SóProvas


ID
1151881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina  e no Brasil, julgue o  item  que se segue.

No Brasil, o trabalho do serviço social na área de desenvolvimento de comunidade ocorreu sob influência de programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros organismos internacionais, cuja estratégia era integrar os esforços da população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa - O Desenvolvimento de Comunidade foi institucionalizado pela ONU após a II Guerra Mundial. O governo americano inicia um programa de assistência aos países pobres especialmente na América Latina, sendo assim em 1945 é firmado o acordo sobre a educação rural que foi a entrada do Desenvolvimento de Comunidade - DC no país, mais tarde outro acordo é feito com o Ministério da Educação que visava à educação industrial. Desta forma garantia-se a ideologia e os interesses americanos. A estratégia era integrar os esforços da população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento, com melhorias na condição de vida econômica e sociais das áreas agrículas.  

  • Na década de 1950 o Serviço Social brasileiro já influenciado pelo norte-americano adota também o método de Desenvolvimento de Comunidade. Este tipo de abordagem realizado pela profissão era também apoiado e influenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e demais instituições internacionais e propunha a superação do subdesenvolvimento das comunidades a partir dos esforços e da busca pelo bem-comum da própria população. Também orientava-se por uma noção de correção de disfuncionalidades causadas pela sociedade, buscando adequar o indivíduo à sociedade e integrar a população aos projetos de superação do subdesenvolvimento, tanto os regionais quanto os nacionais. Desta forma, a assertiva acima está correta.


    RESPOSTA: CERTO
  • RESPOSTA (CORRETA)...

    Segundo Aguiar (2011), a trajetória histórica do Brasil é marcada pela ideologia do chamado desenvolvimentismo, o que consecutivamente também atingiu o Serviço Social contribuindo para o desenvolvimento de comunidade através da profissão. De acordo com Carvalho apud Aguiar (2011.p.95), a década de 1950 ficou marcada pela “criação e implantação, em escala internacional e de forma sistemática, dos primeiros planos e programas de desenvolvimento de comunidade”, na qual a ONU define o conceito de desenvolvimento nesse período como a junção dos esforços das populações com os governos, com o intuito de melhorar as condições econômica, social e cultural das comunidades. É neste período que o Serviço Social torna um instrumento no processo de Desenvolvimento de Comunidade, e passou ter uma relação entre Desenvolvimento de Comunidade e ONU e Serviço Social e ONU.

  • O Desenvolvimento de Comunidade

    (DC) proclamava precisamente a integração dos esforços da população aos planos

    nacionais e regionais de desenvolvimento. A participação é tida aí como adesão. O

    trabalho dos técnicos é obter a participação das populações a programas prontos,

    decididos na cúpula e segundo os interesses das forças hegemônicas no Estado.

    Formulação, administração e execução de políticas públicas

    Joaquina Barata Teixeira

    LIVRO COMPLETO/ 2009

  • Didico essa quetão à professora Tiana Borba.

  • Correta..

    Na década de 1950, o Serviço Social brasileiro, já influenciado pelo norte-americano, adota também o método de Desenvolvimento de Comunidade (DC). Este tipo de abordagem realizado pela profissão era também apoiado e influenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e demais instituições internacionais e propunha a superação do subdesenvolvimento das comunidades a partir dos esforços e da busca pelo bem-comum da própria população. Também se orientava por uma noção de correção de disfuncionalidades causadas pela sociedade, buscando adequar o indivíduo à sociedade e integrar a população aos projetos de superação do subdesenvolvimento, tanto os regionais quanto os nacionais.

    Fonte;Nilza Ciciliati