SóProvas


ID
1149322
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto à febre aftosa, analise as afirmativas.

I. O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE).
II. O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
III. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”.
IV. Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com o Brasil, estão em situação de “zona infectada”.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Em 02/09/2018, às 01:11:24, você respondeu a opção B.Errada!

     

    Em 03/07/2018, às 22:15:57, você respondeu a opção B. Errada!

     

     

  • I.  O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE).  (CORRETA)

     

    Santa Catanina foi reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 25 de maio de 2007, se tornou o único estado do país a conquistar esse status sanitário diferenciado, sendo referência em sanidade animal. O último foco da doença em Santa Catarina foi registrado em 1993.


    II.  O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do  Sul. (fiquei com dúvida se esta afirmativa estaria correta pois no site do MAPA consta apenas Mato Grosso do Sul, mas segundo o gabarito da questão está CORRETA) 

     

    O último caso registrado no Brasil foi em 2006, no Mato Grosso do Sul (MAPA)

     


    III.  O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu  os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”.  (CORRETA)

     

    O MAPA considerou esses Estados livres de febre aftosa com vacinação em 2013, porém a Certificação Internacional pela Organização Mundial  de Saúde Animal (OIE) ocorreu em Maio de 2014.


    IV.  Segundo a Organização Mundial para  Saúde Animal  (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que  fazem  fronteira  com o  Brasil, estão em situação de “zona infectada”.   - ERRADA

     

    Paraguai: Livre com vacinação. Último foco registrado em 2012.

    Colômbia: Chocó ,área livre sem vacinação. Restante livre com vacinação. Último foco registrado em 2009.

    Peru: 98,4% do rebanho livre sem vacinação. Vacina apenas 1,6% na fronteira com Equador. Excelente desempenho. Último foco registrado em 2004.

     

    Fonte: CNPC 2016