SóProvas


ID
1148362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.

Alternativas
Comentários
  • Folkcomunicação é o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

    fonte: http://www2.metodista.br/unesco/luizbeltrao/luizbeltrao.htm

  • Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão, em sua tese de doutorado, “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias” defendida em 1967 na UnB. Em sua tese, Beltrão (2004, p. 47) definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.

    (...)

    Em 1980, com o livro Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados Beltrão ampliou suas pesquisas. Nesse livro estabelece a audiência do sistema da folkcomunicação. Beltrão (1980, p. 39) percebe que o usuário do sistema da folkcomunicação é um indivíduo frequentemente marginalizado, ou seja, vive à margem de duas culturas: a hegemônica e aquela específica de seu grupo. Desse modo, sofre influência de ambas, constituindo um híbrido cultural. O marginal “é um indivíduo à margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetram e fundiram totalmente”.

    (...)

    Outra importante contribuição para os estudos de Folkcomunicação, vem do ex-aluno de Beltrão, Roberto Benjamin. No livro Folkcomunicação no contexto da massa, define a nova abrangência da Folkcomunicação em seis tópicos:

    (1) A comunicação interpessoal e grupal ocorrente na cultura folk;

    (2) A mediação dos canais folk para a recepção da comunicação de massa;

    (3) A apropriação das tecnologias da comunicação de massa (e outras) e o uso dos canais massivos por portadores da cultura folk;

    (4) A presença de traços da cultura de massa absorvidos pela cultura folk;

    (5) Apropriação de elementos da cultura folk pela cultura de massa e pela cultura erudita; e

    (6) A recepção da cultura folk de elementos de sua própria cultura reprocessada pela cultura de massa.