SóProvas


ID
1146376
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reforma do Estado e a perspectiva gerencial, em sua concepção mais ampla, trazem consigo dois conceitos complementares: governança e governabilidade, que são interpretados da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • "A emenda constitucional da reforma administrativa do Estado foi remetida ao Congresso Nacional em agosto de 1995. À emenda seguiu-se a publicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. 

    O receituário do Plano Diretor alude como inadiáveis para a estruturação do Estado brasileiro

    (1) o ajustamento fiscal duradouro;

    (2) reformas econômicas orientadas para o mercado, que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantam a concorrência interna e criem as condições para o enfrentamento da competição internacional; (3) a reforma da previdência social; (4) a inovação dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais; e (5) a reforma do aparelho do Estado, com vistas a aumentar sua “governança”, ou seja, sua capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas" (MARE, 1995, p. 11).

    Oliveira, Rodrigo Ferreira. A contra-reforma do Estado no Brasiluma análise crítica. p.140


    letra c


  • pegadinha da questão: 

    a resposta da letra (e) conceitua Governabilidade como à capacidade de ação estatal na implementação das políticas e na consecução das metas coletivas, sendo que , a capacidade de ação estatal na implementação das políticas e na consecução das metas coletivas se refere à GOVERNANÇA (resposta letra c)

  • Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.

     

    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

  • Uma dica que te salva na hora da prova: 

     

    Quando você ler na questão "consecução de metas coletivas" pense em "REALIZAÇÃO de metas coletivas". A Governança tem haver com IMPLANTAÇÃO de políticas públicas. 

     

    A Governabilidade tem haver com a ELABORAÇÃO das políticas públicas, LEGITIMIDADE de representação, ESTRUTURA para exercício da política. 

  • ...uma sociaedade fraterna, pluralista e sem preconceitos... Só se for em outra epoca, pq nesta de do ano de 2021 nao vai ser nunca!