b) Flotação.
º Filtração: Esse é o método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um liquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresenta em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A preparação do café é um exemplo de filtração. Outro exemplo de filtração é o aspirador de pó que separa as partículas sólidas suspensas no ar aspirado.
º Levigação: A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita- se o fundo do recipiente. Um bom exemplo é a lavagem da poeira do arroz.
º Decantação: Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitando num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal. Pode- se aproveitar a pressão atmosférica e a gravidade para auxiliar no processo de decantação. Um dos líquidos pode ser retirado por sifonação, que é a transferência, através de uma mangueira, de um líquido em uma posição mais elevada para outra, num nível mais baixo. Pode- se ainda usar- se o princípio da decantação para a separação de misturas sólido- gás (câmera de poeira). A mistura sólido- gás atravessa um sistema em zigue- zague. O pó, sendo mais denso, se deposita pelo trajeto.