empresarial e de administração financeira,
julgue os itens subsequentes.

Uma das decisões financeiras que podem ser tomadas pelo administrador financeiro é o investimento, que é voltado para a captação de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Não pode haver decisão se não houver previsão em Lei. A questão não mensionou isso.

    @paulojperes
  • Em verdade,acho eu que o erro da questão é ligar a decisão de investimento com a capacitação de recursos, por mais que "capacitação de recursos" seja algo meio amplo.... vou colar uma explicação aqui que espero ajudar, na minha humilde opinião esse é o ponto errado da questão.

    Administração da estrutura de ativo da empresa (Decisão de Investimento): o administrador financeiro determina a combinação e os tipos de ativos que fazem parte do Balanço Patrimonial da empresa. Essa atividade está relacionada ao lado esquerdo do Balanço. A composição refere-se ao montante de recursos aplicados em Ativos Circulantes e em Ativos Permanentes (fixos). Depois que a composição estiver definida, o administrador financeiro deve fixar e tentar manter níveis ótimos para cada tipo de Ativo Circulante. Deve também decidir quais são os melhores Ativos Permanentes a adquirir e saber quando os ativos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados, substituídos ou liquidados. A determinação da melhor estrutura de ativo para a empresa não é uma tarefa simples; requer o conhecimento das operações passadas e futuras das empresas e a compreensão dos objetivos que deverão ser alcançados a longo prazo. Existem várias técnicas para avaliação dessas decisões, como a Taxa Média de Retorno, Payback (Prazo de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno),

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABSHQAE/adm-financeira-analise-investimentos
  • Gente! Não é capacitação, é CAPTAÇÃO de recursos. Investimento significa aplicação de capital naquilo que não seja custeio, ou seja despesa corrente. Investimento é uma despesa de capital que acrescenta o patrimônio. CAPTAÇÃO DE RECURSOS seria receita!
  • O erro é simples:

    O administrador financeiro pode tomar duas decisões: ou investimento ou FINANCIAMENTO. A questão trata de financiamento, que é a CAPTAÇÃO de recursos e não de investimento.

  • Errado.

    Uma das decisões financeiras que podem ser tomadas pelo administrador financeiro é o investimento (Correto), que é voltado para a captação de recursos (Errado). 

     

    Investimento é um dispêndio (liberação) de recursos. Operação de Crédito (empréstimo) é uma captação de recursos.

  • O PODER DE UMA VÍRGULA!

     

    Uma das decisões financeiras que podem ser tomadas pelo administrador financeiro é o investimento, que é voltado para a captação de recursos.

    GENERALIZA!

    TODO INVESTIMENTO É UMA CAPTAÇÃO DE RECURSOS. ERRADO.

     

     

    Uma das decisões financeiras que podem ser tomadas pelo administrador financeiro é o investimento que é voltado para a captação de recursos.

    RESTRINGE!

    NEM TODO INVESTIMENTO É UMA CAPTAÇÃO DE RECURSOS. CERTO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Investimento = aplicação de recursos ;-)

  • INVESTIMENTO = APLICAÇÃO

    FINANCIAMENTO = CAPTAÇÃO

  • Vírgula.


ID
401086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de orçamento empresarial e de administração financeira,
julgue os itens subsequentes.

Caso um administrador financeiro venda um imóvel próprio da organização e participações societárias em outra empresa, ele estará impactando o fluxo operacional da organização.

Alternativas
Comentários
  • Creio que esta questão esteja na disciplina errada. Ao meu ver deveria estar em Administração Geral.
  • Altera o fluxo de investimentos.

  • Para os não assinantes, gabarito: ERRADO

  • Caso um administrador financeiro venda um imóvel próprio da organização e participações societárias em outra empresa, ele estará impactando o fluxo DE INVESTIMENTOS da organização.


ID
493669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração financeira e de material, julgue o item
a seguir.

Por reunirem atividades que buscam maximizar o lucro dos acionistas, os princípios da administração financeira não devem ser utilizados em instituições sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • Errado,
     

    Administração Financeira diz respeito às responsabilidades da empresa. Administradores financeiros administram, ativamente, as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como: a) orçamentos; b) previsões financeiras; c) administração do caixa; d) administração do crédito; e) análise de investimentos; f) captação de fundos. Segundo Gropelli e Nikbakht (1998), para serem bem sucedidos, os administradores financeiros têm que se envolver com as mudanças que ocorrem, constantemente, no campo das finanças, ou seja, são responsáveis pelo reconhecimento e respostas aos fatores de mudanças em todos os ambientes, sejam eles privados, públicos ou financeiros. Nesse ponto, vale ressaltar que a Administração Financeira é uma atividade orientada por objetivos. As ações do administrador financeiro relativas à análise e ao planejamento financeiro, às decisões de investimento e às decisões de financiamentos devem ser tomadas visando-se ao cumprimento dos objetivos dos proprietários da empresa, seus acionistas.

  • Os princípios orçamentários são válidos para todos os entes públicos e para todos os Poderes.

     

    --

     

    Gabarito: errado

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Esse examinador tava fumado?

  • EXAMINADOR SÓ NA BALINHA


ID
496216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue o item que se segue.

Na aplicação dos recursos da organização, com o objetivo de obter os melhores retornos de capital, o administrador financeiro deve procurar alternativas que ofereçam ou o menor risco ou o maior retorno.

Alternativas
Comentários
  • Para obter melhores retornos de capital não devemos considerar somente ou menor risco ou maior retorno e sim um balanceamento entre risco e retorno, fazendo um diversificação de ativos que tragam retornos desejáveis ao menor risco possível.

  • O menor custo (menor custo menos risco) ou o maior retorno.

  • Não um ou outro, mas os dois juntos, isto é, melhor relação risco x retorno - como aprendemos com a fronteira eficiente de Markowitz.

    Resposta: errado.


ID
604528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

Com o passar do tempo, se o caixa distribuído a acionistas e credores for superior ao caixa obtido nos mercados financeiros, então não estará havendo geração de valor por parte da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual o erro da questão? Acertei por sorte, np chute.
  • A geração de valor não está associada somente aos recursos financeiros revertido a acionistas e credores, mas também a outras facetas da autação organizacional.

    Considere-se uma empresa pública como a Caixa, por exemplo. Sua atribuição é de fomento, administração de poupanças, financiamentos imobiliários. Mesmo que não desse lucro (muito ao contrário do que acontece), ela estaria agregando valor à sociedade, por meio de projetos de inclusão, auxílio no atendimento de garantias constitucionais previstas e riqueza em sentido amplo.

    Assim, a geração de valor não está associada só a critérios monetários de remuneração de capital.

    Bons estudos.
  • Ocorre geração de valor quando o valor de mercado da empresa (preço de suas ações multiplicado pelo nº de ações, por exemplo) é maior
    que o valor de recursos que a empresa possui (valor apurado na venda de móveis, máquinas, edifícios etc.).

    O valor de mercado pode ser maior que o valor de seus recursos por diversas razões, como:
    valor da marca, capital humano, capacidade de inovar etc.

    Por isso, simplesmente distribuir mais lucros e dividendos (saída de caixa > entrada de caixa) não implica, por si só,
    que a empresa não está criando valor. A frase deve ser julgada por sua literalidade. E, literalmente, uma coisa não implica
    necessariamente na outra. Mesmo porque, geração de valor não tem a ver com fluxo de caixa.


    Deus seja louvado!
  • Sério, mais de mil pessoas fizeram essa questão e ela está marcada como fácil...

    Onde as pessoas estão estudando sobre o assunto em questão?

    Eu já tive aula presencial de AFO com ótimos professores, li vários livros e apostilas e NUNCA vi o tema abordado!

    Alguém pode me dizer qual a fonte em que foi baseada a questão, por favor?

  • Desculpem-me pelo comentário mas a resposta é lógica.  Se o caixa está sendo distribuído a acionistas e credores é óbvio que a empresa, de alguma forma, está gerando valores.
  • Esta questão só pode estar classificada errada! Nunca vi esse assunto em matéria de AFO.
  • Infelizmente a matéria de finanças empresariais também recebe a sigla AFO, logo, a classificação está correta. O candidato deve estar atento qual AFO o edital está pedindo, para administrador da ANP será cobrado as duas, mas a maioria cobra apenas AFO pública.
  • A questão é bem simples e fácil, mas toca no assunto custo de oportunidade. O custo de oportunidade está favorável a empresa, pois a oportunidade de investir nela é melhor que no mercado financeiro. Esse custo deve ser levado em conta por todo investidor ainda levando em consideração o risco de capital.

  • ERRADO

    GERAÇÃO DE VALOR NÃO TEM NADA A VER COM FLUXO DE CAIXA.


ID
720691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens que se
seguem.

O fomento abrange a atividade administrativa de incentivo a qualquer iniciativa privada que requisite subvenções ou financiamentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. O erro, ao meu ver, se apoia no termo qualquer inicitiava privada.

  • FOMENTO abrange a atividade administrativa de incentivo à iniciativa privada de utilidade pública.

    Avante!!!!

  • Qualquer iniciativa privada? OK, vou pedir uma subvenção para plantar alguns hectares de marijuana!

     

  • Gabarito errado.

     

    Constituição Federal de 1988

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • ERRADO

    Fomento (administração pública) O Fomento é um instrumento usado pela administração pública para incentivar, positivamente ou negativamente, iniciativas privadas, de forma que estas se condicionem à utilidade pública; reveste-se portanto, da qualidade de atividade administrativa.

    Fonte: https://www.google.com

  • Errado. Não é qualquer iniciativa, mas sim aquele que irá desempenhar atividade pública.

    Para Maria Sylvia Zanella di Pietro, o Fomento “abrange a atividade de incentivo à iniciativa privada de utilidade pública” (DI PIETRO, 2003, p. 59), de forma que o “Estado deixa a atividade na iniciativa privada e apenas incentiva o particular que queira desempenhá-la, por se tratar de atividade que traz algum benefício para a coletividade” (Idem, 2002, p. 192). Esses estímulos variam, podendo ser fiscais, subvenções, financiamentos a juros facilitados ou até mesmo, de forma indireta, cessão de servidores públicos, permissão de uso de bens públicos, etc. Importante destacar que o simples fomento não vincula o Estado ao Particular a ponto de delegar o serviço público, mas de incentivar o exercício de atividades colaboradoras, paralelas, com fim similar.


ID
790141
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira está estreitamente ligada à Economia e pode ser considerada como uma forma de Economia Aplicada.

Em administração financeira, é usado o princípio econômico básico denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra D
     De acordo com Gitman, o príncípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.

  •  Segundo o livro do Mankiw, "Economistas pensam na margem".

  • O princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Praticamente todas as decisões financeiras reduzem-se a uma comparação de benefícios marginais a custos marginais.

    (Gitman - Princípios da Adm. Financeira p. 9)


  • A questão não tem nada a ver com princípios orçamentários


ID
846514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.

Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema

Alternativas
Comentários
  • "Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais."A pergunta é só ate aqui.

    O restante é só para confundir.Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema orçamentário, todos os gastos precisam passar pelo orçamento da empresa.

  • Questão covarde, o candidato não sabe se está falando do gasto com marketing ou se quer saber quem é responsável por controlar as finanças. Mais uma questão para o aluno adivinhar, por isso que a maioria errou.

  • Gabarito B de bosta

  • HEHEHEHE acredito que geral errou essa quastão, eu como sempre, faço parte da galera !!!

  • "B" de QUE ÓDIO!!

  • MINHA OPINIÃO A QUESTÃO FALA SOBRE : 1. METAS. 2. INVESTIMENTO . 3. DIRECIONAMENTO DE $ PARA ÁREA COMERCIAL . 4. PREVISÃO DE AUMENTO DE VENDAS . TUDO FALA SOBRE ORÇAMENTO . NÃO CONSIGO ENTENDER OUTRA COISA . ME CORRIJAM POR FAVOR . B


ID
877681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à administração financeira de empresas, julgue
os itens a seguir.

A administração financeira envolve decisões de investimento e de financiamento de curto prazo, visto que as decisões de longo prazo, portanto, estratégicas, competem à direção da empresa e não ao gestor financeiro.

Alternativas
Comentários
  • A administração financeira deve participar do planejamento estratégico conjuntamente com a direção da empresa e com a direção de gestão de pessoas. Pois é necessário sintonia entre os recurso financeiros, as estimativa de metas e  diretrizes e o pessoal capacitado. Desta forma haverá eficiência e efetividade dos programas e projetos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.


    Bons estudos!
  • Errado
    Como salientou o colega acima, é preciso haver sintonia entre os diretores e gestores financeiros (em muitas empresas a mesmas pessoas executam as duas funções). Trata-se de um trabalho de coordenação, nada impede que haja prerrogativas e funções específicas dentro da gerência ou direção, mas o ideal é que todos sigam o planejamento estratégico financeiro da empresa.
  • Essa questão não é de AFO.

  • não vejo esse como o erro na questão...
    concordo que as áreas devem trabalhar em sintonia e integradas umas as outras, como mencionado pelos colegas, mas em nenhum momento a questão afirmou o contrário, que a administração financeira e as outras áreas trabalham isoladas. A questão menciona competência. Por mais que haja integração entre as áreas, existe um ser que é competente por cada uma delas
    Se alguém puder ajudar...
  • O erro está em restringir a administração financeira apenas às decisões de curto prazo. 

  • As funções financeiras podem ser divididas em duas grandes áreas: tesouraria e controladoria.
    As funções cabíveis a cada área são:
    Tesouraria: Caixa, caixa e cobrança, risco, câmbio, financiamento, investimento, planejamento e controle financeiro, proteção de ativos, relações com acionistas e investidores, relações com bancos. - Geralmente a CURTO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: Investimento pode ser a curto ou longo prazo.
    Controladoria: custos e preços, auditoria interna, contabilidade, orçamento, patrimônio, planejamento tributário, relatórios gerenciais, sálarios, sistemas de informação. - Geralmente a LONGO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: sálarios a curto prazo.

  • Indiquem-me um bom livro de Administração Financeira.

    vlws

  • Kyo Kusanagi um bom livro de finanças é este: 

    GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010.

  • A administração financeira envolve decisões de investimento e de financiamento de curto prazo, visto que as decisões de longo prazo, portanto, estratégicas, competem à direção da empresa e não ao gestor financeiro. Resposta: Errado.

  • ERRADO. Como vimos, o administrador financeiro deve se preocupar com as decisões de investimento e de financiamento de curto, médio e longo prazo.

  • O gestor financeiro certamente é o diretor financeiro, que atua na cúpula da empresa e participa ativamente do planejamento estratégico.

    A depender do investimento, geralmente são de médio e longo prazos, sobretudo aquele que envolvam as áreas-fins da empresa.

    Exemplo: troca de maquinário numa fábrica de tintas.

  • No planejamento estratégico da empresa, todas as áreas devem ser levadas em consideração, principalmente o financeiro.

    O financeiro sempre foi um setor importante para empresa, tanto que ficou muito tempo sendo o único critério de avaliação de sucesso da empresa. Hoje, já se utiliza outros indicadores.


ID
877684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à administração financeira de empresas, julgue
os itens a seguir.

As funções de administração financeira podem ser agrupadas em tesouraria (caixa, crédito, cobrança, câmbio e outras) e controladoria (orçamento, custos e preços, gestão tributária e outros).

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo
    As funções financeiras podem ser divididas em duas grandes áreas: tesouraria e controladoria.
    As funções cabíveis a cada área são:
    Tesouraria: Caixa, caixa e cobrança, risco, câmbio, financiamento, investimento, planejamento e controle financeiro, proteção de ativos, relações com acionistas e investidores, relações com bancos. - Geralmente a CURTO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: Investimento pode ser a curto ou longo prazo.
    Controladoria: custos e preços, auditoria interna, contabilidade, orçamento, patrimônio, planejamento tributário, relatórios gerenciais, sálarios, sistemas de informação. - Geralmente a LONGO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: sálarios a curto prazo.

    Espero a contribuição de mais alguém.
  • A Controladoria constitui um órgão STAFF da AF.Em outras palavras, a controladoria é o órgão que assessora a AF para proporciona-lhe os controles e as informações básicas para o seu funcionamento.A Controladoria representa o setor da AF que efetua os controles contábeis e proporciona os meios de informações para tomada de decisões.É geralmente constituída  dos seguintes órgãos:Contabilidade, Controle Orçamentário e Auditoria.


    O setor da Tesouraria representa o órgão de linha da AF.Isso significa que a tesouraria é o órgão que procura atingir os objetivos básicos da AF.É o órgão que obtém e utiliza os recursos financeiros.Engloba atividades que compreendem o uso de dinheiro, sua manipulação e a posse efetiva de fundos.Mantém contato com o público externo: empresas fornecedoras de materiais, de serviços, clientes, bancos e entidades financeiras, órgãos governamentais etc.

    Fonte:Idalberto Chiavenato

  • Gabarito; Certo.

  • CORRETO, como vimos em nesta aula. 

  • Alguém saberia dizer qual é a bibliografia que suporta este gabarito, por favor?

    Bons estudos a todos!

  • Orçamento dentro de controladoria..? wtf... perdi essa aula!! Controladoria é função de controle, orçamento é planejamento, são funções distintas. Numa empresa você não encontra controladores montando orçamentos, eles dão assessoria, mas não executam essa função.

    e cadê e gestão patrimonial, de investimentos?

    tenho que admitir, sou da área mas assim é difícil, tudo é muito relativo, a Cespe considera o que qualquer autor escreve, quanto menos conhecido melhor, e não importa se está em conflito com outros autores, ela considera


ID
890053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os elementos de finanças empresariais relativos a projeções de lucros e perdas, capital de giro, investimentos e financiamentos, julgue os itens de 61 a 67

Para projetar o resultado de uma carteira de investimentos (projeção de lucros e perdas), deve-se considerar que o retorno esperado do portfólio composto de mais de um ativo é definido pela soma dos retornos de cada ativo, em função de sua participação no patrimônio líquido da investidora.

Alternativas
Comentários
  • gabarito ERRADO

  • Taxas Internas de Retorno não podem ser somadas, pois distorce o resultado esperado. Gabarito: Errado
  • projetar resultados?

  • Questão par ferrar o candidato.

    Claramente os retornos monetários podem e são somados na contabilidade da empresa, mas possivelmente a banca uso o termo retorno se referindo a uma taxa. Taxas não podem ser somadas se possem bases diferentes.


ID
890062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os elementos de finanças relativos a capitalização, projetos estruturados e análise de riscos, julgue o seguinte item.

A análise de riscos associados à entidade deve ser feita de forma integrada, considerando-se que um tipo de risco específico pode influenciar outros riscos envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Nem precisa entender o assunto, mas saber interpretar a pegadinha e acertar....


ID
944257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a plano de negócios, julgue os itens subsecutivos.

Em geral, é suficiente para a empresa que o plano financeiro contemple apenas a projeção total do fluxo de caixa e o tempo de recuperação do investimento no novo negócio, sendo que outras inquietações não precisam figurar neste instrumento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O plano financeiro representa a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizada pelo empreendedor para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções, adaptar-se a novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura. Ele é também utilizado como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores e captar capital de risco. É,também, uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de fornecedores e instituições bancárias.
    O plano financeiro contempla os tópicos referentes às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da empresa, projeta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises componentes da parte financeira do negócio, tais como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, e finaliza com a análise do investimento projetado, utilizando-se de técnicas mais exigidas no mercado atualmente.

    http://cenn.fgv.br/sites/cenn.fgv.br/files/file/Roteiro_Cengage.pdf


ID
1104613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

relativos à administração financeira.

A principal atribuição do administrador financeiro é promover a gestão de todos os tipos de empresas (financeiras e não financeiras); exceto, as empresas sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • A cada dia se exige mais conhecimentos, vamos lá: O que é Administração Financeira? A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos,previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito,análise de investimento e captação de recursos (Gitman, 1997, p. 4).

    Fonte: http://www.vestcon.com.br/ft/480.doc


  • Só pra completar com um raciocínio simples. As empresas sem fins lucrativos também movimentam bens, direitos e obrigações, pois apesar de não terem a finalidade de lucro recebem subvenção do governo por exemplo, e consequentemente esse bem precisa ser gerido!


    Bons estudos!

  • Muito bom...

  • cada dia aprendo mais sobre afo, :-) 

     

    vem nimim mpu 

  • Excelente comentário Lucas Álvares!!!!

  • A gestão de recursos financeiros é importante tanto para empresas com fins lucrativos quanto sem fins lucrativos.

    Gabarito: ERRADO


ID
1104616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

relativos à administração financeira.

O termo finanças pode ser corretamente definido como a arte da gestão do dinheiro.

Alternativas
Comentários
  • Parece um conceito pacífico dentro do escopo acadêmico, observe: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Finan%C3%A7as/343657.html

  • Finanças poderiam simplesmente ser definidas como os bens de valor líquido ou agregado,porém, a área de finanças é muito mais ampla e dinâmica. É a arte e a ciênciade administrar fundos. De uma forma ou de outra, afeta diretamente a vida detodas as pessoas e organizações financeiras ou não, privadas ou públicas,grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Finanças podem ser definidascomo o estudo de como as pessoas alocam recursos escassos ao longo do tempo. Otermo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar odinheiro”. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, àsinstituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos natransferência na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãosgovernamentais. Gitman (2010, p. 03):

    Obs.: peguei da fonte citada pela colega.

  • Arte?! Estranho...

  • Arte foi o que o examinador fez conosco.

  • É muita falta de objetividade mesmo! Aff...

  • Tipica questao pra anular uma foda que vc acertou!!! Tenso!

  • Esse puxou um baseado nas dependências do Cespe/unb antes de elaborar esta questão... típico do cara que formou em filosofia, se revoltou com o mundo e foi fazer contabilidade.... Mas a essência da viagem exótica e mentalmente fértil continuou!!!


  • É uma arte mesmo porque até hoje eu não consegui lidar com as minhas finanças

  • E ainda acertei, fosse na prova tinha errado. Gabarito CERTO

  • QUE TRAQUINAGEM HEIN SENHOR  E X A M I N A D O R

  • Complementando...

    Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional. Quanto ao verbo, financiar significa fornecer fundos para negócios e projetos.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/finan%C3%A7as/8428/

  • ta de sacanagem cespe kkkkkkkkkkkkk

  • rindo muitooooo do samuel lopes kkkk

  • Tmj Samuel Lopes kkkkkkkkkkk
  • Kkkkk Questão tosca... A afirmação deveria ser "A administração financeira" deve ser considerada uma arte... E não somente o termo finanças... Mas enfim... Vamo que vamo... O Cespe tem dessas...
  • Essa foi louca. Olhei pra questao e ri, ela olhou de volta e riu de mim.

  • EU ERREI BONITO........A ARTE DA GUERRA COM A CESPE .....AVE MARIA

  • A Cespe vai procurar essas nomenclaturas na casa do chifrudo, assim fica difícil
  • É o quee? kkkkkkkkkkkk

  • Fiquei me perguntando como estão as minhas finanças.

    Foi automática a associação à gestão do dinheiro.

  • GABARITO OFICIAL:CERTO

  • O enunciado reproduz o conceito de finanças de Lawrence Gitman.

    Gabarito: CERTO

  • Essa é pra não zerar kkk


ID
1129183
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenvolvimento de uma adequada sistemática de planejamento financeiro de longo prazo implica a realização desse trabalho em diversas etapas, dentre as quais encontra-se:

I. o desenvolvimento de uma metodologia de adaptação dos planos às variáveis externas não controláveis.
II. a adoção de uma técnica confiável de projeção de demonstrações financeiras.
III. a escolha de sistema de equações que estabeleçam as relações entre as variáveis fundamentais.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Visando estimar as necessidades de financiamento para garantir fundos suficientes para que uma empresa pague seus compromissos, o Planejamento Financeiro é o processo que, além de estimar a quantia necessária para continuar as operações, viabiliza o processo de decisão sobre quando e como realizar financiamentos.

    Por se tratar de um procedimento confiável, é também um instrumento muito relevante para as organizações, na medida em que fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar as diversas ações para se alcançar os objetivos desejados. Está envolvida a realização de projetos de vendas, renda e ativos baseados em estratégias alternativas de produção e de marketing, seguidas pela decisão de como atender as necessidades financeiras previstas.

    Dessa forma, entre as diversas etapas do Planejamento Financeiro podemos citar:

    - Adoção de um sistema de demonstrações financeiras projetadas;
    - Cálculo da demanda de fundos necessários para a execução dos planos traçados;
    - Elaboração de uma previsão da disponibilidade de fundos resultantes da execução dos planos;
    - Elaboração de um sistema de controle sobre as fontes e as aplicações de fundos dentro da organização;
    - Desenvolvimento de uma metodologia de adaptação dos planos às variáveis externas não controláveis. (ITEM 1)


    http://www.perspectivamarketing.com.br/plano-financeiro

  • À título de curiosidade, a FCC repetiu essa questão em 2016 (Q700682)


ID
1140034
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo seus princípios conceituais, do ponto de vista financeiro, o controle

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Não entendi muito bem essa questão, mas levando-se em conta que a função de controle pode ser ampla e genérica, é possível sim ela estender-se aos livros e caixa, dentre variadas funções.

    Bons Estudos!

  • Gabarito: letra D

    A função de controle é ampla e genérica e pode se estender aos livros e caixa, dentre variadas funções.


ID
1144351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de pagamento de uma organização pode ser avaliada ao se analisar o seu índice de solvência.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: 

    ÍNDICE DE SOLVÊNCIA GERAL – ISG

    ISG  = Ativo Total_________________________
    Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

    O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes.

    Para os três índices colacionados (ILG, ILC e ISG), o resultado “> 1″ é indispensável à comprovação da boa situação financeira, sendo certo que, quanto maior o resultado (1,20; 1,30; 1,50; etc), melhor será a condição da empresa.

    ÍNDICES CONTÁBEIS – Situação – ILC, ILG e ISG

    •    < (menor) que 1,00: Deficitária
    •    1,00 a 1,35: Equilibrada
    •    (maior) que 1,35: Satisfatória

    FONTE: http://www.portaldelicitacao.com.br/site/questoes-sobre-licitacoes/indices-de-liquidez-ou-endividamento-para-fins-de-analise-do-balanco/

  • O que me leva a imaginar que se a maioria do ativo estiver no imobilizado, a capacidade de pagamento é baixa, mesmo com a solvência alta.

    Esse termo "capacidade de pagamento" é muito genérico. Se for no sentido de liquidar o patrimônio para saldar as dívidas contraídas, está correta.

    Se for no sentido de "conseguir pagar as despesas operacionais", está errada.

     

    Complicado afirmar isso.

  • Gabarito CERTO.

    Vamos lá:

    No ramo da contabilidade, a solvência é conhecida como a capacidade que uma empresa tem de ter condições de honrar todas as suas obrigações financeiras. Assim sendo, uma companhia é considerada “solvente” quando apresenta segurança ao pagar todas as suas contas e ainda assim permanecer com certa reserva de patrimônio considerável, o que acaba gerando um bom cenário de lucro e também assegura sua sobrevivência por um bom tempo.

    Desse modo, as empresas com índices de solvência mais altos definitivamente inspiram mais confiança em relação aos bancos e aos credores, enquanto negócios com índices baixos se apresentam como riscos em potencial. Um índice de solvência considerado bom muda de acordo com o setor de atuação, mas, no geral, o que se estabelece como o ideal é uma taxa igual ou superior a 20%.

  • Gab: CERTO

    Uma empresa é Solvente quando tem capacidade para arcar com suas despesas, por outro lado, é INsolvente quando não tem tal capacidade. Ou seja, o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe.

    Lembrando que a LRF trata da insolvência em seu Art. 28, §1°.


ID
1144354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A captação de recursos não é uma atividade desenvolvida pelo gestor que desempenha funções na área da administração financeira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

     Pela lógica, a captação de recursos  é  sim uma atividade desenvolvida pelo gestor que desempenha funções na área da administração financeira.

  • Pela lógica sim.

  • Captação de recursos faz parte da função de administração financeira.
  • gente isso está onde ? as questões parecem de administração pública
  • Captação de recursos = empréstimos ou demais entradas financeiras na instituição.


ID
1144360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A depreciação das máquinas utilizadas no pronto-socorro de um hospital é um exemplo de custo variável.

Alternativas
Comentários
  • Depreciação é um custo fixo. 
    Segundo Viana,
    Depreciação - Edifícios e equipamentos de armazenazem (fixo)
    D=  1,3 x R$
    _____________
    50 anos x 12 meses

    Onde:
    R$ = valor dos edíficios;
    1,3 = fato para considerar equipamentos de armazenagem. 
     

  • Custo fixo é um fator produção que tem custos independentes do nível de atividade da empresa. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que seja zero, os custos fixos se mantêm os mesmos. Difere do custo variável, que variam com segundo o volume de vendas ou de produção industrial.

  • Não sabia que a depreciação é um custo fixo.

  • Depreciação é um tipo de custo fixo.
  • Na depreciação, independente de os valores serem diferentes a cada ano, existe um padrão (uma taxa, uma fórmula). A depreciação não possui um custo variável, mas é relacionada ao custo do equipamento.

    Fonte: Professor Bruno Eduardo, Gran Cursos Online


ID
1184530
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os executivos de uma empresa necessitam tomar decisões continuamente, à medida que evoluem as condições externas e internas à empresa. Essas decisões não são estanques, entrelaçam-se e versam sobre diversos tópicos, como, por exemplo, sobre:

I - avaliação dos investimentos;

II - estrutura de capital para financiar a empresa e seus investimentos;

III - escolha de nichos de mercado a serem explorados;

IV - política de dividendos e retirada de lucros;

V - monitoramento e controle dos resultados das decisões.

Os princípios de administração financeira e a responsabilidade do administrador financeiro se ligam diretamente a quais tópicos descritos acima?

Alternativas
Comentários
  • A escolha de nichos de mercado a serem explorados faz parte do Planejamento Estratégico, não é uma função da Administração Financeira.

     

    Letra D


ID
1249249
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para financiar seu crescimento, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) abriu o capital em bolsa, emitiu debêntures e contraiu empréstimos. Com esses recursos financeiros, expandiu a capacidade de produção, entrou em novos setores, como a mineração, expandiu as operações para outros países e realizou grandes investimentos na modernização das unidades e de processos industriais. As decisões financeiras tiveram grande participação pelo sucesso. Portanto, o objetivo econômico para a Administração financeira é

Alternativas
Comentários
  • Maximização do valor da empresa seria "valorização da empresa com relação as demais "???

  • GABARITO: C

    É aquele tipo de questão que muitos alunos não sabem sequer onde procurar o assunto. De fato, não está em nenhuma legislação e trata-se, basicamente, de definições de diversos autores sobre Administração Finaneira (que é mais ampla que a nossa AFO). Segundo Bráulio Wilker, A administração Financeira é uma ciência que objetiva, basicamente, determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital. Nesse contexto, é necessário levar em conta a problemática da escassez de recursos e a realidade operacional e prática das organizações. Entretanto, não basta apenas captar e alocar capital, é necessário administrar os recursos para gerar resultados financeiros e econômicos, o que garante a continuidade da empresa e cria valor aos seus acionistas. A CRIAÇÃO DE VALOR É O OBJETIVO MÁXIMO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: Criar valor é uma responsabilidade do administrador financeiro que vêm sendo cada vez mais exigida diante do mercado globalizado e da concorrência acirrada. A criação de valor exige atenção e cuidado redobrado na interpretação e uso de modelos matemáticos de avaliação financeira.

     

     

  • Nessas questões, um pouco de eliminação ajuda na hora da intuição:

     a maximização do lucro. --> A Administração Financeira tem o objetivo de usar e alocar eficientemente os recursos, como o Prof. Leandro Ravyelle mencionou, e é um instrumento para maximizar o lucro, que contudo não é seu objetivo. Fazendo uma metáfora, o martelo é um instrumento de construção civil, ainda assim o objetivo dele não é construir, e sim pregar pregos.

    obter financiamento de longo prazo. --> Administração Financeira lida com os recursos e os aloca, tanto a curto prazo quanto a longo prazo.

      a maximização do valor da empresa. --> Cortando desperdícios e alocando recursos eficientemente, uma empresa que faz o máximo com o que possui. Portanto, das alternativas, essa é a que mais cabe.

    administrar suas dívidas de curto prazo. --> Administração Financeira lida com os recursos e os aloca, tanto a curto prazo quanto a longo prazo.

     obter aprovação de todos os investimentos. --> Aprovação seria algo mais relacionado ao Orçamento do que às Finanças. E ainda assim, aprovar todos os investimentos significa não selecionar e não considerar a escassez de recursos. Muito cuidado com a palavra "todos".

  • GAB: C

    O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO FINANCEIRA É MAXIMIZAR AS RIQUEZAS DOS INVESTIDORES. ISTO É DIFERENTE DE MAXIMIZAR OS LUCROS.


ID
1335139
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira de uma entidade requer elevado grau de comprometimento dos gestores. No setor privado, por exemplo, os problemas financeiros elevam substancialmente o risco de descontinuidade do negócio. Das opções a seguir, qual melhor explica o desafio chamado de "problema de agency"?

Alternativas
Comentários
  • Problema de Agency – a possibilidade de haver conflito de interesse entre os proprietários e os administradores da empresa.

    Um exemplo do problema de agency: os donos da empresa (acionistas) gostariam de realizar um investimento que aumentaria o preço da ação, mas é muito arriscado.

    Motivos para os administradores agirem de acordo com o interesse dos acionistas:

    Remuneração dos administradores – incentivos financeiros significativos para aumentar o valor da ação.

    Controle da empresa – os acionistas insatisfeitos utilizam a disputa de procuração para substituir os administradores. Procuração é um instrumento que dá direito de voto à terceira pessoa.


ID
1341424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administrar um negócio envolve muitas atividades diferentes. Não somente o marketing e o atendimento aos clientes são pontos críticos para o sucesso de uma empresa, mas também as finanças, entre outros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que um tomador de fundos decida obter recursos de curto prazo, pois necessita de financiamento sazonal ou temporário. Nesse caso, é correto afirmar que esse tomador de fundos integra o mercado monetário.

Alternativas
Comentários
  • Alguém? Desde 2005 nenhum comentário! Rumo a 2020!

  • O mercado financeiro pode ser segmentado com base em vários critérios, incluindo o prazo de contratação das operações. Por este critério, o mercado financeiro divide-se em mercado monetário, para operações de curto prazo (tesouraria), e mercado de capitais, destinado a operações de médio e longo prazos (emissão de obrigações e acções). 

    No mercado monetário participam exclusivamente instituições financeiras (bancos e outras sujeitas a reservas mínimas de caixa junto dos bancos centrais), "comprando" e "vendendo", entre si, liquidez por prazos até um ano. De um modo geral, as instituições financeiras participam no mercado monetário para a concretização de três tipos principais de operações: 

    a. captação de fundos, para aplicação em fins variados (concessão de crédito, aplicação no mercado de capitais, gestão do risco de liquidez, etc); 

    b. cedência de fundos excedentários, provenientes de fontes diversas (como por exemplo, captação de depósitos junto de Clientes, alienação de títulos no mercado de capitais);

    c. arbitragem (entre prazos e/ou instrumentos financeiros) e gestão de risco de taxa de juro.

    Fonte: https://www.bancoinvest.pt/mercados-e-research/learning-centre/mercado-monetario

    (Português de Portugal nas tá valendo)

  • 2021...

  • Considere que um tomador de fundos decida obter recursos de curto prazo, pois necessita de financiamento sazonal ou temporário. Nesse caso, é correto afirmar que esse tomador de fundos integra o mercado monetário.


ID
1341436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administrar um negócio envolve muitas atividades diferentes. Não somente o marketing e o atendimento aos clientes são pontos críticos para o sucesso de uma empresa, mas também as finanças, entre outros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma empresa líquida é uma empresa que pode satisfazer suas obrigações de curto prazo na data do vencimento dessas obrigações.

Alternativas
Comentários
  • Uma empresa líquida é uma empresa que não é sólida nem gasosa, uma empresa líquida é uma empresa fluida, molhada, que jorra, que é maleável fisicamente.

  • A definição do colega Klaus apresentou uma marca jurisprudencial aceita pela SABESP e cia.

  • Complementando a informação douto comentarista Klaus Getúlio Serra, uma empresa líquida é aquela ligada ao ramo de bebidas. Como exemplo podemos citar empresas que fabricam bebidas alcoólicas.Embora exista uma divergência na doutrina, é de bom alvitre lembrar que as empresas do ramo de laticínios, por produzirem leite líquido e seus derivados, são consideradas como empresas líquidas por parte da doutrina que estuda a exegese desta temática previdenciária.


  • Senhores, 

    cabe lembrar que o aquífero Guarani é explorado primordialmente por uma empresa líquida. A explicação para isso consiste no fato de que os estudiosos consideram as fontes de água potável (água salgada não se enquadra; isso já caiu duas vezes em provas do Cespe) a segunda maior fonte de dinheiro. A primeira fonte de grana das empresas líquidas, conforme se sabe, é a venda de combustíveis derivados do Petróleo. Isso porque o preço do litro da gasolina conseguiu atingir a incrível marca de R$ 5,15, sem falar na previsão de que, até junho de 2015, ele chegue aos R$ 7,56. Em consequência disso, a empresa sólida responsável pela fabricação dos carros mais beberrões (verdadeiros camelos sedentos) tende a criar uma nova (não que eu seja burro; isso é ênfase pleonástica! kkk) tecnologia capaz de produzir motores à água (e do mar!). Inclusive, há boatos de que o Honda Civic — que bebe igual a um RUMENTO — já funcionará à base de água a partir de meados de 2016. Espero ansiosamente! :)

  • Kkkkkkk Ri litros. Minha choradeira pode ser utilizada por uma empresa líquida.
  • O termo empregado " empresa liquida" quer dizer, que a mesma está com  suas obrigações em dia, e possui ativo circulante positivo.  

  • A empresa líquida é aquela em que o ativo circulante é maior que o passivo circulante, ou seja, há capital circulante líquido: C.C.L = AC - PC > 0.

  • Aonde isso se encaixa em princípios orçamentários?

  • Liquidez: capacidade da empresa pagar suas contas.

  • Num sei, acertar sem nunca ter visto a matéria é mais gostoso...kkkkkkk

  • Uma empresa líquida é uma empresa que pode satisfazer suas obrigações de curto prazo na data do vencimento dessas obrigações.

    O termo empregado " empresa liquida" quer dizer, que a mesma está com suas obrigações em dia, e possui ativo circulante positivo.  


ID
1385701
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do processo de avaliação de projetos de investimentos de empresas, são relacionados a seguir alguns fluxos financeiros. Pode-se dizer que o único irrelevante para a decisão de investimento é:

Alternativas
Comentários
  • Os fluxos relevantes para avaliar um novo projeto são os fluxos incrementais, portanto o montante corrente de receitas é irrelevante.

  • Vamos indicar para comentário!

  • Receitas operacionais de caixa: Entradas de caixa periódicas de recebimento de vendas atribuíveis diretamente a um projeto de investimento, consistem nas receitas incrementais (não no montante corrente de receitas)


ID
1398586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração financeira, julgue o item seguinte.

Considere-se que, em uma determinada série de capitais, deverá ser despendida uma quantia inicial P para a obtenção de rendas futuras — R¹, R² e R³ —, de acordo com o modelo básico de anuidade, a uma taxa mensal de juros de 5%. Nessa situação hipotética, a aplicação inicial necessária e suficiente para a obtenção do referido fluxo de rendas deverá ser calculada da seguinte maneira:

P = R1 /0,05 + R2 /(1,06)² + R3 /(1,05)³.

Alternativas

ID
1435417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gerente de uma tecelagem quer elaborar o orçamento operacional da empresa. Para isso ela deve elaborar:

Alternativas
Comentários
  • qual é esse assunto?

  • Orçamento Operacional

  • Questão confusa....

  • Conhecido também como orçamento de custeio é composto por: Previsão de Vendas, Orçamentos de produção e Orçamento de despesas (Gerais, Vendas e Administrativas)

  • Essa matéria é Orçamento Empresarial.

    O orçamento empresarial pode ser dividido em três partes: orçamento operacional, orçamento financeiro e orçamento das projeções dos demonstrativos contábeis.

    Orçamento Operacional é composto pelas seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas, orçamento de produção e orçamento de despesas ( administrativas e gerais).

    Orçamento Financeiro é composto pelo orçamento de caixa, acréscimos de capital, projeção de depreciação

    Orçamento das projeções dos demonstrativos contábeis: demonstrativo do resultado do exercício projetado e balanço patrimonial projetado.
    Gabarito: C.

  • O orçamento empresarial é dividido em duas partes -> orçamento operacional e orçamento financeiro.

    Orçamento Operacional:

    Vendas

    Produção

    Despesas

    Orçamento Financeiro:

    Caixa

    Investimentos

    Financiamentos

    Projeção das demostrações financeiras

    Análise de indicadore econômicos e financeiros

    Fonte: ZDANOWICZ (2003); LUNKES (2009); PADOVEZE (2012); CARRARO (2014).

  • Sempre que falar em orçamento operacional, lembre daquele celular imaginário V10pro. 

    V - venda

    10 - despesas

    pro - produção

    Se falar em orçamento financeiro, eu lembro do meu amigo cacá que sempre fica deprimido com as dívidas

    Caca depre

    ca - caixa

    ca - capital

    depre - depreciação

    - sei lá, mas pra mim o mnemônico ficou topzera!

  • Rodrigo Souza, sua explicação foi a melhor! Não vou esquecer nunca mais! rsrsrs (Gabarito C)


ID
1443310
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Trata-se de um processo em que todas as atividades operacionais, financeiras e acessórias de uma entidade são contempladas. Tal processo deve dispor de controles eficientes e eficazes, capazes de permitir apurar desvios entre valores e tendências, tendo em vista efetuar correções de rumo em tempo oportuno. Pode-se afirmar, ainda, que se trata de uma ferramenta fundamental para o processo de planejamento, decisões e até mesmo de sobrevivência das organizações. Neste caso, destacam- se como ferramentas administrativas: controle de vendas, marketing, finanças, custos, qualidade, entre outras.

O texto trata de

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)

    O Sistema Orçamentário é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais abertos.

    São atos de natureza orçamentária que constam do Sistema Orçamentário:

    Previsão de Receita;

    Fixação de despesa;

    Créditos adicionais abertos;

    Descentralização de créditos; e

    Empenho de despesa.

    No Sistema Orçamentário é demonstrada a despesa fixada e a executada e comparada com a receita prevista e arrecadada.

    Evidenciando assim, o resultado orçamentário ocorrido no exercício financeiro, podendo ser:

    Receita Orçamentária = Despesa Orçamentária = Resultado Nulo

    Receita Orçamentária > Despesa Orçamentária = Superávit Orçamentário

    Receita Orçamentária < Despesa Orçamentária = Déficit Orçamentário

    Sem dúvida, o melhor resultado em um sistema orçamentário é o resultado nulo, haja vista que tudo o que foi previsto foi efetivamente arrecadado e tudo o que foi definido como projetos e atividades, foi totalmente executado dentro do exercício financeiro. O superávit orçamentário ou o déficit orçamentário podem estar apontando ou para falhas no planejamento ou de execução de projetos, ou ainda, no excesso de exigência contributiva da sociedade local.


    a) Demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, assim, a forma de estruturação das demonstrações contábeis é de grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente.
    b) Relatório gerencial é um relatório baseado em análises de dados passados e atuais e também, em projeções futuras e sugestões. De sugestões de como melhorar os índices, fale sobre possíveis efeitos de alguma crise ou aquisição/venda de uma nova unidade, etc.
    c) Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país. 
    d) É o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal que consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.
  • Obrigada Tiago..valeu amado

  • Por que a resposta não podem ser os relatórios gerenciais?

  • What??????????

  • Affff

  • também achei que era - relatórios gerenciais

  • a--As Demonstrações Contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as Demonstrações Contábeis elaboradas segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC.

    b--Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos - contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.

    c--Em termos gerais, o sistema financeirotem como finalidade primordial transferir os recursos em poder dos poupadores(investidores) para o setor produtivo ou para o setor de consumo.[1] É constituído basicamente pelos mercados (onde vários agentes realizam essa transferência mediante operações de compra, venda ou troca de ativos financeiros), por instituições financeiras e pelos órgãos reguladores do sistema.[2]

    d--SIAF -É o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal que consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

    e--Na Administração públicado Brasil, desde a década de 20 do século XX se convencionou de integrar a Execução do Orçamento público à Contabilidade pública. Já nas empresas privadas, essa integração não era comum até que a partir dos anos 80 se começasse a aplicar os softwares de contabilidade, que possibilitavam a integração do orçamentocom a contabilidade.

  • Sinceramente, achei confusa a questão. Chutaria a letra E (ainda bem que é o gab, né?) :)

     

    a) Demonstrações Contábeis = demonstrações financeiras - as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

     

    b) Relatórios Gerenciais -  são documentos utilizados nas empresas para tomada de decisões, esses relatórios devem conter informações úteis para a tomada de decisões. Estes relatórios gerenciais devem conter informações que sejam confiáveis, atualizadas e relevantes (TIPOS DE RELATÓRIOS: de informação contábil gerencial, Previsão de vendas, Relatório orçamentário etc).

     

    c) Sistema Financeiro - tem como finalidade primordial transferir os recursos em poder dos poupadores (investidores) para o setor produtivo ou para o setor de consumo. É constituído basicamente pelos mercados (onde vários agentes realizam essa transferência mediante operações de compra, venda ou troca de ativos financeiros), por instituições financeiras e pelos órgãos reguladores do sistema.

    -- O sistema financeiro engloba o mercado financeiro (Mercado de capitais, de crédito, de câmbio e monetário)

     

    d) SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira) - é um sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro.

     

    e) Sistema Orçamentário - consiste no controle da execução do orçamento público, por isso a sua contabilização é feita nas contas de compensação, já que o orçamento não consiste em fatos que aumentem ou diminuam o patrimônio público, mas somente na previsão da receita e fixação da despesa. (mais detalhes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_or%C3%A7ament%C3%A1rio)

     

    Questão intrincada!


ID
1453123
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função financeira, como função organizacional, abrange as seguintes decisões: investimento, financiamento, controle e destinação dos resultados. O que significa a decisão de investimentos relacionada à função financeira?

Alternativas
Comentários
  • Investimentos: A preocupação primordial diz respeito à avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa.

    Consiste ainda num conjunto de decisões visando dar à empresa a estrutura ideal em termos de ativos – fixos e correntes – para que os objetivos da empresa como um todo sejam atingidos. Nessa área, o enfoque básico é a obtenção do maior resultado (retorno) possível, dado o risco que os proprietários da empresa estão dispostos a correr. 

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/administracao-financeira

  • Letra A de avante com os estudos!!

    Função Financeira abrange:

    - Investimento - Avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos.

    - Financiamento - Identificação e escolha de alternativas de fontes de recursos.

    - Controle - Acompanhamento e avaliação dos resultados financeiros da organização.

    - Destinação dos resultados - Seleção de alternativas para aplicação dos resultados financeiros da organização.

     

  • Livro Introdução à Administração - Maximiano

     

    3.4 Finanças


    A função financeira cuida do dinheiro da organização. A função financeira de uma organização tem por objetivo a proteção e a utilização eficaz dos recursos financeiros, o que inclui a maximização do retorno dos acionistas, no caso das empresas. Ao mesmo tempo, a função financeira busca manter certo grau de liquidez, para que a organização consiga cumprir seus compromissos. A função financeira abrange as decisões de:


    • Investimento: avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos.
    • Financiamento: identificação e escolha de alternativas de fontes de recursos.
    • Controle: acompanhamento e avaliação dos resultados financeiros da organização.
    • Destinação dos resultados: seleção de alternativas para aplicação dos resultados financeiros da organização.


ID
1458928
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos objetivos da Administração Financeira, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Em uma sociedade por ações, maximizar o preço de mercado da ação é equivalente à maximização do valor atual da ação.

( ) O problema de agency surge de interesses desalinhados entre os proprietários (principal) e os administradores (agente).

( ) Os administradores, caso não sejam monitorados, tendem a maximizar a sobrevivência da empresa para preservar seus empregos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Pergunta pro  EIKE BATISTA se a 3a é VERDADEIRA mesmo!! Fala sério!

  • A última ser verdadeira? Não faz sentido, vai contra as formas de controle, principalmente, a de controle interno.

ID
1465630
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento financeiro, existem técnicas específicas para a análise de investimento por parte das organizações. A opção que contém somente exemplos de indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos é

Alternativas
Comentários
  • Valor Presente Líquido (VPL): Esse indicador aponta quanto o fluxo de caixa livre acumulado da sua projeção total valeria hoje em dia. Para chegar a esse valor, deve-se descontar o custo de capital (também conhecido como taxa de desconto ou WACC). Esse valor deve ser basicamente comparado com o capital investido para saber se o projeto/empresa gerou mais capital do que foi investido. Por exemplo, se você investiu R$50.000,00 e seu VPL for de R$45.000,00, esse investimento não valeu a pena. Apesar do fluxo financeiro ter sido positivo ao longo do tempo, economicamente o resultado foi negativo.


    Taxa Interna de Retorno (TIR): A TIR indicada a taxa de retorno do investimento utilizando o mesmo fluxo de caixa livre acumulado do VPL. A diferença é que enquanto o VPL oferecer um indicador absoluto e em moeda, a TIR oferece uma visão de retorno percentual que pode ser mais facilmente comparada à outros investimentos. Ou seja, se a sua TIR for de 0,2% ao mês e a poupança estiver pagando 0,5% ao mês, a decisão matemática deve ser não investir do projeto/empresa e guardar esse dinheiro no banco.


    Payback (retorno de capital): O Paypack indica o momento no qual o projeto já gerou a mesma quantidade de caixa que gastou no início do projeto. Em outras palavras, é o período (mês ou ano) no qual o fluxo de caixa livre acumulado deixou de ser negativo para positivo. Assim, você sabe quantos meses terá que esperar para ter o seu dinheiro investido de volta. Esse cálculo pode ser feito descontando ou não o custo de capital. Normalmente, opta-se por não descontar, pois o cálculo é mais simples e a variação é pouca em projetos menores.


    Fonte : http://blog.luz.vc/como-fazer/como-e-por-que-fazer-um-estudo-de-viabilidade-economica-e-financeira/

    - See more at: http://blog.luz.vc/como-fazer/como-e-por-que-fazer-um-estudo-de-viabilidade-economica-e-financeira/#sthash.kqo0BOAG.dpuf

  • 5W2H é uma ferramenta de planejamento administrativa. Quem sabia disso já eliminava A, B e C. Questão dada...

  • Matriz GUT - Gravidade, Urgência e Tendência.

    Ferramenta muito utilizada pelas empresas para priorizar os problemas que devem ser atacados pela gestão, bem como para analisar a prioridade que certas atividades devem ser realizadas e/ou desenvolvidas, em situações como: solução de problemas, estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões etc.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/

  • O payback é um dos métodos mais utilizados nas decisões de investimento de longo prazo, principalmente como uma medida de risco. Ao estabelecer período máximo para o retorno do projeto, procura-se reduzir o risco e valorizar a liquidez. É um método utilizado para rejeitar alternativas com longo período de retorno. É dos mais simples e mais utilizados, embora seja considerado deficiente por não considerar o valor do dinheiro no tempo.

    Valor presente líquido é o valor presente do fluxo de caixa operacional do projeto, descontado ao custo de capital da empresa.

    É um dos métodos que considera o fluxo de caixa descontado. Quanto maior o valor presente líquido, melhor será o projeto. É um dos métodos mais utilizados.

    Taxa interna de retorno é a taxa que iguala o fluxo de caixa operacional ao valor a ser investido no projeto.taxa interna de retorno de um investimento é a maior taxa de desconto possível para tornar o VPL igual a zero.
    Com a TIR, procuramos determinar uma única taxa de retorno para sintetizar os méritos de um projeto. Essa taxa é dita interna no sentido de que depende somente dos fluxos de caixa do projeto, e não de taxas oferecidas pelo mercado. Quanto maior a TIR, melhor será o projeto. Como o VPL, a TIR é um dos métodos mais utilizados.

    Fonte: Lemes Júnior, Antônio Barbosa, 1949 - Administração financeira : princípios, fundamentos e práticas financeiras / Antônio Barbosa Lemes Júnior, Cláudio Miessa Rigo, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim. - 3.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

    Gabarito: D

  • Técnicas de Análise e Avaliação de Projetos de Investimento

    Existem diversas técnicas (também conhecidos como métodos) para realizar análise e avaliação de projetos de investimentos que consideram o valor do dinheiro no tempo e a verificação de oportunidades de obter resultados positivos por meio da avaliação dos fluxos de caixa. Por existirem várias áreas na avaliação existe também espaço para discórdia, entre estas: a estimativa dos fluxos de caixa e do custo de oportunidade. Ou seja, mesmo que os modelos de avaliação sejam quantitativos, a avaliação possui aspectos subjetivos. Isso faz com que, por exemplo, dois analistas possam através da utilização das mesmas técnicas chegar a conclusões diferentes com relação à avaliação de um projeto de investimento. As abordagens mais comuns envolvem a interação de procedimentos de valor do dinheiro no tempo, considerações quanto ao risco e retorno e conceitos de avaliação para selecionar a riqueza dos proprietários, onde se destacam três principais técnicas:

    - Período de Recuperação do Investimento (payback);
    - Valor Presente Líquido (VPL);
    - Taxa Interna de Retorno (TIR).

     

    Obs.: para acerta a questão tem que pesta atenção no que o avaliador pede: "indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos é"

  • FERRAMENTAS DE GESTÃO

     

    A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na formação de estratégias, gestão de projetos e também na coleta de dados (levantamento de informações).

     

    O 5W2H é uma ferramenta de gestão que, na verdade, é um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Essa sopa de caracteres corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

    5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

     

  • PAYBACK

    Segundo Degen (1989), o payback é o tempo necessário para que a empresa tenha o retorno do investimento inicial aplicado no empreendimento. Trata-se de uma técnica simples, que pode ser analisada em qualquer periodicidade e que tem a viabilidade de um projeto definida como positiva, quando o período do payback está dentro do previsto pelo empreendedor e seja menor que o prazo total analisado. Vale lembrar que na análise realizada pelo método do payback não é considerado o valor do dinheiro no tempo. 

     

    VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

    O valor presente líquido, segundo Gitman (1997), pode ser calculado pela diferença entre o valor presente das entradas e saídas de caixa que ocorrem durante o tempo de vida de um projeto, descontados a uma taxa de desconto de mercado. Assim, quando o resultado do VPL for positivo, indicará que as entradas serão maiores que as saídas de caixa em um momento zero, e dessa forma o projeto deverá ser aceito, pois o retorno supera o investimento.

     

    TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

    A taxa interna de retorno de um investimento, segundo Brom e Balian (2007) é a taxa exigida de retorno que, garante a reposição exata de um investimento realizado, e quando utilizada como taxa de desconto, resulta em um VPL igual a zero. Nesta análise, quando a taxa de desconto aplicada for menor que a TIR, o valor presente líquido do projeto será positivo e ele pode ser aceito

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1574311/mod_resource/content/1/Artigo%20Revista%20Capes%20-%20Analise%20Viabilidade%20Economica.pdf


ID
1628227
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cabe ao gestor financeiro das organizações captar recursos financeiros a juros baixos e aplicá-los de forma eficiente. Assinale a alternativa que contempla as opções de investimentos ao gestor de recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • D = títulos públicos, cdb..

    traduzindo!

  • Notas do Tesouro Nacional, certificado de depósito bancário, fundos de investimentos e poupança.


ID
1719001
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à Administração Financeira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    O Valor Presente Líquido (VPL) é uma fórmula matemática-financeira utilizada para calcular o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando um taxa de custo de capital estipulada. Ele existe, pois, naturalmente, o dinheiro que vamos receber no futuro não vale a mesma coisa que o dinheiro no tempo presente. Isso pode parecer um pouco abstrato, mas não é. Isso acontece, pela mesma maneira que existe o próprio juros, a incerteza do amanhã. O dinheiro no futuro, vale menos, justamente por não termos certeza de que vamos recebê-lo. Portanto, esse cálculo justamente faz esse ajuste, descontando as devidas taxas do fluxo de caixa futuro.

ID
1818103
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as funções de planejamento e controle financeiro e administração de ativos e passivos. Com base nessas funções, quais são as grandes decisões financeiras tomadas por uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Decisões de investimentos e de financiamentos ligados a decisões de médio e longo prazo referentes respectivamente a receitas e despesas. Opção D 

  • Qual a fonte Daniel?


  • isso não é afo

  • Gabarito (D).

     

    Decisões de Investimento - referem-se tanto à administração da estrutura do ativo quanto à implementação de novos projetos.

    Decisões de Financiamento - visam a montar a estrutura financeira adequada às operações normais e aos novos projetos a ser implantados na empresa.

     

    At.te, CW.

    Fonte: http://www.maph.com.br/tematica/rotinasfinanceiras_areasdedecisoes.htm

  • Letra D.

     

    As três áreas de decisões financeiras são: Decisões de Investimento, Decisões de Financiamento e Decisões Relativos ao Lucro.

     

     

    a)         Decisões de Investimento = dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los. 

     

     

    b)         Decisões de Financiamento = Uma vez definidos em quais ativos serão investidos os recursos financeiros, a próxima decisão refere-se ao seu financiamento. Geralmente, há algumas fontes de financiamento disponíveis aos gestores e analisar a(s) melhor(es) para as atividades da organização é a segunda grande decisão dos administradores financeiros. Normalmente, estas decisões têm como meta principal reduzir o custo de capital da organização, concorrendo, desta forma, para a maximização do seu valor.

     

     

    c)         Decisões relativas à Destinação do Lucro = Um gestor financeiro deve decidir, sobre o lucro observado em determinado período, que parcela será distribuída na forma de dividendos ou em outra forma. Como consequência desta decisão, tem-se o complemento desta parcela que será reinvestido para financiar parte das atividades da organização.

     

     

    http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/gad/A_a_H/administracao_fin_orcam/aula_01/04.html

  • Senti uma pitada de contabilidade

  • FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO:

    1. análise, planejamento e controle financeiro.

    2. tomadas de decisões de investimento.

    3. tomadas de decisões de financiamentos.

    1. Análise, planejamento e controle financeiro. Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

    2. Tomadas de decisões de investimento. Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.

    3. tomadas de decisões de financiamentos. Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e longo prazos e a estrutura de capital.

    Fonte: APOSTILA (Administração Financeira) Prof. Petronio Castro


ID
1930219
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA, em relação à Classificação dos Custos.

Alternativas
Comentários
  • Também existem Despesas Fixas e Variáveis.

    O gabarito correto é a letra "c". Pois, os Cf e Cv são uma classificação que levam em consideração o volume de produção e não o produto.

  • O gabarito está equivocado. 
    Despesas também podem ser classificadas em fixas e variáveis. 

    Despesas Fixas: independentemente das vendas mensais ou dos custos de produção, as despesas classificadas como fixas permanecerão a mesma.
    Despesas Variáveis: O gasto é variável e seu valor total muda conforme as vendas, produção ou alguma outra atividade da empresa.

    Correto seria letra C, uma vez que a classificação em custos fixos ou variáveis é baseado no volume de produção e nao no produto, que é o caso de custos diretos e indiretos.


ID
1958221
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda e qualquer movimentação, ou planejamento, que envolva valores ou está inserida no conceito de administração financeira. Julgue abaixo os conceitos básicos de algumas ferramentas utilizadas na administração financeira.

I Prazo é o tempo que o capital fica disponibilizado ou imobilizado em determinada operação financeira.

II Montante é o produto final de um capital ou adicionado aos juros produzidos ao final de um período ou prazo determinado, ou seja, é o capital mais os juros.

III Capitalização é um mecanismo financeiro capaz de produzir um novo montante a cada período com aplicação de uma determinada taxa de juros.

Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    PRAZO: é o tempo pelo qual o capital é aplicado.

    MONTANTE: (também conhecido como valor acumulado) é a soma do Capital Inicial com o juro produzido em determinado tempo

    CAPITALIZAÇÃO: conversão em capital, por junção ou acumulação.


ID
1966795
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A montagem bem estruturada do fluxo de caixa de um projeto, acrescida de uma competente análise de projetos de investimento, são fatores fundamentais para a tomada de decisão. Sendo assim, assinale a opção que faz parte das boas práticas de montagem de fluxos de caixa.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADA - Fluxos financeiros não devem ser incluídos, pois pelo teorema da separação, as decisões de investimento e as de financiamento devem ser efetuadas de forma separada

    B - CORRETA - As mudanças nos requerimentos de capital de giro tem que ser incluído no fluxo de caixa

    C - ERRADA - O fluxo de caixa econômico é utilizado para determinar o potencial de geração de renda econômica do projeto de investimento. Assim sendo, para definiar a RENTABILIDADE INTRÍNSECA ao projeto.

    D - ERRADA - Amortização, exaustão e depreciação são despesas não desembolsáveis, não devem ser consideradas no fluxo de caixa, essas despesas não desembolsáveis afetam os fluxos de caixa da empresa através da redução do IR, ou seja, através do benefício fiscal

    E - ERRADA - O fluxo de caixa operacional é composto por: Receitas operacionais de caixa e custos e despesas operacionais


ID
1983694
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O orçamento de caixa ou projeção de caixa é uma importante ferramenta para a administração financeira de curto prazo. Normalmente, o orçamento de caixa visa abranger o período de um ano, dividido em intervalos menores. Sobre os diversos aspectos inerentes ao orçamento de caixa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O saldo de caixa final é obtido através da diferença entre o saldo de caixa inicial e o fluxo de caixa líquido. (Resposta: O saldo de caixa final é obtido através da SOMA entre o saldo de caixa inicial e o fluxo de caixa líquido)


ID
2014435
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em qualquer empresa, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da organização em si. Devido a esse aspecto, a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões financeiras que impulsionem a criação de valor para a companhia. Pode-se dizer que a administração financeira e orçamentária possui três objetivos distintos, que são:

I. criar valor para os acionistas: o lucro contábil é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Esse indicador evidencia a capacidade real da organização, por apontar o risco inerente à atividade empresarial.

II. maximizar o valor de mercado: o valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. O importante é a capacidade da empresa de gerar resultado, promovendo a maximização do valor de mercado de suas ações e a satisfação dos stakeholders.

III. maximizar a riqueza: ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado. O alcance desse objetivo fica por conta dos investimentos em gestão, tecnologia e inovação, assim como no descobrimento de oportunidades futuras. 

Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • O objetivo primário da Administração Financeira e orçamentária é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Há três objetivos distintos:

    Criar valor para o acionista: O lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, pois não evidenciam a capacidade real de uma organização. Esse não mensura o risco inerente a atividade. 

    Maximizar o valor de mercado: Considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira.

    Maximizar a riqueza: Elevação da receita obtida pelos acionistas.

  • Letra D.

     

    Estão certas as alternativas II e III.

     

    Objetivos da administração financeira

     

    Primeiramente, é necessário dizer que o objetivo primário da administração financeira e orçamentária é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Não importa o tipo de empresa, pois em qualquer delas, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da organização em si. Devido a esse aspecto, a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões financeiras que impulsionem a criação de valor para a companhia. Pode-se dizer que a administração financeira e orçamentária possui três objetivos distintos, que são:

     

    > Criar valor para os acionistas: Como dito acima, o lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis, mas que não evidenciam a capacidade real da organização. É importante salientar também que o lucro contábil não mensura o risco inerente à atividade empresarial, pois suas projeções não levam em conta as variações no rendimento.

     

    > Maximizar o valor de mercado: O valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima aceitável para os acionistas diante do risco assumido. Nesse objetivo, duas variáveis são importantes de se levar em consideração: o retorno esperado e a taxa de oportunidade. O importante é a capacidade da empresa de gerar resultado, promovendo a maximização do valor de mercado de suas ações e a satisfação dos stakeholders.

     

    > Maximizar a riqueza: Como último objetivo nós temos a maximização da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado (sucede os objetivos anteriores). O alcance desse objetivo fica por conta dos investimentos em gestão, tecnologia e inovação, assim como no descobrimento de oportunidades futuras. A geração de riqueza não deve ser vista de forma isolada, mas como uma consequência determinada pelos objetivos secundários.

     

    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2015/01/administracao-financeira-e-orcamentaria.html


ID
2079586
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual é o recurso que a administração financeira lida e que é indispensável para o funcionamento de uma organização?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    7.4. Fonte de recursos para a despesa orçamentária
    Os Manuais de Despesas e Receitas da STN/SOF esclarecem que, como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de destinação/fonte de recursos exerce um duplo papel na execução orçamentária. Para a receita orçamentária, esse código tem a finalidade de indicar a destinação de recursos para a realização de determinadas despesas orçamentárias. Para a despesa orçamentária esse código identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados para garantir as despesas.
    Dessa forma, o controle da destinação da receita orçamentária utiliza o mesmo código que controla as fontes financiadoras da despesa orçamentária. Esse controle é feito desde a elaboração dos orçamentos até a execução das despesas.
    A classificação por fonte de recursos demonstra “a associação” da classificação das receitas com a classificação das despesas, permitindo o acompanhamento pelos órgãos de controle, haja vista que muitas receitas encontram-se vinculadas a despesas específicas. Ex.: parte das receitas de impostos é constitucionalmente vinculada às despesas com Educação, Saúde etc.

    Paludo (2013)

  • Só marquei a letra "D" por causa da palavra FINANCEIRA, caso contrário marcaria a "A".

     

  • Do que adianta ter dinheiro e não ter a pessoa para gastar rss

     

    Quem estuda raciocínio lógico fica difícil a questão rss

  • Verdade, Andre Pereira

    Do que adianta ter DINHEIRO e não ter PESSOAS kkkk

  • ORIGENS DAS RECEITAS CORRENTES:

    Receitas Tributárias: Receitas provenientes das seguintes espécies:

    Impostos: é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de
    qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
     

     Taxas: cobradas por União, Estados, DF ou Municípios, no âmbito de suas respectivas
    atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização,
    efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto
    à sua disposição.

     

    Sabemos que Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal tem o poder dever de tributar isso é  fato.

  • Essa questão foi tirada do show do milhão
  • A resposta é tão óbvia que parece ser mais uma pérola da AOCP.

  • kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Para as pessoas que afirmam "do que adianta ter dinheiro e não ter pessoas para gastar" tem que lembrar que a questão fala do setor Financeiro, não da organização como um todo. Por isso cada empresa tem seu departamento: O RH se preocupa com as pessoas, o Financeiro se preocupa com o dinheiro, o de produção, adivinha, se preocupa com a produção (óbvio né). Se apenas um setor tivesse que se preocupar com tudo (pessoas, buscar recursos, aplicar recursos, produção, manutenção...) seria uma bagunça.

    E para completar a frase "do que adianta ter dinheiro e não ter pessoas para gastar", ter pessoas e não ter dinheiro para gastar é bem pior. ;-).

  • diabéisso

  • ALTERNATIVA D)

    A área financeira lida com um dos recursos mais indispensáveis para seu funcionamento: o capital. A Administração financeira compreende o conjunto de atividades relacionadas com a gestão do fluxo de recursos financeiros na organização e tem dupla responsabilidade de captar os recursos necessários às atividades da empresa e alocá-los de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

    Fonte: Gran Cursos

  • Errei só por medo de errar kkkkkkk Não queria acreditar que seria o dinheiro huahauhau


ID
2092846
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fiscalizar pagamentos de anuidades, negociar dívidas, conferência e recebimento de materiais – todas essas atividades envolvem as rotinas administrativas e financeiras. É essencial que o Assistente Administrativo faça a distinção entre recibo e nota fiscal. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. A nota fiscal é um documento que comprova a existência de um ato comercial (compra e venda de mercadoria ou prestação de serviços); já o recibo é um documento que comprova o recebimento de determinado valor pela venda ou compra de mercadoria ou prestação de algum serviço. Às vezes, também tem a função de controle fiscal.
II. Um recibo difere-se da nota fiscal por não ser oficial e/ou servir para a arrecadação de impostos do governo. Isso significa que uma empresa não pode deixar de emitir nota fiscal por ter emitido um recibo, pois o mesmo não é para tal finalidade.
III. As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, que devem pagar o ISS sobre o valor total dos serviços prestados.
Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) todas estão corretas

    "O recibo, tem sua finalidade básica para a comprovação de um pagamento;
    A nota fiscal, tem sua finalidade a apuração do imposto que será recolhido a União, Estado ou Município.
    Assim, temos:
    O recibo poderá normalmente ser fornecido ao contratante dos serviços, porém só tendo validade para efeito de comprovação de pagamento.
    A nota fiscal deverá obrigatóriamente ser fornecida ao tomador do serviço, pois é o documento fiscal que comprova que o contribuinte (prestador do serviço) deverá recolher aos cofres públicos o imposto gerado pelo seu serviço." (Fonte: https://jus.com.br/duvidas/50225/nota-fiscal-ou-recibo-de-pagamento-sonegacao-fiscal)

  • Eita guria "teligente" Qdo eu crescer quero ser assim......

  • A Afirmativa I é o contrário da afirmativa II em relação ao que se fala do recibo, e mesmo assim a banca considerou todas duas corretas. ??

  • "Nota Fiscal é um documento fiscal e que tem por finalidade o registro de uma transferencia de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por empresa e uma pessoa física ou outra empresa..." Por que a questão diz que são corretas se na ultima alternativa diz que:"são utilizadas exclusivamente pelas empresas.."?  

    Fonte:contabeis .com.br

  • Discordo do gabarito!

    Não é exclusividade de empresas emitirem Nota Fiscal, um Microempreendedor Individual(MEI) pode emitir, a  Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 traz esse entendimento.

  • Daiana, o MEI pode sim emitir sua nota fiscal. 
    Só que vc se equivocou, o MEI é uma empresa.
    Ele é uma empresa individual, detentora de CNPJ.
    A figura da pessoa física não se mistura com o CNPJ.
    Portanto, é uma pessoa jurídica.
    Não li o edital dessa prova, mas a título de exemplo, no município do RJ, somente pessoas jurídicas emitem a Nota Carioca.
    E mais, para emitirem a Nota Carioca, além de possuírem o CNPJ, também devem possuir o Alvará de Licença da PCRJ para acessar o sistema e poderem emitir suas notas.

  • Pessoa física também pode emitir nota fiscal

    Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

            § 1º O disposto neste artigo também alcança:

            a) a locação de bens móveis e imóveis;

            b) quaisquer outras transações realizadas com bens e serviços, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas.

            § 2º O Ministro da Fazenda estabelecerá, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, os documentos equivalentes à nota fiscal ou recibo podendo dispensá-los quando os considerar desnecessários.

     

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8846.htm

     LEI No 8.846, DE 21 DE JANEIRO DE 1994

  • Desde quando a nota fiscal é exclusiva de empresas.

    E onde cabe o MEI (Micro empreendedor individual)??

     

    Entendi nada. :/

  • Não concordo com a afirmação III, de que "As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, que devem pagar o ISS sobre o valor total dos serviços prestados".

    O tomador de serviço, seja pessoa física ou jurídica, a depender da situação, pode se utilizar da NF emitida pelo prestador, por exemplo, com o fim de comprovar o recolhimento de tributo e se eximir de eventual responsabilidade solidária no pagamento do mesmo.

    Enfim, se eu fosse fazer um recurso utilizaria esse argumento.

  • Gabarito: E

  • Para quem está com dúvida com relação a pessoa física que emiti nota fiscal: O lance é que o conceito de empresa se confunde com a atividade e não com o registro como empresa, por tanto, aqueles que se enquadram no art. 966 do código civil serão considerado empresários/empresa ainda que se valendo apenas da pessoa física como é o caso do empresário individual.

  • Nota fiscal avulsa pode ser emitida por pessoa física.

  • GABARITO ERRADO: As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, CLARO QUE NÃO


ID
2119702
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação a registro contábil.

I - Aquisição de imóvel com pagamento à prazo: debitou-se a conta Instalações e foi creditada a conta Títulos a pagar.

II - Aquisição de equipamentos à prazo: creditou-se a conta Equipamentos e foi debitada a conta Títulos a pagar.

III- Compra à vista de matéria-prima: debitou-se a conta Estoques e foi creditada a conta Caixa.

IV - Obtenção de empréstimo, com emissão de promissória: creditou-se a conta Caixa e foi debitada a conta Promissórias a pagar.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2123704
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma gestão financeira eficiente busca reduzir ao máximo o uso de capital de terceiros para o financiamento de suas atividades de curto prazo. O ideal é fazer um gerenciamento, de forma que os prazos médios de recebimento sejam, na medida do possível, menores que os prazos médios de pagamentos. Desta forma a dependência de capital de terceiros no negócio se minimiza. Com relação às alternativas que a empresa pode adotar como forma de aumentar a sua liquidez de curto prazo estão, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Quanta instabilidade..
  • Eu fiz esse concurso e acertei a questão mais por obviedade do que saber de fato. Depois que fui entender a matéria, vi que não tem nada de muito complicado mas precisa saber do que se trata.

    A questão trata do assunto Administração do Ativo e Passivo Circulante, um dos tópicos do edital da FAB em Gestão financeira.

    Apesar de ser bem óbvia a alternativa errada( que é o gabarito, ele pede a que não está correta), para matar a questão era necessário entender o ciclo econômico (PME), ciclo operacional (PME+PMR) e ciclo financeiro (PME+PMR-PMP), mais precisamente o ciclo financeiro, pois foi justamente o que a questão abordou.

    Em outras palavras, no enunciado, a questão aborda a necessidade de uma empresa sempre ter um prazo maior para pagar seu fornecedor(ter um PMP maior do que PMR), pois assim ele não precisa recorrer a capital de terceiros e ganha uma "folga" para organizar o pagamento de suas dívidas com fornecedores. Para isso acontecer, a empresa precisa ter liquidez em curto prazo, ou seja, capital de giro, precisa receber de suas vendas antes do prazo de pagar para seu fornecedor. A questão nos pede a alternativa em que não conseguimos aumentar a liquidez.

    Analisando uma por uma:

    A)é uma das formas mais usadas para aumentar a liquidez, pois girar o estoque significa vendas, não ter estoque empatado. Portanto é uma alternativa correta.

    B)quitar as contas o mais lentamente possível é justamente a solução que a questão diz no enunciado. Quitar lentamente é ganhar a "folga" para empresa conseguir receber de seus clientes e poder pagar suas contas em dia, Portanto é uma alternativa correta.

    C)esta alternativa nos dá outra solução para ter uma liquidez de curto prazo. Diminuir o prazo de pagamento dos clientes pois assim entra dinheiro mais rápido e maior prazo para pagar seu fornecedor sem recorrer a outras maneiras.

    D)na minha opinião, ela está muito óbvia que está errada pois o sucesso de uma organização é justamente ter o cliente como principal recurso, ou aquela velha máxima "o cliente sempre tem razão". O cliente sendo a principal fonte de recurso de uma empresa, não tem como existir a hipótese desse cliente ser perdido, ainda que ele esteja em débito com a empresa. E sempre existe uma maneira mais formal de cobrança, recorrer a outros meios que não o que a alternativa sugere.

    siglas:

    PME- prazo médio de estoque (é obtido através da divisão 360 ou 365 dias/ giro de estoque)

    PMR - prazo médio de recebimento (é obtido através da divisão 360 ou 365 dias/ giro de recebimento)

    PMP - prazo médio de pagamento ( é obtido através da divisão 360 ou 365/ giro de pagamento)


ID
2123731
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ponto de equilíbrio é um dos parâmetros mais usados para avaliação da viabilidade de um empreendimento. Para sua determinação deve ser feita uma classificação rigorosa dos custos quanto à sua formação, tendo-se a preocupação de separar as parcelas fixas e variável existentes da estrutura de custos da organização. Com relação ao cálculo do ponto de equilíbrio e sua utilização para processo de suporte à tomada de decisão, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
2187220
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos conceitos contábeis, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.
( ) Direitos para uma empresa são todos os valores que ela tem a pagar para terceiros. 
( ) Obrigações para uma empresa são todos os valores que ela tem a receber de terceiros.
( ) O patrimônio liquido é composto pelo Capital, Reservas e Lucros ou Prejuízos Acumulados.
( ) Resolvendo a equação: (Bens + Direitos) - Obrigações, obtém-se a Situação Líquida.

Alternativas
Comentários
  • Se alguém tiver dúvidas sobre contabilidade ou quiser ver a resolução da prova do cap do ano de 2019 completa é só ir nessa pagina do yt. =)

    https://www.youtube.com/channel/UCB7gxR5P5bjxRhwtPbeChPQ

    ( V ) O Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

    ( F ) (Direitos) Obrigações para uma empresa são todos os valores que ela tem a pagar para terceiros.

    ( F ) (Obrigações) direitos para uma empresa são todos os valores que ela tem a receber de terceiros.

    ( V ) O patrimônio liquido é composto pelo Capital, Reservas e Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    ( V ) Resolvendo a equação: (Bens + Direitos) - Obrigações, obtém-se a Situação Líquida.

    GAB C


ID
2245804
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na dinâmica das decisões financeiras dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para algumas funções. Assinale a alternativa que apresenta a função financeira que deve perseguir a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores.

Alternativas
Comentários
  • D)  - 

    A Administração Financeira, no ambiente empresarial, volta-se essencialmente para as seguintes funções:

    1) Planejamento Financeiro: evidenciar a necessidade de crescimento da organização; identificar problemas e desafios futuros; selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa; estabelecer rentabilidade mínima dos ativos; 

    2) Controle Financeiro ou Controladoria: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa; analisar desvios dos indicadores financeiros (há pelo menos 200 deles), comparando o previsto com o realizado; definir medidas corretivas básicas; implementar medidas corretivas; verificar eficácia;

    3) Administração de Ativos: estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos; acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro);

    4) Administração de Passivos: gerencia estrutura de capital (financiamentos) da organização; garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.

     

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/objetivos-da-administracao-financeira/69169/


ID
2259697
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto aos aspectos relacionados às decisões de investimento, considere as seguintes afirmativas:

I. A identificação dos efeitos colaterais do projeto deve ser levada em consideração na estimativa de fluxos de caixa incrementais.

II. A alienação de ativos fixos é considerada na avaliação de projetos de substituição de ativos fixos.

III. A interseção de Fischer indica a taxa de desconto que torna iguais os VPL’s de duas alternativas de investimento.

IV. Um projeto de investimento é capaz de reduzir o risco da empresa se a correlação do projeto com outros ativos for positiva.

V. A estimativa de valor de abandono de um projeto deve considerar tanto a opção de alienação de ativos no mercado como também o direcionamento do ativo para outros setores da empresa. 

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) as afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • alguma alma bondosa para dar um ar nessa questão 

  • A opção por projetos positiva e perfeitamente correlacionados, define maior risco dos ativos da empresa por convergirem seus resultados para uma única decisão. Não se verifica uma compensação do risco assumido pelos ativos como no contexto de uma carteira negativamente correlacionada.

    Uma carteira perfeita e positivamente correlacionada pode gerar altos lucros e também elevados prejuízos.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/35518160/administracao-financeira-i-risco-x-retorno-24-02-17

  • Daniel, o melhor autor para esse estudo é o Alexandre Assaf Neto e o Fabiano Guasti Lima. Ele tem um livro intitulado Curso de Administração Financeira

    I. A identificação dos efeitos colaterais do projeto deve ser levada em consideração na estimativa de fluxos de caixa incrementais (certo)

    II. A alienação de ativos fixos é considerada na avaliação de projetos de substituição de ativos fixos. (certo)

    III. A interseção de Fischer indica a taxa de desconto que torna iguais os VPL’s de duas alternativas de investimento (certo)

    IV. Um projeto de investimento é capaz de reduzir o risco da empresa se a correlação do projeto com outros ativos for positiva (errado)

    V. A estimativa de valor de abandono de um projeto deve considerar tanto a opção de alienação de ativos no mercado como também o direcionamento do ativo para outros setores da empresa (certo).


ID
2296291
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas organizações, sempre haverá um dilema entre “o que é melhor para a empresa versus o que é melhor para mim”. Assim, a probabilidade de que administradores possam colocar metas pessoais à frente das metas das organizações, segundo Laurence Gitman, em seu clássico “Princípios da Administração Financeira Essencial”, constitui uma definição do que se entende por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).

    https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/download/9496/19670

  • "Deste conflito entre os interesses dos proprietários e os dos administradores surge aquilo que se chama de problema de agency, ou seja, a possibilidade de que os administradores coloquem seus objetivos pessoais à frente dos corporativos. Os problemas de agency podem ser evitados ou atenuados por meio de dois fatores: forças de mercado e custos de agency."

    Gitman

  • Breve resumo sobre:

    Na teoria da agência, os contratos regem a relação entre principal e agente, ao considerar que as partes buscam a maximização pessoal, caso o agente não haja no interesse do principal, instalando assim um conflito de agência. (BEDICKS, 2009).

    Na Teoria da Agência, de acordo com Eisenhardt (1989) apud Márcia Bianchi (2005), a composição de contratos mais eficientes entre o principal e o agente é adotada três hipóteses (BIANCHI, 2005):

    1.       - hipóteses humanas: interesses pessoais e aversão ao risco;
    2.       - hipóteses organizacionais: conflito parcial de metas entre participantes; assimetria informacional entre principal e agente pelas atividades delegadas pelo principal;
    3.       - hipóteses informacionais: informação negociável em termos de valor.

    Fonte: Caderno de Administração. Revista do Departamento de Administração da FEA ISSN 1414-7394 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


ID
2300344
Banca
Quadrix
Órgão
CRBio-6ª Região
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão financeira e orçamentária envolve ações e procedimentos de administração, como o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras de uma entidade, independentemente de seu objetivo. Entre as funções listadas, qual não faz parte da administração financeira e orçamentária?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    ''Administração de Recursos Humanos. ''

  • DAS 5 ALTERNATIVAS APENAS 1 NAO FAZ REFERENCIA A "DINHEIRO, LUCRO, RENDA" 

    RECURSOS HUMANOS , (LETRA D)

  • LETRA D.

    ''Administração de Recursos Humanos. ''

  • O Felipe Melo explicou de maneira excelente essa questão.

  • E quanto à criação de cargos públicos?! Não passa pelo crivo da Administração de Recursos Humanos?

  • Gabarito D)

    A gestão financeira e orçamentária envolve ações e procedimentos de administração, como o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras de uma entidade, independentemente de seu objetivo. Entre as funções listadas, qual não faz parte da administração financeira e orçamentária?

    Alternativas

    A Administração de Orçamento de Capital. (Administração Financeira)

    B Administração de Caixa. (Administração Financeira)

    C Administração de Fundos de Pensão dos Empregados. (Administração Financeira)

    D Administração de Recursos Humanos. (Administração de Pessoas)

    E Administração de Projetos de Financiamentos. (Administração Financeira)

    Ainda existe a Administração de Materiais. Mas não vem ao caso


ID
2304598
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas rotinas administrativas e financeiras prestam-se contas, atestam-se faturas, emitem-se boletos de cobrança, efetivam-se pagamentos, contratam-se serviços. Nessas transações, é comum o uso de dinheiro em espécie, cartões de débito e crédito e cheques. A respeito dos cheques, analise as afirmativas a seguir.

I. Os prazos de bloqueio podem ser alterados em função das seguintes ocorrências: feriado local na praça sacada: acréscimo de um dia útil; inoperância da Compe: prorrogação até o dia útil seguinte ao do restabelecimento do sistema; e em virtude de falha operacional do banco remetente ou do banco destinatário no processo de compensação.

II. O prazo de bloqueio varia apenas em função do valor do cheque. Para liberação dos valores depositados, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito, sendo de até dois dias úteis para cheques de valor inferior a R$ 300,00 e de um dia útil para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00. 

III. A partir do fim do prazo de bloqueio, o cheque devolvido deve estar à disposição do cliente depositante em sua dependência de relacionamento em até: dois dias úteis, no caso de depósito feito na mesma praça da dependência de relacionamento do cliente; sete dias úteis, no caso de depósito feito em praça distinta daquela onde situada a dependência de relacionamento do cliente. Os prazos de entrega citados podem ser antecipados em um dia útil em caso de feriado local na praça onde situada a dependência de relacionamento do cliente. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I -  errado

    Os prazos de bloqueio citados na resposta à pergunta 2 podem ser alterados em função das seguintes ocorrências:

    feriado local na praça sacada: acréscimo de um dia útil;

    inoperância da Compe: prorrogação até o dia útil seguinte ao do restabelecimento do sistema.

    O prazo de bloqueio do cheque não pode ser alterado em virtude de falha operacional do banco remetente ou do banco destinatário no processo de compensação.

     

    II -  correto

    O prazo de bloqueio varia apenas em função do valor do cheque. Para liberação dos valores depositados, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito, sendo de:

    até dois dias úteis para cheques de valor inferior a R$ 300,00;

    um dia útil para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00.

     

    III - errado

    A partir do fim do prazo de bloqueio, o cheque devolvido deve estar à disposição do cliente depositante em sua dependência de relacionamento em até:

    dois dias úteis, no caso de depósito feito na mesma praça da dependência de relacionamento do cliente;

    sete dias úteis, no caso de depósito feito em praça distinta daquela onde situada a dependência de relacionamento do cliente.

    Os prazos de entrega citados podem ser acrescidos de um dia útil em função de feriado local na praça onde situada a dependência de relacionamento do cliente.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos7.asp

     

    obs: a banca apenas coipou e colou do site do bance e mudou duas palavras

  • Gente de tantos assuntos a banca vem fazer perguntas sobre cheques????

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre cheques, as regras e demais disposições referentes ao assunto estão expostas na Lei n.º 7.357/85.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O cheque é um título de crédito, assim como a duplicata, a nota promissória, debênture, dentre outros. Atesta que foi dado ao seu portador o direito de receber a quantia nele indicada, atuando como um contrato de pagamento.

    Posto isso, vamos à análise das afirmativas.

    I) ERRADA. Os prazos de bloqueio podem ser alterados em função das seguintes ocorrências:

    - Feriado local na praça sacada: acréscimo de um dia útil;
    - Inoperância da Compe: prorrogação até o dia útil seguinte ao do restabelecimento do sistema.

    O prazo de bloqueio do cheque não pode ser alterado em virtude de falha operacional do banco remetente ou do banco destinatário no processo de compensação.

    II) CERTA. O prazo de bloqueio varia apenas em função do valor. Para liberação dos valores depositados, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito:

    - Até dois dias úteis para cheques de valor inferior a R$ 300,00;
    - Um dia útil para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00.

    III) ERRADA. Assertiva incorre em erro ao afirmar que o prazo pode ser antecipado. Uma vez que os prazos de entrega mencionados podem ser acrescidos de um dia útil em virtude de feriado local na praça onde situada a dependência de relacionamento do cliente.


    Fontes:

    BRASIL. Lei n.º 7.357, de 2 de setembro de 1985.

    BANCO CENTRAL DO BRASIL. Carta-Circular n.º 2.422.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2336824
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à Administração Financeira de uma empresa, assinale a proposição verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • d)

  • Na alternativa A, o ponto de equilíbrio determina a quantidade mínima a ser produzida para receita ser igual a despesa. Na letra B, as variáveis exógenas afetam financeiramente a empresa. Na (C) a Administração Financeira visa lucro, mas não é utilizando insumos mais baratos. Na alternativa D, os resultados passados são utilizados para projeção do futuro, mas não é garantia de sucesso, por isso o acompanhamento e monitoramento das atividades é constante.


ID
2368567
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para algumas funções. Qual é a função que procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Assaf Neto (2012 p. 11) dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as seguintes funções:

     

    a)  Planejamento financeiro, o qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros.

    Por meio do planejamento, ainda, é possível ao administrador financeiro selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos;

     

    b)  Controle financeiro, o qual se dedica a acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propos tas de medidas corretivas necessárias, são algumas das funções básicas da controladoria financeira;

     

    c)     Administração de ativos, que deve perseguir a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais, e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. A administração dos ativos acompanha também as defasagens que podem ocorrer entre entradas e saídas de dinheiro de caixa, o que é geralmente associado à gestão do capital de giro;

     

    d)  Administração de passivos, que se volta para a aquisição de fundos (financiamento) e o gerenciamento de sua composição, procurando definir a estrutura mais adequada em termos de liquidez, redução de seus custos e risco financeiro. 

  • Fui por exclusão... as funções administrativas são: planejamento, organização, direção e controle. Apenas as alternativas A e C continham nomes de funções. O controle atenta-se aos resultados e o planejamento faz projeções com os resultados obtidos, então, a fase responsável por verificar a possibilidade de expansão seria no planejamento.

  • Obrigado com a dica.


ID
2399104
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira tem forte preocupação com os conceitos de liquidez e de rentabilidade. O profissional que mais se preocupa com a liquidez é o:

Alternativas
Comentários
  • O profissional que mais se preocupa com a liquidez é o tesoureiro.

  • GAB D O profissionais que trabalham na área financeira de uma organização que se preocupam, respectivamente, com a liquidez e com a rentabilidade são: Tesoureiro e Controller Explicação: O tesoureiro lida com as atividades financeiras, tais como planejamento financeiro, captação de fundos, decisões de investimento e gestão de caixa . Já o controller foca nas funções contábeis, que normalmente envolvem: contabilidade financeira e de custos; e administração de assuntos fiscais e de sistemas de informação . Embora as atividades financeira e contábil estejam intimamente relacionadas, nas grandes corporações essas funções são separadas. Os contadores se dedicam, principalmente, à coleta e à apresentação de dados financeiros, enquanto os administradores analisam as demonstrações contábeis e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes. A Gestão Financeira e normalmente liderado pelo tesoureiro como o principal gestor e tomador de decisão sobre os recursos financeiro da empresa. https://googleweblight.com/i?u=https://www.passeidireto.com/arquivo/46989574/exercicios-administracao-financeira-gst1666-turma-9010-ead-2018-1-ead&hl=pt-BR
  • pra mim quem mais se preocupa com a rentabilidade é o acionista né?? money !!!

  • Tesoureiro responsável do tesouro, do dinheiro, das finanças de uma organização, de um banco, de uma empresa e/ou instituição pública ou privada. Funcionário que administra o tesouro, o dinheiro público: tesoureiro-geral. OU SEJA, LIDA COM DINHEIRO VIVO $.

     Ademais,

    Analisa e elabora fluxo de caixa diário $ e projetado e orçamento financeiro e consolida informações enviadas por áreas da empresa. Monitora o relatório de status de pagamento. Negocia junto aos bancos as taxas de captação e aplicação de recursos financeiros.

    dicio.com/tesoureiro


ID
2399107
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na administração financeira de uma organização, quando se consegue reduzir o ciclo financeiro, um reflexo que pode ser sentido é:

Alternativas
Comentários
  • Quando se reduz o ciclo financeiro, as necessidades de caixa diminuem.

    d.


ID
2420899
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área de finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. Há muitas possibilidades e oportunidades de carreira nessa área. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais.
( ) O domínio das teorias, dos conceitos, das técnicas e das práticas de administração financeira é uma exigência para todas as pessoas de todas as áreas de responsabilidade das organizações.
( ) Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico e estar atentos para as consequências da variação dos níveis de atividade econômica e das mudanças de política econômica.
( ) As atividades básicas do administrador financeiro envolvem análise e planejamento financeiros, decisões de investimento e de financiamento, e procedimentos de atribuição de preços aos produtos.
( ) O objetivo da administração financeira nas empresas é maximizar a riqueza dos seus proprietários, com base no valor econômico adicionado e na responsabilidade social da empresa em relação aos grupos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Vai por eliminação que você marca gol.

    (V) A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais.

    (F) O domínio das teorias, dos conceitos, das técnicas e das práticas de administração financeira é uma exigência para todas as pessoas de todas as áreas de responsabilidade das organizações.

    (V) Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico e estar atentos para as consequências da variação dos níveis de atividade econômica e das mudanças de política econômica.

    (F) As atividades básicas do administrador financeiro envolvem análise e planejamento financeiros, decisões de investimento e de financiamento, e procedimentos de atribuição de preços aos produtos.

    (V) O objetivo da administração financeira nas empresas é maximizar a riqueza dos seus proprietários, com base no valor econômico adicionado e na responsabilidade social da empresa em relação aos grupos de interesse.

  • Considero que a penúltima está errada porque a atribuição de preço é da área de marketing e não da financeira.

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

    Administração Financeira é um conjunto de ações tomadas no negócio que vão desde o planejamento, até o controle e a análise de todas as atividades financeiras que englobam os processos de uma empresa.

    TAREFAS BÁSICAS DA FUNÇÃO FINANCEIRA:

    1. Obtenção de recursos nas condições mais favoráveis possíveis.

    2. Alocação eficiente desses recursos nas empresas.

    FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO:

    1. Análise, planejamento e controle financeiro.

    Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

    2. Tomadas de decisões de investimento.

    Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.

    3. tomadas de decisões de financiamentos.

    Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e longo prazos e a estrutura de capital.

    OBJETIVOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA EMPRESA

    O objetivo econômico e financeiro de uma empresa é a MAXIMIZAÇÃO DE SEU VALOR DE MERCADO, por meio de geração contínua de lucro e caixa no longo prazo, executando as atividades inerentes ao seu objetivo social, pois com o aumento do valor da empresa, o proprietário da empresa aumenta sua própria riqueza.

    Objetivo Econômico - LUCRO

    Objetivo Financeiro - CAIXA

    Acredito que isso possa ajudar!

    Fonte: Apostila de administração financeira da loja do concurseiro.


ID
2475847
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma clínica que reúne diversos profissionais da saúde, precisando fazer um orçamento para aquisição de um novo equipamento de exames laboratoriais, obteve resultados de preço de duas empresas que lhes forneceram as seguintes cotações: a empresa “A” aceita um investimento inicial de R$ 14.000,00 e garante que tal equipamento trará retornos anuais de R$ 4.500,00; a empresa “B” aceita um investimento inicial de R$ 16.000,00 e garante que o referido equipamento trará retornos anuais de R$ 5.500,00. Com base nos dois orçamentos apresentados, a clínica deverá escolher o melhor projeto considerando que:

Alternativas
Comentários
  • PROJETO A: 14 MIL / 4,5 MIL = RETORNO EM 3,1 ANOS
    PROJETO B: 16 MIL / 5,5 MIL = RETORNO EM 2,9 ANOS <<< MELHOR ESCOLHA POIS O RETORNO É MAIS RÁPIDO

     

  • Letra: C

    Em 3 anos:

    Empresa A: Dará um retorno de 13500, faltando 500 reais pra completar os 14000

    Empresa B: Dará um retorno de 16500, sobrando 500 reais de lucro

  • Para descobrir o resultado basta somar os retornos anuais de cada projeto com a quantidade de anos de cada quesito e comparar.

    Empresa A:

    1° ano: R$ 4.500,00

    2° ano: R$ 4.500,00 + R$ 4.500,00 = 9.000,00

    3° ano: R$ 4.500,00 + R$ 4.500,00 + R$ 4.500,00 = 13.500,00

    Dará um retorno de 13500 em 3 anos, faltando 500 reais pra completar os 14000

    Empresa B:

    1° ano: R$ 5.500,00

    2° ano: R$ 5.500,00 + R$ 5.500,00 = 11.000,00

    3° ano: R$ 5.500,00 + R$ 5.500,00 + R$ 5.500,00 = 16.500,00

    Dará um retorno de 16500 em 3 anos, sobrando 500 reais de lucro

    Portanto, o GABARITO é a letra C: o projeto B é o melhor porque o investimento será recuperado antes do término do 3º ano e terá um resultado positivo de R$ 500,0


ID
2481640
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira pode ser dividida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros. São estas:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ham?

  • GABARITO: LETRA D

    Conteúdo parcialmente extraído do blog: http://admseg13.blogspot.com.br/2013/10/area-de-atuacao-das-financas.html

    A administração financeira pode ser dividida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros. São estas:

    Finanças Corporativas: abrangem na maioria, relações com cooperações (sociedades anônimas). As finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela.

    Investimentos: são recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhor composição para os tipos de ativos financeiros. Os ativos financeiros são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado), este último, deve ser investido com sabedoria e estratégia haja vista que o que traz mais resultados é se trabalhar com recursos circulantes por causa do alto índice de liquidez apresentado.

    Instituições financeiras: são empresas intimamente ligadas às finanças, onde analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais– podendo ser aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros – determinando qual apresentará uma posição financeira suficiente à atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.

    Finanças Internacionais: como o próprio nome supõe, são transações diversas podendo envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, sendo preciso um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.

  • fizeram uma pergunta em concurso com questão tirada de um blog? 

  • Whattt???

  • ÉGUA!!

  • chutei...acertei...mas não sei nada com nada.

  • Nunca vi falar nisso.

     

  • Como se trata de administração financeira pública, finanças privadas de fato não se encaixa nas alternativas.

  • Lixo de questão. Qual a diferença de finanças privadas par finanças corporativas?

    Banca: EDUCA? Ou DESEDUCA?


ID
2482807
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o orçamento empresarial, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  d) a empresa deve elaborar um planejamento de longo prazo, incluindo objetivos e metas da administração, antes de iniciar o processo orçamentário de um determinado período.  

  • Pra fazer orçamento tem que ter o DOM.

    Diretrizes Objetivos e Metas

    (art. 165, §1º da CF/88)*

  • Segundo Sanvicente e Santos (1983, p.37), antes de se iniciar o processo orçamentário de um determinado período, a empresa deve elaborar um planejamento de longo prazo, incluindo objetivos e metas da administração, ou seja, estabelecer o caminho desejável da empresa para um período superior ao plano orçamentário, sendo este plano usualmente de apenas um ano.

      O Plano De Curto Prazo, ou ORÇAMENTO EMPRESARIAL, que é desenvolvido com base neste Planejamento de Longo Prazo, é um processo composto por relatórios de orçamento, interdependentes e intimamente ligados, que podem ser agrupados em orçamento operacional e orçamento financeiro, a saber (Corr e Hill, 1998, p.1-3): 

    • Relatórios do Orçamento Operacional:
      a) Orçamento de vendas
      b) Orçamento de produção (Materiais diretos, Mão-de-obra direta e Custos indiretos de fabricação)
      c) Orçamento de despesas de marketing
      d) Orçamento de despesas administrativas

    • Relatórios do Orçamento Financeiro que incorporam o impacto das operações planejadas, atividades financeiras e outras ações gerenciais:
      a) Orçamento de despesas de capital
      b) Orçamento de caixa
      c) Balanço patrimonial projetado 

      Vários autores apresentam modelos de sistemas orçamentários, todos eles contendo estruturas muito similares (Welsch, 1983, p. 92; Sanvicente e Santos, 1983, p. 41; Figueredo e Caggiano, 2004, p.122). 

    fonte: ENADI 2007 - A Prática do Orçamento Empresarial: uma Ferramenta de Apoio à Decisão - de Dariane Reis Fraga Castanheira, Antonio Carlos Aidar Sauaia


ID
2486779
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“(...) corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez”(...) Essa afirmação está relacionada com:

Alternativas
Comentários
  • https://www.passeidireto.com/arquivo/16870353/pti---nocoes-de-atuaria---4-semestre


ID
2496412
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de orçamento proporciona um plano detalhado de como os recursos serão gastos em uma organização. Uma das ferramentas gerenciais para facilitar o planejamento e o controle de gastos em uma organização é a análise custo-volume-lucro. Considerando essa análise em uma empresa que fabrica um único produto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Resolvi com base em lógica, ponto de equílibrio é a quantidade de unidades que precisam ser produzidas para empatar os custos.

    Ponto de Equilíbrio = (preço de venda unirtário - Custo variável unitário) / Custo Fixo

     

    Não sei como o volume de atividades pode influenciar no ponto de equilíbrio. Segue a minha lógica de resolução:

     

    Se aumentar preço, diminui o ponto de equilíbrio (A errada)

     

    Se aumenta custo (fixo ou variável), aumenta o ponto de equilíbrio. (B errada)

     

    Se reduzir custo (fixo ou variável), diminui ponto de equilíbrio. (C Certa)

     

    Aumentar o volume de atividades não me pareceu influenciar em nada em relação ao ponto de equilíbrio...(D errada)

     

    Se diminui a margem (de lucro), aumenta o ponto de equilíbrio. (E errada)

  • Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

     

    https://www.industriahoje.com.br/como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-da-empresa

  • Cálculo do ponto de equilíbrio da empresa por unidades vendidas

    Passo 1: Calcular margem de contribuição: subtrair da receita líquida por unidade o custo variável por unidade

    Passo 2: Calcular o volume do ponto de equilíbrio: dividir os custos fixos pelo valor obtido na margem de contribuição

    Para ilustrar o cálculo do ponto de equilíbrio de uma empresa usa-se a situação: uma indústria quer produzir e vender uma determinada peça no valor de R$20,00 a unidade. O empresário calculou que vai ter um custo de R$3 mil mensais em gastos fixos, como aluguel, luz, salários da administração, etc. O empreendedor também calculou que a empresa vai gastar R$8,50 pela produção de cada peça, contando a mão de obra dos funcionários e matéria prima para a peça. Dessa forma, a margem de contribuição será de R$ 20,00 – R$ 8,50 = R$ 11.50, já o volume do ponto de equilíbrio será de R$ 3.000 / R$ 11.50 = 260 unidades. Isso quer dizer que a empresa precisa vender 260 peças por mês para operar sem lucro ou sem prejuízo no mês.


ID
2512864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Gestão Financeira e Orçamentária é a área da organização responsável pela gestão do fluxo de recursos financeiros, sem os quais é impossível desenvolver qualquer atividade econômica. No contexto empresarial, assim como no contexto da administração pública, o responsável pelas finanças organizacionais desempenha três funções típicas. Assinale a alternativa que apresenta a função que consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades e fluxos financeiros da organização por meio de orçamentos e relatórios financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwixo7GepqjWAhXFF5AKHfclA5QQFggnMAA&url=https%3A%2F%2Fwww.passeidireto.com%2Farquivo%2F5084784%2Fav2-de-introducao&usg=AFQjCNHr_ZMK7uqMPXAy8nxXMigc2YwMKw 

  •  e)

    Análise, planejamento e controle financeiro.

     

  • Resposta: esta função de controlar exercida pela administração e que envolve os sequintes elementos principais

    estabelecer padrões de desenvolvimento medri o desempenho atual ,comparar esse desempenho com os

    padrões estabelecidos, caso sejam detectados desvios , execurar ações corretivas.

     

    A banca tirou essa questão de uma prova de uma universidade qualquer.

     

     

    Em questões assim, ao ler monitorar e avaliar taca o dedo onde tem CONTROLE.

  • Respondi essa pela ADMINISTRAÇÃO GERAL, na qual a função de CONTROLE é exatamente MONITORAR E AVALIAR.

    as vezes essas analogias ajudam a acertar questão.

  • Fiz a mesma coisa que você, André kkk.

    "Reptição, com correção, até a exaustão, leva à perfeição"

  • Me confundi por achar que a questão havia pedido uma única função: "Assinale a alternativa que apresenta a função..."

    e, no entanto, a resposta é a letra E.

  • Assinale a alternativa que apresenta a função que consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades e fluxos financeiros da organização por meio de orçamentos e relatórios financeiros.

    A Decisões de investimentos.

    B Avaliação de aplicações dos recursos.

    C Decisões de financiamentos.

    D Análise dos fluxos de caixa. Aqui não está ocorrendo a coordenação e o monitoramento.

    E Análise, planejamento e controle financeiro.

  • FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO:

    1. Análise, planejamento e controle financeiro.

    Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

    2. Tomadas de decisões de investimento.

    Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.

    3. tomadas de decisões de financiamentos.

    Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e longo prazos e a estrutura de capital.

    Fonte: Apostila de administração financeira da loja do concurseiro.

  • Infelizmente, existe pouca uniformidade na doutrina de gestão financeira. Cada autor fala uma coisa e as bancas alternam suas referências bibliográficas.

    Essa questão em particular foi formulada a partir do livro “Administração Financeira e Orçamentária” de Masakazu Hoji (2017).

    Segundo esse autor, as funções típicas do administrador financeiro de uma empresa são:

    -Análise, planejamento e controle financeiro

    -Tomadas de decisões de investimentos

    -Tomadas de decisões de financiamento

    Análise, planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância nos últimos anos.

    As decisões de investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

    As decisões de financiamentos são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos e a estrutura de capital.

    A partir desses conceitos fica fácil concluir que nosso gabarito é a alternativa “E”.

    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    Análise, planejamento e controle financeiro: consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades e fluxo financeiros da empresa por meio de orçamentos e relatórios financeiros, bem como em participar ativamente nas decisões estratégicas para estabelecer uma rentabilidade satisfatória sobre os investimentos.

    Tomada de decisão de investimentos: trata-se da tomada de decisões que definam a melhor estrutura de ativos da organização, considerando uma relação adequada entre o risco e o retorno dos capitais investidos;

    Tomada de decisões de financiamento: refere-se à tomada de decisões que definam a composição das fontes de recursos financeiros da organização, procurando estabelecer uma estrutura adequada em termos de liquidez, custo e risco financeiro.

    GRAN CURSOS - PROF° BRUNO EDUARDO.


ID
2527912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, concernente à administração financeira de uma organização.


O ciclo de exploração da atividade financeira de uma organização consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros e próprios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    A questão quis confundir o candidato confundindo o conceito de Ciclo de Exploração com Ciclo Financeiro, conforme segue abaixo:

     

    O ciclo de exploração corresponde à atividade propriamente dita desenvolvida pela empresa e tem como objetivo gerar um retorno para os investimentos realizados.

     

    O ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa.

     

    O ciclo financeiro consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros (instituições financeiras, fornecedores, etc.) e próprios (acionistas ou proprietários).

     

    Fonte: IFSC - Administração financeira – Resumo do Capítulo 12 SOBRAL, F.; PECCI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

  • Estudar essa matéria é bem complicada, e o CESPE a cada prova trás coisas que dificilmente alguém que não é profissional da área acertaria, só se for no chute. Já fiz várias questões, talvez milhares, e sempre me surpreendo com questões bem peculiares. Essa matéria não estudamos para gabaritar e sim para errar menos, até os profissionais da matéria dificilmente gabaritam. 

     

  • Não se desesperem! Isso é Administração Financeira.

     

    Tá no edital: 7 Administração Financeira. 7.1 Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. 7.2 Princípios gerais de alavancagem operacional e financeira. 7.3 Planejamento financeiro de curto e longo prazo. 7.4 Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras.

  • STM2018 tem razão! Mas, infelizmente isso não ocorre apenas com a prova da CESPE, as outras bancas também colocam questões peculiares!! Não há um padrão de questões nessa matéria!! Isso ocorre também com a matéria de informática quando eles querem pegar pesado!! 

  • não é matéria de administração geral!!!!!!!!!!!  caso não tenha administração financeira em seu edital, pule essa questão!

  • Questão concernente à administração financeira de uma organização.

    Atenção! Já aviso que esse não é um assunto muito comum em provas. É mais afeto a Administração Geral, Contabilidade Gerencial ou Finanças Corporativas.

    A questão versa sobre os ciclos da empresa para a administração financeira.

    Segundo a doutrina¹, do ponto de vista da administração financeira, a atividade da empresa pode ser dividida em três ciclos distintos, mas inter-relacionados:

    (1) Ciclo de exploração corresponde à atividade propriamente dita desenvolvida pela empresa e tem como objetivo gerar um retorno para os investimentos realizados. Inclui a compra dos recursos que vão ser processados, a transformação de matérias-primas, de mão de obra e outros recursos em produtos acabados, a distribuição e a venda desses produtos, e todas as atividades de apoio necessárias para assegurar a produção e a venda dos produtos produzidos, por exemplo, gestão dos recursos humanos, sistemas de informação ou pesquisa e desenvolvimento.

    (2) Ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa. As decisões de investimento determinam a composição e o tipo de ativos da empresa e incluem o investimento em equipamentos, instalações, máquinas, tecnologias, participações em outras empresas, estoques, entre outras aplicações financeiras. As decisões de investimento devem refletir os objetivos estratégicos da organização.

    (3) Ciclo de financiamento consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros (instituições financeiras, fornecedores etc.) e próprios (acionistas ou proprietários). As diferentes combinações de recursos, sejam próprios ou de terceiros, onerosos ou não, de curto ou de longo prazo, definem a estrutura financeira da empresa. Tal estrutura deve preservar a capacidade de pagamento de dívidas da empresa – a liquidez e o equilíbrio financeiro. As atividades de financiamento incluem captação de empréstimos, emissão de debêntures, abertura do capital, entre outras.

    Feita a revisão do conteúdo, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O ciclo de exploração da atividade financeira de uma organização consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros e próprios.

    O ciclo de financiamento da atividade financeira de uma organização consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros e próprios.


    Fonte:
    ¹ Sobral, Filipe Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2ª. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 563.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • qc classifc errada

    dfg

  • O ciclo de exploração da atividade financeira de uma organização consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros e próprios. Resposta: Errado.

    Consiste no processo de avaliação e seleção das melhores OPORTUNIDADES (...)

    Acredito que o conceito refere-se ao CICLO FINANCEIRO.

  • Exploração de atividade financeira = operação, exploração da atividade da empresa em si. GAB: Errado

  • Finanças explora muito mais além de obtenção de recursos.


ID
2598451
Banca
IADES
Órgão
CREMEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tem por objetivo a proteção e a utilização eficaz dos ativos da organização, com a avaliação de alternativas de aplicação, a seleção de fontes de recursos e o controle de seus resultados.


A definição apresentada refere-se à área

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E)  Financeira

  • odeio essa banca..... meu comentáro é inutil para a questão... mas odeio essa banca!

  • É cada coisa!

  • fontes?

  • O termo "ativos" (como substantivo isolado) geralmente se relaciona à área financeira.

  • Guilherme Nunes só comenta coisa errada, ativos é relacionado a tudo que agrega valor aos objetivos da organização e não SOMENTE finanças, mas sim pessoas, produção, recursos, insumos etc.

  • A área organizacional de Finanças tem como objetivo a proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros. Proteção no sentido de evitar riscos ao fazer investimentos e manter o poder aquisitivo ou o poder de compra da moeda.

    E a utilização eficaz dos recursos financeiros é utilizar estes recursos de forma racional e evitando desperdícios.

    Fonte:

    https://administradores.com.br/artigos/%C3%A1reas-organizacionais-e-suas-atividades


ID
2638843
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere às atividades do gerente financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gab B (para quem não é assinante)

  • Atividades chaves do gerente/administrador financeiro

     

    De acordo com Gitman (2000, p. 41) as principais atividades do gerente financeiro são:

    (1) fazer analise e planejamento financeiros,

    (2) tomar decisões de investimento e

    (3) tomar decisões de financiamento.

     

    1 – ANALISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO: refere-se a analise dos dados financeiros para acompanhar a posição financeira da empresa. Com essa analise é possível prever possíveis problemas financeiros e assim desenvolver planos que garantam recursos para cobrir as despesas.

    2 – TOMAR DECISÕES DE INVESTIMENTOS: refere-se à alocação dos recursos financeiros em ativos circulantes e ativos permanentes (realizáveis a curto e longo prazo), avaliando-se a relação de risco e retorno do capital investido.

    3 – TOMAR DECISÕES DE FINANCIAMENTO: são decisões tomadas com o objetivo de captação de recursos financeiro para financiamento de ativos. Envolve a decisão de qual composição vem a ser mais apropriada, se de curto ou em longo prazo.

     

    Análise, planejamento e controle financeiro - Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operações, implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.

    Tomada de decisões de investimento - Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.

    Tomada de decisões de financiamentos - Diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso necessário para a execução de metas ou planos da empresa. O administrador financeiro pesquisa fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento.

  • Gerente Financeiro

    Gerente Financeiro é o profissional responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, controle das contas a pagar, controle das aplicações financeiras, controle dos saldos bancários, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras.

    Um Gerente Financeiro gere, planeja e organiza as atividades de controladoria da empresa, observando princípios legais, políticas e diretrizes adotadas, para definir formas de controle orçamentário, contábil e financeiro.

    Está sob as responsabilidades de um Gerente Financeiro realizar a captação de recursos visando decidir a relação entre dívida e capital próprio mantendo um bom equilíbrio entre capital e dívida, alocar recursos da melhor maneira possível, considerando o tamanho da empresa e a sua capacidade de crescimento, status dos ativos se eles são de longo prazo ou de curto, realizar o planejamento de lucro, suprir a diretoria com informações gerenciais, subsidiando-a em análises estratégicas e tomadas de decisões, fornecer demonstrações financeiras precisas, permitindo à diretoria usar os relatórios para administrar a empresa de modo eficiente, orientar sobre assuntos contábeis locais, levantar questões comerciais, como custo e formação de preço de venda, garantir que as demonstrações financeiras cumpram as leis contábeis brasileiras, gerenciar informações de planejamento através de dados do faturamento, fluxo de caixa, custos, despesas, para a elaboração de relatórios, acompanha e executa planejamentos de recebimentos e pagamentos, visando impactar diretamente a operação no mercado de capitais.


    Fonte: https://www.infojobs.com.br/artigos/Gerente_Financeiro__2290.aspx



  • ENTÃO TEM 2 INCORRETAS?

    ATIVIDADES DO GERENTE FINANCEIRO:

    1 – ANALISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO: refere-se a analise dos dados financeiros para acompanhar a posição financeira da empresa. Com essa analise é possível prever possíveis problemas financeiros e assim desenvolver planos que garantam recursos para cobrir as despesas.

    2 – TOMAR DECISÕES DE INVESTIMENTOS: refere-se à alocação dos recursos financeiros em ativos circulantes e ativos permanentes (realizáveis a curto e longo prazo), avaliando-se a relação de risco e retorno do capital investido.

    3 – TOMAR DECISÕES DE FINANCIAMENTO: são decisões tomadas com o objetivo de captação de recursos financeiro para financiamento de ativos. Envolve a decisão de qual composição vem a ser mais apropriada, se de curto ou em longo prazo.

  • Mensurar a performance da empresa, isso tem mais a ver com o intuito de saber como a empresa está se mantendo no mercado de trabalho, ora se um gerente financeiro cuida da parte de finanças em geral, o que ele tem a ver para mensurar a performance da empresa?? Acertei essa questão com esse raciocínio, não foi lendo um livro com mais de 1000 páginas

  • E a letra E?

    Avaliar a necessidade de uma variação da capacidade de produção.

    Onde a gente estuda esse assunto?

  • Mais uma da serie: "Matérias subjetivas nas mãos de bancas viajadas".

  • Alternativa B: entendo que estaria incorreta porque quem deve prover o gerente de informações é a contabilidade através do balanço. De posse dessas informações ele avalia a situação da empresa, planeja, toma decisões...

    Alternativa E: entendo que foge das competências do gestor financeiro.

  • Pedindo comentário do professor para tentar entender essa questão.

  • Banca viajou legal, e a letra E??

  • Prover dados para mensurar a performance da empresa é uma atividade do CONTADOR da empresa.

    Gabarito B

  • A principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira para o pagamento de impostos.

  • Pra mim a B e a E estão erradas, por favor alguém pode explicar?


ID
2641387
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diretor de um hospital municipal está elaborando a previsão de receitas para o ano de 2018, contando exclusivamente com recursos do SUS. Baseado nos conceitos e nas teorias sobre a demanda por bens e serviços, o diretor analisou os seguintes pressupostos para o orçamento, apresentados pelo gerente financeiro do hospital.


I A demanda por um bem ou serviço pode ser definida como a quantidade do bem ou serviço que as pessoas desejam consumir em um determinado período de tempo, inclusive os de saúde, dadas as suas restrições orçamentárias.

II A demanda por serviços de saúde é irregular e imprevisível do ponto de vista do indivíduo, porque a maioria dos consumidores não sabe quando e com que frequência vai necessitar de atenção médica.

III A demanda por atenção à saúde ocorre em uma circunstância anormal, como, por exemplo, a doença, o que pode comprometer a racionalidade da decisão do consumidor.

IV A demanda por produtos ou serviços depende da capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado bem como do poder de compra do consumidor de produtos ou serviços de saúde.


O diretor compreende que a demanda por um produto está relacionada a uma estrutura de preferências e à ideia de satisfação, que se relaciona ao conceito de utilidade, sugerido pelos precursores da teoria do consumo. No entanto, considerando que o diretor deseja que o orçamento esteja mais próximo da realidade do segmento econômico em que atua, extrapolando a ideia da utilidade, deve considerar apenas o(s) pressuposto(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Achei um pouco "pesado" demais dizer, no item II, que a demanda é imprevisível, pois fica, de certa forma, dizendo que quem atua nesse setor nunca pode se planejar, haja vista que é totalmente imprevisto. Ou ainda que quem atua nesse setor só trabalha com o imprevisível. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Concordo com o Marcelo e marquei para comentário do QC.
    Qualquer produto ou serviço sempre tem um grau de imprevisibilidade que deve ser considerado no planejamento.
    O planejamento é baseado em previsão e mesmo na saúde, sempre é possível inferir a demanda, sejam antibióticos, remédios ou qualquer outro item de estoque.

  • II - A demanda é imprevisível do ponto de vista do INDIVÍDUO, ou seja, nós consumidores que não sabemos quando precisaremos. Do ponto de vista do HOSPITAL é diferente, pode-se fazer uma previsão estatística.

    III - Não entendi por que é sempre anormal, pois há demanda por exames de rotina também, a qual deveria ser constante, periódica.


ID
2643520
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira, no contexto empresarial, tem como função típica a tomada de decisão que defina a melhor estrutura de ativos da organização. Essa função está relacionada

Alternativas
Comentários
  • Gab: C ----------- a tomada de decisões por investimentos.

    "Tudo posso naquele que me fotalece"

  • GABARITO: C

    Podemos inferir do enunciado da questão que a tomada de decisão trata-se de uma das funções pertinentes à Administração Financeira. Desta forma, por eliminação, nos restariam as questões C e D.

    Mais uma vez, no próprio enunciado é afirmado que uma das características da tomada de decisão é a de definir a melhor estrutura de ativos, os que nos remete a aplicação de recursos, ou seja, de investimentos. Portanto, gabarito letra "C".

    Quanto as demais alternativas, temos:

    A) Controle financeiro que estaria mais voltado para a avaliação dos objetivos e monitoramento das próprias decisões tomadas.

    B) Análise e planejamento estão voltadas para a definição dos objetivos a serem alcançados pela entidade, indicando os cenários atuais para definição das melhores ações a serem escolhidas.

    D) Tomada de decisões de financiamentos estaria voltada para a captação de recursos.

     

     

  • Não tem nada a ver com LRF.

  • Que matéria é essa???

  • Essa disciplina é Gestão financeira...Uma ramificação da AFO

  • É DEMAIS.

  • Parece questão de Administração Geral

  • Funções do Administrador Financeiro

    Análise e controle financeiro: Consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa por meio de dados financeiros.

    2. Tomadas de decisões de investimentos: Dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes e não correntes, considerando-se a relação adequada de riscos e de retorno dos capitais investidos.

    3. Tomadas de decisões de financiamentos: São tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e longo prazos e a estrutura de capital.


ID
2651884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um modelo integrado de orçamento empresarial, o orçamento de

Alternativas
Comentários
  • Isso aí é matéria de AFO?

  • Indiquem para comentário, por favor!

  • Pessoal, 

     

    A resposta é C e é apenas questão de lógica. Vamos pensar o seguinte: para uma empresa na qual a sazonalidade e incerteza tenha grande influência, o controle deve ser maior não é? Acredito que haja concordância quanto a isso. 

     

    Pois bem, dizer que esse orçamento será feito em número maior de intervalos é a mesma coisa de dizer que será feito em maior número ou mais vezes. Ex: se todo mês eu fizer esse orçamento, ao final de um ano terei 12 orçamentos. Se eu fizer uma vez a cada dois meses, ao final de um ano terei 06 orçamentos. Resumindo: na primeira hipótese, terei feito tal orçamente em número maior de intervalos. 

     

    Atenção:

    Número maior de intervalos é diferente de número de intervalos maiores. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Sim, é AFO e faz parte do orçamento público: conceitos, elementos básicos e funções do orçamento público.

  • Letra C


    Gitman (1997), comenta que, geralmente, o orçamento de caixa é projetado para cobrir um período de um ano, dividido em intervalos menores de tempo. O número e o tipo de intervalos dependem da natureza do negócio, quanto mais sazonais e incertos são os fluxos de caixa de uma organização, maior o número de intervalos.


    http://fapam.web797.kinghost.net/admin/monografiasnupe/arquivos/26072016201152Simone.pdf

    Bons estudos !!!


ID
2675269
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa as lacunas.

O objetivo da administração financeira é garantir maior rentabilidade sobre o capital dos proprietários de uma empresa, sem, no entanto, descuidar-se de suas obrigações para com terceiros, tais quais: pagamento de ____________________, pagamento de _____________________ e ___________________________.

Alternativas
Comentários
  • As obrigações para com terceiros são: ●pagamento de salários; ●pagamento de fornecedores; e ●pagamento de outras contas.
  • As obrigações para com terceiros são: ●pagamento de salários; ●pagamento de fornecedores; e ●pagamento de outras contas.
  • As obrigações para com terceiros são: •pagamento de salários; •pagamento de fornecedores; e •pagamento de outras contas.
  • Alguém sabe a fonte dessa questão?


ID
2686900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da função da administração financeira hospitalar, julgue o próximo item.


O modelo de Baumol (lote econômico) para o fluxo de caixa é aplicável quando a empresa apresenta entradas periódicas de dinheiro no caixa e saídas constantes de recursos.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Baumol é aplicado quando as entradas de dinheiro são periódicas e as saídas de recursos são contínuas. De maneira geral, ele realiza uma análise do custo associado à manutenção do dinheiro em caixa. Em síntese, trata-se do Custo de Oportunidade determinado pelo juros que uma empresa deixa de receber por não aplicar os recursos em títulos negociáveis, e do custo de obtenção de numerário pela conversão de títulos negociáveis em caixa.

    O Modelo de Baumol baseia-se na suposição básica de que o tamanho e o tempo do fluxo de caixa são conhecidos com um alto grau de certeza. Contudo, isso geralmente não acontece na prática e os fluxos de caixa de uma empresa não são nem uniformes, nem certos. Para resolver essa questão, surgiu o Modelo de Miller-Orr 

  • Questão certa. Na minha opinião ela é mais de Administração e recursos materiais do que de AFO.

    Baumol, década de 50

    1 - propôs utilizar o conceito de lote econômico de compra (LEC),  pressupõe que as entradas e saídas futuras do caixa são previstas com certeza.

    2- Os custos de negociação serão mais altos quando o saldo de caixa for pequeno. Esses custos cairão à medida que o saldo de caixa ficar maior. (Se você tem dinheiro para comprar um carro a vista sai mais barato do que o valor total financiado)

     

    LEC: quando existem entradas periódicas de dinheiro no caixa e saídas constantes de recursos. (Coloca muito dinheiro de uma vez, ele vai saindo aos poucos)

     

    Na prática: Para uma empresa/organização que tem um fluxo constante de algo (dinheiro, produto) é melhor ela fazer um estudo e "comprar os produtos todos" a serem usados naquele período do que ficar toda vez fazendo compra.

    Ex 1: Você ir ao supermercado uma vez por mês e fazer a compra na quantidade correta e passar o cartão uma única vez é melhor do que ficar indo toda semana, "passando cartão", e "aumentando a tarifa" + custo de deslocamento (custo da negociação) mesmo podendo, em alguma semana, pegar uma promoção (custo da oportunidade).

    Ex 2: Ao se fazer a licitação é mais vantajoso que se faça da quantidade de produtos a serem usados em um ano, por exemplo, do que ficar abrindo edital de 3 em 3 meses. O custo da oportunidade(possibilidade de conseguir preços menores no próximo trimestre) e o custo da negociação (fazer a licitação) são inversamente proporcionais.

     

    Na teoria:

    O modelo analisa o custo associado à manutenção de dinheiro em caixa, ou seja, o custo de oportunidade determinado pelos juros que a empresa deixa de ganhar ao não aplicar esses recursos em títulos negociáveis (aplicações de curto prazo), e do custo de obtenção do dinheiro pela conversão de títulos negociáveis em caixa

    Conceito: a parcela do dinheiro investido a curto prazo proporciona um ganho na forma de juros, e que cada operação de investir/desinvestir implica em um custo.

     

    (fonte: LOPES, FRS, 2013. http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/exXfPgYOAtjbW4l_2013-4-24-12-31-47.pdf)

  • GABARITO:C

     

    O que é Modelo de Baumol?

     

    O pai da criança é o pesquisador William Baumol, que desenvolveu um modelo geralmente utilizado na gestão de estoque, mas também muito aplicado para determinar o saldo de caixa ideal (Baumol encontrou semelhanças entre gerenciamento de estoque e gerenciamento de caixa).


    De acordo com Baumol, a gestão de estoque envolve compensação entre custos de transporte e custo de pedidos, logo, o saldo de caixa ideal é a compensação entre Custo de Oportunidade e o custo de transação (ou seja, o custo da conversão de títulos negociáveis em dinheiro).

     

    O Modelo de Baumol é aplicado quando as entradas de dinheiro são periódicas e as saídas de recursos são contínuas. De maneira geral, o modelo de Baumol realiza uma análise do custo associado à manutenção do dinheiro em caixa. Trocando em miúdos, trata-se do Custo de Oportunidade determinado pelo juros que uma empresa deixa de receber por não aplicar os recursos em títulos negociáveis, e do custo de obtenção do dinheiro pela conversão de títulos negociáveis em caixa.

     

    Ressaltamos que o Modelo de Baumol baseia-se na suposição básica de que o tamanho e o tempo do fluxo de caixa são conhecidos com um alto grau de certeza. Contudo, sabemos que isso geralmente não acontece na prática e os fluxos de caixa de uma empresa não são nem uniformes, nem certos. Para resolver essa questão, surgiu o Modelo de Miller-Orr que veremos adiante. Antes, vamos exemplificar o modelo de Baumol.

     

    Suponhamos que a empresa XYZ inicie a semana 0 com um saldo de caixa de R$ 1.2 milhão, e as saídas superem as entradas de caixa em R$ 600.000,00 por semana. Seu saldo de caixa cairá a zero ao final da segunda semana, o que significa que se a XYZ mantiver-se nesse ritmo, será obrigada a recompor seu caixa pegando dinheiro emprestado ou vendendo títulos negociáveis.


    Utilizando o Modelo de Baumol, temos que seu saldo médio de caixa será de R$ 600.000,00 (R$ 1,2 milhão/2). Logo, para a XYZ esse é o valor médio semanal para que o fluxo de caixa esteja equilibrado.

    O modelo Baumol parte da premissa de que a parcela do dinheiro investido a curto prazo proporciona um ganho na forma de juros, e que cada operação de investir/desinvestir implica em um custo (desde impostos de transações financeira até o custo do tempo que o funcionário leva para fazer a operação de ligar para o banco e solicitar a transferência de recursos da conta de investimentos). O modelo de Baumol confronta os rendimentos obtidos com investimento de curto prazo e o custo de cada operação de aplicação e resgate, determinando quantos montantes iguais o recebimento original será dividido, de modo a maximizar o lucro.

  • Que preguiça desses discursos.... Sintetiza aí pessoal....

     

    O Modelo de Baumol é aplicado quando existem entradas periódicas de dinheiro no caixa e saídas constantes de recursos. O modelo, em linhas gerais, efetua uma análise do custo associado à manutenção de dinheiro em caixa, ou seja, o custo de oportunidade determinado pelos juros que a empresa deixa de ganhar ao não aplicar esses recursos em títulos negociáveis (aplicações de curto prazo), e do custo de obtenção do dinheiro pela conversão de títulos negociáveis em caixa.

  • Essa questão é classificada como Afo ou Recursos materiais??

  • CERTO

     

    Aplica-se o modelo Baumol quando as entradas de dinheiro são periódicas e as saídas de recursos são contínuas.

  • Vanessa, Administração de Recursos Materiais...

     

  • NUNCA NEM VI E TENHO RAIVA DE QUEM SABE ! KKKK


ID
2697352
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos princípios relacionados à elaboração de orçamentos é o das expectativas realistas.

A aplicação desse princípio está diretamente relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Essa prova da CESGRANRIO está um roda de viciados. Uns conceitos absurdos.

     

    No mais, gabarito E.

  • No controle orçamentário deve-se evitar um conservadorismo exagerado e também o otimismo irracional. Por isso deve-se desconsiderar metas extremas.

    Fonte:http://sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/celia2.pdf

    Obs: esse princípio tá relacionado ao controle orçamentário.

     

    GAB E

  • DOS PRINCIPIOS >>> EXPECTATIVAS REALISTAS

    As expectativas realistas referem-se à dimensão temporal especifica a um ambiente externo e interno imaginário e que irá existir durante o projeto.

    GAB: E

  • Acertei na logica, ate entao n sabia desse principio

  • Nunca nem vi

  • Letra E.

    Também acertei pela lógica, não sabia desse princípio. Incluído em meu resumo.

  • legal que eles criam os próprios princípios e quer que a gente saiba

  • A questão nem tem muito a ver com princípios orçamentário. Parece mais uma questão doutrinária.

    Não há nada no MCASP ou no MTO que fale sobre isso.

    Portanto, temos que resolver utilizando o "bom senso".

    O enunciado fala em expectativas realistas. Ora, se queremos expectativas realistas, então não podemos considerar metas extremas (alternativa E). Esse é o nosso gabarito!

    Você tinha que observar essa conexão entre o enunciado e a alternativa.

    Gabarito: E

  • Letra E. Expectativas realistas: na definição das metas de receitas e de gastos, deve ser evitado tanto o conservadorismo exagerado (metas fáceis geram acomodação) quanto o otimismo irracional (metas extremamente difíceis geram stress acentuado).

    Para quem achou a questão estranha, repare que a prova é da Liquigás, ou seja, não se trata de Orçamento Público. O assunto dessa questão é Orçamento Empresarial.

    Princípios:

    - Envolvimento da alta administração;

    - Sistema de custeio bem definido;

    - Comunicação integral;

    - Expectativas realistas;

    - Destacar diferenças significativas;

    - Participação nos lucros.

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4406620/mod_resource/content/1/Slides%2017082018.pdf

  • 3 anos estudando AFO e ainda não tinha visto ....

  • Acertei pela interpretação. kkkk.

  • Nunca tinha visto isso

ID
2697355
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos passos iniciais para a elaboração dos orçamentos nas empresas é a elaboração do orçamento de vendas, o qual pode apresentar restrições de caráter interno e/ou externo.

Uma das restrições ao orçamento de vendas que está fora do controle da administração de uma entidade é a

Alternativas
Comentários
  • se está fora é externo. Logo, um fornecedor ruim está fora do controle do administrador.

  • As variáveis do ambiente externo não são controladas pela organização. Logo, a resposta correta seria o controle sobre o fornecedor.

    Gab.: D

  • ALVO > D de "Dadinho é o car#l&*$, meu nome é Zé Pequeno"


    A-inadequação da estrutura administrativa Cabe controle administrativo

    B-insuficiência da capacidade produtiva Cabe controle administrativo

    C-insuficiência de capital de giro Cabe controle administrativoD

    D-precariedade do mercado fornecedor Foge do controle administrativo da organização

    E-inabilitação do pessoal interno Cabe controle administrativo

  • Basta procurar algo não controlável pelas ações da própria adm da empresa, instituição, órgão. Portanto, algo extrínseco, externo, não controlável.

  • Gente eu marquei a letra C e o Qconcurso disse q estava certa a questão ...Essa  eu não entendi !!!!

  • GABARITO D

     

    By SWOT

     

     a) inadequação da estrutura administrativa (fraqueza da empresa- interna- controlável)

     b)  insuficiência da capacidade produtiva (fraqueza da empresa- interna- controlável)

     c) insuficiência de capital de giro (fraqueza da empresa- interna- controlável)

     d) precariedade do mercado fornecedor (ameaça- externa- não-controlável)

     e) inabilitação do pessoal interno (fraqueza da empresa- interna- controlável)

  • precariedade do mercado fornecedor -----> ambiente externo(macroambiente)


  • Gabarito: D.

    D-precariedade do mercado fornecedor Foge do controle administrativo da organização

  • LETRA D

  • Gabarito: D

    Mercado fornecedor é variavel externa. A administração não tem controle sobre!

  • LETRA D


ID
2707057
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os índices financeiros são construídos para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Os indices financeiros de uma empresa são as métricas calculadas por meio de dados obtidos nos demonstrativos de resultados do negócio. Basicamente, sua principal função é fornecer informações que auxiliem na análise da performance organizacional e na tomada de decisão.


ID
2707060
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em administração financeira os quatro fatores mais fundamentais que afetam o custo do dinheiro são:

Alternativas
Comentários
  • Eu ia na A pois jamais pensei que "preferências de consumo " seria um fator
  • ERLLEN MARINHO,

     

    Eu entendi como custos inesperados ou imprevisíveis, principalmente que são potencialmente negativos. Analisei da seguinte maneira: 

     

    a) custos financeiros (conhecido); risco; inflação e oportunidades de mercado (aspecto positivo)

    b) despesas operacionais (conhecido); preferências de consumo; deflação (positivo) e mercado de capitais. 

    c) oportunidades de venda (positivo); inflação; riscos operacionais e mercado de capitais. 

    d) oportunidades de produção; preferências de consumo; risco e inflação.

  • Eu fui de A também.


ID
2737261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a plano de negócios.


Via de regra, a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações; as informações relacionadas à análise de viabilidade do negócio e sua capacidade de liquidez devem estar na parte de planejamento econômico-financeiro do plano de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra, a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações; as informações relacionadas à análise de viabilidade do negócio e sua capacidade de liquidez devem estar na parte de planejamento econômico-financeiro do plano de negócios.

    Resposta: Errado.

     

    Comentário: também é tratada no planejamento econômico-financeiro.

  • ...as informações relacionadas à análise de viabilidade do negócio e sua capacidade de liquidez devem estar na parte de planejamento econômico-financeiro do plano de negócios deveria está na parte do planejamento estratégico.

  • ....forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações...

    o capital pode ser todo de um dono ou de varios acionistas,pode ser LTDA , S.A. , EIRELLI....

    Mas o que isso interessa para o cara que está lá na linha de produção,no calor,com fome,ganhando pouco,cuidando da operação??NADAAAAAA

  • Via de regra, a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações;

    Marquei errado pois considero que isso deve ser decidido na etapa de planejamento!

  • GABARITO ERRADO 

    Questão fala de planejamento financeiro.

     

    Planejamento financeiro (português brasileiro) ou Planeamento financeiro (português europeu) é uma ferramenta de administração financeira que consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação financeira atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar, e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos.[1]

    O planejamento financeiro é usado para pessoas físicas e jurídicas, privadas e públicas.

    No início dos anos 1970,[2] foi criada uma organização nos Estados Unidos, hoje chamada Certified Financial Planner Board of Standards[3] que estabeleceu o processo de planejamento financeiro pessoal, o planejamento financeiro para pessoa física, como sendo o ato de coletar informações relevantes, determinar objetivos, analisar os dados disponíveis (o que inclui a elaboração do fluxo de caixa e do orçamento pessoal), determinar as estratégias possíveis de serem utilizadas para alcançar os objetivos desejados, fazer a implementação e o acompanhamento constante da evolução das estratégias, e realizar ajustes nas estratégias sempre que necessário, principalmente quando for identificado um desvio de rota. O resultado deste trabalho é apresentado em um plano financeiro.[4]

    O planejamento financeiro proporciona direcionamento e significação às decisões financeiras, permitindo a visão global das finanças pessoais e a compreensão de como cada decisão financeira afeta outras áreas da vida financeira, ajudando assim a pessoa que passa pelo processo de planejamento financeiro pessoal a ter consciência de seus atos e desenvolver a disciplina necessária para atingir seus objetivos.[5]

    A elaboração de um planejamento financeiro pessoal completo exige conhecimentos sobre investimentos financeiros, gestão de riscos, seguros, previdência, tributação, sucessão, ética e planejamento financeiro.[6]

  • @BatmamConcurseiro gostei do raciocínio.

  • O plano de negócios deverá ser composto de:

    •    Sumário executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano.

    •    Descrição da empresa: contém o modelo de negócio da empresa, sua natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.

    •    Produtos e serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução.

    •    Estrutura organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.

    •    Plano de marketing: aqui são descritos o setor, mercado, tendências,  forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.

    •    Plano operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.

    •    Estrutura de capitalização: informa como a empresa está capitalizada – quem faz parte da sociedade, as necessidades de capital de terceiro, a forma de remuneração e as estratégias de saída.

    •    Plano financeiro: demonstra como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. Traz descrições de cenários internos e externos, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.

    FONTE: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/11/plano-de-negocios

  • Errado!

     

    O conceito está trocado!

  • GAB: ERRADO

    Capitalizar é, de modo geral, toda ação com a função de aumentar o capital de uma organização, ou seja, de agregar valor a uma instituição. Assim, a capitalização é o processo pelo qual se pode conseguir tal objetivo.


    O conceito capitalização é aplicado exclusivamente na área da economia e das finanças, uma vez que apresenta diversas variantes e sentidos.
    Não é definida na parte de OPERAÇÕES, mas sim no PLANEJAMENTO


    ... Via conceitos.com: https://conceitos.com/capitalizacao/

  •  forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações [errado, planejamento]


    Resposta: Errado.

  • Via de regra, a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa ao PLANEJAMENTO; as informações relacionadas à análise de viabilidade do negócio e sua capacidade de liquidez devem estar na parte de planejamento econômico-financeiro do plano de negócios. (ok)!!

  • a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa AO PLANO FINANCEIRO.

    O erro da questão é dizer que está relacionado a operações, já que este estaria relacionado a equipamentos, instalações, etc.

  • Em síntese, a questão examina se sabemos que forma de capitalização do empreendimento está na parte de estrutura de capitalização do plano de negócios, não no plano operacional.

    Fim. Bons estudos! 

  • Quero que alguém me prove que isso vai é administração geral.. e que cai pra área de procuradoria, ou eu não sei fazer filtragem kkk


ID
2772787
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Do ponto de vista da administração financeira, a atividade da empresa pode ser dividida em três ciclos distintos, mas inter-relacionados. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo do ciclo de investimento.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa. Determinam a composição e o tipo de ativos da empresa e incluem investimentos em equipamentos, instalações, máquinas, tecnologias, participações em outras empresas, estoques, entre outras aplicações financeiras. As decisões de investimento devem refletir os objetivos estratégicos da organização. 

    GAB: D

  • Do ponto de vista da administração financeira, a atividade da empresa pode ser dividida em três ciclos distintos:


    ciclo de exploração corresponde à atividade propriamente dita desenvolvida pela empresa e tem como objetivo gerar um retorno para os investimentos realizados.


    ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa. Determinam a composição e o tipo de ativos da empresa e incluem investimentos em equipamentos, instalações, máquinas, tecnologias, participações em outras empresas, estoques, entre outras aplicações financeiras. As decisões de investimento devem refletir os objetivos estratégicos da organização.


    ciclo financeiro consiste no processo de avaliação e seleção das melhores ofertas de recursos e na determinação da melhor composição entre capitais de terceiros (instituições financeiras, fornecedores, etc.) e próprios (acionistas ou proprietários). As diferentes combinações de recursos, sejam próprios ou de terceiros, onerosos ou não, de curto ou de longo prazo, definem a estrutura financeira da empresa. Tal estrutura deve preservar a capacidade de pagamento de dívidas da empresa – a liquidez e o equilíbrio financeiro. As atividades de financiamento incluem captação de empréstimos, emissão de debêntures, abertura do capital, entre outras.





    A - Gerar um retorno para os investimentos realizados - Ciclo de exploração

    B - Proporcionar o desenvolvimento operacional.

    C - Avaliar e selecionar as ofertas de recursos - Ciclo Financeiro

    D- Dar suporte às atividades de exploração - Ciclo de Investimento

    E - Fomentar pesquisa e desenvolvimento .

  • Pensa numa banca tinhosa...

  • ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa.

    fonte: docente.ifsc.edu.br

  • Gab D

    Resumindo:

    • O ciclo de investimento DAR SUPORTE às atividades de exploração da organização;
    • O ciclo de exploração GERAR RETORNO para os investimentos realizados.
  • Em 12/07/21 às 08:58, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 11/07/21 às 20:22, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

  • A questão solicita conhecimento do candidato em relação aos ciclos da empresa para a administração financeira.

    De acordo com Sobral e Peci (2013), os três ciclos são os seguintes:

    • Ciclo de exploração: "Conjunto de atividades relacionadas com a produção e comercialização de bens ou serviços com o objetivo de gerar um retorno para a organização".
    • Ciclo de investimento: "Conjunto de atividades relacionadas com o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos".
    • Ciclo de financiamento: "Conjunto de atividades relacionadas com o processo de avaliação e seleção das melhores fontes de recursos financeiros e na determinação da melhor composição da estrutura financeira".

    Fonte: Sobral e Peci (2013, pág. 563)

    Analisando as alternativas, vamos procurar a alternativa que esteja relacionada ao ciclo de investimento:

    A- Incorreta. Gerar um retorno para os investimentos realizados está ligado ao ciclo de exploração.

    B- Incorreta. A produção de bens está ligada ao ciclo de exploração.

    C- Incorreta. Refere-se ao ciclo de financeiro.

    D- Correta. Para Sobral e Peci (2013) "o ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa".

    E- Incorreta. De acordo com Sobral e Peci, o ciclo de exploração" inclui a compra dos recursos que vão ser processados (...) todas as atividades de apoio necessárias para assegurar a produção e a venda dos produtos produzidos, por exemplo, gestão dos recursos humanos, sistemas de informação ou pesquisa e desenvolvimento".

    Fonte:

    SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013 

    GABARITO: LETRA D

  • Gabarito Letra D

    Percebam que a banca induz ao erro, pois pela lógica seria letra A. Na verdade os ciclos se relacionam nos objetivos:

    O ciclo de investimento DAR SUPORTE às atividades de exploração da organização;

    O ciclo de exploração GERAR RETORNO para os investimentos realizados.

  • Mano, isso é sadismo, questão que só quem não estudou acerta.

  • Alguém sabe a referência que a banca usou nesse tipo de questão?


ID
2778397
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma montadora de automóveis, após grave atraso na entrega de um lote de pneus por um de seus fornecedores, tem um prejuízo financeiro de grande monta. Temerosa de enfrentar novamente o mesmo problema, a montadora opta por comprar a empresa fornecedora dos pneus, de modo a adquirir total controle sobre a qualidade e a distribuição de sua produção.

No exemplo apresentado, fica evidente que a ação da montadora corresponde a um processo conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Wikipedia.

    Integração vertical a montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiáriasque produzem componentes (inputs) dos seus produtos. Por exemplo, uma companhia de automóveis pode deter também uma fábrica de pneus, uma companhia de vidro ou de metal. O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estável dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final.

    Integração vertical a jusante (para a frente ou para poente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiáriasque distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Por exemplo: A empresa francesa BRVP, produtora de software, comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest), uma empresa que se dedica à revenda no retalho de marcas independentes de software. Outro exemplo: uma empresa produtora de filmes que compra uma empresa que opera cadeias de cinemas.

    Integração vertical nos dois sentidos

  • Rapaz, ou eu estudo pessimamente ou sei lá. Nunca ouvi falar dessa teoria! Administração Geral é pior que Informática, nunca tem fim essa porra!

  • Nova teoria ? kkk Nunca vi falar.

    Tanto é que o amigo acho a fonte no wikipédia 

  • Coisinha chata de se estudar!

     

  • GABARITO C

    FUSÕES E AQUISIÇÕES (5 TIPOS DE INTEGRAÇÃO)

    ✿ Fusão horizontal ocorre entre empresas da mesma indústria sendo, portanto, concorrentes que oferecem o mesmo bem ou serviço. 

    Como as operações comerciais deste tipo de fusão são muito semelhantes, pode haver oportunidades de fundir certas operações, como o processo de fabricação, por exemplo, e reduzir custos.

     ✿ Fusão vertical ocorre na junção de duas ou mais empresas cujos negócios se complementam, ou seja, é a fusão de empresas produtoras de bens ou serviços diferentes para um produto final específico.Dentre os objetivos da fusão vertical estão maior controle sobre as atividades, proteção do investimento principal, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e assegurar matérias-primas. Uma empresa de automóveis que se junta a um fornecedor de peças seria um exemplo de fusão vertical. .

     ✿ Conglomerado é a fusão de empresas envolvidas em atividades comerciais totalmente não relacionadas, ou seja, com produtos ou serviços completamente diferentes. 

     ✿ Fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que produzem os mesmos produtos, mas em mercados separados.

     ✿ Fusão de extensão de produto ocorre entre duas ou mais organizações cujos produtos relacionam-se e que operam no mesmo mercado. 

     

    Sobre os tipos de verticalização, tentar lembrar que (e decorar esses nomes estranhos que eu não conhecia):

     ★ Para trás (montante): Está relacionada a aquisição de Fornecedores de matéria-prima. Anterior= inicio da cadeia produtiva da organização.

    ★ Para frente (jusante): Está relacionada com a aquisição de empresas que cuidaram da distribuição do produto ou serviço.

     

    Vivendo e aprendendo

     https://www.treasy.com.br/blog/fusoes-e-aquisicoes/

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Todo dia tem alguém criando uma teoria nova em administração, em alguma tese de mestrado, artigo de revista, comentário no banheiro....pra banca usar.


  • o comentário do andre me representa.

  • Administração geral e pública não tem fim. Você pode fechar os PDF's do seu curso; ler 20 doutrinadores diferentes e mesmo assim irá cair um tópico que não viu.

    obs: É APENAS UM DESABAFO!

  • Gabarito C

    Tentei esquematizar o comentário de Sheyla R2 

    Horizontal: na mesma linha de produtos

    empresa A____________/empresa B____________/empresa C___________(MESMA LINHA)

    Ex.: loja de moveis A + loja de moveis B + loja de moveis C(fusão p/ se fortalecer no mercado)

    Vertical: produto se complementam p/ produção de um produto final

    empresa A_____________

    empresa B_____________

    empresa C_____________(LINHA PARALELA)

    Ex.; Montadora de veiculo

    Conglomerado: produto distinto.

    Ex.: shop

    Montante: Empresa fornecedora.

    Jusante: Empresa de distribuição.

  • LETRA C

    Em  ou , a integração vertical é uma concepção da  e controle empresarial. Companhias verticalmente integradas são unidas através de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade.

    A Integração Horizontal é baseada na aquisição de empresas do mesmo nível da cadeia produtiva (concorrentes diretos), com o propósito de expandir suas operações e ampliar a capacidade produtiva.

    Conglomerado é a fusão de empresas envolvidas em atividades comerciais totalmente não relacionadas, ou seja, com produtos ou serviços completamente diferentes. 

     

    Fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que produzem os mesmos produtos, mas em mercados separados.

     

    Fusão de extensão de produto ocorre entre duas ou mais organizações cujos produtos relacionam-se e que operam no mesmo mercado. 

  • Integração vertical a montante: Quando o controle começa na cadeia de valor posterior ou nascente. ... Integração vertical a jusante: Quando uma empresa consegue apropria-se das fases após a produção. Ou seja, quando o controle vem pela frente da cadeia de produção.

  • O professor do QC só falou o gabarito, isso qualquer um faz, aff!!

  • Gabarito letra "c"

    A integração vertical pode ser classificada de duas formas:

    1. A Montante: quando a companhia decide expandir sua cadeia de valor para trás (também conhecida como nascente), por meio da incorporação com fornecedores. Podemos citar como exemplo uma loja de roupas que detém parte de uma indústria de confecção. 

    2. A Jusante: ocorre quando a organização projeta suas operações à frente da cadeia produtiva (denominada também de poente), apropriando-se dos processos de pós-produção. Por exemplo: uma fabricante de eletrônicos que realiza a compra de uma rede de produtos de tecnologia. 

  • dificuldade danada de estudar adm geral

  • Adm geral é a única matéria q eu estudo, estudo e não entendo nada. Vc q faz faculdade de adm, parabéns pela coragem

  • Agr saquei por que Adm era o curso que na minha época de faculdade a galera mais largava antes de terminar


ID
2779801
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional da administração financeira envolve duas áreas básicas que auxiliam o administrador na gestão financeira de uma empresa, quais sejam a tesouraria e a controladoria. A esse respeito, é correto afirmar que as atividades típicas da área de tesouraria são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Estrutura típica de tesouraria

    As principais operações financeiras numa   tesouraria são contas a receber, contas a pagar, administração do fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos financeiros.

    Negociação com clientes e fornecedores em torno de descontos por conta de mudanças nos prazos de  recebimentos e pagamentos   são  operações financeiras  complementares  numa tesouraria.

    Todas as   operações mencionadas  são interdependentes e se  interligam  por meio do fluxo de caixa financeiro, que é uma das principais ferramentas de apoio às decisões da tesouraria.

    Fonte: http://www.ief.com.br/opefin.htm

  • tesoureiro é o que tem o dinheiro na mão.

    recursos humanos não tem nada a ver com grana na mão

    contabilidade controla se vamos ter dinheiro para cumprir o planejamento feito pela turma do financeiro.

    financeiro é o cara que falou com o presidente, pegou a visão de como vamos fazer pra ficar ricos.


    sou jurídica, administração pra mim é grego. estudo desse jeito aí em cima. bom dia


    até a posse!!!

  • Gabarito: A.

    Estrutura típica de tesouraria

    As principais operações financeiras numa  tesouraria são contas a receber, contas a pagar, administração do fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos financeiros.

    Negociação com clientes e fornecedores em torno de descontos por conta de mudanças nos prazos de recebimentos e pagamentos  são operações financeiras complementares numa tesouraria.

    Todas as  operações mencionadas são interdependentes e se interligam por meio do fluxo de caixa financeiro, que é uma das principais ferramentas de apoio às decisões da tesouraria.

  • Marquei errado por isso...

  • exatamente!


ID
2779807
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a perspectiva da administração financeira, as atividades de uma empresa classificam-se em operacionais, de investimentos e de financiamento. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes, letra B

  • a) As atividades de financiamento decorrem diretamente do objeto social da empresa, isto é, da finalidade para a qual ela foi criada.

    Errada, OPERACIONAIS.

    c) As atividades de financiamento caracterizam-se pela aplicação de recursos em ativos de longo prazo.

    Errado, atividade de investimento. Assaf Neto "Decisões de investimento é aplicação dos valores levantados"

    d) As atividades operacionais dão suporte às atividades de financiamento.

    Errado, é atividade financiamento que dá suporte a atividade operacional, porque ela que capta os recursos para a tomada de decisão investir.

    e) O “caixa” gerado pela empresa é resultado direto das atividades de investimento.

    Errado, é gerado pelas atividades operacionais


ID
2806567
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os objetivos de desempenho na produção, aquele que traz o significado do tempo decorrido desde que o cliente solicita produtos ou serviços até o momento em que os recebe, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Velocidade


ID
2833852
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as afirmações sobre Finanças Corporativas a seguir:


I. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário das ações correntes.

II. Acionistas de uma empresa são proprietários residuais.

III. Em 2002 o Congresso dos Estados Unidos promulgou a lei Sarbanes-Oxley com o objetivo de proteger os investidores norteamericanos dos abusos corporativos.

IV. No Brasil os custos de agência são derivados principalmente da possível convergência entre acionistas controladores e acionistas não controladores.

V. Entre as regras do Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3) relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas estão o tag along de 100%, free float mínimo de 25% e a emissão exclusiva de ações preferenciais com direito a voto.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Nossa nunca chutei e acertei kkkkkkk

    Gollll

  • somos duas kkkkkkk Dayane

  • O que isso tem a ver com Teoria Clássica da Administração?

  • Nossa que sorte a minha. Acertei no chute

  • Isso está representado no livro Fundamentos de Administração Financeira - 9ed, Por Stephen A. Ross, Randolph W. Westerfield, Bradford D. Jordan, Roberto Lamb

  • b

  • I. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário das ações correntes. CORRETO.

     

    ·                Segundo os autores Ross, Westerfield, Jaff e Lamb, o administrador toma decisões para os acionistas da empresa. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário corrente das ações existentes.

     

     

    II. Acionistas de uma empresa são proprietários residuais. CORRETO.

     

    ·               Os verdadeiros proprietários de uma empresa são os acionistas comuns, ou seja, aqueles que investem seu dinheiro na expectativa de retornos futuros. Um acionista comum é, às vezes, conhecido como proprietário residual, pois, em essência, recebe o que restar após terem sido satisfeitas todas as outras reivindicações sobre o lucro e ativos da empresa. Como resultado dessa posição geralmente incerta, ele espera ser compensado por dividendos e ganhos de capital adequados

     

    III. Em 2002 o Congresso dos Estados Unidos promulgou a lei Sarbanes-Oxley com o objetivo de proteger os investidores norteamericanos dos abusos corporativos. CORRETO.

     

    ·                Em resposta aos escândalos corporativos em companhias como a Enron, WorldCom, Tyco e Adelphia, em 2002, o Congresso dos Estados Unidos promulgou a Lei Sarbanes-Oxley. A lei, mais conhecida como “Sarbox” (no Brasil, como SOX), destina-se a proteger os investidores norte-americanos dos abusos corporativos. (Administração Financeira, 10th ed, pg. 18).

     

    IV. No Brasil os custos de agência são derivados principalmente da possível convergência entre acionistas controladores e acionistas não controladores. ERRADO.

     

    ·                Os custos de agência são derivados da possível DIVERGÊNCIA entre acionistas e administradores e entre acionistas controladores e não controladores. Nesses relacionamentos, existe a possibilidade de conflitos de interesses entre principal e agente.

     

    V. Entre as regras do Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3) relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas estão o tag along de 100%, free float mínimo de 25% e a emissão exclusiva de ações preferenciais com direito a voto. ERRADO.

     

    Regras do Novo Mercado relacionadas à estrutura de governança e direitos dos acionistas:

    ·      O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;


ID
2834827
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O orçamento constitui um documento formal que mensura os planos de curto prazo, normalmente um ano, de uma empresa para que ela possa alcançar seus objetivos, baseado nas estruturas empresariais já existentes ou em programação, decorrendo dos planos operacionais estipulados para cada uma dessas estruturas. Com base nos conceitos e tipos de orçamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O orçamento base zero é elaborado periodicamente a partir da rediscussão em cada período da necessidade ou não de cada gasto associado às atividades desempenhadas pela entidade.

( ) O orçamento de tendências é elaborado a partir da observação de dados e desempenhos passados.

( ) Dependendo de como a empresa avalia seu desempenho a partir dos orçamentos, estes podem ser estáticos ou flexíveis.

( ) Orçamentos estáticos são ajustados periodicamente ao longo do período orçamentário para refletir modificações nos níveis de atividade da empresa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - V – V – V – F. 

    (V) O orçamento base zero é elaborado periodicamente a partir da rediscussão em cada período da necessidade ou não de cada gasto associado às atividades desempenhadas pela entidade.

    (V) O orçamento de tendências é elaborado a partir da observação de dados e desempenhos passados.

    (V) Dependendo de como a empresa avalia seu desempenho a partir dos orçamentos, estes podem ser estáticos ou flexíveis.

    (F) Orçamentos estáticos são ajustados periodicamente ao longo do período orçamentário para refletir modificações nos níveis de atividade da empresa.


    CONCEITOS DE ORÇAMENTO

    Apresentaremos a seguir os principais conceitos existentes:

    Orçamento de Tendência: utiliza dados passados para projeções de situações futuras. Na execução de orçamento de tendências sempre existirão eventos passados de conhecimento da empresa que não se repetirão e que, portanto, não serão reproduzidos no orçamento.

    Orçamento Base Zero: Rediscute toda a empresa sempre que se elabora o orçamento, e em questionar cada gasto, cada estrutura, buscando verificar a real necessidade dele.

     

    TIPOS DE ORÇAMENTO

    Há, basicamente, dois tipos clássicos de orçamento:

    Orçamento Estático: É o mais comum, pois há grande necessidade de consolidação dos orçamentos de todas as suas unidades dispersas geograficamente em um orçamento mestre e único da organização. Ele é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.

    Orçamento Flexível: é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados em qualquer nível de atividades. A base é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis.


    Fonte: https://planejamentocontabil.wordpress.com/2015/08/13/plano-orcamentario/

  • Não conhecia esse Orçamento De Tendências, apenas os;

     

    Orçamento Tradicional ou Classico; é uma peça meramente contábil - financeira -, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.

     

    Orçamento de Base Zero; determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do governo.

     

    Orçamento de Desempenho ou por realizações; a ênfase reside no desempenho organizacional, porém há desvinculação entre planejamento e orçamento.

     

    Orçamento-Programa; instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Privilegia aspectos gerenciais e o alcance de resultados.

     

    Orçamento Participativo; objetiva a participação real da população e a alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. Não se opõe ao orçamento-programa e não possui uma metodologia única. No entando, há perda da flexibilidade e maior rigidez na programação dos investimentos. Expericência brasileira ocorreu principalmente nos municípios.

  • Vivendo e aprendendo de verdade.


ID
2903878
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Captar recursos no mercado, administrar o fluxo de caixa, analisar investimentos e elaborar orçamentos são funções da área

Alternativas
Comentários
  • O departamento financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.

    A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.

    https://www.dicionariofinanceiro.com/departamento-financeiro/

  • Fluxo = Financeiro

  • E desde quando esse tópico tem a ver com DEPARTAMENTALIZAÇÃO?

    É cada viagem nessa classificação de questões, viu? ¬¬'

  • GAB: C

    Assunto referente a Administração Financeira

  • LETRA C

  • LETRA C

  • Gabarito Letra C.

    Para resolver essa questão de Administração Geral, é preciso conhecer, com maior intimidade, a Teoria Clássica da Administração, proposta Fayol. Para Fayol, existem apenas seis funções essenciais, presentes em todas as organizações, sejam elas pequenas ou gtrandes, simples ou complexas, públicas ou privadas. Todas as demais divisões do trabalho e nomenclaturas funcionais são, segundo o eminente autor, apenas elementos dessas funções. São elas:

    1) Função Técnica: ligada à finalidade da organização

    2) Função Financeira: prover a empresa dos meios monetários imprescindíveis 

    3) Função de Segurança: proteger os bens e as pessoas

    4) Função Comercial: venda e da compra de mercadorias e de utilidades

    5) Função Contábil: informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica e financeira da empresa

    6) Função Administrativa: formular o programa geral da empresa

    Os comentários completos estão em facebook.com\admfederal

  • função financeira>captação>gestão>recursos financeiros

  • O enunciado apresenta atividades típicas de administração financeira, as quais são realizadas pelo setor financeiro.

    Gabarito: C


ID
2981119
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira de uma organização visa ao acompanhamento da rentabilidade, da administração do caixa e da análise desses resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão dos gestores da sua performance econômica-financeira. O papel e a importância da função financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Fazem parte dos controles internos financeiros:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C,

    São controles internos financeiros:

    a)                 Contas a receber

    b)                 Contas a pagar

    c)                 Controle de bancos

    d)                 Controle diário de caixa

    e)                 Controle de despesas

    f)                  Controle financeiro de estoque

    Fonte:

    Manual de Administração Financeira para MPE’s – Lusimar Honório

    Administração Financeira – Professor Odon de Melo Júnior

    Metodologia FUMSOFT/INSOFT-B

  • Nem acredito quando acerto uma... rs

  • Acertei por mera eliminação :(

  • Tipo de questão para nível médio.


ID
3055300
Banca
IESES
Órgão
SCGás
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Complete a frase:

“A função financeira, é constituída pelas atividades relacionadas à ________ e ________ de recursos _____________.”

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  •  

    Conceitos Fundamentais Básicos

    A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos (Gitman, 1997, p. 4).

    O principal objetivo da Administração Financeira é o de maximizar a riqueza dos sócios / acionistas. Para tanto, as atribuições do Administrador Financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas:

    • realização de análise e planejamento financeiro;

    • tomada de decisões de investimentos; e

    • tomada de decisões de financiamento.

    As atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Os recursos investidos na empresa pelos proprietários (capital próprio – Patrimônio Líquido) e por terceiros (capital de terceiros – Passivo Exigível) encontram-se aplicados em ativos empregados na produção e / ou comer¬cialização de bens ou na prestação de serviços.

    As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas incorridas e ainda gerar lucros. Paralelamente a esse fluxo econômico de resultados, ocorre uma movimentação de numerário que deve permitir a liquidação dos compromissos assumidos, o pagamento de dividendos e a reinversão da parcela remanescente dos lucros.

    Nesse contexto, a função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos recursos (tanto o numerário movimentado pelas empresas, quanto os direitos e obrigações decorrentes das transações realizadas a crédito) movimentados por todas as áreas da empresa. Tal função, que possui um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização da aplicação desses recursos, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.

    Fonte:

  • Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

    Gab: A


ID
3100327
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diante de heterogêneos métodos de controle, o orçamento financeiro e o cronograma podem ser agrupados na categoria de Controles

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Tipos de Controle

      Existem três tipos de controle possíveis:

    Controle Prévio

     Esse é o tipo de controle que acontece antes mesmo da realização do trabalho. Os gerentes que utilizam esse tipo de controle criam políticas, procedimentos e regras para eliminar qualquer comportamento que venha a causar resultados indesejáveis. Também é o tipo menos custoso, pois é muito mais barato previnir-se para que o problema não aconteça do que resolve-lo depois de ter acontecido. (CARAVANTES et al., 2005)

    Controle Simultâneo

      Esse é o tipo de controle que ocorre durante a realização do trabalho. Ele se refere não apenas ao desempenho dos funcionários durante o trabalho, mas também a áreas não humanas, como o rendimento do maquinário e a aparência do departamento. (CARAVANTES et al., 2005)

    Controle Posterior (ou de Feedback)

      Esse é o tipo de controle que se preocupa com o desempenho da empresa no passado. Os gerentes que executam esse tipo de controle. Os gerentes que executam esse tipo de controle tentam tomar ações corretivas com base no histórico da empresa durante certo período de tempo.(CARAVANTES et al., 2005)

  • what the hell

  • Feito pelo decreto do PE, a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso -> controle prévio, pré-ação.

    Controle Interno dos órgãos durante a execução orçamentária -> controle simultâneo.

    Controle Externo, feito pelo Congresso Nacional com auxílio dos tribunais de contas -> controle posterior.

    Assim, o controle na gestão orçamentária-financeira é prévio, simultâneo e posterior.


ID
3111949
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento financeiro empresarial de longo prazo resulta de um processo organizado em que devem ser consideradas decisões estratégicas relativas aos seguintes fundamentos econômicos e financeiros:

Alternativas
Comentários
  • As aulas são muito boas, mas não esclarecem a questão.

  • Karine, eu vou arriscar explicar, pelo menos da forma como eu pensei para acertar a questão, é o seguinte:

    O comando da questão fala em "planejamento financeiro de longo prazo" e em "decisões estratégicas", ou seja que não estão no curto prazo. Assim, buscando eliminar as alternativas que possuíam a expressão curto prazo, consegui eliminar apenas a letra B.

    Quanto às demais:

    Eliminei a letra D, pois capital de giro representa um recurso de rápida renovação (curto prazo), como dinheiro, créditos, estoques, etc (fonte: Wikipédia). Obs. eu não consultei a Wikipédia para resolver esta questão, apenas para procurar melhor explicar (risos);

    Eliminei a letra E: apesar de esta alternativa "falar" em financiamentos de longo prazo, acrescenta a expressão "administração do caixa", que é logicamente curto prazo;

    Dentre as últimas que restaram desta vez (letras A e C), realizei cotejo entre elas, chegando a seguinte conclusão:

    Nenhuma destas alternativas restantes (A e C) trouxe expressões chave como "curto" ou "longo" prazos, mas ao falar em debênture (alternativa C), eu tenho o conhecimento que tal título é em geral classificado no passivo longo prazo. Já no "financiamento de projetos" (também na letra C): geralmente projetos são de longo prazo, assim alternativa "c" é o gararito.

    Por sua vez, a letra "a" trouxe apenas as expressões "dividendos a distribuir" e "duplicatas para depósito bancário", não especificando se de "curto" ou "longo" prazo. Confesso que eu não conseguiria eliminar esta alternativa apenas com base nessas informações, porém, como eu já havia eliminado as letras "b", "d" e "e", e sabia que "debêntures" e "projetos" geralmente (não sempre) são de longo prazo, acabei marcando a letra c.

    Não é uma questão fácil, ao menos nesta última comparação (letras A e C), mesmo assim penso respeitosamente que o gabarito adotado pela banca (letra c) é o mais correto.

    Espero ter ajudado, karine e demais colegas que estão na luta.

  • O Planejamento financeiro pode ser de curto ou longo prazo.

    No primeiro tipo de planejamento, a empresa concentra-se no controle de contas a pagar, contas a receber, empréstimos bancários, etc. Transações que irão gerar disponibilidades para a empresa e consumi-las no curto prazo (ativo circulante ou capital de giro).

    O planejamento financeiro de longo prazo visa as necessidades de capital para investimentos a ser feitos pela empresa, está relacionado a parte estratégica do orçamento.

    Comentando as alternativas:

    a) As duas opções fazem parte de planejamento de curto prazo;

    b) Contas de curto prazo e juros sobre o capital próprio também são parte do financiamento de curto prazo.

    c) Esta é o gabarito;

    d) Empréstimos de capital de giro fazem parte do planejamento de curto prazo, a alavancagem operacional está ligada ao planejamento de longo prazo; e

    e) Nesta opção temos a administração de caixa que se relaciona ao planejamento financeiro de curto prazo.

    Resposta: Letra C.

  • Só acertei por lembrar das aulas de contabilidade.

  • não desista!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • valeu nathalia arcuri kkkkk olhei debêntures e já fui de primeira


ID
3113053
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de revisão orçamentária

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

     

    https://www.treasy.com.br/blog/revisoes-orcamentarias/

  • questão que cai como uma luva, hoje, março/abril de 2020. em tempo do vírus corona.

    orçamento será totalmente impactado. assim, indubitavelmente as letras a,b,c,d estão erradas!

    logo, uma revisão orçamentária vem por ai.

  • Significado de Cotejo para os que ficaram na dúvida como eu:

    substantivo masculino

    Comparação feita entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra, para buscar suas semelhanças e/ou diferenças; comparação.

  • A questão em análise nos pergunta sobre o processo de revisão orçamentária. Nesse caso, para responder à questão, recomendo que seja analisada e excluída a alternativa que não caracteriza um processo de revisão de orçamentos:

    Letra “A" - não contempla mudanças na visão estratégica de dada organização: o processo orçamentário relaciona-se com a estratégia empresarial, haja vista o Plano Plurianual – PPA.

    Letra “B" - não é possível, pois, um orçamento é uma ferramenta rígida que não permite a incorporação de correções: a técnica orçamentaria é dinâmica, flexível e se ajusta às mudanças na economia.

    Letra “C" - pode alterar as premissas que sustentam o orçamento projetado, mas não pode rever os fluxos de caixa projetados: os fluxos de caixa podem e devem ser revistos quando se pretende ajustar o orçamento futuro.

    Letra “D" - são insensíveis às grandes mudanças conjunturais ocorridas na economia, pois, consiste em instrumento de ajuste gradual, não impactado por choques econômicos: apesar do processo orçamentário pautar-se por ajustes graduais, ele não é insensível às mudanças macroeconômicas.   

    Letra “E" - pode surgir do cotejo entre o orçamento projetado e o orçamento realizado: o processo orçamentário é um constante equilíbrio entre o projetado e o que está sendo realizado. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Basta olhar para nosso cenário atual que vivenciamos uma crise sanitária ver que só resta a alternativa "e" como resposta.

    GABA "e"


ID
3211780
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo como referência a legislação e as práticas da administração orçamentária e financeira, julgue o item.


Em economias de livre mercado, a administração financeira da empresa assume como objetivo, no processo de tomada de decisões, a maximização da riqueza de seus proprietários.

Alternativas
Comentários
  • Em economias de livre mercado, a administração financeira da empresa assume como objetivo, no processo de tomada de decisões, a maximização da riqueza de seus proprietários. Resposta: Certo.

  • Essas questões da Quadrix são tão aleatórias, meu Deus.

  • Qual fundamentação da questão?

  • Economias de livre mercado são aquelas nas quais os agentes econômicos agem de forma livre, com mínima intervenção do Estado. Beleza?

    Beleza!

    E nesse contexto, qual é o objetivo da administração financeira de uma empresa?

    Criar valor. E maximizar a riqueza dos proprietários. 

    Olha só...

    Anthony Atkinson (em sua obra “Contabilidade gerencial”, de 2011) classifica os objetivos empresariais em primários e secundários. O objetivo primário é o lucro e a riqueza de seus proprietários. E os objetivos secundários são meios que levam ao atingimento dos objetivos primários.

    Perceba que tudo se inicia no retorno que é exigido pelos proprietários da empresa. Em economias de livre mercado, os proprietários devem buscar maximizar suas riquezas, pois é isso que possibilita o alcance dos objetivos da empresa como um todo. Assim, o propósito de maximização da riqueza dos proprietários é totalmente coerente com o objetivo máximo da administração financeira: criação de valor.

    E a Administração Financeira, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietários da empresa, deve se dedicar à avaliação da empresa e das decisões financeiras em termos de seu impacto na criação de valor.

    Gabarito do professor: CERTO

  • Vamos analisar a questão.

    Economias de livre mercado são aquelas nas quais os agentes econômicos agem de forma livre, com mínima intervenção do Estado. Beleza?

    Beleza!

    E nesse contexto, qual é o objetivo da administração financeira de uma empresa?

    Criar valor. E maximizar a riqueza dos proprietários. 

    Olha só...

    Anthony Atkinson (em sua obra “Contabilidade gerencial", de 2011) classifica os objetivos empresariais em primários e secundários. O objetivo primário é o lucro e a riqueza de seus proprietários. E os objetivos secundários são meios que levam ao atingimento dos objetivos primários.

    Perceba que tudo se inicia no retorno que é exigido pelos proprietários da empresa. Em economias de livre mercado, os proprietários devem buscar maximizar suas riquezas, pois é isso que possibilita o alcance dos objetivos da empresa como um todo. Assim, o propósito de maximização da riqueza dos proprietários é totalmente coerente com o objetivo máximo da administração financeira: criação de valor.

    E a Administração Financeira, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietários da empresa, deve se dedicar à avaliação da empresa e das decisões financeiras em termos de seu impacto na criação de valor.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3211783
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo como referência a legislação e as práticas da administração orçamentária e financeira, julgue o item.


A frequente separação dos sócios controladores da gestão da empresa permite que os administradores atuem precipuamente em benefício dos acionistas e contra seus próprios objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, gabarito: errado. Possível correção: A frequente separação dos sócios controladores da gestão da empresa permite que os administradores possam atuar em benefício dos seus próprios interesses e a favor de seus próprios objetivos.
  • A frequente separação dos sócios controladores da gestão da empresa permite que os administradores atuem precipuamente em benefício dos acionistas e contra seus próprios objetivos. Resposta: Errado.

  • É exatamente o contrário.

    Isso é Teoria da Agência da Administração!

  • Bom, antigamente, as empresas costumavam ser controladas pelos proprietários: “fulano é dono daquela empresa, então é ele quem a administra". Mas, agora, a estrutura de controle e de gestão mudou (ou ainda está mudando). Agora estamos nos deparando com a separação das funções entre proprietários e administradores. Isto é: o proprietário é uma pessoa e o administrador é outra pessoa. O proprietário (que aqui pode ser chamado de principal) delega a um administrador (que pode ser chamado de agente) poder de decisão sobre a firma.

    “E por que isso, professor?"

    Porque nem sempre os interesses do proprietário estão alinhados com os interesses da administração (e da empresa), ou seja, a separação das funções entre proprietários e administradores é feita para evitar conflito de interesses.

    Aqui estamos falando da Teoria da Agência, desenvolvida por Jensen e Meckling, cuja hipótese principal é que os indivíduos têm interesses diferentes e cada um busca maximizar seus próprios objetivos.

    Certo. Então vamos à questão. Ela diz que a frequente separação dos sócios controladores (os proprietários, os principais) da gestão da empresa permite que os administradores (os agentes) atuem precipuamente em benefício dos acionistas. Isso até pode ser verdade, pois um dos stakeholders de uma empresa são os acionistas, e os administradores também devem procurar atender os seus interesses. 

    Mas a questão fica errada mesmo quando menciona que os administradores iriam atuar contra os seus próprios objetivos, pois isso vai de encontro à hipótese da Teoria da Agência, segundo a qual cada indivíduo busca maximizar seus próprios objetivos. 

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Teoria da Agência = Administradores (x) AUDITORIA (x) Proprietários/Usuários em geral.

    Bons estudos.


ID
3237040
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca  da  administração  financeira  e  de  pessoas,  julgue  os  itens de 118 a 120.  

Suponha‐se que uma empresa venda um produto com custo unitário de produção de R$ 100,00. Nesse caso, para que o produto possua um mark‐up divisor de 0,8, ela deverá vender cada unidade por R$ 120,00.

Alternativas
Comentários
  • PV– Preço de Venda

    PC– Preço de Custo

    MKD– Mark-up Divisor

    PV=PC/MKD

    PV=100/0,8=125

    https://cakeerp.com/blog/calcular-preco-de-venda-com-markup/


ID
3244630
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração financeira e administrador financeiro, julgue os itens a seguir.


I As finanças preocupam‐se com o valor de troca. Quando se afirma que a função primordial da administração financeira é a criação de valor para o acionista, se está dizendo que todas as atividades deverão, direta ou indiretamente, aumentar a riqueza do acionista, ou seja, aumentar o valor de troca da empresa.

II A administração científica envolve basicamente a gestão de recursos financeiros. Como obter esses recursos e onde aplicá‐los é a atividade principal do administrador financeiro. A obtenção de recursos diz respeito às decisões de financiamento e a utilização, às decisões de investimento com resultados positivos.

III Como oportunidade de carreira, o administrador financeiro não pode atuar como analista de crédito e cobrança, gerente de projetos, analista de investimentos, controller ou coordenador de planejamento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    aos não assinantes

  • Administração científica? Não seria administração financeira?


ID
3245593
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administração financeira e orçamentos é a área que cuida da saúde econômico e financeira das organizações. Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos dessa área.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (D)

  • Fiquei na dúvida no item "D" pois há pouco li a respeito da Adm. Púb. não ter finalidade econômica, sendo assim não esperava essa relação direta em AFO.

  • Conseguir acertar por eliminação

  • Administração financeira e orçamentária possui três objetivos distintos, que são:

    > Criar valor para os acionistas: Como dito acima, o lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis, mas que não evidenciam a capacidade real da organização. É importante salientar também que o lucro contábil não mensura o risco inerente à atividade empresarial, pois suas projeções não levam em conta as variações no rendimento.

    > Maximizar o valor de mercado: O valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima aceitável para os acionistas diante do risco assumido. Nesse objetivo, duas variáveis são importantes de se levar em consideração: o retorno esperado e a taxa de oportunidade. O importante é a capacidade da empresa de gerar resultado, promovendo a maximização do valor de mercado de suas ações e a satisfação dos .

    > Maximizar a riqueza: Como último objetivo nós temos a maximização da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado (sucede os objetivos anteriores). O alcance desse objetivo fica por conta dos investimentos em gestão, tecnologia e inovação, assim como no descobrimento de oportunidades futuras. A geração de riqueza não deve ser vista de forma isolada, mas como uma consequência determinada pelos objetivos secundários.

  • Medição do objetivo da Administração Financeira

    O propósito de criar valor pode ser desmembrado em objetivos:

    1. Maximizar o lucro;
    2. Maximizar o valor de mercado da empresa;
    3. Maximizar a riqueza e garantir a continuidade do empreendimento.

    Acrescentando que,

    A criação de valor é o objetivo máximo da Administração Financeira. O conceito de criar valor é focado no acionista (proprietário). O objetivo é fazer com que o ganho dos investimentos (toda empresa é um investimento) seja superior ao seu custo de financiamento.

    Em outros termos, a criação de valor ocorre quando o retorno de seus ativos é maior que o custo Total de seus passivos e patrimônio líquido. Entretanto, um ganho de investimento superior ao custo de financiamento, por si só, não indica criação de valor.

    A real criação de valor só ocorre quando os ganhos superam o custo de financiamento e o custo de oportunidade (em termos de oportunidade de investimento renunciada).

    Fonte: Artigo - Portal administradores

  • Administração financeira: O objetivo da empresa é a maximização da riqueza dos proprietários de capital, ou seja, a maximização do valor de mercado da empresa.

    (SOBRAL, PERCI 2008)

    g: D


ID
3357949
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira está diretamente relacionada à economia e à contabilidade, pautando-se nas informações econômicas e contábeis para a tomada de decisão. A alocação efetiva dos recursos para a produção de bens e desenvolvimento da empresa é atribuição da administração financeira. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A criação de valor é o objetivo máximo da Administração Financeira. O conceito de criar valor é focado no acionista (proprietário). O objetivo é fazer com que o ganho dos investimentos (toda empresa é um investimento) seja superior ao seu custo de financiamento. Em outros termos, a criação de valor ocorre quando o retorno de seus ativos é maior que o custo total de seus passivos e patrimônio líquido. Entretanto, um ganho de investimento superior ao custo de financiamento, por si só, não indica criação de valor. A real criação de valor só ocorre quando os ganhos superam o custo de financiamento e o custo de oportunidade (em termos de oportunidade de investimento renunciada).

    fonte: Objetivos da administração financeira ADMINISTRADORES.COM

  • Essa questão é de A.F.O ? Não sei porque comecei agora e não vi esse assunto ainda.

  • GABARITO LETRA A

    A) GABARITO

    B) A gestão da administração financeira tem como finalidade promover a rentabilidade para a empresa, sem levar em conta os interesses de seus acionistas.

    **A ADMINISTRAÇÃO LEVA EM CONTA OS INTERESSES DOS ACIONISTAS

    C) A aplicabilidade dos fundamentos da gestão da administração financeira está restrita apenas às empresas do setor privado, não fazendo uso desta os órgãos governamentais.

    **OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS TAMBÉM FAZEM USO DOS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

    D) A aplicabilidade dos fundamentos da gestão da administração financeira não se enquadra nas organizações de pequeno porte, por não haver necessidade de haver um planejamento financeiro.

    **AS ORGANIZAÇÕES DE PEQUENO TAMBÉM PODEM FAZER USO DOS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

    E) As organizações não devem dar mais relevância às atividades da administração financeira do que a qualquer outro departamento, porque todas as áreas são iguais.

    ***É PRECISO DAR MAIS RELEVÂNCIA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, VISTO QUE O OBJETIVO DE UMA BOA GESTÃO DE FINANÇAS É JUSTAMENTE O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA,ESTUDANDO CAMINHOS VIÁVEIS PARA CONSEGUIR RECURSOS, EVITANDO GASTOS DESNECESSÁRIOS E PENSANDO SEMPRE NA MELHOR MANEIRA DE CONDUZIR OS RECURSOS. POR ESSA RAZÃO É QUE TODOS OS ASPECTOS DE UMA EMPRESA ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

  • Galera atente-se ao detalhe: Questão com uma negação implicita há uma chance considerável que a mesma esteja incorreta como foi o caso dessa questão onde as alternativas B,C,D e E estavam negando alguma proposição, nisso sobrou a letra A, seguindo essa lógica acertei por eliminação