SóProvas


ID
1152952
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao procurar a causa de uma determinada doença genética, busca-se identificar alterações nos cromossomos ou mutações em genes que possam explicar as características apresentadas pelos pacientes. Mas um fato vem intrigando os pesquisadores: por que doenças distintas apresentam problemas no mesmo gene? Esse é o caso, por exemplo, de determinado tipo de autismo, esquizofrenia e retardo intelectual que apresentam defeito no mesmo gene. Um trabalho recente mostrou que é necessário olhar mais além, isto é, a combinação da primeira mutação com defeito em outros genes. A combinação de genótipo de dois ou mais genes é que definirá qual será o fenótipo, e não apenas a mutação em um único gene, como se pensava.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Mutações no genoma ocasionam alterações no fenótipo do indivíduo que as porta.

Alternativas
Comentários
    • Alternativa Certa!
    • Mutações podem ocasionar alterações no fenótipo, tais como: 
    • Mutação morfológica: geralmente afeta a aparência externa de um organismo. Mutações deste tipo podem mudar a altura de uma planta ou modificar suas sementes de lisa para rugosa.
    • Mutação bioquímica: resulta em quebras nas rotas bioquímicas. Frequentemente, mutações morfológicas são o resultado direto de modificações em rotas enzimáticas.

  • discordo do gabarito, uma das características do DNA é ser degenerado, ou seja, vários códons podem produzir o mesmo aminoácido, sendo assim nem sempre uma mutação vai causar alteração morfológica