SóProvas


ID
1145545
Banca
PC-SP
Órgão
PC-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A Organização Mundial da Saúde declarou em junho do ano passado que o vírus estava causando a primeira pandemia de gripe em mais de 40 anos, depois de ter se espalhado do México e dos Estados Unidos para o mundo em seis semanas. De acordo com a entidade, o vírus da nova gripe matou 16 mil pessoas, mas esses números são subestimados, já que poucos pacientes são testados e diagnosticados.”

(Folha de S. Paulo, fevereiro de 2010)


As formas verbais grifadas indicam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Qc deveria ter algum filtro de Spammers nos comentários e no feed. 

  • As formas verbais grifadas que são mencionadas na questão são: Declarou e Estava Causando.

    Declarou --> Pretérito perfeito do Indicativo.

    Estava Causando --> Pretérito Imperfeito do Indicativo.

  • A questão é sobre verbos e quer que classifiquemos "declarou" e "estava causando". Vejamos:

     .

    A) uma ação passada incompleta e uma ação passada concluída.

    Errado. "Pretérito imperfeito do indicativo" indica uma ação passada incompleta. "Pretérito perfeito do indicativo" indica uma ação passada concluída.

     .

    B) uma ação concluída que se produziu em certo momento do passado e uma ação que designa um fato passado, mas não concluído.

    Certo. "Declarou" está no pretérito perfeito do indicativo. "Estava" está no pretérito imperfeito do indicativo.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    C) uma ação presente e uma ação futura.

    Errado. "Presente" pode ser do indicativo ou do subjuntivo. O futuro pode ser: futuro do presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo e futuro do subjuntivo.

    Presente do indicativo: a ação da qual se está falando ocorre no instante da fala e essa ação provavelmente ou certamente está acontecendo ou acontecerá, ou seja, ela tem possibilidades reais de acontecer. Ex.: Eu resolvo questões todos os dias.

    Presente do subjuntivo: pode indicar uma ação presente ou futura e é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. Geralmente é conjugado com a partícula "que". Ex.: Minha mãe quer que eu estude mais.

    Futuro do presente do indicativo: indica um tempo posterior ao momento da fala, ou seja, um fato futuro com relação ao momento presente. Ex.: Neste final de semana, nós resolveremos muitas questões.

    Futuro do pretérito do indicativo: refere-se a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado e expressa incerteza, surpresa ou indignação. Ex.: Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.

    Futuro do subjuntivo: indica uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que possivelmente poderá acontecer. Geralmente vem acompanhado por "quando". Ex.: Quando você quiser, estudaremos juntos.

     .

    D) uma ação que ocorreu antes de outra ação já passada e uma ação futura.

    Errado. "Pretérito mais-que-perfeito do indicativo" indica uma ação que ocorreu no passado, antes de outra ação também ocorrida no passado.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    E) um fato passado habitual e um fato passado não habitual.

    Errado. Um fato passado habitual refere-se ao pretérito imperfeito do indicativo. Já um passado não habitual refere-se ao pretérito perfeito do indicativo.

     .

    Gabarito: Letra B