SóProvas


ID
114862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Em relação às questões de significativa repercussão na vida social
e do trabalho, julgue os próximos itens.

A Lei n.º 10.741/2003 permite lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação, com vistas a garantir sua proteção.

Alternativas
Comentários
  •  Pelo contrário, trata-se de um crime previsto no Estatuto do Idoso.

     Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal:

     Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

     Bons estudos a todos.

  • ERRADO.



    CRIMEEEEEEEEE!!
  • O que é Ato Notorial?

  • Ato notarial é um instrumento público formalizado em cartório, a pedido de uma pessoa interessada, acerca de determinado assunto, objetiva dar fé pública ao que se declara. Ex: declarações, atestado.

  • QUESTÃO ERRADA.


    Outra questão:

    Q415113 Crimes contra o Idoso (Estatuto do Idoso) – Lei nº 10.741 de 2003 MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina

    A Lei n. 10.741/03 (Estatuto do Idoso) possui tipo penal específico para punir tabelião que lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos e sem a devida representação legal. 

    CORRETA.


  •  Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal:

            Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

    GABA E

  • Gab Errado

         Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal:

           Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

  • Artigo 108 do Estatuto do idoso==="Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal"

  • Além disso, Não cabe escusa absolutória nos crimes definidos no Estatuto do Idoso. Há previsão expressa de que nos delitos definidos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) não se aplica à escusa absolutória do art. 181, 182 do Código Penal.

  • É CRIME de ação penal pública incondicionada lavrar ata notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação. Pena de reclusão de 2 a 4 anos.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que julgue a sentença que segue:

    A Lei n.º 10.741/2003 permite lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação, com vistas a garantir sua proteção.

    Item incorreto! Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação, é crime, punível com reclusão de 2 a 4 anos, conforme se lê no art. 108, do Estatuto do Idoso:  

    Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal:  Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

    Gabarito: Errado.