SóProvas



Questões de Arquitetura Colonial Brasileira


ID
1080283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.

Alternativas
Comentários
  • http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:G4q1XkPgEXUJ:unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/download/973/948+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • "Ao longo dos dois primeiros séculos da colonização, as principais cidades funcionavam como retaguarda para atividades econômicas rurais, especialmente aquelas relacionadas com a produção de açúcar. Por esse motivo, não foram objeto de muitas normativas e controles por parte do Estado."

    http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.148/4505

    GAB A

  • C) As Capitanias Hereditárias e o regime de concessão de sesmarias

    As Capitanias eram regulamentadas pelas Cartas de Doação e Forais. As Cartas de Doação estabeleciam o direito que o donatário tinha de administrar e os Forais, os direitos e deveres dos donatários.

    D) Nas Cartas de Doação, havia indicações claras da política de colonização adotada pela Coroa portuguesa: promover o povoamento da costa para garantir a sua defesa. Assim foram estabelecidas prescrições como a de que os donatários poderiam edificar junto do mar e dos rios navegáveis quantas vilas quisessem, mas para a fundação de vilas no interior, necessitariam de uma licença expedida pela Coroa.

    E) Está ERRADA; As Ordenaciones de Mallorca (1300), promulgadas pelo filho de Jaime I, estabeleciam que as pueblas nuevas deveriam ter

    a – uma centena de habitantes

    b – uma área de 20 hectares, formando uma quadrícula de 450 mts. de lado

    c – ruas retas de 6,32 mts. de largura

    d – uma praça central onde se localizava o mercado e outra praça próxima onde se situava a igreja.

    e – quarteirões quadrados que se subdividiam em 4 lotes.

    f – para cada povoador era concedida área fora do perímetro urbano para atividades agrícolas e de pastoreio (2).


ID
1150654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

As primeiras edificações do planalto paulista brasileiro eram feitas de taipa de pilão e apresentavam sobriedade, acerto de proporções e apuro nos detalhes.

Alternativas
Comentários
  • As edificações do século XVII, apesar da grande sobriedade, rudeza e ajuste estrito aos programas construtivos, são surpreendentes quanto ao acerto de proporções e ao apuro dos detalhes.

    As construções dessa época dividem-se em dois grupos distintos: as do litoral e as do planalto. As do litoral são de material mais duradouro – alvenaria de pedra e cal. Diferentemente, as do planalto, utilizando material rude – a taipa de pilão –, incluem os prédios de origem missioneira – igrejas, capelas, residências, conventos – e as casas dos colonos, rurais e urbanas, que pertenceram aos bandeirantes.

    Atlas dos monumentos históricos do Brasil

    GAB C


ID
1150657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

As extensas áreas ao norte do Brasil ocupadas por missões religiosas, que correspondem à Amazônia, e as áreas do oeste ocupadas por povoados e por vilas, tais como Goiás e Cuiabá, são as regiões que garantiram os limites ao norte e ao oeste ainda válidos para o atual território brasileiro.

Alternativas

ID
1150660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

Os sete povos das Missões Jesuíticas entraram em ruína quando a região em que eles se situavam passou para o domínio de Portugal.

Alternativas
Comentários
  • Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos  espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual , composto pelas  de  e . Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do . Com os ataques dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis fugiram da área do Guairá.

    No século XVIII, a região estava sob disputa entre Espanha e Portugal. O  de  havia posto a área à disposição de Portugal em troca da , e a saída dos Jesuítas espanhóis ali ficou decretada. Mas este Tratado gerou conflitos: nem padres nem índios queriam abandonar suas reduções, nem os portugueses queriam abandonar o Sacramento. Houve uma série de confrontos armados que culminaram na , que deixou um rastro de destruição e sangue que abalou as estruturas do sistema missioneiro.

    Logo depois veio o fim: com a intensa campanha difamatória que os Jesuítas sofreram a partir de meados do , a Companhia de Jesus foi expulsa de terras portuguesas em , e em  a  fez o mesmo. No ano seguinte todas as reduções foram esvaziadas, com a retirada final dos Jesuítas. Então suas terras foram apossadas pelos espanhóis e os índios foram subjugados ou dispersos.

    Quando em  eclodiu  entre Portugal e Espanha, os Sete Povos já estavam em tal estado de desintegração que com apenas 40 homens  e conseguiram conquistá-los para Portugal, embora pareça ter havido a participação indígena como facilitadora da tomada de posse Depois disso Portugal anexou o território ao , instalando um governo militar na região, encerrando todo um ciclo civilizatório e dando início a outro.

    Fonte: wikipedia


ID
1150663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

Paraty, cuja trama urbana é reticulada e ortogonal, foi um dos principais sítios estratégicos do litoral brasileiro, o que permitiu sua ligação com o planalto paulista e com o interior do continente.

Alternativas
Comentários
  • "No século XVII, o povoamento se expandiu ao longo do litoral com a fundação das Vilas de Ilha Grande ou dos Três Santos Reis, depois Angra dos Reis (1606), de Cabo Frio (1615) e de Nossa Senhora dos Remédios, depois Paraty (1660). A cidade de Cabo Frio foi organizada à margem do canal de entrada da lagoa de Araruama, ponto estratégico para a defesa do litoral; está vinculada igualmente aos trabalhos de catequese e de aldeamento dos indígenas da Baixada Fluminense. Os núcleos urbanos de Angra dos Reis e Paraty, localizados a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, prosperaram rápido, principalmente Paraty, por ter sido ponto de passagem obrigatória no trajeto entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

    Por via marítima, navegava-se até Paraty, de onde se galgava a serra para atingir o vale do Paraíba, a partir do qual seguia-se pelo antigo caminho dos Bandeirantes. Esse roteiro foi utilizado até o século XVIII, quando novos caminhos, mais diretos, foram abertos com destino a Minas e São Paulo, provocando a estagnação da cidade."

    Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil

    GAB C


ID
1162231
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Paço Imperial, localizado na Praça XV de Novembro, é um notável exemplo da arquitetura civil colonial brasileira. A respeito do Paço Imperial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A- O monumento tem se mantido conservado e intacto desde a sua inauguração, em 1743, e é um dos mais significativos exemplares da arquitetura neoclássica no Brasil.O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca. (ERRADA)

    "O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca"

    As outras questões podem ser extraídas da continuação do texto:

    Inaugurado em 1743 como lugar de trabalho e residência dos governadores das capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o edifício abrigou também o Tribunal da Relação e a sede central dos Correios e Telégrafos. Em 1763 o local se transforma na sede político-administrativa do Brasil Colônia (Paço Real) e em 1822 do Brasil Império (Paço Imperial), perdendo essa função somente em 1889 com a proclamação da República.

    Após restauro (1985), a arquitetura atual do Paço Imperial recupera suas características do início do século XIX. Elementos estruturais e compositivos visíveis em suas fachadas fazem referência ao estilo empregado à época em Portugal. Entre estes elementos destacam-se os cunhais de cantaria (quinas em pedra) e a sequência ritmada de janelas (simples no piso térreo e avarandas nos pisos superiores) marcadas por vergas e sobrevergas curvas. A relativa uniformidade do exterior do edifício não é seguida, porém, em seu interior cuja planta se desenvolve ao redor de dois pátios internos e cujas alas mais nobres estão voltadas para a Baía e para a Praça.

    Atualmente, o Paço Imperial abriga um centro cultural com espaços para exposições e eventos, além da biblioteca Paulo Santos, com acervo especializado em história da arte, arquitetura e urbanismo, e no Rio de Janeiro.

    (FONTE: http://arqguia.com/obra/paco-imperial/?lang=ptbr )

  • Acho que se equivocaram, a resposta nao é a letra C, não??


ID
1504867
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras

    GAB C

  • Assim como Ricardo Severo, Marianno tentou criar um glossário sobre a arquitetura colonial, e como presidente da SBBA, financiou em 1924 a viagem de diversos arquitetos às cidades históricas de Minas Gerais, para que estes pudessem registrar os elementos estruturais e ornamentais da arquitetura do Brasil-Colônia.

    Gabarito: C

    IG: @arquitetamanuprado


ID
1730557
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne aos materiais de construção empregados e aos sistemas construtivos adotados.

Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer. 

I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira

a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna. 
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto. 
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos
e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal. 

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


Alternativas

ID
1731091
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura civil no Brasil, durante o período colonial, sobretudo nos séculos XVI e XVII, usou “uma linguagem direta e simples, desprovida de qualquer sofisticação ou subjetividade na procura estética", nas palavras do arquiteto e historiador Paulo Santos.

Uma de suas características principais era: 

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Civil

    No agenciamento dos espaços e em cada elementos da construção e da decoração, os séculos XVI e XVII usaram de uma linguagem direita e simples, desprovida de qualquer sofisticação ou subjetividade na procura estética. Uma atmosfera de tranquilidade dentro e fora da casa era a nota dominante dessa arquitetura, feita de silêncios, a que a coloração das janelas e portas (verde, azul, ocre, vinho), destacada contra o fundo branco da parede caiada, produzia, pelo contraste discreta vibração, que não chegava a perturbar aquela atmosfera e a que contribuíam:

    a rudeza do material das guarnições (pedra);

    a horizontalidade dos traçados, que o beiral sacado franjado de telha acentuava;

    → a tendência para o quadrado (em vez de retângulo) nos compartimentos e nas envasaduras de portas e janelas;

    → o predomínio dos cheios sobre os vazios - o que equivale dizer: abafadas as vozes na composição.

    Quatro séculos de arquitetura - Paulos Santos.

    GAB E

  • Boa. Questões como essa e bom deixar para o final, e se der tempo faça a tabela verdade e garanta um ponto

  • Boa. Questões como essa e bom deixar para o final, e se der tempo faça a tabela verdade e garanta um ponto

  • Só consegui realmente fazer sem dúvida com a tabela verdade. Obg pelo comentário!


ID
1731094
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura Moderna encontra no chamado “Estilo Neocolonial“ seu mais relevante contraponto nesses anos. Nomes como os de José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras promovem uma “redescoberta“ da herança colonial brasileira através dessa arquitetura de natureza acadêmica que, independentemente de suas qualidades, perfeitamente adequava-se aos anseios de representação da burguesia ascendente e aos discursos nacionalistas do país, que em 1922 celebrara seu centenário da Independência. Em 1930 ocorre no Rio o IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, no qual o antagonismo entre o Neo-Colonial e as tendências da Arquitetura Nova chega a seu auge.


ID
1789912
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a evolução dos traçados de cidades e vilas no Brasil Colonial, examinada pelo arquiteto e historiador Paulo Santos, as vilas de Manaus e de Barcelos, no estado do Amazonas, classificam‐se, respectivamente, como de traçados

Alternativas

ID
2313850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No Brasil, o revestimento das fachadas com azulejos ocorreu, inicialmente, por razões fundamentalmente climáticas e não ornamentais. Nas cidades litorâneas do nordeste e do norte, as chuvas são abundantes e o calor constante, e na construção de suas moradias os habitantes dessas regiões levavam em conta estes fatores. O azulejo, sendo refratário à ação do sol e impedindo a corrosão da umidade nas paredes caiadas, tornou as residências mais frescas, ao mesmo tempo em que reduziu os custos de conservação.

    FONTE: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/30565/30565.PDF

  • GABARITO - ERRADO

     

    Que pegadinha do malandro essa questão. Se eu visse pela primeira vez na minha prova, não marcaria. Mas se o CESPE quiser, agora já pode mandar que eu tô sabendo ;)

  • O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

    O uso de azulejo realmente é transferência de tradições da arquitetura portuguesa, mas o uso desse revestimento nas fachadas foi adaptação brasileira.

    GABARITO: Errado

  • O uso dos azulejos no decorrer da história da arquitetura brasileira passou por alguns períodos distintos, mas permanece presente até os dias atuais. Inicialmente, os azulejos chegaram ao Brasil com a vinda da família real portuguesa e eram aplicados como painéis figurativos no interior de igrejas, conventos e residências. A transferência do interior das edificações para as fachadas aconteceu no início do século XIX, principalmente nas cidades do litoral brasileiro.

    Esta estratégia garantia proteção contra as intempéries como a chuva e a incidência solar, além do asseio e da impermeabilização. É importante ressaltar que, apesar de ser predominante a origem dos azulejos de Portugal, por alguns períodos houve a importação de azulejos de outros países, como França, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Espanha.

    De acordo com Yunes, entre 1920 e 1930, painéis de azulejos e cartões sob a forma de brasões, são incorporados à arquitetura assumindo o papel de ilustração de referência histórica do Neocolonial brasileiro ou luso-brasileiro. Formulado principalmente nas obras Victor Dubugras e Wasth Rodrigues esta estética assume caráter popular sendo disseminada de maneira magnífica por outros arquitetos e construtores nas grandes e pequenas cidades brasileiras.

    Portanto, não é possível afirmar que houve um processo de “transferências das tradições" entre Portugal e Brasil, inclusive porque os azulejos eram originários de outros países também, mas sim um processo de transformação na aplicação e utilidade dos mesmos.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    YUNES, Gilberto Sarkis. Os painéis de azulejos na arquitetura brasileira e a identidade moderna. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 


ID
2370952
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:

Alternativas
Comentários
  • Não é a resposta, só uma ajudinha:

    Cunhal: Ligação perfeita entre as fachadas de edifícios formando um ângulo; termo que define a pedra talhada, que faz a ligação entre duas paredes da fachada.

    Fonte: https://www.engenhariacivil.com/dicionario/cunhal

  • d

    pilastras e cunhais bem demarcados; CORRETA


ID
2475895
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A colonização brasileira pelos portugueses foi iniciada em princípios do século XVI e teve especialmente como base o aproveitamento de riquezas naturais ao longo de sucessivos ciclos econômicos, tais como os ciclos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e do ouro. Da época colonial, data a formação das grandes cidades litorâneas, exemplificadas por Salvador, São Luís, Santos e Rio de Janeiro; assim como do interior, destacando-se São Paulo, Vila Rica e Vila Boa de Goiás. A respeito do início do processo de urbanização no país e surgimento de suas primeiras cidades, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).


(  ) No Brasil, a colonização fez-se inicialmente sob a forma de operação militar, criando-se numerosos pontos fortificados e bases estratégicas situadas preferencialmente no alto de colinas, como exemplificam Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; ou ainda em ilhas, como correu em Vitória e São Vicente.


(   ) Assim como os espanhóis, os portugueses seguiram uma norma oficial para a implantação e traçado das primeiras cidades coloniais no Novo Mundo, incluindo o caso brasileiro, o qual consistia em um código legislativo de âmbito geral que deveria ser observado pelos povoadores.

( ) As cidades do Brasil Colonial conservaram sob as mais diversas condições o cunho inequívoco da mãe-pátria, que as características regionais não conseguiram apagar, fato que fez com que elas fossem consideradas mais como cidades portuguesas no Brasil do que como cidades brasileiras, com exceção de Recife, que foi traçada pelos holandeses.


(   ) Embora o aspecto predominante na cidade colonial brasileira tenha sido o da desordem, havia uma coerência orgânica, uma correlação formal e uma unidade de espírito que lhe conferiam, em alguns casos, engenhosidade, harmonia e escala de vizinhança, como pode ser exemplificado por Ouro Preto, Mariana e Diamantina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Santos (2001) afirma que as diferenças de métodos do urbanismo colonial português em relação ao espanhol, iniciam-se pela legislação. Enquanto os últimos [espanhóis] possuíam um código legislativo de âmbito geral para ser considerado pelos povoadores, os primeiros [portugueses] restringiam sua legislação ao que se continha nas Ordenações do Reino que cuidavam antes dos edifícios e servidões, com limitações ao direito de propriedade do que como atuar para fundar as cidades. 

    https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/disspedrotajra.pdf

    GAB C


ID
2718286
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Plano para a cidade de Salvador, realizado pelo arquiteto Luís Dias, foi inspirado

Alternativas
Comentários
  • "O mais interessante é que Salvador foi uma cidade projetada à distância. Miguel de Arruda, o mestre de obras do reino, era o chefe de Luís Dias, que por sua vez, foi nomeado um tipo de chefe de uma sucursal do reino (Salvador). E o objetivo para a construção da cidade era esse: Salvador seria o braço do império português nas Américas, o centro da administração colonial, posto que manteve por mais de 200 anos.

    Miguel de Arruda fez esboços da cidade fortaleza, desenhou uma planta para Salvador, sem nunca ter vindo aqui, e Luís Dias teria de adaptar o projeto às condições encontradas para erguer a cidade. E é aí que o nosso coadjuvante mostra que tinha capacidade para segurar o interesse da audiência nesta epopeia colonizatória. O primeiro desafio foi domar a natureza. Thomé de Souza escolheu a encosta de uma montanha para construir a cidade. Era ótimo do ponto de vista militar (defesa) e tinha o brinde de oferecer uma vista maravilhosa para a baía de Todos os Santos. O problema é que a encosta era teimosa, desabava, rolava pedra".

    Trecho retirado do texto de Andréia Santana, em seu blog https://mardehistorias.wordpress.com/2010/03/29/461-anos-de-salvador-sobre-o-mestre-luis-dias/

  • As alternativas a, b e c eu eliminei rapidinho já q ninguém poderia se INSPIRAR nelas, e sim teria que segui-las, já a alternativa e ficaria a dúvida de se poderia seguir ou se inspirar, mas a alternativa era a que se encaixava melhor no quesito inspirar.

  • Boa análise da Virgínia!


ID
2784820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.


No Brasil colonial, devido à escassez de mão de obra qualificada, utilizava-se pedra sabão lavrada tanto nos portais dos edifícios quanto nos frontispícios, nas soleiras, nas pilastras, nas cornijas, nos portais, nas janelas e nos cunhais.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil colonial, devido à escassez de mão de obra qualificada, utilizava-se pedra sabão lavrada tanto nos portais dos edifícios quanto nos frontispícios, nas soleiras, nas pilastras, nas cornijas, nos portais, nas janelas e nos cunhais.


  • Usava-se pedra sabão porque era um material abundante.

  • ERRADO

    A pedra sabão era utilizada porque era um material abundante


ID
2784826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.


Ainda nos primeiros séculos do Brasil colonial, o vidro era artigo de luxo, por isso era comum utilizar nas janelas postigos, pequenas portinholas fixadas nas folhas principais para auxiliar na iluminação e na vigilância.

Alternativas
Comentários
  • Postigos: Pequena abertura ou fresta. Pequeno vão feito a meia altura de uma parede que permite a passagem de objetos de um cômodo a outro. Portinhola aberta sobre a folha de uma porta maior."

    "Era comum, nas janelas, o uso de postigos, pequenas portinholas fixadas nas folhas principais, para auxiliar na iluminação e mesmo para vigia." - https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/

    GABARITO: Certo.


ID
2787610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A colonização brasileira foi marcada pelo protagonismo de estrangeiros de diferentes nacionalidades, que trouxeram consigo grande diversidade cultural que se refletiu em todas as áreas do conhecimento e das artes, entre elas o paisagismo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


No início do período colonial, predominavam nos quintais das residências plantas condimentares e medicinais destinadas à alimentação, enquanto o cultivo de plantas ornamentais e de flores era basicamente feito em mosteiros e conventos.

Alternativas
Comentários
  • "No início do período colonial, predominavam nos quintais"

    Qual o quintal que existia no inicio do periodo colonial, quando os portugueses chegaram aqui?


ID
2787613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A colonização brasileira foi marcada pelo protagonismo de estrangeiros de diferentes nacionalidades, que trouxeram consigo grande diversidade cultural que se refletiu em todas as áreas do conhecimento e das artes, entre elas o paisagismo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi concebido com a função de reunir e aclimatar espécies de interesse estritamente ornamental trazidas pelos europeus em atendimento aos desejos da corte portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Criado em 1807, seu objetivo era cultivar espécies e produzir carvão.

    GAB E


ID
2794516
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos traçados das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.


I. Com o findar do século XVIII, sob a influência da engenharia militar, acentuou-se a preferência pelos traçados ortogonais nos projetos das povoações coloniais.

II. Na aparente desordem dos traçados das cidades coloniais existe uma incoerência orgânica e uma autonomia formal.

III. Os traçados das cidades coloniais que, inicialmente, apresentavam perfeita regularidade foram se tornando irregulares devido ao aumento populacional.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    I - CERTA

    II - Na aparente desordem dos traçados das cidades coloniais existe uma COERÊNCIA orgânica e uma autonomia formal.

    III - Os traçados das cidades coloniais apresentavam irregularidade

  • É que naquela aparente desordem [...], a inexistência de um traçado prévio ou de uma idéia geratriz, existem uma coerência orgânica, uma correlação formal e uma unidade de espírito que lhe dão genuinidade. Genuinidade como expressão espontânea e sincera de todo um sistema de vida, e que tantas vezes falta à cidade regular, traçada em rígido tabuleiro de xadrez.

    Fonte: Regularidade e ordem das povoações mineiras no século XVIII, artigo de Rodrigo Almeida Bastos

    https://drive.google.com/file/d/1jUMkn1Qk1OhhXQHYjW8RFnIzT1_v3jqi/view?usp=sharing

    Instagram @dicasdearq

  • Engenheiros militares participaram do planejamento das cidades coloniais brasileiras, e suas fundações eram associadas à construção de fortificações. De tal ponto de vista, o traçado urbano das cidades correspondiam às cidades ideais renascentistas, com traçados em xadrez, ou, ortogonais. Essa atividade urbanizadora restringiu-se às cidades reais, localizadas no litoral. 

    Gabarito: Alternativa A. 

ID
3302353
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lucio Costa é um dos principais representantes da Arquitetura brasileira e teve seu nome consagrado com o projeto de Brasília na década de 1950. No entanto, no âmbito residencial, ele tem diversas obras referencias da arquitetura residencial brasileira, um bom exemplo é a Residência Barão de Saavedra na cidade de Petrópolis, RJ. Nessa edificação, é possível identificar características dessa fase da obra de Lucio Costa. Sobre o tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O desenho da edificação demonstra a busca do arquiteto em atualizar ao contexto do modernismo o uso dos materiais tradicionais.
( ) A edificação é um exemplo da releitura que Lúcio Costa faz do estilo colonial brasileiro com a utilização de telhas tipo capa/canal, de janelas com treliças tipo muxarabi e de assoalhos de madeira.
( ) O formato em L da residência delimita o seu relacionamento com o entorno imediato e cria privacidade aos moradores, sendo a face voltada para a rua tomada em grande parte por zonas de circulação.
( ) A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como o Hotel São Clemente de Nova Friburgo, o Museu de Missões, ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A releitura do estilo colonial feita nessa residência pode ser vista em outras obras do arquiteto, como:

    o Hotel São Clemente de Nova Friburgo (correto)

    o Museu de Missões (correto)

    ou, ainda, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. (incorreto) Preceitos racionais da arquitetura corbusiana: a adoção de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis, os terraços-jardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais, a integração dos espaços interno e externo, o aproveitamento da ventilação e luz naturais por meio do uso de lâminas móveis e o trabalho com volumes puros, a partir do cruzamento de um corpo horizontal e de um vertical.

    Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br

  • LETRA E

    Residência Barão de Saavedra:

    http://www.casasbrasileiras.arq.br/csasaavedra.html

  • Lembrando que o Palácio Gustavo Capanema tbm é conhecido como Ministérios da educação e Saúde.

    Esse projeto recebeu consultoria do Le Corbusier e quem participou foi:

    Oscar N.

    Afonso Eduardo Reidy

    Lucio Costa

    Carlos Leão

    Ernani Vasconcelos

    Jorge Machado


ID
5428132
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os azulejos históricos portugueses foram produzidos com diversas técnicas de decoração. Entre estas técnicas, a decalcomania utiliza a impressão da pintura diretamente sobre a parte cerâmica branca (biscoito), coberta com uma camada posterior de vidrado incolor. Sobre esta técnica, é correto afirmar:

Alternativas