SóProvas


ID
1148524
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Pablo, após anos de militância política, tendo inclusive exercido mandato como Prefeito na sua cidade natal, vem a ter declarada, judicialmente, a sua incapacidade civil, de forma absoluta. Apesar disso, apresentou requerimento para candidatar-se a cargo eletivo. Diante desse fato, o requerimento deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Indeferido é quando um pedido ou solicitação não foi aceito, que não teve despacho, ou não aconteceu o que a pessoa solicitou.

    Deferido é o contrário de indeferido, é quando um pedido ou solicitação é aceito, recebe então o status de deferido, e a pessoa pode seguir com sua ação, processo.

  • Incapacidade civil absoluta não gera perda dos direitos políticos?

  • Essa questão sobre se o não cumprimento de obrigação alternativa prevista em lei é causa de perda ou suspensão é interessante. O cespe até anulou uma questão do concurso de juiz do trabalho por haver controvérsias na doutrina. 

  • A questão nos traz as opções de PERDA e SUSPENSÃO dos direitos políticos. O art. 15 da Constituição Federal traz expressamente que: 

    "Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; (em decorrência da naturalização, o indivíduo voltará a condição de estrangeiro - PERDA)

    II - incapacidade civil absoluta; (PEDRO LENZA diz que só pode suspender aquilo que já existia, deve-se partir do pressuposto de que o indivíduo tinha direitos políticos e estes foram suspensos. A reaquisição ocorre quando cessar os motivos que a determinaram - SUSPENSÃO)

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (SUSPENSÃO)

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; (a sanção aplicada é a perda de seus direitos políticos. Contudo, a maioria dos autores de direito eleitoral vem entendendo como situação de SUSPENSÃO, e não de perda de direitos políticos nos termos da literalidade do art. 4º, §2 da lei 8.239/91).

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. (SUSPENSÃO).

    RESPOSTA CERTA: LETRA D

    Fonte: Pedro Lenza, Direito Constitucional Esquematizado, 2014, pgs. 1262/1263.

    Bons Estudos!

  • Item D.

    Causas de PERDA dos direitos políticos: Cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado e recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    Causas de SUSPENSÃO dos direitos políticos: Incapacidade civil absoluta, condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos e improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Perda: Cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado / Recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa

    Suspensão: Incapacidade civil absoluta / Condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos / improbidade administrativa

  • GABARITO - D

    Complementando...

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; (em decorrência da naturalização, o indivíduo voltará a condição de estrangeiro - PERDA

    II - incapacidade civil absoluta; (PEDRO LENZA diz que só pode suspender aquilo que já existia, deve-se partir do pressuposto de que o indivíduo tinha direitos políticos e estes foram suspensos. A reaquisição ocorre quando cessar os motivos que a determinaram - SUSPENSÃO

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;- SUSPENSÃO

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    PARA MAIORIA É HIPÓTESE DE SUSPENSÃO

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. - SUSPENSÃO

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre suspensão dos direitos políticos.

    A- Incorreta. Não é o que a Constituição dispõe sobre o tema, vide alternativa D.

    B- Incorreta. Não é o que a Constituição dispõe sobre o tema, vide alternativa D.

    C- Incorreta. Não é o que a Constituição dispõe sobre o tema, vide alternativa D.

    D- Correta. A Constituição veda a cassação de direitos políticos, mas estabelece casos em que pode haver sua perda ou suspensão. De acordo com a doutrina majoritária, a incapacidade civil absoluta é causa de suspensão dos direitos políticos. Considerando que o pleno exercício dos direitos políticos é condição de elegibilidade prevista pela Constituição, o requerimento deve ser indeferido (= o que foi pedido não deve ser concedido).

    Art. 15, CRFB/88: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º".

    Art. 14, § 3º, CRFB/88: "São condições de elegibilidade, na forma da lei: (...) II - o pleno exercício dos direitos políticos; (...)".

    E- Incorreta. Não é o que a Constituição dispõe sobre o tema, vide alternativa D.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.