SóProvas


ID
115090
Banca
FCC
Órgão
DNOCS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das falhas de mercado é a ocorrência de externalidades negativas ou positivas na produção de bens e serviços. Ocorre uma externalidade negativa quando o

Alternativas
Comentários
  • Falhas de Mercado ocorrem quando há poder de mercado por conta das empresas. Isso acontece nas estruturas de mercado com concorrência imperfeita gerando monopólios, oligopólios. Externalidade é uma das cinco falhas de mercado. As Externalidades ou efeitos sobre o exterior são atividades que envolvem imposição involuntária de custos e benefícios, ou seja, pode ter efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que este possa impedi-los ou tenham que arcar com a obrigação de pagar ou ser indenizados.Tomemos por exemplo, uma empresa que se instala em uma determinada localidade. O fato dessa empresa ter se instalado naquela localidade trará externalidades positivas e negativas para os maradores da região. Como aspectos positivos podemos citar a geração de renda e suponhamos que a rua não seja asfaltada e por conta da instalação da empresa, o governo manda asfaltar a rua como forma de incentivo. Como externalidade negativa podemos citar, a poluição decorrente da produção, o ruído provocado pelo deslocamento de caminhões de carga, dentre outros.
  • Tradução do gabarito:

    O custo marginal social  é maior que o custo privado, ou seja, aquela produção é mais prejudicial para a sociedade ( custo maior)  do que para a pessoa privada!!!! Percebe-se que há uma maior prejuízo para a sociedade do que benefício para o privado (custo privado de produção).
  • Sobre o comentário do colega Carlos Manoel. É possível garantir que em qualquer condição o prejuízo causado à sociedade será maior que o benefício privado da produção em uma externalidade negativa? Uma coisa é relacionar custo de produção com custo social e benefício de produção com benefício social, mas benefício de produção com custo social é diferente. Não pode haver uma atividade econômica causadora de externalidade negativa tão rentável, que o cálculo do benefício da produção supere até o custo social marginal?

  • Minha análise:

     

    Se a sociedade está tendo um custo marginal social maior que o próprio benefício privado (pode-se dizer, o lucro da empresa), obviamente está ocorrendo Externalidade Negativa.

     

    O Benefício Social deve ser igualado ao Benefício Privado, para não ocorrer Externalidade Negativa, mas se o Custo Marginal Social é maior que o Benefício Privado, que dizer que a cada unidade produzida, é gerado um custo à sociedade maior que a receita da empresa, isto é, o Benefício Privado é maior que o Social.

     

    Outra forma mais simples de analisar é: Numa empresa privada, o Benefício Privado tem que ser maior que o Custo Privado, então, se o Benefício Privado já é menor que o Custo Social, obviamente o Custo Privado é menor que o Custo Social.

                                                           CMgS > BMgP > CMgP

  • O benefício que o bem gerou ao ator privado é menor do que custou a sociedade para produzi-lo. Ou seja, a quantidade de custos gerados a sociedade foi maior que os benefícios gerados ao ator privado.