O PES é composto por quatro momentos interrelacionados: momento explicativo (como explicar a realidade?), momento normativo (como conceber o plano?), momento estratégico (como tornar viável o plano?) e momento tático-operacional (como agir no cotidiano de forma planejada?).
No momento explicativo, a realidade é explicada a partir da seleção dos problemas mais relevantes e as principais causas do problema, buscando compreender porque ocorrem e identificando seus “nós críticos”.
O momento normativo inclui a identificação de soluções para os problemas encontrados e dos recursos disponíveis.
O momento estratégico trata da construção de viabilidade para desenvolvimento das ações, através do gerenciamento de conflitos e negociações. Esse momento deve permear todas as etapas de elaboração do plano.
Por fim, o momento tático-operacional consiste na implementação das ações propostas. O plano, nesse momento, deve adequar-se à realidade, considerando diferentes situações que podem ocorrer. A avaliação contínua permite redesenhar o plano sempre que necessário.
“Ao se analisar o PES, pode-se descrevê-lo como um método de permanente exercício de diálogo e reflexão sobre os problemas que incidem em uma dada realidade, visando prever situações e alternativas, antecipar possibilidades de decisão e preparar estratégias para a obtenção de governabilidade sobre as mesmas” (CIAMPONE e MELLEIRO, 2010; p. 49).
Ao contrário do planejamento tradicional, com suas etapas, o PES trabalha com momentos. No contexto do PES, momento é a instância repetitiva de um processo de cadeia contínua sem começo nem fim.
MOMENTOS DESCRIÇÃO
Momento Explicativo Fase da identificação, seleção e priorização dos problemas estratégicos, bem como o debate sobre as causas, sintomas e efeitos (o que é).
Momento Normativo A hora de definir as propostas do plano
Momento Estratégico Fase do desenho da estratégia
Momento Tático-operacional Momento do fazer, da ação, de finalmente agir sobre a realidade concreta.
Gabarito: B
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.