SóProvas


ID
1150660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

Os sete povos das Missões Jesuíticas entraram em ruína quando a região em que eles se situavam passou para o domínio de Portugal.

Alternativas
Comentários
  • Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos  espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual , composto pelas  de  e . Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do . Com os ataques dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis fugiram da área do Guairá.

    No século XVIII, a região estava sob disputa entre Espanha e Portugal. O  de  havia posto a área à disposição de Portugal em troca da , e a saída dos Jesuítas espanhóis ali ficou decretada. Mas este Tratado gerou conflitos: nem padres nem índios queriam abandonar suas reduções, nem os portugueses queriam abandonar o Sacramento. Houve uma série de confrontos armados que culminaram na , que deixou um rastro de destruição e sangue que abalou as estruturas do sistema missioneiro.

    Logo depois veio o fim: com a intensa campanha difamatória que os Jesuítas sofreram a partir de meados do , a Companhia de Jesus foi expulsa de terras portuguesas em , e em  a  fez o mesmo. No ano seguinte todas as reduções foram esvaziadas, com a retirada final dos Jesuítas. Então suas terras foram apossadas pelos espanhóis e os índios foram subjugados ou dispersos.

    Quando em  eclodiu  entre Portugal e Espanha, os Sete Povos já estavam em tal estado de desintegração que com apenas 40 homens  e conseguiram conquistá-los para Portugal, embora pareça ter havido a participação indígena como facilitadora da tomada de posse Depois disso Portugal anexou o território ao , instalando um governo militar na região, encerrando todo um ciclo civilizatório e dando início a outro.

    Fonte: wikipedia