SóProvas


ID
1147612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não é recomendável usar telefones celulares durante tempestades com raios e trovões, sob risco de atrair as descargas elétricas. O alerta foi feito por médicos recentemente.

Os especialistas relataram o caso de uma menina de 15 anos que usava o telefone em um parque quando foi eletrocutada por um raio. A jovem sobreviveu, mas teve danos permanentes à saúde.

O fenômeno é raro, mas é um problema de saúde pública. A população precisa ser educada para o risco. Assim, poderemos prevenir casos fatais como esse, no futuro, disse Swinda Esprit, médica do Northick Park Hospital, no Reino Unido.

Ela explicou, ainda, que, quando uma pessoa é atingida pela descarga elétrica de um raio, a alta resistência da pele humana conduz a energia pelo corpo, em um fenômeno chamado flashover. No entanto, se algum objeto feito de metal, como um telefone celular, estiver em contato com a pele, interrompe-se o flashover e aumenta a gravidade dos ferimentos internos.

Os itens a seguir são reescritas de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

Os médicos mencionaram uma situação em que, em um parque, uma jovem de 15 anos de idade, ao usar o telefone celular, foi eletrocutada por um raio. Ela não morreu, tendo sofrido, no entanto, danos irreparáveis à saúde.

Alternativas
Comentários
  • essa vírgula entre morreu e tendo sofrido separa  uma oração adjetiva explicativa reduzida de gerundio.

  • reescrevendo na ordem:

    Os médicos mencionaram uma situação em que uma jovem de 15 anos de idade foi eletrocutada por um raio ao usar telefone celular em um parque. Ela não morreu, tendo sofrido, danos irreparáveis à saúde, no entanto.


  • Gabarito: CORRETO

    O recurso de paráfrase foi bem utilizado, com um modo de reescrever que mantêm o sentido correto do texto.


    Fonte: Projeto Caveira Simulados
     

  • Cara que medo de marcar o Gabarito como certo kkkkkkk