SóProvas



Questões de História da Arquitetura e Urbanismo


ID
42655
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil de se resolver porque na assertiva a) quando é dito que "desconsidera todos os aspectos", há uma generalização, tendo em vista que o referido autor pode sim ter desconsiderado algum dos aspectos mencionados em suas obras.

  • Mais alguns pontos sobre o Regionalismo Crítico

    Época - anos 60

    Usa preceitos universais da arq. moderna + valores da tradição local

    Exemplos de arquitetos : Tadão Ando / Alvaro Siza / Rafael Moneo / Luis Barrágan / Zannine Caldas


ID
69484
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.

II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.

III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A visão científica da cidade está mais relacionada com Lúcio Costa.


ID
69487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    "Mas a formulação de Lúcio Costa não era apenas universal ou apriorística; contemplava também o contingente, o circunstancial, o particular, a realidade local, e buscava simultaneamente responder à questão sobre o que poderia ser a arquitetura moderna (nomeadamente, a forma arquitetônica moderna) no Brasil contemporâneo. Nisso, precisamente, radicava uma diferença essencial com relação a todos aqueles que, no epicentro da modernidade, se perguntavam, com razão, sobre as condições de possibilidade da arte tradicional num mundo plenamente industrializado. Era sob este aspecto sobretudo que a “escolha” do modelo lecorbusieriano encontrava suas principais razões de ser: mais do que a simples conjugação de técnica e beleza descrita por Argan, tratava-se, antes de tudo, de um modelo que, sem embargo da importância dada à noção de “ordem” (ao ideal de beleza ou à beleza ideal), valorizava ao extremo a experiência mundana das formas sensíveis, das “coisas boas de olhar”..."

    Fonte: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/6999/6999_7.PDF 


ID
78247
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • gab. D.

    Discordo que a III esteja correta, especialmente em "a sedução por tudo que é estrangeiro", pois no início do séc. XX havia a busca pela arte que fosse genuinamente brasileira, por isso nosso modernismo é tão diferente do modernismo em outros países, aqui a arquitetura teve expressão própria. Ademais, o enunciado da questão não especifica qual metade do século se refere, a 1a ou 2a.

  • Na verdade ele fala "a partir da metade do século XX" o que nos coloca a partir de 1950. Os marcos ideológicos que definiram a escolha formal pelo modernismo na composição da nova capital nacional são calcados no modernismo que, mesmo tendo sido contaminado por características nacionais, foi conceitualmente um "estilo internacional", evoluído a partir dos conceitos de Le Corbusier. Assim está implícita a sedução por tudo que é estrangeiro, considerando também que posteriormente tivemos o governo militar que estimulou a aproximação com os EUA em função da guerra fria, ao mesmo tempo que estimulava-se o nacionalismo, "ame-o ou deixe-o". Um nítido contraponto.

  • Sedução por que é estrangeiro é forte demais.... Sedução por alguma arquitetura estrangeira até concordaria. Há sedução pela arquitetura nômade mongol, por edemplo?

ID
195940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.

De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.

Alternativas
Comentários
  • Habitação
    Lazer
    Trabalho
    Circulação
  • Carta de Atenas foi um manifesto urbanístico resultante da do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (Atenas, 1933). O documento preconizava a organização da cidade a partir de quatro funções básicas: habitar, trabalhar, recrear e circular.

  • Gab. Errado

    mnemônico: C/Re/Ta HABITA (Creta é a maior ilha grega - fica fácil associar)

    C- Circular

    Re- recrear (lazer)

    T - trabalhar

    Habita


ID
195943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.

Ao subverter alguns princípios estabelecidos pelo racionalismo europeu, Niemeyer conseguiu a originalidade que o distinguiu no cenário nacional e internacional. Apostando na supremacia da plástica sobre as demais funções arquitetônicas, Niemeyer afirmou, em seu livro A Forma na Arquitetura (1978), que quando uma forma cria beleza ela tem uma função das mais importantes da arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • “Quando a forma cria beleza, tem na beleza sua própria função.", Oscar Niemeyer


ID
195946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.


Com a realização da Casa de Canoas, Oscar Niemeyer rompeu com as diretrizes do movimento moderno, tornando-se assim um arquiteto tipicamente pós-modernista.

Alternativas
Comentários
  • Casa das Canoas, Estrada das Canoas. Projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia, é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte, como síntese apurada e premonitória da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas.

  • Sobre o pós-modernismo

    O  marca um desvio no curso da história, confirmando a disposição dos críticos em conceituar esse novo momento com base na negação do movimento anterior. O pós-modernismo surgiu na década de 1960 como uma antítese do moviemnto moderno. Ocupando-se de questionar a formalidade, a austeridade e a falta de variedade da arquitetura moderna, particularmente do estilo internacional de  e , o pós-modernismo defende uma arquitetura repleta de signos e símbolos que, por sua vez, comunicam valores culturais.


ID
195979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Esse é o texto da questão:

    O plano barroco de Aarão Reis para Belo Horizonte (1897) baseia-se na integração da malha ortogonal, definida pelas ruas, com a malha diagonal, definida pelas avenidas. Inspirado nas intervenções na Paris de Haussmann (1853-1859) e em exemplos de novas cidades capitais como Washington (1791), projetada por L’Enfant, o projeto perseguia, antes de tudo, o espaço amplo, a localização privilegiada dos edifícios públicos, e a monumentalidade, usando recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, os edifícios de maior importância deveriam ser construídos no cruzamento de grandes avenidas.

    O plano piloto de Goiânia (1933), concebido pelo urbanista Attilio Corrêa Lima, representou, em termos de design, uma superposição de temporalidades, variando entre o neoclássico e os modelos progressista e culturalista do século XIX. Ao lado das tendências neoclássicas, o projeto de Goiânia possibilitou também a recuperação das garden cities, levando assim à criação de ambiências bucólicas que caracterizavam as unidades habitacionais. O plantio de árvores, aliado a uma arquitetura não monumental, principalmente dos prédios públicos, contribuiu para uma minimização de eficácia simbólica, reduzindo o efeito ótico do urbanismo de Versalhes (princípio classicista adotado inicialmente por Correia Lima).

  • Acho que voce comentou na questão errada, Andre Scal


ID
195982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings,sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética euma clara referência ao passado histórico. Essa ligação,reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa,fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

Alternativas
Comentários
  • O pós-modernismo na arquitetura tem também uma forte ligação com os espaços comerciais e sua expressão máxima: o centro comercial, como por exemplo o Norte Shopping em Matosinhos, onde se nota uma clara referência eclética ao passado. Esta ligação fez com que o estilo fosse associada à nova cultura do consumo, representando valores passageiros e menores. Esta noção foi reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais, que buscavam uma nova imagem corporativa. O edifício da AT&T de Philip Johnson é o principal exemplo desta tendência.


ID
195988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid. 

Alternativas
Comentários
  • gabarito esta trocado!? A resposta deveria ser "Errado"
  • Entre alguns dos importantes eventos históricos do movimento desconstrutivista estão o concurso internacional parisiense do Parc de la Villette(especialmente as participações de Jacques Derrida, Peter Eisenman2 e o primeiro colocado, Bernard Tschumi), a exposição de 1988 do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova IorqueDeconstructivist Architecture, organizada por Philip Johnson e Mark Wigley, e a inauguração em 1989 doWexner Center for the Arts em Columbus, Ohio, projetado por Peter Eisenman. Na exposição de Nova Iorque foram exibidas obras de Frank Gehry, Daniel Libeskind, Rem Koolhaas, Peter Eisenman, Zaha Hadid, Bernard Tschumi e da Coop Himmelb(l)au. Desde a exibição, muitos dos arquitetos que estiveram associados ao desconstrutivismo distanciaram-se desse termo. No entanto, o termo "desconstrutivismo" perdurou, e seu uso atual, de fato, abarca uma tendência geral dentro da arquitetura contemporânea.

  • Zaha Hadid nunca foi desconstrutivista, mas sim construtivista assim como o seu mentor, Rem Koolhaas. Peter Eiseman e Bernard Tschumi são os únicos dos mencionados que projetam de acordo com a teoria desconstrutivista de Jacques Derrida. A questão foi mal formulada, superficial e deveria ter sido anulada.

  • Eu errei mas Zaha Hadid participou sim do desconstrutivismo, o construtivismo foi um movimento russo no ínicio do século XX, paralelo ao modernismo. O desconstrutivismo se baseia no construtivismo misturando com o modernismo, sendo influenciado também pelo pós modernismo.

    "O desconstrutivismo ganhou mais atenção durante a exposição de arquitetura desconstrutivista de 1988 do , organizada por  e , apresentando projetos desenvolvidos por , , , entre muitos outros."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/900679/o-que-e-desconstrutivismo

    Mas a banca errou invertendo Daniel Libeskind com David Libeskind.


ID
225307
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1956, Sigfried Giedion escreveu o prefácio do célebre livro "Arquitetura Moderna no Brasil", de Henrique Mindlin. Do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo historiador e crítico suíço:

I. "A maior parte dos arquitetos brasileiros parece ser capaz de resolver os diversos problemas de um programa complexo com uma planta simples e concisa e cortes claros e inteligentes."
II. "O Brasil já tinha e mantém a tradição de realçar a superfície de suas fachadas, tão submetidas à pressão do clima tropical, por meio do tratamento estrutural das superfícies planas."
III. "A arquitetura brasileira elaborou uma linguagem auto-suficiente, como se fosse uma manifestação da teoria da linguagem, como algo submetido a leis estruturais imanentes e capazes de explicar sua própria evolução."
IV. "Conceitos como 'lugar', 'tipo', 'monumento' e 'forma urbana' foram tão influentes para a arquitetura contemporânea brasileira que se converteram em termos de referência corriqueiros."

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Cobrar prefácio é sacanagem.
    Porque não cobram dedicatória ou indice?
  • Absurdo. Questão desrespeitosa, baseada na sorte do chute, e não na capacidade do examinado.

  • "O Brasil já tinha e mantém a tradição de realçar a superfície de suas fachadas, tão submetidas à pressão do clima tropical, por meio do tratamento estrutural das superfícies planas."

    Tá certo isso aí? Faz nem sentido o quê está escrito...


ID
552280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item abaixo, acerca da racionalização das construções.

A proposta da planta livre de Le Corbusier incorporou os conceitos de padronização e modulação.

Alternativas

ID
639196
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias.
Considere:
1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo).
2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro).
3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa).
4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal).

I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um “Novo Mundo”.
II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados.
III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana.
IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco.
A correta correlação é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Em São Paulo, o Estádio do Pacaembu, do Escritório Ramos de Azevedo (1940) exemplo Art DéCO

    FONTE:http://novaesferreira.com.br/arquitetura-e-decoracao/


  • Na verdade, segundo o QC, o gabarito é a Letra C.

     

    Bons Estudos! =)

     

  • Gabarito letra C. Segundo o QC! 

    1-III 

    2-II

    3-I

    4-IV


ID
703516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

O prédio do antigo Cine Rex, patrimônio histórico da cidade de Teresina-PI, apresenta traços arquitetônicos típicos do estilo art nouveau, em que predominam linhas retas, rigor geométrico e padrões lineares repetitivos.

Alternativas
Comentários
  • Art Decó


ID
703519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

A Casa da Cultura de Teresina, casarão de porão alto, é exemplo de arquitetura eclética do século XIX, caracterizada como a mistura de estilos arquitetônicos — clássicos, medievais, renascentistas, barrocos, neoclássicos — para a criação de uma nova linguagem arquitetônica.

Alternativas
Comentários
  • O prédio é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas.
    Em 1993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convenio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva, pelo Governador Guilherme Melo e Prefeito Wall Ferraz.
    Objetivando preservar, promover e divulgar a cultura do Estado e especialmente a do município, a Casa da Cultura proporciona a estudantes, pesquisadores, turistas e a comunidade em geral a oportunidade de ampliar seu conhecimento, através de visitas a seu acervo museológico, de consulta às fontes de pesquisa bibliográficas e arquivísticas, da formação cultural e do lazer por meio de cursos, oficinas de arte e outras atividades culturais.

    fonte:  
    http://www.fcmc.pi.gov.br/pagina/Casa-da-Cultura/60/

ID
703522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

Os princípios da arquitetura clássica, desenvolvida na Grécia Antiga, expressam-se de acordo com as cinco ordens: dórica, jônica, coríntia, toscana e compósita; esta última ordem, que foi desenvolvida pelos gregos, consiste em um estilo misto caracterizado pela inserção, no capitel, das volutas do jônico e as folhas de acanto do coríntio.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA, VISTO QUE AS DUAS ÚLTIMAS ORDENS APRESENTADAS SÃO ROMANAS E NÃO GREGAS.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_arquitet%C3%B3nica

    Uma ordem arquitectónica, dentro do contexto da 
    arquitetura clássica, é um sistema arquitectónico que afecta o projeto de um edifício dotando-o de características próprias e associando-o a uma determinada linguagem e a um determinado estilo histórico. Compreende o conjunto de elementos previamente definidos e padronizados que, relacionando-se entre si e com o todo de um modo coerente, conferem harmoniaunidade e proporção a um edifício segundo os preceitos clássicos de beleza. As diferentes ordens arquitectónicas foram criadas na Antiguidade Clássica, embora elas tenham eventualmente sido alteradas quando de sua reinterpretação em períodos como o do Renascimento

    História

    Estas normas de composição foram desenvolvidas na Grécia e atingiram a maturidade no Período clássico a partir do século V a.C. dando lugar à criação de três ordens: o Dórico, o Jónico e o Coríntio (considerado por alguns autores uma variação do Jónico). A partir do século I a.C. foram reutilizadas e adaptadas no Império Romano dando lugar a outras duas ordens: o Toscano (versão simplificada do Dórico) e o Compósito (combinação entre Jónico e Coríntio).

    O manual de Vitrúvio «cDe Architectura» escrito no século I a.C. foi o único legado escrito sobre a arquitectura na Antiguidade a sobreviver à passagem do tempo. Sendo descoberto no século XV acabou por se tornar autoridade no campo da arquitectura e das ordens clássicas em particular. No século XVI, Giacomo Vignola, escreveu o tratado “Regola delli cinque ordini dell’architettura” apresentando o seu estudo e sistematização das ordens em que definiu as medidas de composição, os cânones, a modularidade e apresentou sistemas geométricos de traçado que puderam ser seguidos e usados pelos arquitectos seus contemporâneos. Neste tratado foram então reconhecidas e nomeadas as cinco ordens arquitectónicas.

  • As ordens gregas

    [editar]Ordem dórica

    Capitel dórico

    A ordem dórica surge nas costas do Peloponeso, ao sul e apresenta-se no auge no século V a.C.. É principalmente empregada no exterior de templos dedicados a divindades masculinas e é a mais simples das três ordens gregas definindo um edifício em geral baixo e de carácter sólido. A coluna não tem base, tem entre quatro a oito módulos de altura, o fuste é raramente monolítico e apresenta vinte estrias ou sulcos verticas denominados decaneluras. O capitel é formado pelo équino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco. O friso é intercalado por módulos compostos de três estrias verticas, os tríglifos, com dois painéis consecutivos lisos ou decorados, as métopas. A cornija apresenta-se horizontal nas alas, quebrando-se em ângulo nas fachadas de acordo com o telhado de duas águas.

    A versão romana transmite, em geral, maior leveza através das suas dimensões mais reduzidas.

    [editar]Ordem jônica

    Capitel jónico

    A ordem jônica surge a leste, na Grécia oriental e seria, por volta de 450 a.C., adoptada também por Atenas. Desenvolvendo-se paralelamente ao dórico apresenta, no entanto, formas mais fluidas e uma leveza geral, sendo mais utilizado em templos dedicados a divindades femininas. A coluna possui uma base larga, tem geralmente nove módulos de altura, o fuste é mais elegante e apresenta vinte e quatro caneluras. O capitel acentua a analogia vegetal da coluna pela criação de um elemento novo entre o coxim e o ábaco de carácter fitomórfico. Este elemento dispõe de dois “rolos” consideravelmente projectados para os lados, as volutas. O friso passa a ter elemento único decorado em continuidade.

    [editar]Ordem coríntia

    Capítel Coríntio.

    Também denominado como capitel coríntio é característico do final do século V a.C. e, utilizado inicialmente só no interior, é um estilo notoriamente mais decorativo e trabalhado. A coluna possui geralmente dez módulos de altura e o fuste é composto por vinte e quatro caneluras afiadas. O capitel apresenta uma profusão decorativa de rebentos e folhas de acanto tendo-se tornado o capitel de uso generalizado na época romana. O tecto passa a ser horizontal.

  • As ordens romanas

    [editar]Ordem toscana

    A ordem toscana é desenvolvida na época romana e trata-se de uma simplificação de mesmas proporções do dórico. A coluna dispõe de base e apresenta sete módulos de altura, o fuste é liso, sem caneluras, e o capitel simples.

    [editar]Ordem compósita

    capitel compósito

    A ordem compósita é também desenvolvida na época romana, tendo sido até ao renascimento considerada uma versão tardia do coríntio. Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jónico e as folhas de acanto do coríntio. A coluna tem dez módulos de altura.

    [editar]Bibliografia

    • Janson, H. W., “História da Arte”, 1992, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Ordens gregas:

    • Dórica
    • Jônica
    • Coríntia

    Ordens Romanas

    • Toscanas
    • Compósitas

    Gabarito: Errado

    @arquitetamanuprado


ID
703525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

O Palácio Karnac, sede oficial do governo do Piauí, é uma edificação neoclássica, típica de um estilo arquitetônico que replicava os princípios clássicos sem traços contrastantes

Alternativas

ID
721714
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar”, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C!


    O trecho do enunciado foi extraído do livro Forma na Arquitetura, de Oscar Niemeyer.

      "Foi o tempo da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar, da imposição dos sitemas construtivos, imitações funcionalistas que não me convenciam ao olhar as obras do passado tão cheias de invenção e lirismo. Não podia compreender como, na época do concreto armado que tudo oferecia, a arquitetura contemporânea permanecesse com um vocabulário frio e repetido, incapaz de exprimir aquele sistema em toda a sua grandeza e plenitude"
    O trecho traz uma reflexão sobre a situação da arquitetura naquele momento, relacionando o contexto nacional e o internacional da época.

ID
756199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

     Dentro das superquadras, os blocos residenciais podem  dispor-se da maneira mais variada, obedecendo, porém, a dois  princípios gerais: gabarito máximo uniforme, talvez seis pavimentos  e pilotis, e separação do tráfego de veículos do trânsito de  pedestres, mormente o acesso à escola primária e às comodidades  existentes no interior de cada quadra.  

              Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo:  Editora UnB/Empresa das Artes, 1995 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os  múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o   seguinte  item .


No plano idealizado por Lucio Costa, as escolas primárias estariam localizadas nas unidades de vizinhança, a uma distância máxima de 800 metros das unidades residenciais.

Alternativas
Comentários
  • Desde seus primórdios, as UVs adotam como critério a conveniência em agrupar 3 a 4000 habitantes em torno da escola primária e do jardim da infância, posteriormente este dimensionamento consagrou-se como norma por fornecer condições de acessibilidade à faixa etária de menor mobilidadecorresponder ao ideal de população escolar.

    Lucio Costa preserva os benefícios desse princípio criando a figura da Superquadra (3000 a 4000 hab.), com isso libera as UVs do limite demográfico imposto, quadruplicando a população ao reunir quatro Superquadras (cada uma convenientemente equipada de escola e jardim de infância), ou seja, 12.000 habitantes. Esse novo dado tem uma implicação de maior importância: as UVs podem agora contar com equipamentos de maior porte reiterando sua vocação plurivicinal. Verificamos, por exemplo, que as normas de dimensionamento para os comércios locais recomendam em torno de 0,4m2 /hab.. Considerando uma população de 4.000 habitantes, necessitaríamos uma área inferior a 2.000 m2. Ora, as áreas destinadas ao comércio entrequadra em Brasília permitem a implantação de aproximadamente 5.400 m2 na Asa Sul e 6.160 m2 na Asa Norte. O exemplo do comércio se aplica aos outros equipamentos que, quando de maior porte, transcendem o caráter local e promovem o entrosamento dos setores vicinais. Cinemas, galerias, supermercados, igrejas, clubes ou mesmo uma pequena banca de jornal que, quando se distinguem pela qualidade de seus serviços, passam a ser procurados pelos moradores de outras quadras.

  • Segundo o relatório do Plano Piloto, cada QUADRA deveria ter uma escola primária. Como uma quadra tem aproximadamente 240 x 240 m, essa distância de 800 m não seria coerente.

  • Caros Alunos,

    Essa questão é excelente!

    O examinador quer saber se o candidato tem conhecimento de quem foi que idealizou as unidades de vizinhança.

    Não foi Lúcio Costa. Unidade de vizinhança é o nome dado ao conceito introduzido pelo arquiteto e urbanista, americano, Clarence Perry, em 1920. O seu modelo de cidade tinha como objetivo priorizar o pedestre, em que os deslocamentos nesses espaços (pequenos bairros) seriam realizados pelas pessoas em 5 minutos.

    "A unidade de vizinhança foi definida como um setor urbano que acomodava organicamente a população necessária para o funcionamento de uma escola primária, configurado de modo que nenhuma criança caminhasse além de meia milha até a escola – aproximadamente 800 metros –, de preferência sem ter que cruzar sequer uma via de tráfego importante (Mumford, 2000, p. 307-308). Além de (1) escola e (2) parque e área de lazer, a unidade de vizinhança deveria acolher (3) pequenas lojas para promover o comércio local necessário ao (4) ambiente residencial."

    O projeto do Plano Piloto realizado por Lúcio Costa teve influência do conceito de unidade de vizinhança.

    "Lúcio Costa, baseou-se na ideia de quadras auto-suficientes, que chamou de superquadras, para vencer o certame. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), apenas as quadras 107, 108, 307 e 308 seguem à risca o plano de Costa. Conforme o projeto original do urbanista, quatro superquadras formariam uma unidade de vizinhança.

    Costa ainda projetou uma escola dentro de cada superquadra, fator também priorizado por Perry. A arborização da superquadra é uma das características principais, já que cada uma é cercada de 20 metros de faixa verde. A unidade em Brasília inclui prédios residenciais, comércio local, igreja, escola, posto de saúde, biblioteca, cinema, entre outros espaços de convivência."

    Fonte: https://www.thecityfixbrasil.org/2016/10/24/unidades-de-vizinhanca-uma-forma-sustentavel-de-promover-a-conectividade-nas-cidades/

    https://www.thecityfixbrasil.org/2016/10/24/unidades-de-vizinhanca-uma-forma-sustentavel-de-promover-a-conectividade-nas-cidades/

    Dica: Para saber mais sobre superquadras veja a cartilha do IPHAN:

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/cartilha_unidade_vizinhanc%CC%A7a_iphan_df.pdf

    Incorreta, portanto, a assertiva. Professora Arquiteta e Urbanista: Heloísa Samagaio Coutinho


ID
772033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho barroco influenciou a proposta de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal, em 1967. O principal representante desse tipo de urbanismo é o Eixo Monumental, mais tarde definido, no Documento de Tombamento pela UNESCO, como escala gregária.

Alternativas
Comentários
  • DA ESCALA MONUMENTAL 
    Art. 3° - A escala monumental, concebida para conferir à cidade a marca de efetiva capital do 
    País, está configurado no Eixo Monumental, desde a Praça dos Três Poderes até a Praça do 
    Buriti.

    DA ESCALA RESIDENCIAL 
    Art. 4° - A escala residencial, proporcionando uma nova maneira de viver, própria de Brasília, 
    está configurada ao longo das alas Sul e Norte do Eixo Rodoviário Residencial.

    DA ESCALA GREGÁRIA 

    Art. 7° - A escala gregária com que foi concebido o centro de Brasília, em torno da intersecção 
    dos eixos monumental e rodoviário, fica configurada na Plataforma Rodoviária e nos setores de 
    Diversões , Comerciais, Bancários, Hoteleiros, MédicoHospitalares, de Autarquia e de Rádio e 
    Televisão Sul e Norte



    DA ESCALA BUCÓLICA 
    Art. 9° - A escala bucólica, que confere à Brasilia o caráter de cidade-parque, configurada em 
    todas as áreas livres, contíguas a terrenos atualmente edificados ou institucionalmente 
    previstos para edificação e destinadas à preservação paisagística e ao lazer. 
  • desenho barroco e 1967

    gabarito Errado

  • Tombamento= IPHAN


ID
772039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sabe-se que a influência do positivismo representa, para a arquitetura brasileira, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e que o ecletismo, como um movimento de conciliação, facilitava a transformação provocada pelo positivismo. Com relação ao ecletismo, julgue os itens subsequentes.


O arquiteto italiano Antonio Landi, autor de projetos para igrejas e reformas de palácios em Manaus, foi o grande representante do período arquitetônico eclético na Amazônia

Alternativas
Comentários
  • Era governador e capitão general do Estado do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça, irmão do conde de OeirasSebastião José de Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal. Landi atuou como naturalista amador, desenhando pela primeira vez a flora e a fauna amazônica. Somente na pequena vila de Barcelos permaneceria seis anos!

    Ficaria entretanto conhecido pelo plano urbanístico da cidade de Belém, traçando fachadas, prédios, porto, praças e demais desenhos arquitetônicos. Ainda segundo Leandro Tocantins, «jamais representou o abandono dos valores culturais que faziam parte de sua personalidade de homem europeu e, especialmente, de italiano. Ao contrário, sua presença no Brasil - e no Brasil mais tropical que é a Amazônia - significou a introdução de formas e concepções técnicas e artísticas novas para o Brasil daquela época, e a feliz convergência de estilos em voga na Itália e em Portugal, sem esquecer a íntima correlação entre a arquitetura e o meio, fenômeno que Landi teve a sensibilidade de perceber. O que lhe proporcionou a vantagem de construir prédios, palácios e igrejas mais ou menos adaptados às condições climáticas da Amazônia, e nunca a transposição integral dos modelos europeus para os trópicos amazônicos. Neste ponto, Antonio Landi absorveu as constantes culturais nas áreas tropicais. E ainda foi além (...) adotou uma vida totalmente luso-tropical nos hábitos, em ser lusitanamemte membro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em apreciar as viagens fluviais de exploração científica, no prazer de confraternizar com as populações nativas, na associação franciscana com a natureza e na curiosidade de investigá-la na propensão de fazer ciência experimentalista, dentro das tradições lusas e franciscanas do «saber de experiência feito.»

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Jos%C3%A9_Landi

  • Foi um grande representante do Neoclacissismo, além de levar em conta aspectos regionais em suas obras.

    GAB E


ID
772042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre as grandes obras arquitetônicas representantes do ecletismo no norte do Brasil, pode-se destacar o Teatro da Paz e o Teatro Amazonas, ambos em Manaus.

Alternativas
Comentários
  • Teatro da Paz se localiza em Belém - PA.

  • Um dos principais exemplares de arquitetura neoclássica no Brasil, o Teatro da Paz, em Belém do Pará, tem sua imagem e história bastante marcadas por uma ampla remodelação, realizada entre 1904 e 1905, quando ganhou as feições luxuosas que mantém até hoje. 

    Fonte:


ID
772045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cidades de Manaus, no estado do Amazonas, e Belém, no estado do Pará, são algumas das principais representantes da arquitetura eclética no Brasil.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • A expressão arquitetura eclética refere-se a um período de transição da arquitetura predominante desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica


ID
772129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a programas complexos.


A construção do Conjunto Residencial Pedregulho, em 1947, projetou o arquiteto Affonso Eduardo Reidy internacionalmente e, ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe por que esta questão está errada?
  • Acho que um conjunto residencial nao é um programa complexo.
  • Também não sei o motivo da questão estar errada!

    Conjunto Habitacional Pedregulho
    Histórico

    O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, é projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909 - 1964) a partir de 1947, para abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a face social da arquitetura de Reidy. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuação como urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro. O Pedregulho, elogiado por Max Bill (1908 - 1995), em 1953, e por Le Corbusier (1887 - 1965) em sua passagem pelo Brasil, em 1962, marca um momento de reconhecimento internacional das obras arquitetônicas e urbanísticas de Reidy.

    O Conjunto Habitacional Pedregulho abriga blocos residenciais e áreas de serviços comuns: jardim-de-infância, maternal, berçário, escola primária, mercado, lavanderia, centro sanitário, quadras esportivas, ginásios, piscina, vestiários e centro comercial. Na concepção arquitetônica do complexo, com 328 unidades, cada obra é definida por um volume simples, integrado a um conjunto mais amplo, onde a forma indica a diferença de funções: o paralelepípedo destina-se aos prédios residenciais; o prisma trapezoidal aos edifícios públicos; e as abóbadas, às construções desportivas.

    Fonte:
    http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=4442
  • Tanto essa questão quanto a anterior estao certas!
  • "ao mesmo tempo, evidenciou a sua desenvoltura na solução de programas complexos." O erro está em negrito. Não foi isso que evidenciou sua desenvoltura na solução de programas complexos.

    Já tinha feito projetos como o Aterro do Flamengo 1909,

    edifício Gustavo Capanema 1938, 

    Museu de Arte moderna 1948

    conjunto do pedregulho veio só em 1951. 

    Gabarito ERRADO


ID
787963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Bauhaus foi o resultado de sucessivas tentativas de reformular os processos de formação das artes aplicadas na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933. A respeito dessa escola e da implicação de suas ações nas artes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.

  • A partir de um projeto que intencionava a criação de uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes, o arquitetoWalter Gropius (1883-1969) fundou, na cidade independente de Weimar em Abril de 1919, o que viria uma das maiores influências e expressões do design Moderno

  • Wassily Kandinsky foi um professor de artes da primeira fase de bahaus


ID
787978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As superquadras de Brasília, um dos símbolos do sistema habitacional do Plano Piloto projetado por Lúcio Costa, caracterizam-se pela predominância

Alternativas
Comentários
  • As superquadras quadradas de superfície idêntica permitiram organizar um habitat coletivo adaptado à concepção geral, oferecendo aos beneficiários múltiplas vantagens: contexto arejado, onde os prédios ocupam uma pequena porção da superfície do solo,o resto sendo transformado em vastos jardins públicos para o uso permanente da população vizinha; completa tranquilidade dentro das quadras graças à exclusão da circulação de automóveis que não seja o transito puramente local, proximidade da rodovia evitando toda perda de tempo nos deslocamentos, disposição ao alcance imediato de todas as comodidades essenciais que permitem viver no próprio local se se quiser. (BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea no Brasil, pág. 369)

    Acho essa questão confusa. Ficaria na dúvida entre as letras A e D.

  • Roberta, a letra A está invertida a afirmação porque a questão aborda sobre a característica predominante das superquadras

     

    A) de áreas construídas sobre espaços verdes.

    O certo seria:

    de espaços verdes sobre áreas construídas.


ID
825883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier

Alternativas
Comentários
  • Le Corbusier via a casa como uma "máquina de morar" e a cidade como uma "máquina de circular". Era uma concepção maquinista do ambiente urbano:

    " Le Corbusier concebe a pressa e a exigência de um carro como condições inelutáveis ao homem do nosso século: 'Cinquenta anos de maquinismo nos deram a tração automóvel: A velocidade aumentou na proporção de um para trinta. As fábricas entregam carros; cada qual quer ter seu carro para fazer as coisas depressa; pois é preciso fazer depressa' (Ibid., 118). Expressa exemplarmente a ênfase que confere ao tema da circulação ao afirmar sua idéia de um urbanismo que concebe a cidade para o automóvel: 'O automóvel matou a grande cidade. O automóvel deve salvar a grande cidade' (Apud., MARTINS, 1992, 88). A idéia de velocidade está na essência de sua visão maquinista de cidade. Equiparando a cidade à fábrica - a casa a uma “máquina de morar” e a rua a uma “máquina de circular” (LE CORBUSIER, 1992, 124) - pensa transpor para o ambiente urbano a aceleração que o maquinário moderno imprimiu ao mundo da produção. Dos quatro postulados do urbanismo definidos por Le Corbusier - descongestionar o centro, aumentar a densidade do centro, aumentar os meios de circulação e aumentar as superfícies arborizadas - os três primeiros dirigem-se diretamente para favorecer a aceleração do tráfego e das relações (LE CORBUSIER, 1992, 91).
    fonte: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=5367&Itemid=361 

  • Como logicamente o capital fez tudo menos arborizar... Le Corbusier e suas manias se mostraram insustentaveis!

     

  • Descongestionar e ao mesmo tempo adensar, utilizando é claro, meios de transporte dos Jetsons... quem sabe pedestres e veículos se locomovendo através de fibra ótica subterrânea.


ID
825886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A cidade de Roma, na Itália, foi a maior representante da lógica espacial barroca. A respeito da lógica espacial barroca, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contra-Reforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação

    Fonte: http://www.macamp.com.br/variedades/Barroco.htm

  • RESOLUÇÃO: A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contrarreforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação.

    Resposta: B

  • A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contrarreforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação.

    Resposta: B


ID
865744
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São nomes pioneiros do movimento moderno, associados respectivamente à Bauhaus e aos primeiros projetos modernistas executados na cidade de São Paulo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • e) Mies Van der Rohe e Gregori Warchavchik.

  •  

    Gregori Ilych Warchavchik foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil.Chegou ao Brasil em 1923. Naturalizado brasileiro entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país.

     

    A casa, hoje pertencente ao Estado de São Paulo, foi tombada em 1980 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e reconhecida como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, tornando-se um parque. O tombamento se deu por intermédio de moradores da região que queriam impedir a implantação de um loteamento residencial, proposto por uma construtora, para o local.

    Apesar desse ser o primeiro exemplo de casa modernista no Brasil, existem quatro pontos básicos que contradizem ao manifesto modernista:
    1.Parecia tratar de uma construção em concreto armado, porém o edifício foi construído quase que inteiramente de tijolos, ocultados por um revestimento branco;
    2.As janelas horizontais de canto, sob o ponto de vista técnico, não se justificavam numa construção executada com materiais tradicionais, tendo elas acarretado complicados problemas de construção;
    3.A solução , que consistia em dar à ala direita da fachada o mesmo aspecto externo da ala esquerda, quando essa correspondia a varanda e não a um interior com ala oposta contradizia a afirmação feita por demais absolutos no manifesto de 1925: "a beleza de uma fachada deve resultar da racionalidade da planta e da disposição interna, assim como a forma de uma máquina é determinada pelo mecanismo, o que é sua alma;
    4.A cobertura do corpo principal não era um terraço, conforme se poderia supor, mas um telhado de telhas coloniais cuidadosamente escondido por uma platibanda.

    Deixa ao Brasil uma herança importantíssima, não só composta por artigos teóricos, como também por obras realizadas, que marcaram definitivamente uma nova fase no campo da arquitetura moderna brasileira.

     

     


ID
910411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leon Battista Alberti (1404-1472) estudou os monumentos da antiga Roma e compôs tratados no Renascimento sobre escultura, pintura e arquitetura.

Seu legado religioso realça a importância de sua obra, sendo representado pela

Alternativas
Comentários
  • esgotou o meu limite de questões, mas creio que é C, em virtude de Leon Battista Alberti: viver  no periodo  de criação de igrejas góticase  ser renascentista (como afirma o enunciado). Além dele ter nome italiano o que ajuda a eliminar opções.
  • Leon Battista Alberti projertou o Tempio Malatestiano, como é conhecida a Catedrale di Santa Colomba, originalmente uma igreja gótica de uma ordem franciscana.

     

    Esse templo se situa na cidade de Rimili, na Itália.

     

    https://it.wikipedia.org/wiki/Tempio_Malatestiano


ID
910414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto francês Grandjean de Montigny tem grande importância na história da arquitetura brasileira por ter inaugurado o ciclo da arquitetura neoclássica em nosso país.

Em sua permanência na cidade do Rio de Janeiro, realizou muitos projetos, tendo deixado, como legado arquitetônico, os seguintes edifícios:

Alternativas
Comentários
  • A- Museu da republica...ou seja, final do sec xix, o cara chegou no inicio, com a familia real, mais ou menos
    B-alguns sao do estilo ecletico
    c-santa casa, colonial
    d-real gabinete, ecletico
    e-sei lá, vi casa franca brasil e segui a intuicao..
  • GABARITO E

    Grandjean de Montigny conseguiu construir muito pouco do que projetou, e muito de sua obra foi subsequentemente destruída. Sobraram apenas o pórtico da Academia Imperial de Belas Artes, a sua casa particular, a antiga Praça do Comércio e um chafariz, atualmente no Alto da Boa Vista.


    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Henri_Victor_Grandjean_de_Montigny

  • tu é doente, usou mafronha? roubo circunstanciado é quando tem restrição da liberdade da vítima(majorante). sua desqualificada

  • Primeiramente, ridícula a postura do colega Gabriel Avilla. Espero que nunca consiga ser aprovado em nada, pois quem aqui faz esse tipo de comentário, só demonstra a ausência de caráter, coisa que já temos o bastante em nosso serviço público.

    No mais, à luz do CP e alterações do Pacote Anticrime, temos que o crime de roubo é majorado em 2/3, se praticado com arma de fogo de uso permitido. Caso a arma seja de uso proibido ou restrito, temos que o crime a pena será dobrada.

    Por fim, o crime de roubo mediante emprego de arma de fogo, seja de uso permitido, proibido ou restrito, torna o delito hediondo, conforme previsão no art. 2º, II, "b".

    Para que houvesse concurso com o crime de porte, era necessário a demonstração de circunstâncias fáticas distintas, que demonstrassem a independência das condutas, de modo a mostrar tipificado o delito pelo porte de arma de fogo.

    O porte de arma de fogo, se de uso proibido torna o delito hediondo!!!

    obs: o porte ou posse de arma de fogo de uso permitido ou restrito não tornam o crime hediondo.

    #maisamorPORFAVOR!

  • Concordo plenamente com o colega RF. DELTA. Absurdo esse tipo de comentário agredindo outro colega!

  • Esse gabriel avila é um doente. Denunciado em 3,2,1..


ID
1080283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.

Alternativas
Comentários
  • http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:G4q1XkPgEXUJ:unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/download/973/948+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • "Ao longo dos dois primeiros séculos da colonização, as principais cidades funcionavam como retaguarda para atividades econômicas rurais, especialmente aquelas relacionadas com a produção de açúcar. Por esse motivo, não foram objeto de muitas normativas e controles por parte do Estado."

    http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.148/4505

    GAB A

  • C) As Capitanias Hereditárias e o regime de concessão de sesmarias

    As Capitanias eram regulamentadas pelas Cartas de Doação e Forais. As Cartas de Doação estabeleciam o direito que o donatário tinha de administrar e os Forais, os direitos e deveres dos donatários.

    D) Nas Cartas de Doação, havia indicações claras da política de colonização adotada pela Coroa portuguesa: promover o povoamento da costa para garantir a sua defesa. Assim foram estabelecidas prescrições como a de que os donatários poderiam edificar junto do mar e dos rios navegáveis quantas vilas quisessem, mas para a fundação de vilas no interior, necessitariam de uma licença expedida pela Coroa.

    E) Está ERRADA; As Ordenaciones de Mallorca (1300), promulgadas pelo filho de Jaime I, estabeleciam que as pueblas nuevas deveriam ter

    a – uma centena de habitantes

    b – uma área de 20 hectares, formando uma quadrícula de 450 mts. de lado

    c – ruas retas de 6,32 mts. de largura

    d – uma praça central onde se localizava o mercado e outra praça próxima onde se situava a igreja.

    e – quarteirões quadrados que se subdividiam em 4 lotes.

    f – para cada povoador era concedida área fora do perímetro urbano para atividades agrícolas e de pastoreio (2).


ID
1080286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.

Alternativas
Comentários
  • Em 1933, na cidade de Atenas, Grécia, é realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que resulta em um manifesto urbanístico que expressa o pensamento sobre o meio urbano na época. A Carta de Atenas (1), como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crítico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana.

  • a) ERRADA. Filippo Brunelleschi foi um arquiteto e escultor renascentista. Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, ele redescobriu os princípios da perspectiva linear. 


    b) ERRADA. Um dos mais importantes projetos urbanísticos de Lucio Costa foi o Plano Piloto de Brasília. O projeto de Chandigarh teve a participação de Le Corbusier a convite do governo indiano. 


    c) CORRETA. A Carta de Atenas resume a visão do "Urbanismo Racionalista", tendo como principais aspectos debatidos a necessidade de planejamento regional e infra-urbano, a implantação do zoneamento, através da separação de usos em zonas distintas. 


    d) ERRADA. Não existe essa relação da proporção áurea com a arquitetura hospitalar moderna. Essa proporção foi muito adotada na antiguidade, na Grécia, no Egito, na França e também por alguns modernistas; mas isso não é levado em conta para muitos arquitetos no dias atuais. 


    e) ERRADA. Vitrúvio foi um arquiteto romano e seus princípios inauguraram a base da Arquitetura Clássica. Foram eles: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez). 



ID
1150654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

As primeiras edificações do planalto paulista brasileiro eram feitas de taipa de pilão e apresentavam sobriedade, acerto de proporções e apuro nos detalhes.

Alternativas
Comentários
  • As edificações do século XVII, apesar da grande sobriedade, rudeza e ajuste estrito aos programas construtivos, são surpreendentes quanto ao acerto de proporções e ao apuro dos detalhes.

    As construções dessa época dividem-se em dois grupos distintos: as do litoral e as do planalto. As do litoral são de material mais duradouro – alvenaria de pedra e cal. Diferentemente, as do planalto, utilizando material rude – a taipa de pilão –, incluem os prédios de origem missioneira – igrejas, capelas, residências, conventos – e as casas dos colonos, rurais e urbanas, que pertenceram aos bandeirantes.

    Atlas dos monumentos históricos do Brasil

    GAB C


ID
1150657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

As extensas áreas ao norte do Brasil ocupadas por missões religiosas, que correspondem à Amazônia, e as áreas do oeste ocupadas por povoados e por vilas, tais como Goiás e Cuiabá, são as regiões que garantiram os limites ao norte e ao oeste ainda válidos para o atual território brasileiro.

Alternativas

ID
1150660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

Os sete povos das Missões Jesuíticas entraram em ruína quando a região em que eles se situavam passou para o domínio de Portugal.

Alternativas
Comentários
  • Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos  espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual , composto pelas  de  e . Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do . Com os ataques dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis fugiram da área do Guairá.

    No século XVIII, a região estava sob disputa entre Espanha e Portugal. O  de  havia posto a área à disposição de Portugal em troca da , e a saída dos Jesuítas espanhóis ali ficou decretada. Mas este Tratado gerou conflitos: nem padres nem índios queriam abandonar suas reduções, nem os portugueses queriam abandonar o Sacramento. Houve uma série de confrontos armados que culminaram na , que deixou um rastro de destruição e sangue que abalou as estruturas do sistema missioneiro.

    Logo depois veio o fim: com a intensa campanha difamatória que os Jesuítas sofreram a partir de meados do , a Companhia de Jesus foi expulsa de terras portuguesas em , e em  a  fez o mesmo. No ano seguinte todas as reduções foram esvaziadas, com a retirada final dos Jesuítas. Então suas terras foram apossadas pelos espanhóis e os índios foram subjugados ou dispersos.

    Quando em  eclodiu  entre Portugal e Espanha, os Sete Povos já estavam em tal estado de desintegração que com apenas 40 homens  e conseguiram conquistá-los para Portugal, embora pareça ter havido a participação indígena como facilitadora da tomada de posse Depois disso Portugal anexou o território ao , instalando um governo militar na região, encerrando todo um ciclo civilizatório e dando início a outro.

    Fonte: wikipedia


ID
1150663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da arquitetura na formação do Brasil, mais especificamente da ocupação do litoral, do interior do continente e da definição de fronteiras, julgue os itens a seguir.

Paraty, cuja trama urbana é reticulada e ortogonal, foi um dos principais sítios estratégicos do litoral brasileiro, o que permitiu sua ligação com o planalto paulista e com o interior do continente.

Alternativas
Comentários
  • "No século XVII, o povoamento se expandiu ao longo do litoral com a fundação das Vilas de Ilha Grande ou dos Três Santos Reis, depois Angra dos Reis (1606), de Cabo Frio (1615) e de Nossa Senhora dos Remédios, depois Paraty (1660). A cidade de Cabo Frio foi organizada à margem do canal de entrada da lagoa de Araruama, ponto estratégico para a defesa do litoral; está vinculada igualmente aos trabalhos de catequese e de aldeamento dos indígenas da Baixada Fluminense. Os núcleos urbanos de Angra dos Reis e Paraty, localizados a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, prosperaram rápido, principalmente Paraty, por ter sido ponto de passagem obrigatória no trajeto entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

    Por via marítima, navegava-se até Paraty, de onde se galgava a serra para atingir o vale do Paraíba, a partir do qual seguia-se pelo antigo caminho dos Bandeirantes. Esse roteiro foi utilizado até o século XVIII, quando novos caminhos, mais diretos, foram abertos com destino a Minas e São Paulo, provocando a estagnação da cidade."

    Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil

    GAB C


ID
1150681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Em 1935, Lucio Costa foi vencedor do concurso para o anteprojeto do referido edifício.

Alternativas
Comentários
  • Os vencedores deste projeto foram Archimedes Memoria e Francisque Cuchet, porém o projeto não foi construído. Só depois Lucio Costa foi chamado para formular outro plano.


ID
1150684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Le Corbusier apresentou à equipe de arquitetos brasileiros três propostas de anteprojeto para o edifício.

Alternativas
Comentários
  • Le Corbusier deu uma assessoria ao projeto a pedido de Lucio Costa. Encantado com a configuração da Baía de Guanabara, Corbusier propôs que o projeto fosse implantado junto ao mar, ao invés da localidade em que se encontrava (no centro do Rio de Janeiro), mas tal pedido foi negado. No entanto, a influência de seu pensamento no projeto final da equipe era nítida. 

    Fonte: wikipedia

  • Le Corbusier apresentou duas propostas:

    1ª → edifício em lâmina horizontal em um lote que não era o previsto.

    2ª → no lote previsto também como uma lâmina horizontal.

    Os projetos foram recusados. Foi feito um concurso de projeto, os ganhadores foram Archimedes Memória e Francisque Cuchet, com um projeto no estilo marajoara. O ministro Gustavo Capanema premia o projeto, mas contrata Lúcio Costa para desenvolver outro projeto.

    Lúcio Costa monta sua equipe com: Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer.

    A construção ocorreu entre 1936-1945 e foi entregue em 1947.

    GAB E


ID
1150687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

As duas fachadas principais desse edifício receberam tratamentos diferenciados: a fachada ao norte foi dotada de grandes caixilhos e a fachada ao sul, de brise-soleil.

Alternativas
Comentários
  • O edifício é considerado um marco na Arquitetura Moderna Brasileira. Foi um dos primeiros edifícios no mundo a fazer uso do recurso do brise-soleil a fim de evitar a incidência direta do sol em sua fachada norte. 

  • "A parede NORTE está coberta por brise-soleils, horizontais, móveis entre planos verticais fixos, o que constitui uma das características principais do prédio, e a SUL está formada por uma lâmina contínua de vidro simples"

    CORBELLA&YANNAS

    (In: Em busca de uma arquitetura sustentável para trópicos)


ID
1150690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Apesar de Le Corbusier, em seu anteprojeto, ter disposto o corpo principal desse edifício predominantemente na horizontal, o projeto da equipe brasileira propunha um posicionamento mais verticalizado, em decorrência da disposição do corpo principal na largura do terreno.

Alternativas

ID
1150693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

Os pilotis do bloco principal desse edifício possuem dez metros de altura, característica que proporciona uma leveza peculiar ao conjunto da obra.

Alternativas
Comentários
  • verdade o linux tem versões pagas vi isso em uma aula do professor Araújo focus se eu nao estiver errado.


ID
1150696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

O edifício, que constitui marco na história da arquitetura brasileira, foi projetado em 1936 e concluído em 1940.

Alternativas
Comentários
  • Palhaçada cobrar ano! Mas enfim, de acordo com a wikipedia: a construção ocorreu entre 1936 e 1945 e o edifício foi entregue em 1947. 


ID
1150780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne ao conforto ambiental do espaço arquitetônico, julgue os itens seguintes.

A construção sobre pilotis, um dos cinco pontos da arquitetura modernista, proporcionou ganhos ao conforto térmico, uma vez que a elevação da construção do solo permite maior permeabilidade dos ventos, além do aumento da área de contato da envoltória da edificação com o ar externo.

Alternativas
Comentários
  • > Efeito de abertura sob as edificações = efeito pilotis

    >> Zonas de alta pressão (frio) = entrada difusa = fachada de barlavento

    >> Zonas de baixa pressão (calor) = saída localizada = sucção = fachada de sotavento

    >> Espaços abertos sob ... direcionam o fluxo do vento

    >>> Principalmente quando orientados face (90º) a direção do vento

    >> + altura dos pilotis = + efeito de sucção

    >> SE Saída < Entrada: efeito de jato localizado

    >> Edifícios c/ H ≥ 7pavs. têm efeito de sucção reduzido = secundariza

    >> Recomendado p/ áreas de alta densidade ocupacional

    >> Ideal a clima quente-úmido

    >> P/ estação de frio: necessária combinação c/ barreiras de proteção

    Fonte: vozes que me atordoam


ID
1162231
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Paço Imperial, localizado na Praça XV de Novembro, é um notável exemplo da arquitetura civil colonial brasileira. A respeito do Paço Imperial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A- O monumento tem se mantido conservado e intacto desde a sua inauguração, em 1743, e é um dos mais significativos exemplares da arquitetura neoclássica no Brasil.O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca. (ERRADA)

    "O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca"

    As outras questões podem ser extraídas da continuação do texto:

    Inaugurado em 1743 como lugar de trabalho e residência dos governadores das capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o edifício abrigou também o Tribunal da Relação e a sede central dos Correios e Telégrafos. Em 1763 o local se transforma na sede político-administrativa do Brasil Colônia (Paço Real) e em 1822 do Brasil Império (Paço Imperial), perdendo essa função somente em 1889 com a proclamação da República.

    Após restauro (1985), a arquitetura atual do Paço Imperial recupera suas características do início do século XIX. Elementos estruturais e compositivos visíveis em suas fachadas fazem referência ao estilo empregado à época em Portugal. Entre estes elementos destacam-se os cunhais de cantaria (quinas em pedra) e a sequência ritmada de janelas (simples no piso térreo e avarandas nos pisos superiores) marcadas por vergas e sobrevergas curvas. A relativa uniformidade do exterior do edifício não é seguida, porém, em seu interior cuja planta se desenvolve ao redor de dois pátios internos e cujas alas mais nobres estão voltadas para a Baía e para a Praça.

    Atualmente, o Paço Imperial abriga um centro cultural com espaços para exposições e eventos, além da biblioteca Paulo Santos, com acervo especializado em história da arte, arquitetura e urbanismo, e no Rio de Janeiro.

    (FONTE: http://arqguia.com/obra/paco-imperial/?lang=ptbr )

  • Acho que se equivocaram, a resposta nao é a letra C, não??


ID
1188637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas.

Alternativas
Comentários
  • Os princípios conceituais de Vitruvius: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez), inauguraram a base da Arquitetura clássica. 

  • Profunda.


ID
1188640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

         [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.


A diferença entre a arquitetura brasileira e a de outros países é que, na brasileira, os arquitetos comprometidos com a valorização e com a preservação do patrimônio histórico material não fizeram uma arquitetura moderna como a de alhures.

Alternativas
Comentários
  • Os brasileiros fizeram uma arquitetura moderna sim. Basta olharmos para as obras do nosso amado e eterno arquiteto Oscar Niemeyer.


ID
1188646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

         [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.


Os arquitetos modernos, coerentes com o seu tempo, projetaram os olhos sobre o futuro, sem descartarem as lições do passado.

Alternativas
Comentários
  • Um movimento normalmente vem negando o outro, mas busca em outro passado um alento. Exemplos, o Renascimento negava o gótico, mas exaltava a arquitetura greco-romana. O modernismo negava o eclético, mas exaltava o renascimento e a arquitetura greco-romana (o próprio Le Corbusier fez viagens para estudar as ruínas).

    GAB C


ID
1234366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.

O churrigueresco, estilo arquitetônico dos primórdios do barroco, foi empregado e ficou restrito a países europeus.

Alternativas
Comentários
  • O estilo churrigueresco teve suas origens na Espanha e foi popularmente implementado entre 1680 e 1720, espalhando-se para outros continentes como na América latina, principalmente no México, chegando até nas Filipinas.

  • churrigueresco (também conhecido como barroco mexicano) é um estilo extravagante de arquitetura e decoração, popular naEspanha e na América Latina no século XVIII, também usado algumas vezes para definir livremente, como um todo, o barroco e orococó tardios na arquitetura espanhola.

    Esta designação tem origem na família Churriguera, escultores de Salamanca, a quem se devem as principais contribuições para este estilo, notavelmente José Benito de ChurrigueraManuel de Lara Churriguera e Nicolás Churriguera


  • ERRADO
    O estilo churrigueresco teve suas origens na Espanha, espalhando-se para outros continentes principalmente América latina, com destaque para o México.

  • "O churrigueresco é um estilo extravagante de arquitetura e decoração, popular na Espanha e na América Latina no século XVIII, também usado algumas vezes para definir livremente, como um todo, o barroco e o rococó tardios na arquitetura espanhola."

    • restrito a países europeus (ERRADO).

ID
1234369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.

Os princípios da unidade de vizinhança, que compõem critério utilizado no urbanismo para divisão de grupos de prédios residenciais em áreas na cidade, foram elaborados pelo urbanista americano Clarence Perry e adotados pelo movimento modernista.

Alternativas
Comentários
  • Clarence Arthur Perry, arquiteto e urbanista, em 1929 projetou um plano para Nova Iorque utilizando um conceito de unidade de vizinhança, que pode ser considerado um dos mais importantes pelo seu princípio fundamental – o social.

    Perry foi o idealizador do conceito da unidade de vizinhança, entretanto, coube a Clarence Stein e Henry Wright a primeira efetivação da ideia no plano de Radburn, Nova Jersey, em 1929.

  • É isso mesmo Victor Campello.

  • PARTE 1/2

    CERTO

    A UNIDADE DE VIZINHANÇA, NA ORIGEM E DEPOIS

    Idealizada como um mecanismo de construção social e com uma noção sedutora de comunidade, a unidade de vizinhança de Clarence Perry configurava um setor urbano que acomodava organicamente a população necessária para o funcionamento de uma escola primária, configurado de modo que nenhuma criança caminhasse mais que meia milha até a escola, de preferência sem ter que cruzar sequer uma via de tráfego importante. Sua área devia ser extensa o suficiente para caracterizar baixa densidade populacional e para proporcionar aos seus residentes mais espaço livre, oportunidade de lazer e estabelecimentos escolar e comerciais em uma zona autossuficiente, na medida em que não devia ser necessário percorrer longas distâncias para satisfazer necessidades básicas.

    Este esquema, alimentado por antecedentes como o padrão residencial inglês, o ideário garden city, o zoneamento funcional, e o movimento community center32, devia apresentar tamanho apropriado, limites evidentes, espaços livres, centro comunitário, comércio local e sistema viário interno. Desse modo, a unidade de vizinhança devia ser contornada por vias arteriais para fazer fluir o tráfego e conter um sistema viário interno que desencorajasse o trânsito externo; cul-de-sacs foram empregados para assegurar a privacidade residencial. Internamente, as unidades residenciais deviam estar organizadas em torno de um sistema de espaços livres, parques e áreas de lazer, no qual a escola ocupava uma posição central no conjunto dos serviços institucionais (igreja, biblioteca e outras edificações necessárias para a vida cívica, cultural e religiosa da comunidade), enquanto os estabelecimentos comerciais estariam localizados em posições periféricas, preferencialmente nas esquinas conjuntas de diversas unidades de vizinhança.

    O que se concretizou em Radburn, a “cidade jardim da era do automóvel” onde os urbanistas Clarence Stein e Henry Wright materializaram exemplarmente o conceito de Perry, foi um arranjo formal hierárquico de quatro elementos: enclave, quadra, superquadra e unidade de vizinhança. O enclave foi constituído por um grupo de aproximadamente vinte casas dispostas em U ao longo de uma pequena via, usualmente sem saída, que dá acesso ao fundo das casas, enquanto suas frentes se voltam para a área verde comum. Três a oito destes enclaves foram aproximados para formar uma quadra e estas quadras foram arranjadas ao redor de um espaço livre, de modo a delimitar um parque. O conjunto de quadras e parque configuram o que Stein e Wright entenderam como superquadra, e de quatro a seis superquadras formaram a unidade de vizinhança.

  • PARTE 2/2

    No entanto, em Brasília, a eliminação da propriedade privada do solo urbano e a elevação da edificação multifamiliar reforçavam a ideia de cidade-parque e garantiam a continuidade dos espaços verdes livres, combinando o conceito anglo-saxônico da unidade de vizinhança com o uso de pilotis, o que lhe deu um sentido radicalmente inovador. Lucio Costa também formulou sua proposta de “área de vizinhança” e superquadras ortogonais seguindo a concepção da cidade funcional, atendendo a prescrição de edificações de alta densidade isoladas em amplas superfícies verdes, consagradas ao desenvolvimento das diversas atividades comuns que formavam o prolongamento da moradia.

    A exemplo da operação corbusierana, a superquadra de Brasília também verticalizou e densificou a cidade jardim, transformando-a numa verdant city. Embora aumentando em quase um terço a densidade populacional de Radburn, a unidade de vizinhança de Brasília insistiu no princípio de organização original que colocava dentro de uma distância caminhável todas as facilidades necessárias diariamente ao lar e à escola, e mantinha fora dessa área de pedestres as artérias do tráfego que conduzem pessoas e mercadorias que nada têm a ver com a vizinhança. O comércio local foi implantado no acesso à unidade, na borda de cada superquadra, originalmente voltado para o seu interior. Os edifícios residenciais em lâmina, padronizados, não apresentaram variações significativas e não combinaram diferentes tipos residenciais. Desse modo, Brasília levou a cabo a estratégia modernista da desfamiliarização ao propor uma forma urbana radicalmente nova e vincular inovação arquitetônica, mudança nas percepções individuais e transformação social. A cidade funcional, moderna e igualitária era a imagem do Brasil desenvolvido.

    FONTE:

    http : //

    anpur.org

    .br

    /

    wp-content/

    uploads/

    2018/09/5_79836

    .pdf

    PS: Tive que colocar o link fatorado porque o site não permite mais por link nos comentários. Às vezes, ainda consigo colocar o link integro na versão antiga do site, porém o funcionamento desta vive oscilando.


ID
1334860
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício do Palácio Universitário do campus da UFRJ da Praia Vermelha abrigou no passado o antigo Hospício Pedro II. A Universidade, no final dos anos 1940, sob a direção do Reitor Pedro Calmon, salvou o prédio da destruição e do abandono. Com sua primeira restauração, concluída em 1952, o prédio contou com um valioso mobiliário de época, peças decorativas e obras de arte que passaram a integrar o seu patrimônio.Transferida a sede da reitoria da UFRJ para a Cidade Universitária na Ilha do Fundão, o palácio continuou a abrigar provisoriamente algumas unidades e teve a sua parte nobre destinada ao Forum de Ciência e Cultura Esse importante edifício tem estilo arquitetônico e foi construído segundo o estilo:

Alternativas
Comentários
  • Esqueceu de colocar que fazer uma macumba, também ajuda!


ID
1334869
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As primeiras edificações construídas na Cidade Universitária do Fundão guardam características dos preceitos assimilados pelo grupo carioca dos modernos e constituem parte do patrimônio arquitetônico da UFRJ. Esses preceitos, herança do arquiteto francês Le Corbusier, foram denominados e constituem-se de:

Alternativas
Comentários
  • os cinco pontos da arquitetura moderna, de acordo com le corbusier:


    Construção de Pilotis/Colunas: As colunas e pilotis, um antigo elemento da arquitetura clássica Grega, tornavam as construções mais abertas, arejadas e ao mesmo tempo grandiosas. Uma solução urbana muito interessante e elegante para ambientes com alta movimentação de pessoas.


    Terraços Jardim: Retomando a velha idéia Oriental dos jardins suspensos, Le Combursier afirmava que em metrópoles com cada vez menos espaço, os telhados poderiam ser aproveitados como espaços de lazer.


    Planta Livre de Estrutura: Planta livre de estrutura, em palavras mais simples, significa que deveriam existir poucas paredes internas, com menos paredes os espaços ficam mais dinâmicos, podendo ser dados vários usos ao mesmo prédio.


    Fachada Livre de Estrutura: A fachada dos prédios deveria ser simples e funcional, elementos de decoração e “firulas” deveriam ser abolidos.


    Janelas em Fita / Janelas Horizontais: As janelas deveriam sempre acompanhar toda a parede da fachada do edifício, aproveitando melhor a luz natural dentro dos ambientes.



ID
1334872
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura moderna ordenou princípios para propiciar uma racionalidade no projeto arquitetônico. Um desses princípios é a modulação que, além de auxiliar no ato de projetar, contribui para:

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    o sistema de modulação se tornou sinônimo de padronização e industrialização construtiva. a construção por meio de módulos permitia uma maior produtividade dos responsáveis pela execução o que resultava na redução dos prazos de entrega da obra


ID
1334887
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A introdução da arquitetura moderna no Brasil se deu dentro de um contexto de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, diferente daquele presenciado pelos arquitetos europeus. Assim, a técnica construtiva mais utilizada pelos arquitetos brasileiros para introduzir a arquitetura moderna no Brasil, foi:

Alternativas
Comentários
  • alternativa e

    Na arquitetura moderna surgiu o conceito de concreto armado. O barateamento de antigos materiais tais como o ferro e o aço (agora produzidos de modo mais eficiente) fez com que surgisse o conceito do concreto armado (a inserção de uma estrutura ou armadura de metal por dentro do concreto), que permitiu a construção de prédios mais altos, mais baratos e a criação de curvas mais ousadas. E se tornou a técnica construtiva mais utilizada pelos arquitetos brasileiros.


ID
1401586
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde - MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro.

Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:

( ) ortodoxia racionalista;
( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;
( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos. A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    1º Prêmio: Pax

    Vencedor: Archimedes Memória

    Estilo: Beaux-Arts com características Art Déco

    2º Prêmio: Minerva

    Vencedor: Rafael Galvão e Mário Fertin

    Estilo: monumentalidade clássica com preceitos modernos

    3º Prêmio: Alfa

    Vencedor:Gérson Pompeu Pinheiro

    Estilo: ortodoxia racionalista

    Os projetos premiados não correspondiam aos anseios do ministro Gustavo Capanema, de modo que os prêmios foram pagos porém Lúcio Costa é quem foi convidado para fazer um novo projeto. Além de Lúcio Costa faziam parte da equipe Carlos Leão, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer.

  • "A decisão, inicialmente marcada para 1º de outubro, foi adiada para 12 de dezembro, e o prêmio, numa solução de compromisso, coube a Archimedes Memória. O plano Memória era estilo marajoara, derivado dos índios da ilha de Marajó. Esse estilo desempenhara papel menor na revivescência indigenista da fase nacionalista brasileira, mas, na qualidade de diretor da Escola Nacional de Belas-Artes em 1935, Archimedes ainda empunhava a bandeira do nacionalismo na arte. Não se tratava dos pujantes mosaicos de Juan O'Gorman na biblioteca da Universidade do México, mas sim de uma sutil ornamentação geométrica nos capitéis das colunas de entrada. A decoração deu um ritmo staccato ao bloco neoclássico, de que definia os limites prescritos ao edifício. A planta térrea e a entrada inspirava-se no melhor da Escola de Belas-Artes. O plano simétrico criava uma força direcional com escadas no corredor centra e salas dispostas ao redor de pátios internos. A dupla Mário Fertin e Raphael Galvão, que obteve o segundo lugar, produziu um desenho inatacável, mais neoclássico que moderno. O terceiro colocado, Gerson Pinheiro, antigo chefe de Affonso Eduardo Reidy, defendia o funcionalismo racional e apresentou o desenho mais limpo dos três projetos vencedores, com planta aberta e estrutura de concreto armado sustentada por pilotis. (HARRIS, E.D. Le Corbusier Riscos Brasileiros. Nobel, 1987, p.62) 

  • Questão super útil pra atuação profissional no serviço público. :'/


ID
1422835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.

Alternativas
Comentários
  • EBEZENER HOWARD: A cidade jardim é um modelo de cidade concebido por Ebenezer Howard, no final do século XIX, consistindo em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde num meio-termo entre campo e cidade. A ideia era aproveitar as vantagens do campo eliminando as desvantagens da grande cidade, mas nem sempre pode ser um sinônimo de ecocidade.


    LE CORBUSIER: Visão modernista das áreas habitacionais com a separação entre pedestres e veículos e a localização dos edifícios residenciais em grandes áreas verdes públicas. Plan Voisin - visão de Le Corbusier para Paris, seguindo os princípios e soluções concebidos em sua "Cidade Contemporânea", ou "Cidade para três milhões de habitantes". Nela é possível ver algumas de suas idéias sobre como deveria ser a cidade moderna: separação entre usos, altas densidades, grandes áreas livres, unidades de vizinhança, separação entre veículos e pedestres, etc.

  • O Erro consiste no Autor da teoria das Cidades Jardins, embora boa parte da questão faça sentido.

  • Cidade jardim → Ebenèzer Howard

    Unidade de vizinhança → Clarence Perry

    Cinco pontos da arquitetura, modulor e "A casa é uma máquina de morar" → Le Corbusier

    "Menos é mais" → Mies Van der Hore

    "O ornamento é um crime" → Adolf Loos

    "A forma segue a função" → Vitruvius e posteriormente Sullivan

    "O vermelho não é uma cor" → Bernard Tschumi.


ID
1504861
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os primórdios da arquitetura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. A arquitetura chinesa teve o Estado como principal incentivador das construções.
II. A arquitetura indiana privilegiava as edificações religiosas, que assumiam uma posição de destaque na arquitetura.
III. A arquitetura egípcia preocupava-se em construir monumentos adequados ao pós-vida dos faraós.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I - Correta. A Dinastia Shang dominou o vale do rio Amarelo, fundiam bronze e havia escrita pictográfica (1766 a.C.). O Estado era o maior incentivador, um exemplo, a grande muralha. Havia duas filosofias na China: Taoísmo - estudo da natureza, abordagem mística - e o de Confúcio - baseado no respeito à autoridade estatal. Apesar disso, o Budismo se tornou uma religião difundida na China, criando complexos de templos dedicados a Buda e os pagodes.

    II - Correta. A Índia também tinha a presença do Budismo, mas eles buscavam lugares remotos para implantar os templos para evitar conflitos. Já o Hinduísmo possuía grandes monumentos, com alusão a montanhas e ornamentos eróticos. Ex: Templo Angkor Wat, Templo do Khmer.

    III - Correta. As pirâmides eram construídas para sepultar os reis, foram 30 dinastias no Egito antigo até a conquista por Alexandre, o grande, em 332 a. C.


ID
1504864
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.
Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

Alternativas
Comentários
  • Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. O termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Assim, o ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" (neogóticoneo-româniconeo-renascença,neobarroconeoclássico etc). Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

    Uma das grandes influências da arquitetura eclética foi a arquitetura praticada na Escola de Belas Artes (École des Beaux Arts) de Paris, então a cidade mais importante no campo das artes. O chamado estilo "Beaux-arts", muito ornamentado e imponente, que mesclava o renascimento, o barroco e o neoclassicismo, foi influência obrigatória por todo o mundo ocidental. 

    Além do uso e mistura de estilos estéticos históricos, a arquitetura eclética de maneira geral se caracterizou pela simetria, busca de grandiosidade, rigorosa hierarquização dos espaços internos e riqueza decorativa.

  • Gab: D

  • Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado Ecletismo.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/29893393/teoria-critica-da-arquitetura/4


ID
1504867
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras

    GAB C

  • Assim como Ricardo Severo, Marianno tentou criar um glossário sobre a arquitetura colonial, e como presidente da SBBA, financiou em 1924 a viagem de diversos arquitetos às cidades históricas de Minas Gerais, para que estes pudessem registrar os elementos estruturais e ornamentais da arquitetura do Brasil-Colônia.

    Gabarito: C

    IG: @arquitetamanuprado


ID
1643743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue o seguinte item.

A famosa frase “Menos é mais” foi dita pelo modernista Le Corbusier em seu manifesto “Ornamento é crime”, segundo o qual a decoração da arquitetura eclética deveria dar espaço a uma arquitetura mais pura e racional.

Alternativas
Comentários
  • Esse pensamento foi expresso na frase de Mies Vas Der Rohe e nao de Le Corbusier.


  • Além do "less is more" ser de Mies Van Der Rohe; o manifesto "ornamento E (não "é") crime" é de ADOLF LOOS.

    LOOS: Foi precursor do Raumplan, o desenvolvimento da planta em diferentes cotas. Através das variações de altura das divisões, bem como das proporções adotadas e das mudanças de materiais, é estabelecida uma hierarquia entre os diversos espaços; criam-se zonas dentro da casa, definindo também graus de intimidade de cada divisão." 

    Em 1908, escreveu o ensaio/manifesto intitulado "Ornamento e Crime", no qual criticava o uso abusivo da ornamentação na arquitetura européia do final do século XIX. Loos acreditava que "quando uma cultura evolui, ela gradativamente abandona o uso do ornamento em objetos utilitários". Segundo alguns críticos,  "esta guerra contra o ornamento e a decoração esconde uma lacuna ideológica no modernismo: a falta de uma base cultural (...) O modernismo procurou deliberadamente destruir todos os vínculos e reminiscências da arquitetura histórica".


ID
1697812
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O movimento moderno na arquitetura e no urbanismo produziu cidades com funções segregadas. Como decorrência, as universidades foram concentradas em campi universitários. Este modelo passou a ser questionado quando a especialização dos espaços urbanos passou a ser criticado.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Na década de 1970, em decorrência dessas críticas, foram projetadas na Europa, universidades abertas à cidade.

II. Uma outra solução que enfrenta as críticas da especialização dos espaços foi a construção de campi concentrados, particularmente os verticalizados.

III. A despeito das críticas do modelo modernista de cidades universitárias, no Brasil vários campi foram construídos nos últimos 15 anos, sejam de universidades públicas ou particulares.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Todas corretas


ID
1729345
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1955, Joaquim Cardozo escreveu o texto Arquitetura Brasileira: características mais recentes. Do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, considere os seguintes pontos destacados pelo poeta, calculista e historiador pernambucano:

I. Observa-se o gradual desaparecimento do muro, coberto, abafado por elementos plásticos múltiplos e vários; e quando consegue se manter, associado aos elementos curvos empregados, como arcos e abóbodas, exprime-se por uma simetria de eixos.

II. Inaugura-se um novo ritmo na arquitetura moderna brasileira; uma tendência manifesta para as largas superfícies, verdadeiros panos de concreto, corpos de delgadas espessuras, sugerindo a leveza muito íntima e em muito semelhante aos invólucros de balões e dirigíveis.

III. Trata-se de exuberante exposição de averticalismo. A marquise, na entrada, inclina-se sobre a horizontal; o suporte dessa marquise é inclinado sobre a vertical; a torre sineira é limitada por um feixe de linhas retas aberto para o alto.

IV. Os pilotis dos primeiros tempos da arquitetura moderna transformaram-se em formas plásticas que à primeira vista dão a impressão de esculturas e que são, entretanto, funcionais, pois resultam das transições entre os espaços criados, entre os prismas estruturais que coordenam a estabilidade da construção.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  •  Joaquim Cardozo - Pioneiro da arquitetura moderna

  • Para quem não sabe, Joaquim Cardozo era o calculista que fazia os projetos estruturais para o Niemeyer... coisa simples.. kkkkk

    sobre as assertivas, só a primeira é falsa...

    Letra D


ID
1730551
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na primeira metade do século XX, a arquitetura brasileira apresentou profundas transformações no que concerne a estilos e conceitos. Este também foi o período de constituição do conjunto arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz, no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro/RJ, que hoje integra o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), que reflete, em certa medida, essas transformações.
Assinale a afirmativa que apresenta os tipos de arquitetura presentes no NAHM. 

Alternativas
Comentários
  • "Entre 1904 e 1919 foram erguidas as primeiras edificações do campus, devidamente equipadas para as suas atividades, formando o conjunto eclético e o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM). Na década de 1940, novos edifícios foram erguidos para abrigar as atividades em expansão do Instituto, dando origem ao conjunto modernista. Esses dois conjuntos estão envolvidos por extensa área verde."


ID
1730557
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne aos materiais de construção empregados e aos sistemas construtivos adotados.

Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer. 

I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira

a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna. 
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto. 
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos
e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal. 

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


Alternativas

ID
1731076
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A obra que celebrizou o slogan "a forma segue a função", e conseguiu dar a mais cabal expressão deste slogan foi:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    a)Bauhaus, em Dessau, de Walter Gropius.

    ERRADO. " estilo das instalações de Dessau insinua a fase mais futurista de Gropius em 1914, mostrando também semelhanças com o estilo internacional.[...]Gropius estava interessado em incluir avanços estruturais e tecnológicos ao projetar a sede da escola revolucionária para alunos de arquitetura e design. [...] Na esperança de criar transparência, a parede enfatizou a natureza espacial "mecânica" e aberta da nova arquitetura."

    fonte: https://www.archdaily.com.br/br/805820/classicos-da-arquitetura-bauhaus-dessau-walter-gropius

     

    b) Guaranty Building, em Búfalo, de Louis Sullivan.

    GABARITO. Louis Sullivan é o proclamador dessa frase "a forma segue a função"

    "Embora seja conhecido pelo uso do ornamento, sua verdadeira inovação foi incorporar estilos ornamentais precedentes em novos edifícios em altura que surgiam no final do século XIX, utilizando o estes ornamentos para enfatizar a verticalidade de suas obras. É esse princípio que o levou a proclamar a famosa sentença "a forma segue a função", embora o próprio Sullivan desse os créditos dessa frase a Vitruvius."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/626678/em-foco-louis-sullivan

     

    c) Pavilhão Alemão, em Barcelona, de Mies Van der Rohe.

    ERRADO. A palavra chave para sabermos se é Mies Van der Rohe é MINIMALISMO.

    "Para ele, o excesso era dispensável. Ludwig Mies Van der Rohe apreciava o mínimo, por isso o aroma minimalista é haurível em muitas de suas obras,"

    fonte: https://www.galeriadaarquitetura.com.br/Blog/post/o-essencial-de-ludwig-mies-van-der-rohe

     

    d)Fallingwater, em Mill Run, de Frank Lloyd Wright.

    ERRADO. O ponto chave da Casa da Cascata, a Faliingwater, é Integração do edifício com a paisagem

     

    e) Ville Savoye, em Possy, de Le Corbusier.

    ERRADO. O foco da Villa Savoye é expor os 5 pontos da Arquitetura Moderna, idealizados por Le Corbusier

     

  • Se cair "procliticamente" em minha prova, aqui em 2021 eu te agradeço!!!


ID
1731088
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto que considerava paradoxo a doutrina de Mies van der Rohe de que “menos é mais" porque, no seu entender, ela deplorava a complexidade e justificava a exclusão por fins expressivos e que, em contradição, afirmava que “mais não é menos" foi:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a famosa frase de Venturi foi: "Less is a bore" (Menos é um tédio/chatice) em oposição a "Less is more" (Menos é mais) de Mies. As duas máximas até rimam, daí vem a força da sátira. "Mais não é menos" seria "Less is not more" em inglês e ninguém jamais proferiu tal frase. Essa questão deveria ser anulada por imprecisão das informações.

  • Venturi, cujo livro de 1966 Complexidade e Contradição na Arquitetura' cunhou o termo "less is a bore" (em português algo como 'menos é uma chatice') - para contradizer a famosa frase de Mies van der Rohe "less is more" (menos é mais) - é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do ethos modernista, no qual ela já havia se enraizado profundamente.

    (FGV dando uma bela forçada de barra na tradução do inglês)

    Fonte: Archdaily

    Gabarito:D

    @arquitetamanuprado


ID
1731091
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura civil no Brasil, durante o período colonial, sobretudo nos séculos XVI e XVII, usou “uma linguagem direta e simples, desprovida de qualquer sofisticação ou subjetividade na procura estética", nas palavras do arquiteto e historiador Paulo Santos.

Uma de suas características principais era: 

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Civil

    No agenciamento dos espaços e em cada elementos da construção e da decoração, os séculos XVI e XVII usaram de uma linguagem direita e simples, desprovida de qualquer sofisticação ou subjetividade na procura estética. Uma atmosfera de tranquilidade dentro e fora da casa era a nota dominante dessa arquitetura, feita de silêncios, a que a coloração das janelas e portas (verde, azul, ocre, vinho), destacada contra o fundo branco da parede caiada, produzia, pelo contraste discreta vibração, que não chegava a perturbar aquela atmosfera e a que contribuíam:

    a rudeza do material das guarnições (pedra);

    a horizontalidade dos traçados, que o beiral sacado franjado de telha acentuava;

    → a tendência para o quadrado (em vez de retângulo) nos compartimentos e nas envasaduras de portas e janelas;

    → o predomínio dos cheios sobre os vazios - o que equivale dizer: abafadas as vozes na composição.

    Quatro séculos de arquitetura - Paulos Santos.

    GAB E

  • Boa. Questões como essa e bom deixar para o final, e se der tempo faça a tabela verdade e garanta um ponto

  • Boa. Questões como essa e bom deixar para o final, e se der tempo faça a tabela verdade e garanta um ponto

  • Só consegui realmente fazer sem dúvida com a tabela verdade. Obg pelo comentário!


ID
1731094
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura Moderna encontra no chamado “Estilo Neocolonial“ seu mais relevante contraponto nesses anos. Nomes como os de José Mariano Filho, Ricardo Severo e Victor Dubugras promovem uma “redescoberta“ da herança colonial brasileira através dessa arquitetura de natureza acadêmica que, independentemente de suas qualidades, perfeitamente adequava-se aos anseios de representação da burguesia ascendente e aos discursos nacionalistas do país, que em 1922 celebrara seu centenário da Independência. Em 1930 ocorre no Rio o IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, no qual o antagonismo entre o Neo-Colonial e as tendências da Arquitetura Nova chega a seu auge.


ID
1756795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante o período do Barroco Romano, que ocorreu no pontificado de Nicolau V, promoveu-se o esplendor exuberante da arquitetura, juntamente com os grandes eixos urbanos monumentais. Entre os arquitetos que contribuíram para esse acontecimento, incluem-se

Alternativas
Comentários
  • Rafael Sanzio - renascimento

    Bruneleschi - renascimento

    Leonardo da Vinci - renascimento

    Alberti - renascimento

    Vitruvius - classica

    Bernini - Barroco

    Borromini - Barroco

     

     

  • PALLADIO- renascimento/maneirismo


ID
1777042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Cidades barrocas são caracterizadas por cinturões de ruas que têm formas tortuosas e orgânicas e que se expandem de maneiras distintas. Em contraste com esse estilo, posteriormente surgiram os projetos e as tentativas de construções de cidades ideais renascentistas, com formas poligonais e estrelares, mais rígidas, com ruas que irradiam diretamente do centro, com formas urbanas influenciadas pelo tema de fortificação e defesa das cidades do Quattrocento.

Alternativas
Comentários
  • No desenvolvimento histórico, o RENASCIMENTO vem ANTES do BARROCO (se vc lembrasse disso já matava a questão). Além disso, "o traçado das cidades barrocas em nada difere do traçado das cidades clássicas, porém, ganha mais riqueza e movimento. Continua a existir o monumentalismo das praças e jardins e dos traçados radiais." 

    http://arquiteturaurb.blogspot.com.br/2009/03/cidade-barroca.html


ID
1777045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Na França, berço da Revolução Industrial, a produção artesanal foi substituída pela industrialização a ponto de se conseguir chegar às peças de ferro com dimensões exigidas para ser construída a primeira ponte de ferro fundido sobre o rio Sena bem como para erguer a célebre Torre Eiffel e o Palácio de Cristal, consagrando-se definitivamente o uso da nova tecnologia francesa na grande exposição de Paris.

Alternativas
Comentários
  • o berço da revolução industrial foi a Grã-Bretanha

  • Como a colega Andrea falou o berço da Revolução Industrial foi a Grã-Bretanha e não a França. Outro erro é induzir o candidato a achar que a Torre Eiffel e o Palácio de Cristal são frutos do desenvolvimento tecnológico da França, quando na realidade são monumentos oriundos de duas grandes Exposições Universais:

    >> Palácio de Cristal: Exposição Universal de 1851, Londres, Inglaterra.

    http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/09/palacio-de-cristal-londres-inglaterra.html

    >> Torre EiffelExposição Universal de 1889, Paris, França.


ID
1777048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Junto ao crescimento da industrialização, novos pensamentos surgiram: na Alemanha, que passou a disputar com a França e a Inglaterra o foco intelectual e criador de novas formas, edificações eram construídas com a pretensão de se criarem símbolos do espírito e da vontade da época. A famosa escola alemã, Bauhaus, surgiu com o slogan: “Arte e técnica, uma nova unidade", pois, desde sua origem, o diretor Walter Gropius tinha como meta a fundação de um estabelecimento de ensino que dotasse de conselhos artísticos a indústria em expansão. 

Alternativas
Comentários
  • A Escola Bauhaus Bauhaus é a inversão do termo HAUSBAU (construção da casa) para BAUHAUS (casa da construção). Por seu neologismo, Gropius fazia referência à Bauhütte, loja ou centro das corporações de construtores de catedrais na Idade Média. A Idade Média viu na catedral um templo de união entre vida e arte. A própria escola fundada por Gropius identificava-se com uma casa em forma de catedral ou farol, destinada, como as igrejas da Idade Média , a divulgar as boas novas. Uma entalhe em madeira intitulado "Catedral", de Lyonel Feininger (1871/1956) ilustra em 1919 o manisfesto de criação da Bauhaus. Ancorada nas idéias da Escola de Arts and Crafts (Artes e Ofícios) ,de Henry van de Velde, aberta em 1906 em Weimar , inspirada no movimento de mesmo nome surgido na Inglaterra no apogeu do Período Vitoriano, do Deutscher Werkbund , (grupo de artistas arquitetos e artesão cujo objetivo era aperfeiçoar o design dos produtos industrializados), bem como em outras correntes reformadoras, a Bauhaus atinge uma notoriedade que ultrapassa as fronteiras da Alemanha. "Arte e técnica, uma nova unidade",é a fórmula que resumia o programa de uma vasta exposição em 1923,"Staatliches Bauhaus" e contribui rapidamente a divulgar a Bauhaus. A Bauhaus foi dividida em dois setores: a Academia de Arte Pictórica e a Academia de Artes e Ofícios. O principal objetivo era o de acomodar as multidões em pouco espaço, promovendo moradia para os sobreviventes. Em 1932, nenhum outro país construiu mais habitações populares e sua maior parte erguida com o dinheiro de impostos. Os princípios Gropius e os seguidores da Escola Bauhaus desejavam alterar a face da sociedade, através de uma arquitetura que apelasse ao espírito e à inteligência e exaltasse a modernidade, despojada dos excessos da época Imperial,. Esta arquitetura era baseada em 3 princípios: 1. direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores 2. rejeição de todos os objetos e adereços burguesas e 3. retorno aos princípios clássicos da arquitetura ocidental. Cada estudante era treinado por 2 professores, um artista e um artesão. Como a grande maioria dos arquitetos aderiu aos princípios da Bauhaus, o resultado foi uma forma clássica de moradia social racional, com paredes brancas ( a cor era consirerada burguesa) e mobílias funcionais em aço, tecido com fibras, desenhos e texturas inovadores. Externamente, as construções eram brancas, cinzas, beges ou pretas, verdadeiras teorias construídas em forma de concreto, aço madeira, estuque, pedra e vidro, com seu telhado plano e fachada pura e a predominância da linha horizontal, excluindo-se as cornijas. Assim como a arquitetura, os objetos da vida cotidiana deveriam possuir uma qualidade material e atingir a harmonia da forma e da função sem detalhes decorativos supérfluos, inaugurando assim a era funcionalista. http://www.bauhaus.com.br/site/html/escola-bauhaus.php
  • ERRADO:  A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus

     

  • A escola surgiu sob a ideia da "grande construção" e representava a corrente da Nova Objetividade. Seu lema inicial era construir a "catedral do futuro" ou "catedral do socialismo". Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus procurava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, pacífica e sem contradições.

    Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928. Nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da "obra de arte total" propagada pelo compositor Richard Wagner no século anterior, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Em sua segunda fase, a Bauhaus logo sucumbiu aos interesses da indústria.

    Acusada de "bolchevismo" e "judaísmo" pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.

    Abandonado pelos sindicatos e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou refúgio, e financiamento, nos industriais. A forma passou então a seguir a função. A política, no entanto, não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista" 

    https://www.dw.com/pt-br/1883-nasce-o-arquiteto-walter-gropius-fundador-da-bauhaus/a-3518662


ID
1789909
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O júri do concurso para o projeto do Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Nova York, em 1939, classificou os anteprojetos em função de dois critérios. Assinale a opção que indica os critérios priorizados.

Alternativas
Comentários
  • O pavilhão foi feito por Lúcio Costa e Niemeyer.

    https://www.archdaily.com.br/br/615845/classicos-da-arquitetura-pavilhao-de-nova-york-1939-lucio-costa-e-oscar-niemeyer

  • "No termo final de julgamento, o júri explicita a importância desse conceito na avaliação:

    "Passando a fixar o seu critério de julgamento quanto ao modo de interpretar a nacionalidade da arquitetura, resolveu o júri que a questão não se devia prender ao detalhe dos elementos arquitetônicos, fossem tradicionais ou indígenas, mas se devia ater a uma forma arquitetônica capaz de traduzir a expressão do ambiente brasileiro; e mais, que essa forma fosse de preferência atualista, tendo em vista que a Feira Mundial de New York tem, por princípio, estabelecer uma visão do 'Mundo do Amanhã'".

    Desse trecho destaca-se a separação do aspecto formal no sentido de composição estilística para o aspecto representativo, este sim possível de traduzir o Brasil em sua arquitetura. A adequação técnica ao evento (isto é, seu caráter arquitetônico provisório) também foi considerada no julgamento, assim como outros aspectos pedidos em edital, como circulação e insolação." (GALVEZ. M.F.R. DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA. PUC-RIO, 2013)


ID
1789912
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a evolução dos traçados de cidades e vilas no Brasil Colonial, examinada pelo arquiteto e historiador Paulo Santos, as vilas de Manaus e de Barcelos, no estado do Amazonas, classificam‐se, respectivamente, como de traçados

Alternativas

ID
1797946
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade.

II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo encerramento de um período e menos pelo momento de profunda reorientação.

III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Se o condidato precisar saber disso para responder essa questão, o edital da prova tem que ser só de português.

  • A retomada do debate arquitetônico nesta passagem de década se debruça sobre a arquitetura produzida a partir da década de 1960, ou pós Brasília, com o intuito de se entender este período numa perspectiva histórica (BASTOS, 2003). Brasília é, assim, tomada como um marco evidente de inflexão social e política do pais na década de 60 e será marcada pelo golpe de 1964 e a ditadura militar que se estendera até a década de 80.

     “A constatação de que a crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade, parece indicar que a chamada “condição pós-moderna é o menos o encerramento de um período e mais um momento de profunda reflexão e reorientação.

    Neste sentido, pode ser frutífero explorar, para a sua caracterização, a noção de “modernidade reflexiva”, que parece melhor caracterizar esse processo interno da crise da modernidade arquitetônica, evitandose assim empregar, de maneira maniqueísta, a expressão ‘pós‐modernidade’. ” (BASTOS, ZEIN, 2015, p.195) 


ID
1797952
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista “Fon-Fon” consignava a índole do “Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas”.

Trata-se do Movimento:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E 

    "No campo da arquitetura se desenvolve nas décadas de 10 e 20 do século passado o movimento neocolonial."

  • "Desenha-se agora na nossa vida artística em geral um forte movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais. Cansados de copiar o que fazem os estrangeiros, chegamos à conclusão que é necessário (fazer) qualquer coisa de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas. Daí o movimento, a cuja frente se pôs José Mariano Filho para restabelecer, pondo-os de acordo com o progresso, os velhos característicos da arquitetura colonial adaptada aos ares do Brasil, por aqueles a quem devemos a força da nossa coesão nacional e o profundo sentimento de nossa personalidade como povo."

    (Arquitetura no Brasil em revolução)


ID
1797955
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    A Brasília dos irmãos Roberto ocuparia toda a margem do Lago Paranoá, com o Parque Nacional na zona leste, onde iriam se concentrar os prédios dos três poderes, além da residência presidencial, entre outros equipamentos. “A cidade deveria ser construída entre sete e dez anos. Todas as unidades seriam interligadas por parques públicos”, relata Jeferson. Considerado um projeto para pessoas e não para máquinas, a ideia dos irmãos Roberto foi uma das poucas apresentadas no concurso que não seguiam os princípios do modernismo.

    https://www.casaemercado.com.br/bravo-perdedor/

  • O projeto de MM Roberto , terceiro classificado, mostrou uma pesquisa intensa de dados econômicos e sociais, considerada pelo júri como aspectos não primordiais. Sua proposta era fundamentada numa descentralização onde formas hexagonais se voltavam para edifícios centrais(núcleo), descartando a monumentalidade ,aspecto tão apreciado pelo júri. 

     

    Segundo a avaliação do júri, o plano apresentado foi criticado por poder ser elaborado para qualquer outra cidade, não somente para uma capital administrativa, além de separar os edifícios governamentais. 

     

    O projeto apresentado previa: 7 unidades urbanas de 72000 pessoas cada uma, aumentando para 10, ou no máximo, 14 unidades. Cada unidade tinha como centro um departamento governamental.

     

    Fonte: Costa, A.M. Impossíveis Brasílias.


ID
1797958
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna: 1. Planta Livre; 2. Terraço Jardim; 3. Pilotis; 4. Estrutura Independente; 5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:

( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;

( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;

( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;

( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,

( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • O 5º preceito seria Estrutura independente OU Janela em fita?

    Planta livre não está diretamente relacionada a estrutura independente?


ID
1798021
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:

Alternativas
Comentários
  • Neomodernismo: 

     

    > Consiste na continuidade e aperfeiçoamento das premissas de projeto modernista.

    > A concepção de projeto dá ênfase ao uso da vegetação tropical, usando formas geométricas livres na paginação de pisos e desenhos de canteiros e piscinas.

    > No uso da vegetação, predominam as paletas de cores que vão do verde intenso ao da policromia, explorando as nuances e tonalidades da vegetação nativa e aclimatada.

    > Os materiais utilizados continuam os mesmos, como o mosaico português, com o uso intenso das cores nos desenhos dos pavimentos.

  • Uso de topiarias e bordaduras é mais comum nos jardins clássicos / formais


ID
1800700
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício “A Noite” localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, abrigou a Rádio Nacional, a mais importante rádio do país nas décadas de 1940 e 1950, e foi também, durante muito tempo, o edifício de concreto armado mais alto da América Latina. O projeto arquitetônico desse edifício foi de:

Alternativas
Comentários
  • O edificio "a noite" de projeto Joseph Gire e Elisário Bahiano...

  • Considerado o primeiro arranha-céu do Brasil, o Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, foi tombado no último dia 3 de abril pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Situada na Praça Mauá, em frente ao novo Museu de Arte do Rio (MAR), a construção foi inaugurada em 1929 e abrigou a sede do jornal A Noite e da Rádio Nacional.

    Com 102 metros de altura distribuídos em 22 andares, o edifício é um autêntico representante do estilo art déco, e tem projeto de Elisário Bahiana em parceria com Joseph Gire, arquiteto francês que também desenhou o Copacabana Palace e do Palácio Laranjeiras, também no Rio de Janeiro. Já o cálculo estrutural foi realizado pelo engenheiro catarinense Emilio Baumgart.

    Durante décadas, o edifício A Noite foi ponto de encontro de notáveis, graças às instalações da Rádio Nacional, mas também por conta dos restaurantes e mirantes que abrigou em sua cobertura pergolada. Desde os anos 1970, porém, o edifício sofreu uma rápida decadência, bem como de toda a região onde se situa.

    No início de 2012, a fachada do prédio foi coberta com telas de proteção e andaimes, a fim de evitar que pedaços caiam sobre os pedestres. Espera-se que, com o tombamento em nível nacional, seja mais fácil para que seu atual ocupante – o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) – realize a necessária reforma para que o edifício A Noite recupere-se de décadas de descaso.

    Fonte: Viutruvius

    http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.187/5885

  • essa eu não sabia


ID
1896700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em arquitetura, a expressão de Stij

Alternativas
Comentários
  • De Stijl , holandês para “o estilo”, foi um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses que fundaram uma associação de artistas e um jornal com esse nome na cidade de Leida em 1917.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/De_Stijl


ID
1896703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de conceitos fundamentais de arquitetura e urbanismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A ) Art Déco,  estilo decorativo de artes aplicadas, desenho industrial e arquitetura caracterizado pelo uso de materiais novos e por uma acentuada geometria de formas aerodinâmicas, retilíneas, simétricas e ziguezagueantes [Lançado em 1925 na Exposição Internacional das Artes Decorativas, de Paris, teve o seu apogeu nos anos de 1930.https://www.google.com.br

     

    B ( PARECE MAS NÃO É)  ERRADO -  Chinoiserie é uma palavra francesa que designa a imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidentais. O termo é aplicado particularmente à arte do século XVIII, quando desenhos pseudochineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava na época. https://pt.wikipedia.org/wiki/Chinoiserie

     

    C ERRADA - O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. 

     

    D CERTO - Gótico flamejante ou estilo flamboyant é a fase final da arquitetura gótica, nomeadamente francesa, assim chamada porque seu aspecto mais característico são os ornamentos florais que lembram a forma de flamas (do francês flamboyant, 'flamejante').


ID
1896709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de evolução urbana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos. Segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

    http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-muralha-china-visivel-no-espaco.htm

  • a) O nazismo fechou as portas da escola em Dessau. Ela se enfraqueceu devido ao estimulo dado pelo diretor aos alunos nas questões políticas. Ele foi obrigado a renunciar, posteriormente, Mies comandou a escola, mas em seguida foi fechada pela gestapo, polícia nazista. (Michael Fazio, História da arquitetura)

    c) correta!

    d) Os portugueses que expulsaram os franceses, que, liderados por Daniel de La Touche, tinham construído a fortaleza de São Luis, após o domínio português, foi implantado um modelo urbano reticulado influenciado pela Espanha, que comandava Portugal à época. Normalmente, os núcleos urbanos formados pelos portugueses seguiam a topografia local.

    e) mudança de Ouro Preto para BH.

    Outras fontes: wikipédia e http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Ellis_Pacheco.pdf

    Feliz 100 anos de Bauhaus!


ID
2084803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da história da arquitetura brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A errada, a casa de Baile foi construída 

    B errada obras de Niemeyer

    C . A primeira casa modernista no brasil foi projetada em 1927 por Gregori Warchavchik 

    D foi construida no mesmo terreno

    E certo

     

     Eles foram precursores na arquitetura moderna no Brasil. O edifício da Associação Brasileira de Imprensa, por exemplo, é concluído antes do Ministério de Educação e Saúde, 

  • Pra quem não é assinante: Gabarito Letra E

  •  a) O conjunto da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, previa cinco edifícios: cassino, clube, igreja, hotel e casa de bailes, a qual, no entanto, não foi construída. - errada, a casa de Baile foi construída

     

     b)  O arquiteto Oscar Niemeyer projetou com Lucio Costa as seguintes capelas: a do Palácio da Alvorada e a de Nossa Senhora de Fátima. - errada, obras de Niemeyer

     

     c) A primeira casa modernista do Brasil foi projetada por Lucio Costa e construída em São Paulo. - A primeira casa modernista no brasil foi projetada em 1927 por Gregori Warchavchik

     

     d) O segundo anteprojeto escolhido para o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro previa a construção de um edifício longitudinal, o que implicou a troca do terreno destinado para esse fim quando da aprovação do primeiro anteprojeto. Errado, foi construida no mesmo terreno

     

     e) Do ponto de vista cronológico, a primeira grande obra da arquitetura moderna no Brasil é a sede da associação brasileira de imprensa, que foi projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto. - certo,  Eles foram precursores na arquitetura moderna no Brasil. O edifício da Associação Brasileira de Imprensa, por exemplo, é concluído antes do Ministério de Educação e Saúde

  • Complementando:

    > Movimento autônomo de arquitetura moderna: Recife, liderado por Luiz Nunes

    >> Precedeu a consolidação da Arquitetura Moderna no RJ

  • Para responder a essa questão, é necessário analisar os itens individualmente, portanto:


    A – Incorreta. Conjunto da Pampulha é um conjunto urbano formado pelos seguintes edifícios:


    1.      Edifícios e jardins do Cassino, atualmente Museu de Arte da Pampulha;

    2.      Casa do Baile, atualmente Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design;

    3.      Iate Golfe Clube, atualmente Iate Tênis Clube;

    4.      Igreja de São Francisco de Assis,

    5.    Residência de Juscelino Kubitschek, atualmente Casa Kubitschek


    Logo, esta alternativa está incorreta, pois a Casa do Baile foi construída.


    B – Incorreta. Ambos são projetos do Niemeyer, situados em Brasília.

    C – Incorreta. A primeira casa modernista brasileira foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, em 1927, e construída em 1928, na Vila Mariana, em São Paulo.


    D – Incorreta. Em relação ao projeto do edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, não houve troca do terreno, e sim, mudança de partido arquitetônico com relação, inicialmente, à disposição dos volumes dentro do terreno.


    E – Correta.  Os irmãos Marcelo e Milton Roberto, mais conhecidos como irmãos Roberto, foram arquitetos pioneiros no modernismo carioca e brasileiro e tinham tanto uma clientela pública como privada e, também, lançavam-se em concursos de arquitetura, obtendo um papel distinto de destaque em relação aos outros arquitetos contemporâneos cariocas. O Edifício-sede da Associação Brasileira de Imprensa (A.B.I.), teve seu projeto escolhido em um concurso público convocado pela própria A.B.I. em junho de 1936. O projeto vencedor foi de autoria dos irmãos Roberto. A execução da obra foi iniciada em 1936 e concluída em 1939.


    Gabarito do Professor: Letra E.





ID
2098591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a fluxogramas e a programas de necessidades complexas para projetos de arquitetura em edifícios, julgue o item subsecutivo.

As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia do terreno foram elementos pouco considerados nas implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional, cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser implantadas da mesma forma em qualquer lugar.

Alternativas
Comentários
  • alguém comenta essa por favor?

  • As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia do terreno foram elementos pouco considerados nas implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional, cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser implantadas da mesma forma em qualquer lugar. Resposta: errado.

  • O erro da questão consiste em afirmar que a topografia e o entorno foram pouco considerados, tendo em vista que em muitas de suas obras,estes aspectos influenciaram o partido arquitetônico. Além disso, Niemeyer, se distanciava  da ideia de construir maquinas de morar que poderiam ser construidas em qualquer lugar, ele recebeu influências do estilo internacional, mas desenvolveu um um estilo peculiar,obras com identidade ( adotou as curvas por exemplo).

    Segundo Ouroussoff, Niemeyer "absorveu as influências do modernismo europeu" e transformou sua arquitetura "em orgulho nacional". Para o especialista, o arquiteto reinventou o modernismo com sua própria linguagem e identidade nacional". >>> https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/12/121017_niemeyer_ouroussoff_cv.shtml

     

     

  • O modernismo brasileiro destacou-se do estilo internacional justamente por considerar topografia, clima, tradições locais etc.


ID
2098603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à racionalização, à modulação e ao uso de pré-moldados em construções, julgue o item que se segue.

Lúcio Costa foi um dos mais importantes arquitetos que contribuiu com o pensamento racionalista da fabricação de pré-moldados no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O João Filgueiras Lima, o Lelé, ficou conhecido como o pai do pré-fabricado no Brasil e não Lucio Costa. 


ID
2197627
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Principal nome do paisagismo brasileiro no século XX, considerado o criador do paisagismo brasileiro, denominado paisagismo tropical, teve sua obra diretamente relacionada à arquitetura moderna brasileira, tendo trabalhado em parceria, em diversas obras, com arquitetos como Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A quem o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • A) Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier foi um arquitetourbanistaescultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.

    B) Gab

    C) Fernando Chacel foi um prestigiado paisagista brasileiro. Juntamente com Rosa Kliass, fundou a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap). Foi estagiário de Roberto Burle Marx, sendo considerado seu sucessor e, portanto, o mais importante paisagista brasileiro.

    D) Benedito Abbud é formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP. Em 1981 fundou sua própria empresa, que conta com aproximadamente 3500 projetos paisagísticos desenvolvidos em todo Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola. Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) durante os biênios de 1987-1988 e 1999-2000.

    E) Rosa Grena Kliass é uma arquiteta-paisagista brasileira, considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Entre suas obras mais significativas estão a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos na cidade de São Paulo.


ID
2250499
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As situações descritas nas questões a seguir são hipotéticas.

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado menciona "já falecidos", então, a única alternativa possível é a B, visto que Paulo Mendes da Rocha e Carlos Bratke não se encaixam neste requisito na data da questão.

  • Assertiva: B


    Avaliando as alternativas:

    A) Erro está em Paulo Mendes da Rocha. Apesar de pertencer ao Modernismo, não é falecido.

    C) Carlos Bratke, diferente de seu pai (Osvaldo Bratke), não pertence ao Modernismo e sim ao Pós moderno. Além disso não era falecido à época (2016), faleceu em 2017.

    D) igual letra C

    E) igual letra A


ID
2313850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No Brasil, o revestimento das fachadas com azulejos ocorreu, inicialmente, por razões fundamentalmente climáticas e não ornamentais. Nas cidades litorâneas do nordeste e do norte, as chuvas são abundantes e o calor constante, e na construção de suas moradias os habitantes dessas regiões levavam em conta estes fatores. O azulejo, sendo refratário à ação do sol e impedindo a corrosão da umidade nas paredes caiadas, tornou as residências mais frescas, ao mesmo tempo em que reduziu os custos de conservação.

    FONTE: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/30565/30565.PDF

  • GABARITO - ERRADO

     

    Que pegadinha do malandro essa questão. Se eu visse pela primeira vez na minha prova, não marcaria. Mas se o CESPE quiser, agora já pode mandar que eu tô sabendo ;)

  • O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

    O uso de azulejo realmente é transferência de tradições da arquitetura portuguesa, mas o uso desse revestimento nas fachadas foi adaptação brasileira.

    GABARITO: Errado

  • O uso dos azulejos no decorrer da história da arquitetura brasileira passou por alguns períodos distintos, mas permanece presente até os dias atuais. Inicialmente, os azulejos chegaram ao Brasil com a vinda da família real portuguesa e eram aplicados como painéis figurativos no interior de igrejas, conventos e residências. A transferência do interior das edificações para as fachadas aconteceu no início do século XIX, principalmente nas cidades do litoral brasileiro.

    Esta estratégia garantia proteção contra as intempéries como a chuva e a incidência solar, além do asseio e da impermeabilização. É importante ressaltar que, apesar de ser predominante a origem dos azulejos de Portugal, por alguns períodos houve a importação de azulejos de outros países, como França, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Espanha.

    De acordo com Yunes, entre 1920 e 1930, painéis de azulejos e cartões sob a forma de brasões, são incorporados à arquitetura assumindo o papel de ilustração de referência histórica do Neocolonial brasileiro ou luso-brasileiro. Formulado principalmente nas obras Victor Dubugras e Wasth Rodrigues esta estética assume caráter popular sendo disseminada de maneira magnífica por outros arquitetos e construtores nas grandes e pequenas cidades brasileiras.

    Portanto, não é possível afirmar que houve um processo de “transferências das tradições" entre Portugal e Brasil, inclusive porque os azulejos eram originários de outros países também, mas sim um processo de transformação na aplicação e utilidade dos mesmos.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    YUNES, Gilberto Sarkis. Os painéis de azulejos na arquitetura brasileira e a identidade moderna. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 


ID
2313853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


Antes da consolidação da arquitetura moderna no Rio de Janeiro, desenvolveu-se, no Recife, um movimento autônomo de arquitetura moderna sob a liderança do arquiteto Luiz Nunes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Luiz Nunes realiza no Recife, entre 1934 e 1937, uma experiência única no cenário arquitetônico brasileiro. Encarnando a utopia reformadora original do movimento moderno, ele desenvolve com o governo do Estado de Pernambuco uma arquitetura motivada pelo desejo de transformação social e pelo compromisso com a criação de um novo mundo para um novo homem. Nesse sentido, sua atuação é política e extrapola os aspectos técnicos e estéticos da profissão.

     

    FONTE: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa351677/luiz-nunes


ID
2313856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.


É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é uma máquina de morar”.

Alternativas
Comentários
  • A FRASE É DE LE CORBUSIER

  • A citação se refere à ideia de “máquina de morar” de Le Corbusier. Ele pensava que a casa deveria ser bonita e confortável, mas também lógica, funcional e eficiente (uma ‘máquina de morar’), perfeitamente apta para atender às necessidades dos ocupantes.

  • A máxima atribuída o arquiteto alemão Mies Van der Rohe é a de "menos é mais".

  • É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é uma máquina de morar”. - ERRADO

     

    A máxima atribuída o arquiteto alemão Mies Van der Rohe é a de "menos é mais".​

     

    A citação se refere à ideia de “máquina de morar” de Le Corbusier. Ele pensava que a casa deveria ser bonita e confortável, mas também lógica funcional e eficiente (uma ‘máquina de morar’), perfeitamente apta para atender às necessidades dos ocupantes.

     

  • Vou aderir e adaptar essa máxima para a máquina de gabaritar xD


ID
2313859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue o item a seguir.


Os arquitetos filiados à corrente organicista defendiam que a aparência externa da edificação deveria ser resultante da organização dos espaços internos, ao passo que os da corrente racionalista defendiam que a forma geral do edifício deveria ser resultado da subdivisão de volumes simples, com base em uma ordenação geométrica facilmente identificável.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Comentário: 

    Do ponto de vista da estrutura, A ARQUITETURA RACIONALISTA e ORGÂNICA são diferentes nos seguintes aspectos: 

     

    #ARQUITETURA RACIONALISTA: 

    - Estrutura independente e formada de pilares e vigas modulados uniformemente segundo malha única. 

    - Estrutura concebida como um mecanismo segundo uma ordem absoluta e imutável 

    - Planimetria regular 

     

    #ARQUITETURA ORGÂNICA:

    - Variedade de soluções estruturais, com liberdade de orientação e diversidade de modulações 

    - Estrutura concebida como um organismo que cresce segundo leis próprias de harmonia com as próprias funções 

    - Planimetria irregular (ditada pelas necessidades humanas) 

     

    Qualquer erro, por favor, avisem-se. :)

     

    Fonte: http://principo.org/arquitetura-e-urbanismo-arquitetura-e-urbanismo-contemporneos.html?page=2 


ID
2318377
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações “historicistas”, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:

Alternativas

ID
2318401
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  •  

    "O Regionalismo crítico é diferente do regionalismo puro e simples, o qual tenta alcançar uma correspondência um-a-um dos elementos da arquitetura vernácula, de um modo consciente, mas  sem participar conscientemente do universal. Alvar Aalto, Jørn Utzon, Mario Botta, Charles Correa, Álvaro Siza, Rafael Moneo, Tadao Ando são arquitetos conhecidos que, de alguma forma, ou em algum momento se utilizaram do conceito em seus edifícios."

    https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/05/29/regionalismo-critico/


ID
2366788
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as três grandes linhas projetuais identificadas por Macedo (1999, p. 17-20) na arquitetura paisagística brasileira, relacione adequadamente as colunas. (Os números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. Eclética.
2. Moderna.
3. Contemporânea.  

( ) O programa de usos é bastante diversificado, abrindo-se a oportunidade ao lazer ativo, sem, entretanto, existir o abandono da atividade de contemplação como uma meta a ser implantada.
( ) Denominações como utilitarismo e desconstrutivismo ecológico podem ser atribuídas às diversas facetas projetuais desta linha, que permite toda uma série de experiências.
( ) Tem como característica básica o tratamento do espaço livre dentro de uma visão romântica e idílica, que procura recriar nos espaços a imagem de paraísos perdidos, de campos bucólicos ou de jardins de palácios reais, incorporando no seu ideário toda uma concepção pitoresca de mundo.
( ) Tem como característica básica o abandono de qualquer referência aparente do passado imediato, adotando uma forte postura nacionalista, na qual a vegetação nativa é sobrevalorizada.
( ) Os espaços então criados são destinados à contemplação, ao passear e ao flanar, ao passo que aqueles dedicados exclusivamente às atividades esportivas são raros.
( ) Diretrizes projetuais sofrem uma concorrência de novos posicionamentos que, direcionados, tanto por um viés ecológico quanto por uma tendência de utilização de antigos ícones do passado, possibilitam o surgimento de novas organizações para os espaços livres. 

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2367571
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do que o nome pode sugerir, não se trata de casas rurais (Prairie Houses que dizer “casas da pradaria”) mas de casas urbanas nos subúrbios de diversas cidades nos estados de Wisconsin [Spring Green] e Illinois [Chicago]. O nome reflete a característica de sua implantação horizontal em grande área plana. Nos dez primeiros anos do século XX, Frank Lloyd Wright construiu mais de cem Prairie Houses.

    FONTE : https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2012/04/15/prairie-houses/

  • https://thaa2.wordpress.com/2009/07/24/frank-lloyd-wright-e-as-prairie-houses/

  • Um bom exemplo, projetado por Frank Lloyd Wright, é a casa cascata (Pensilvânia - USA)


ID
2367637
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.
Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas precisam exercer a função estrutural. (As paredes da planta livre são somente de vedação sem função estrutural)

    b) Fachada Livre de Estrutura: resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. (Item correto)

    c) Pilotis: sistema de vigas que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. (Sistema de pilares)

    d) Janelas em fita: consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita, propriamente dita, composta por janelas simultâneas, afetando diretamente a estrutura. (São janelas sem interrupção por pilares por causa da fachada livre)

  • Os cinco pontos da Nova Arquitetura:

    Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.

    Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.

    Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.

    Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.

    Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.


ID
2370946
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.
A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

Alternativas
Comentários
  • A construção, em estilo eclético, é um projeto assinado pelos arquitetos Arquimedes Memória, brasileiro, e F. Couchet (Francisque), franco-suíço, discípulos do mestre Heitor de Melo, arquiteto carioca morto precocemente em 1920. Inaugurado em 6 de maio de 1926, o palácio possui afrescos e vitrais no seu interior, além de esculturas. O Plenário é coberto por um vitral abobadado medindo 120m². É considerado o primeiro vitral desenhado no Brasil. Seu autor é o artista brasileiro de ascendência italiana Gastão Formentti, que também era compositor e chegou a ser parceiro de Noel Rosa. Na frente do palácio, pode-se admirar uma estátua em bronze de Tiradentes e duas colunas, em estilo neogrego, das Victórias. O estilo predominou na Europa e nos Estados Unidos no final do século XVIII e início do século XIX.

    Fonte: http://www.eliomar.com.br/com-estilo-ecletico-predio-da-alerj-e-tombado-pelo-iphan/

  • Art Déco – Art déco é um movimento artístico internacional que começou na Europa em 1910, conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. De forma geral, a arquitetura art déco representa uma certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelos estilos art nouveau e ecletismo e o modernismo. Assim, observam-se elementos de avanço de estilo, com certos comedimentos em relação aos estilos predecessores. Observa-se, por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais e com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica - embasamento, corpo principal e coroamento.

    Art nouveau – Um novo estilo, extremamente decorativo, surgiu durante a era conhecida como “La Belle Époque” (de 1880 a 1905, aproximadamente). Inspirado em várias fontes, incluindo o Barroco Tardio e o Rococó, o Historicismo Gótico, o Movimento Artes e Ofícios, o Historicismo Celta e as artes da China e do Japão, foi um estilo muito praticado, que recebeu nomes diferentes em países distintos. Era conhecido como Art Nouveau na França, na Inglaterra e nos Países Baixos; “Stile liberty” ou “Stile Floreale” na Itália; e “Jugendstil” na Alemanha. Independentemente do nome, ele abandonava os múltiplos estilos vitorianos retrógados e tentava produzir algo realmente novo. As sinuosas linhas presentes em obras do Barroco Tardio e do Rococó se transformaram em composições orgânicas vagamente inspiradas em formas vegetais e animais. Na verdade, é possível fazer um paralelo com a arte celta ou o estilo animal da Idade Média, embora as curvas da art Nouveau tenham a liberdade de mudar de largura e direção, o que ultrapassava a prática medieval.

    continuação...

  • Neocolonial – O neocolonial foi um movimento estético dos começos do século XX especialmente associado à arquitetura. O movimento se propunha a resgatar a arquitetura e motivos decorativos típicos da época colonial americana de origem ibérica e empregá-los na arquitetura contemporânea. O neocolonial foi comum em toda a América Latina - incluindo o Brasil - e no sul dos Estados Unidos. Em Salvador, pode-se dizer que o Neocolonial atravessou duas fases de concepção, como movimento e estilo. A primeira, iniciada na década de 20, identificavase como irradiadora do movimento ideológico de caráter nacionalista e preservacionista, reativa ao processo de reformas urbanas que vinham ocorrendo desde a década anterior, no Rio de Janeiro, obras do prefeito Francisco Pereira Passos (1902-1906), o “Bota-Baixo”, como é conhecido popularmente. A segunda fase, nas década de 30 e 40 em diante, os projetos em neocolonial, como os que se vêem exibidos na revista “Técnica”, foram adotados em Salvador, mais como uma opção de estilo acadêmico, um modismo a ser seguido, vale observar, na maioria dos projetos residenciais (e até comerciais) tanto de classe média quanto de classe alta, nos quais se verificará a total ausência de uma proposta estética mais consistente, feitos com a idéia de agradar o cliente e, assim, tornarem-se mais fáceis de comercialização.

    Marajoara – A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. O período conhecido então como a "fase marajoara da tradição policrômica da cerâmica amazônica" (datada de 400 a 1350 de nossa era) caracteriza-se pela ampla e sofisticada quantidade de objetos rituais, utilitários e decorativos produzida por antigos ocupantes da Ilha de Marajó, na época em que se formam os grandes cacicados. São confeccionados vasilhas, potes, urnas funerárias, tangas (ou tapa-sexo), chocalhos, estatuetas, bancos etc., que podem ser acromáticos ou cromáticos e zoomorfizados ou antropomorfizados. De modo geral, a cerâmica marajoara apresenta padrões decorativos com desenhos labirínticos e repetitivos, traços gráficos simétricos, em baixo ou alto-relevo, além de entalhes e aplicações.

    Neogrego – O Neogrego exprime severidade, majestosa simplicidade, pureza, severidade, moderação, moralidade e atemporalidade. Era o estilo preferido para instituições financeiras, monumentos comemorativos, memoriais e Academias. Seu uso em outros programas, sobretudo religiosos, como a Igreja de Madeleine, em Paris, não está ligado à tipologia estilística, mas ao pensamento revivalista neoclássico. Os edifícios típicos desta tendência são o templo retangular períptero, ou apenas o seu pórtico principal, o templo circular períptero, o propileu etc.

    Bons estudos!


ID
2370949
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

Alternativas
Comentários
  • Pedregulho - Affonso Eduardo Reidy . Rio de Janeiro, RJ . 1947

    A solução estrutural permitiu a utilização, sem interrupção, dos cobogós na parte posterior do bloco, um dos detalhes construtivos que garantiu o efeito lúdico ao projeto. E, ainda, a permeabilidade visual no piso intermediário, por onde se dá o acesso ao bloco, interrompida apenas em uma área destinada ao serviço social e ao comércio local, cujo fechamento de madeira pintada de vermelho mereceu um dos mais belos desenhos elaborados por Reidy.

    Fonte: http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/235/historia-em-detalhe-299896-1.aspx


ID
2370952
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:

Alternativas
Comentários
  • Não é a resposta, só uma ajudinha:

    Cunhal: Ligação perfeita entre as fachadas de edifícios formando um ângulo; termo que define a pedra talhada, que faz a ligação entre duas paredes da fachada.

    Fonte: https://www.engenhariacivil.com/dicionario/cunhal

  • d

    pilastras e cunhais bem demarcados; CORRETA