SóProvas


ID
115009
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue, se verdadeiro(V) ou falso(F), os itens a seguir a respeito do conceito e contabilização dos bens públicos e assinale a opção que indica a sequência correta.

I. Todos os bens públicos, de qualquer natureza, são objeto de registro pela contabilidade e no modelo atualmente adotado na esfera federal integram o patrimônio das entidades públicas.

II. Os bens públicos de uso especial são aqueles destinados ao desempenho das atividades das entidades públicas e constam do seu patrimônio.

III. Os bens públicos, mesmo aqueles de natureza imaterial, são passíveis de registro pela contabilidade, embora não integrem o patrimônio das entidades públicas.

IV. No âmbito federal, as estradas e vias públicas são consideradas bens de uso especial e são objeto de registro pela contabilidade aplicada ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • Definições:

    - Bens de uso comum do povo: bens de uso geral, que podem ser utilizados livremente por todos os indivíduos. Ex: praças, rios, praias, etc.
    - Bens de uso especial: são aqueles nos quais são prestados serviços públicos, tais como hospitais públicos, escolas e aeroportos.
    - Bens dominicais: são bens públicos que não possuem uma destinação definida, como as terras devolutas e prédios públicos desativados.

    Portanto:

    I. Falsa
    Todos os bens públicos, de qualquer natureza, são objeto de registro pela contabilidade e no modelo atualmente adotado na esfera federal integram o patrimônio das entidades públicas.
    > Os bens de uso comum não são registrados pela contabilidade.

    II. Verdadeira
    Os bens públicos de uso especial são aqueles destinados ao desempenho das atividades das entidades públicas e constam do seu patrimônio.
    > Texto está de acordo com a definição.

    III. Falsa
    Os bens públicos, mesmo aqueles de natureza imaterial, são passíveis de registro pela contabilidade, embora não integrem o patrimônio das entidades públicas.
    > Se são passíveis de registro pela contabilidade, logo integram o patrimônio das entidades públicas.

    IV. Falsa
    No âmbito federal, as estradas e vias públicas são consideradas bens de uso especial e são objeto de registro pela contabilidade aplicada ao setor público.
    > Estradas e vias públicas são consideradas bens de uso comum e não de uso especial. Além disso não são registradas pela contabilidade, até porque não tem sentido registrar uma estrada no patrimônio de uma entidade.

    Resposta da questão: alternativa "a)".

     

  • Rodrigo, permita-me corrigir algumas informações desatualizadas do seu comentário.

    O item I é falso porque os bens de uso comum que não consumiram recursos públicos e tem natureza imaterial não são registrados ma contabilidade. Mas veja só, bens de uso comum que consumiram recursos públicos para sua construção/produção devem ser registrados na contabilidade (Ex: estrada ou praça)

    Dito isso corrijo o seu comentário quanto ao item IV. O item está errado por afirmar que estradas e vias públicas são bens de uso especial, quando na verdade são bens de uso comum. Mas como eu disse antes, se essas estradas e vias públicas consumiram recursos públicos, serão sim registradas na contabilidade.
  • Desatualizada.