SóProvas


ID
114490
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

As operações de resseguro e retrocessão têm como função:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Denomina-se resseguro à operação pela qual o segurador transfere a outrem total ou parcialmente, um risco assumido através da emissão de uma apólice ou um conjunto delas. Nessa operação, o segurador objetiva diminuir suas responsabilidades na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso. Tecnicamente, o resseguro é um contrato que visa evitar, através da diluição dos riscos, quebradeiras generalizadas de seguradores, garantindo assim o pagamento das indenizações aos segurados.

    Questão mal classificada pelo site, pois a mesma não versa sobre Serviços Públicos...
  • Por resseguro entende-se o fato de um segurador segurar o risco assumido em outra seguradora. O resseguro pode ser total ou parcial. No primeiro caso, a totalidade do risco passa para o ressegurador, chamado de cessionário; sendo o resseguro parcial, o ressegurador assume responsabilidade tão somente por parte dos riscos.

    Por retrocessão, entende-se a cessão de um resseguro a outro ressegurador. Há uma transferência de riscos para o retrocessionário.

    E ainda temos o Cosseguro, que é um seguro realizado por duas ou mais seguradoras, referente ao mesmo risco.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/52211/seguro-resseguro-e-retrocessao

  • O resseguro e a retrocessão são operações nas quais os riscos são transferidos de uma seguradora/resseguradora para outra seguradora/ressegurado. Ocorre, portanto, como apresentado pela alternativa A, uma dispersão do risco.

    Resposta: A

  • Preservar a solvência acredito que seja função da reserva técnica.