SóProvas


ID
1148650
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Que se perdoe o exagero da frase: o Fla-Flu começou no Recife. Sim, é bem verdade que a disputa de futebol entre times de Flamengo e Fluminense é cria do Rio de Janeiro, nas Laranjeiras, em um domingo de julho de 1912. Mas o verdadeiro Fla-Flu, não. O clássico como é hoje, com a grandeza contrastada pela miudeza de duas palavras monossílabas separadas por um hífen, veio à luz na capital pernambucana. E, feito uma partida, teve dois tempos: o primeiro antes mesmo de o jogo existir, em 1908, quando nasceu Mario Filho; e o segundo justamente em 1912, quando Nelson Rodrigues saiu do ventre de sua mãe. As impressões digitais deixadas pelos irmãos nas teclas de suas máquinas de escrever criaram o imaginário do clássico que completa 100 anos neste sábado. O Fla-Flu teria outra dimensão sem eles.

Ao começar seu texto pedindo perdão pelo exagero, o redator se utiliza de :

Alternativas
Comentários
  • Por acaso isso é um argumento? A resposta da letra "d" é muito mais coerente.

  • Concordo com a Ana.

    Na minha opinião a letra d é muito mais coesa que a letra b, até para quem gosta de futebol e lê isso, que foi o meu caso, casou estranheza,ou seja,  foi pelo menos o que eu senti ao ler, mas vai enteder a cabeça da banca!!

  • )

    um recurso estilístico que permite usar um argumento inesperado como forma de introdução de um texto
    .

  • Eu marquei D também.

  • Pois é.. que recurso estilístico foi esse?

  • Tinha marcado a letra D, mas, pensando bem, me parece que, quando ele diz "Que se perdoe o exagero da frase", ele NÃO quer causar estranheza ou desconfiança no leitor, ou seja, ele está preparando o leitor para ler algo incomum sem causar um impacto negativo.

    Também, "o Fla-Flu começou no Recife" é um argumento que o autor defende ao longo do texto.