SóProvas


ID
1150225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao processo de aposentaria e seus programas preparatórios e à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens subsecutivos.

O processo de enxugamento, desestruturação, flexibilização das relações de trabalho e redução de direitos, ocorrido na burocracia brasileira no final do século passado, mobilizou os servidores para a busca da aposentadoria precoce.

Alternativas
Comentários
  • ALGUEM PODE COMENTAR ESSA QUESTÃO


  • Lembram do pdv? Programas de demissão voluntária... 

  • Na década de 1990 o Brasil passa a se orientar através dos preceitos neoliberais que propõem uma série de ajustes, realizando uma contrarreforma do Estado. Assim, no que tange as políticas sociais e serviços públicos, estes passam a ser caraterizados como causadores de déficit público e onerosos, sendo repassados em larga escala para a sociedade civil, desresponsabilizando o Estado de executá-los. A Constituição Federal de 1988, recém promulgada, também é acusada de paternalista e de sobrecarregar a máquina estatal devido aos direitos ali instituídos, desse modo a legislação trabalhista também passa por um desmonte, sendo flexibilizada, reduzindo e até eliminando direitos. A previdência social também passará por um intenso processo de "reforma", sendo extintas algumas coberturas sociais. Além de serem propostos programas de demissão voluntária pelo próprio governo com o objetivo de enxugar a administração pública, houve um amplo movimento de servidores buscando a aposentadoria precoce com vistas a escaparem das reformas que estavam ocorrendo no interior da previdência e também porque o próprio governo fomentava essa aposentadoria. Deste modo, passam a ser constantes no país após a adoção do receituário neoliberal a diminuição dos concursos públicos; aumento da contratação por meio de terceirização, o que precariza, sobremaneira, o trabalho; diminuição de postos de trabalho e, consequentemente, o aumento do desemprego e da informalidade; mercantilização de direitos sociais como saúde e educação; e a minimização da atuação estatal no que se refere ao social.


    RESPOSTA: CERTO
  • Com as péssimas condições de trabalho e com a falta de políticas sociais (de saúde, trabalho e etc)provocada pela reestruturação produtiva, a população começou a adoecer rápido, o que causou fortes impactos para a previdência social com o número elevado de concessão de aposentadoria precoce.

  • sim tbm interpretei essa questao apartir dos PDVs que forçou muitos trabalhadores a se demitirem e lascou com a vida de muitos proletarios do Brasil. 

  • Até parece que estamos tendo dejavu, revivendo tudo isso novamente.