SóProvas


ID
115063
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Matias-Pereira, o alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico, principalmente na administração pública, depende das condições e formas para a sua concretização. Destacam-se as abaixo listadas, com exceção de:

Alternativas
Comentários
  • gabarito:AO planejamento é uma prática essencial na administração pública ou privada, devido aos benefícios que esta ferramenta traz às organizações. Entre eles, podemos destacar: a elevação da eficiência, eficácia e efetividade da organização. O Estado tem função explícita de planejamento. O planejamento governamental, além de um instrumento da ação pública, deve ser visto como imposição constitucional. A ampliação das funções do Estado, como estimulador do desenvolvimento econômico, tendo como preocupação a promoção do bem comum, determina o emprego do planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever e, em conseqüência, aparelhar-se para atender às futuras necessidades do país.O planejamento estratégico é uma ferramenta e uma técnica para gerenciar o caminho que leva aos objetivos desejados por qualquer organização. Por meio do planejamento é que se procura alcançar os objetivos identificados e definidos pela organização.O alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico, principalmente na administração pública depende das condições e forma para a sua concretização.
  • Letra "A", pois não depende somente da alta direção(administração). Envolve a organização como um todo: a alta administração, os gerentes intermediários e os operacionais.

  • CUNHA, em qual bibliografia vc se baseou nesse comentário?Obrigada
  • o problema da letra A é o "exclusivamente"...
  • Segundo Matias-Pereira, no livro Manual de Gestão Pública Contemporânea, destacam-se no alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico, principalmente na administração pública:

    Forma de envolvimento dos atores envolvidos, em especial do processo de sensibilização. Devem ser mobilizados previamente por preocupações comuns e dispostos a debaterem conjuntament formas de enfrentamento das situações-problema.

    Interação e qualidade da relação entre conjunto de atores que planeja.

    Nível de consciência das potencialidades e debilidades que o grupo que planeja possui.

    Capacidade de percepção das condições que sustentam e condicionam a viabilidade das ações planejadas.

    Demonstração de vontade política para a implementação e a existência de mecanismos que monitoram tanto o plano quanto os elementos contextuais que lhe deram origem.
  • Considera-se uma exceção às condições e formas para a concretização do Planejamento Estratégico:
    a) forma de envolvimento exclusivamente da alta direção, em especial do processo de sensibilização.
    O planejamento estratégico envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holísitico e sinergístico da interação de todos esses aspectos
    .

    Abraços a todos e bons estudos!!!

    Fonte: Idalberto Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática.
  • Prova de analista técnico. Gabarito óbvio na letra 'a'. Prova da Esaf. Todos esses fatores convergem pra ter dúvida pra marcar a resposta.

  • Prova de analista técnico. Gabarito óbvio na letra 'a'. Prova da Esaf. Todos esses fatores convergem pra ter dúvida pra marcar a resposta.

  • a) forma de envolvimento exclusivamente da alta direção, em especial do processo de sensibilização. - planejamento estratégico envolve a empresa como um todo.