SóProvas


ID
1151686
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Planejamento Estratégico Situacional (KURCGANT, 2010) é composto por quatro momentos que se interrelacionam, a saber:

Alternativas
Comentários
  • O PES é composto por quatro momentos interrelacionados: momento explicativo (como explicar a realidade?), momento normativo (como conceber o plano?), momento estratégico (como tornar viável o plano?) e momento tático-operacional (como agir no cotidiano de forma planejada?).
    No momento explicativo, a realidade é explicada a partir da seleção dos problemas mais relevantes e as principais causas do problema, buscando compreender porque ocorrem e identificando seus “nós críticos”.
    O momento normativo inclui a identificação de soluções para os problemas encontrados e dos recursos disponíveis.
    O momento estratégico trata da construção de viabilidade para desenvolvimento das ações, através do gerenciamento de conflitos e negociações. Esse momento deve permear todas as etapas de elaboração do plano.
    Por fim, o momento tático-operacional consiste na implementação das ações propostas. O plano, nesse momento, deve adequar-se à realidade, considerando diferentes situações que podem ocorrer. A avaliação contínua permite redesenhar o plano sempre que necessário.
    “Ao se analisar o PES, pode-se descrevê-lo como um método de permanente exercício de diálogo e reflexão sobre os problemas que incidem em uma dada realidade, visando prever situações e alternativas, antecipar possibilidades de decisão e preparar estratégias para a obtenção de governabilidade sobre as mesmas” (CIAMPONE e MELLEIRO, 2010; p. 49).

  • O planejamento estratégico se desenvolve através de momentos, e não de etapas rígidas, que podem ser descritos como sendo: momento explicativo; momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional sendo que cada um deles contempla alguma etapas que podem não ser sequencias mas que ocorrem em um processo de ir e vir. - Momento explicativo: identificação, seleção/priorização e análise dos problemas; - Momento normativo: proposição de soluções para enfrentar os problemas; - Momento estratégico: construção de viabilidade das soluções propostas. É importante ainda frisar que este momento permeia todo o processo. - Momento Tático-Operacional: execução, acompanhamento e avaliação do plano.

    Resposta B

    Bibliografia www.ufjf.br/admenf/files/2010/03/ADM-I-Planejament... Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.
  • Ao contrário do planejamento tradicional, com suas etapas, o PES trabalha com momentos. No contexto do PES, momento é a instância repetitiva de um processo de cadeia contínua sem começo nem fim.
     

     

    MOMENTOS                                                   DESCRIÇÃO

    Momento Explicativo                                 Fase da identificação, seleção e priorização dos problemas estratégicos, bem como o debate                                                                      sobre as causas, sintomas e efeitos (o que é).

     

    Momento Normativo                                 A hora de definir as propostas do plano

     

    Momento Estratégico                                Fase do desenho da estratégia

     

    Momento Tático-operacional                    Momento do fazer, da ação, de finalmente agir sobre a realidade concreta.


     

    Gabarito: B

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.