-
Qual o fundamento desta questão? Seriam matérias jornalísticas para tv? Porque não se usa trilha sonora em jornais impressos. Alguém entendeu?
-
Certo
Trilhas sonoras são desnecessárias numa matéria jornalística, embora possam ser utilizadas num documentário, por exemplo.
Respondendo à sua questão, o comando da questão é: A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.
-
Isabela, no enunciado da questão fala-se em "edição no telejornalismo".
-
Discordo, viu? Cadê o fundamento do Cespe?
-
O intuito em não utilizar trilha sonora em matérias televisivas é dar autenticidade ao conteúdo. Ao apresentar o som ambiente nas reportagens, dá-se mais fidedignidade à informação.
-
Na minha opinião depende do assunto da matéria jornalística. Por exemplo, em um feature, pode-se sim usar BG com músicas e trilhas sonoras...pelo menos na prática tem sido assim...
-
No mínimo o verbo DEVER deveria ser substituído pelo verbo PODER, pois não são raros os exemplos em que o acréscimo de uma trilha sonora viria a enriquecer a matéria, especialmente em matérias voltadas ao mundo musical, ou mesmo sobre cultura estrangeira, podendo ser adotada a música regional como trilha.
-
A referência é o livro O texto da Tv de Íris Paternostro, "Nas reportagens dos telejornais, hard news, você deve evitar o uso de músicas ou trilhas sonoras externas à matéria. É melhor aproveitar o som ambiente, o som captado do local para servir de BG (background) ao texto em off ou a um clip de imagens." (PATERNOSTRO, p. 164)