SóProvas



Questões de Mutações e alterações cromossômicas


ID
259786
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As Síndromes de Down e de Turner são caracterizadas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • -Síndrome de Down - Afeta homens e mulheres. Ocorre com a presença de um cromossomo a mais: o 21. A pessoa normal apresenta 2 cromossomos 21, a pessoa com síndrome de Down apresenta 3. Por isso, a doença é chamada de trissomia do 21.

    Sintomas:  A cabeça é um pouco que o normal, o rosto tem um contorno achatado, devido, principalmente, aos ossos faciais pouco desenvolvidos e nariz pequeno, as orelhas são pequenas e de implantação baixa, a borda superior da orelha ( hélix ) é muitas vezes dobrada, a boca é pequena, o pescoço tem aparência larga e grossa com pele redundante na nuca, o abdômen costuma ser saliente e o tecido adiposo é abundante, as mãos e os pés tendem a ser pequenos e grossos, dedos dos pés geralmente curtos e o quinto dedo muitas vezes levemente curvado para dentro, falta de uma falange no dedo mínimo, nos homens o pênis é pequeno e há criptorquidismo, nas mulheres os lábios e o clitóris são pouco desenvolvidos. Os meninos são estéreis, e as meninas ovulam, embora os períodos não sejam regulares.


    -Síndrome de Turner - é bastante rara e afeta mulheres. Ocorre com a ausência de um cromossomo sexual X. Seu cariótipo é representado por 45,X.

    Sintomas: Quando adultas apresentam geralmente baixa estatura, não mais que 150 cm; linha posterior de implantação dos cabelos baixa (na nuca) ; pescoço alado; retardamento mental; genitálias permanecem juvenis; ovários são atrofiados e desprovidos de folículos, portanto, essas mulheres não procriam, exceto em poucos casos relatados de Turner férteis; devido à deficiência de estrógenos (hormônio feminino) elas não desenvolvem as características sexuais secundárias ao atingir a puberdade, sendo, portanto, identificadas facilmente pela falta desses caracteres; assim, por exemplo, elas não menstruam (isto é, tem amenorréia primária); pêlos pubianos reduzidos ou ausentes; desenvolvimento pequeno e amplamente espaçados da mamas ou mamas ausentes; pelve andróide, isto é, masculinizada; pele frouxa devido à escassez de tecidos subcutâneos, o que lhe dá aparência senil; unhas estreitas; tórax largo em forma de barril; anomalias renais, cardiovasculares e ósseas No recém nascido, há freqüentemente edemas nas mãos e no dorso dos pés, que leva a suspeitar de anomalia.

  • Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. A síndrome de Turner, um distúrbio genético de origem ainda desconhecida, sem qualquer afinidade hereditária, é condicionada por uma anomalia numérica relacionada ao cromossomo sexual, caracterizada pela deleção de um cromossomo X. Os organismos portadores são necessariamente do sexo feminino, possuindo, portanto, apenas 45 cromossomos no núcleo de suas células, 23 pares de cromossomos autossômicos e um único X (cariótipo = 45, X).

ID
617725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da tecnologia do DNA recombinante, julgue os itens
subsecutivos.

A terapia gênica consiste na introdução de um vetor contendo funções ausentes no receptor em um dos cromossomos desse receptor, gerando assim um animal transgênico geneticamente curado.

Alternativas
Comentários
  • Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php
  • Está bem simplista, mas a intenção é fazer o candidato ser objetivo e não ficar divagando muito.

    Correta!


ID
617728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da tecnologia do DNA recombinante, julgue os itens
subsecutivos.

Por meio da mutagênese sítio-dirigida, podem-se criar mutações em qualquer parte de um gene cuja sequência seja previamente conhecida.

Alternativas

ID
678988
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos mamíferos, a presença do cromossoma Y determina o fenótipo masculino. O gene SRY, presente nesse cromossoma, induz à diferenciação dos testículos.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O gene SRY, presente no cromossomo Y induz a diferenciação dos testículos, que acontece ainda na fase de desenvolvimento embrionário. Dessa forma, uma mutação desse gene na idade adulta não acarretaria em danos a esses órgãos, o que elimina a letra A. A maioria dos indivíduos com duplo Y, ou síndrome do super macho são fenotipicamente normais, podendo apresentar um crescimento acelerado na infância, estatura elevada e alguns distúrbios motores ou na fala. Já os indivíduos trissômicos, com cariótipo 47, XXY, ou portadores da síndrome de Klinefelter apresentam tamanho reduzido dos testículos, braços mais longos que o normal, desenvolvimento de mamas, pode ter algum retardo mental e infertilidade. Se acaso houver a deleção do gene SRY em indivíduos 46, XY, os testículos não se desenvolverão. Letra D correta.

ID
700999
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A genética forense trabalha também com outros seres que não o humano. Há, por exemplo, um crescente interesse na investigação de parentesco entre animais, sejam domésticos ou não. Por exemplo, foi descrito um conjunto de 12 marcadores do tipo STR situados no cromossomo X de cachorro, que são analisados em uma única reação de PCR, para investigação de parentesco. Foram avaliados 103 cachorros não aparentados, e todos os loci apresentaram-se de acordo com o esperado pelo equilíbrio de Hardy-Wenberg. Os autores também avaliaram a herança mendeliana dos marcadores e as taxas de mutação com a utilização de grupos familiares. Os marcadores selecionados apresentaram alto poder de discriminação e foram sugeridos como complementares à análise de STRs autossômicos, em especial para casos mais complexos.

B. van Asch et al. A framework for the development of STR genotyping in domestic animal species: characterization and population study of 12 canine X-chromosome loci. In: Electrophoresis, 2011 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para estimar as probabilidades de parentesco em caso da observação de novos alelos no indivíduo-índice durante a investigação de um caso, é necessário o conhecimento das taxas de mutação.


ID
708502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Considere que um gene produtor de uma enzima apresente dois alelos: um que produz normalmente a enzima e outro que não a produz. Nesse caso, tanto indivíduos heterozigotos quanto homozigotos dominantes apresentam o mesmo fenótipo, porque basta ter a enzima, independentemente da quantidade, para se ter a função.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Embora para poder afirmar com certeza a questão deveria informar qual dos alelos seria o Dominante. 
  • Pois é, Gustavo...
    A questão não disse qual é o dominante.
    Errei por isso.
    Não deu pra inferir qualquer coisa apenas com a leitura da questão.

    Achei mal redigida.
  • A questão está errada. A quantidade da enzima pode afetar o fenótipo sim, como é o caso da Síndrome de Gilbert.
  • Errei pelo mesmo motivo Orlando Corsino.
  • Não posso falar sobre a Síndrome citada, mas penso que deva ser um caso incomum, estudando a funcionalidade pela via bioquímica envolvida a questão está de acordo com a teoria, porém existindo tal síndrome você poderia brigar contra o gabarito, mas ainda acredito que o gabarito seria mantido visto ao que se é passado na teoria
  • Sem noção!

    Questão vazia! Sem coerencia!
  • Eu marquei E devido ao final: " independentemente da quantidade, para se ter a função".

    Acho que a quantidade de uma enzima determina sim, uma determinada função.

  • O item traz uma situação utópica específica. O seu objetivo é verificar os conceitos do candidato a respeito de dominância e recessividade e da função básica das enzimas, conteúdos básicos da genética. O que é dominância e recessividade? São expressões do gene que irão refletir na expressão fenotípica. Quando o item cita "homozigotos dominantes", estabelece que o padrão de herança, no caso, é de dominância completa. O item cita um gene produtor de enzima e que um alelo produz normalmente a enzima e outro não produz, estabelecendo com isso a relação de dominância e recessividade e que não há alterações na produção e/ou atividade da enzima produzida pelo alelo produtor. Nesse caso estabelecido, a quantidade de produto não interfere no produto final e esse é o cerne da cobrança do item. Sendo bem específico, pois define que há dois alelos: um que produz e outro que não produz. Porque para determinados genes indivíduos homozigotos dominantes e heterozigotos apresentam o mesmo fenótipo, e no caso da questão o fenótipo é estabelecido como apresentando a função enzimática, isso é, participando da via metabólica a que esteja direcionada? Se o gene for produtor de enzima, é sabido que as enzimas utilizadas em vias metabólicas não são gastas, isto é, enzimas que foram utilizadas poderão ser utilizadas novamente. Dessa forma, tanto o indivíduo homozigoto, que produz 100% da enzima em questão, como o heterozigoto, que produz apenas 50%, terão a ou as vias metabólicas em que a enzima em questão é parte integrante ocorrendo normalmente, sem prejuízo para o produto final da via. Portanto, o item está correto. (Cespe)

  • CERTA.

    Os homozigotos dominantes e os heterozigotos terão o mesmo fenótipo, ou seja, com enzima. Os homozigotos recessivos são sem enzima.

    Se tiver a enzima, nem que seja em pouca quantidade, vai catalisar a reação metabólica. A não ser que haja inibidores.

  • Quando se trata de genes heterozigotos ou homozigotos, se o gene for dominante, independente do que ele seja, se apresentar a enzima, ele já apresenta a atividade ou a função. 

    Alternativa correta: CERTO


  • Em indivíduos heterozigotos pode ocorrer a produção de enzimas haplossuficientes

  • RESPOSTA DO PROFESSOR:

    Quando se trata de genes heterozigotos ou homozigotos, se o gene for dominante, independente do que ele seja, se apresentar a enzima, ele já apresenta a atividade ou a função. 

    Alternativa correta: CERTO

  • Apesar da banca ter considerado a questão como certa, ela apresenta um erro ao afirmar que a funcionalidade enzimática independe de quantidade. É sabido que algumas síndromes metabólicas são causadas devido a deficiência na produção de determinadas enzimas.

  • gab e

    correto. ex: olho preto AA

    será AA ou Aa o olho preto.


ID
708508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Se uma via metabólica for bloqueada, espera-se que o produto final não seja produzido e que ocorra acúmulo de produtos intermediários que podem ser tóxicos para o indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Para esta situação, eu exemplifico com a doença genética chamada fenilcetonúria: " A fenilcetonúria é uma desordem do metabolismo herdada que causa problemas intelectuais e de desenvolvimento se não tratada. Na fenilcetonúria o corpo não consegue processar um aminoácido  chamado fenilalanina, o qual está em quase todos os alimentos, inclusive no leite materno, se o nível de fenilalanina ficar muito alto, o cérebro pode ser danificado." Doença diagnostica no teste do pezinho.

     

  • Questão Certa,

    Os erros inatos do metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza genética que geralmente correspondem a um defeito enzimático capaz de acarretar a interrupção de uma via metabólica. Ocasionam, portanto, alguma falha de síntese, degradação, armazenamento ou transporte de moléculas no organismo.

    Tais erros do metabolismo são considerados a causa das Doenças Metabólicas Hereditárias (DMH) em que a ausência de um produto esperado, acúmulo de substrato da etapa anterior a interrompida ou o surgimento de uma rota metabólica alternativa podem levar ao comprometimento dos processos celulares.

    Diagnosticar esse erro, rapidamente, é essencial para impedir o agravamento e a irreversibilidade dos sintomas, podendo representar a vida do paciente em alguns casos.

    Nesse contexto, vale destacar o papel fundamental da triagem neonatal que possibilitou grande avanço no conhecimento e tratamento de DHM a partir de sua detecção em fase pré-clínica, prevenindo o dano neurológico ou mesmo a morte que essas patologias podem ocasionar.

    Fonte:
    HUSNY, Antonette Souto El  e  FERNANDES-CALDATO, Milena Coelho. Erros inatos do metabolismo: revisão de literatura. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2 [citado  2013-06-12], pp. 41-45 . Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072006000200008&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0101-5907.

  • Uma via metabólica representa uma série de reações químicas em sequência, ou seja, o produto de uma reação é o substrato da reação seguinte, sendo esta última dependente da primeira. Essas reações, por sua vez, são geralmente aceleradas por enzimas. Dessa forma, caso uma das reações da via não aconteça, o produto final daquela via não será produzido. Os produtos intermediários da via serão, então, acumulados no organismo, sendo que alguns deles podem ser tóxicos. Isso caracteriza os erros inatos do metabolismo, que são doenças de origem genética. Exemplo clássico de erro inato do metabolismo é a fenilcetonúria, em que problemas na ação de uma enzima do fígado prejudica a transformação do aminoácido fenilalanina em tirosina. A fenilalanina, presente em muitos alimentos, vai se acumulando no organismo e pode causar lesões no cérebro, ocasionando retardo mental irreversível. O tratamento consiste basicamente em uma dieta pobre em fenilalanina.
    Questão certa.

  • Um exemplo do problema citado na questão é a Fenilcetonúria

    A Fenilcetonúria (PKU do inglês PhenylKetonUria) é uma doença genética rara caracterizada por defeito da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). Esta proteína catalisa o processo de conversão (hidroxilização) da fenilalanina em tirosina, elemento importante na síntese da melanina. 1

    A ação da fenilalanina hidroxilase (PAH) é transferir um átomo de oxigênio para o anel aromático da fenilalanina. Posteriormente, um íon de hidrogênio (H+) liga-se ao oxigênio completando a transformação em tirosina.

    Fonte: Wikipédia

  • O item diz "Se uma via metabólica for bloqueada, espera-se que o produto final não seja produzido e que ocorra acúmulo de produtos intermediários que podem ser tóxicos para o indivíduo." Dessa forma, o item generaliza, porém apresenta tolerância para exceções, pois diz "espera-se".

  • CERTA.

    Temos vários casos em que há problemas genéticos que impedem produção de enzimas que bloqueiam vias metabólicas, gerando vias alternativas que produzem intermediários tóxicos pro organismo. Um deles é a Fenilcetonúria. Outro exemplo está na produção de corpos cetônicos na diabetes.

  • Gabarito: CERTO

     

    Uma via metabólica é um conjunto de reações bioquímica consecutivas e interligadas, lineares ou não, nas quais o produto de uma reação é utilizado como reagente para a reação seguinte.

     

    Por exemplo, em uma via metabólica linear, o composto A é convertido em B por meio da reação 1. O composto B será utilizado como subproduto da reação 2, produzindo o composto C.

     

     

    Portanto, se a via metabólica for bloqueada no ponto 2, o composto C não será produzido, embora o composto B continue a ser produzido pela reação 1 e passe a não ser consumido pela reação 2, resultando em acúmulo do intermediário B.

     

    Exemplo: A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo que provoca acúmulo do aminoácido fenilalanina pela não conversão em tirosina, resultando em efeitos tóxicos.


ID
715108
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mutação cromossômica cujo indivíduo mutante possui “n” cromossomos em suas células é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Euploidia : alteração em lotes inteiros de cromossomos (ex: individuo diploide 2n, sendo somente n) 
    Aneuploidia: alteração somente em certos cromossomos ( ex: sindrome de down, trissomia do cromossomo 21)
    Monossomia: é um forma de aneuploidia, na qual um par de cromossomo está faltando 
    haploidia: É quando uma célula possui uma quantidade menor de cromossomos do que a quantidade normal de sua espécie (ex: a espécie humana possui 46 cromossomos ( diploide ) e os gametas possuem 23 (haploides)


ID
716254
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São esperados dois corpúsculos de barr nas pessoas portadoras dos seguintes conjuntos cromossômicos:

Alternativas

ID
756427
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mutação silenciosa pode ser definida como:

Alternativas

ID
756490
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tabela a seguir mostra o número mínimo de substituições de nucleotídeos necessárias para converter o códon do aminoácido metionina (M) em um códon de outro aminoácido.

A C D E F G H I K L M N P Q R S T V W Y

2  3  3 2 2  2 3 1 1 1 0  2 2 2  1  2 1 1  2 3


Examinando a tabela e levando em consideração o princípio da parcimônia máxima, assinale a alternativa que indica os aminoácidos que teriam a maior probabilidade de substituir a metionina em uma proteína imaginando-se a ocorrência de mutações no DNA do gene que a codificou.

Atenção: os símbolos dos aminoácidos estão apresentados de acordo com o código de uma letra.

Alternativas
Comentários
  • A aplicação do princípio de máxima parcimônia nas reconstruções filogenéticas é conceitualmente simples: dentro de um conjunto de filogenias, aquela filogenia que apresentar o menor número de eventos evolutivos (substituições) deve ser a mais provável para explicar os dados do alinhamento.

    fonte: http://vision.ime.usp.br/~amanda/classes/UENP_2016/Bioinformatica_book.pdf

    As que apresentam apenas 1 substituição de nucleotídeos são a resposta, portanto.

  • São os aminoácidos que necessitam de apenas 1 substituição (número mínimo), visto que o 0 é a própria metionina.


ID
801721
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Down é uma condição genética natural e universal presente em todas as classes sociais e a alteração cromossômica mais recorrente na espécie humana, com prevalência de 1 em cada 691 nascimentos. Pesquisas buscam formas de atenuar os seus efeitos e assim propiciar maior inclusão social de pessoas com esta síndrome.

Em relação a um indivíduo com a configuração cariotípica mais comum da síndrome de Down, pode-se dizer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Síndrome de Down é uma alteração genética causada por erro na divisão celular. As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. 

     Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

    Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/


ID
819538
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar de as mutações genéticas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. A estabilidade resulta não só de um acurado mecanismo de replicação, como também de mecanismos que reparem os danos que ocorrem continuadamente no ADN. Entende-se por reparo, a capacidade de a maquinaria celular corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo ADN podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a informação perdida em uma fita possa ser recuperada por meio da fita complementar. Sobre os mecanismos de reparo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (B) é a resposta correta.
  • Explicacao da banca:

    O sinal que dispara o processo de reparo por excisão é o reconhecimento de uma sequência
    GATC não metilada, caso contrário, como especificado no item C, o reparo por excisão na
    ocorre. Para o item D, a não especificação de que a cromátide irmã serve como molde para
    esse processo invalida o item.
  • A) Errado. A fotorreativação repara as bases pirimidinas, e não purinas.
    B) Certo.
    C) Errado. Ao contrário. O reconhecimento da sequência GATC metiladas indica a fita parental, e não a recém-sintetizada.
    D) Errado. Não é ultilizada para substituir, e sim para servir de molde para a recontrução.
    E) Errado. Esse processo é comum em bactérias e leveduras, não em mamíferos.
  • Para não confundir... 

    b) No processo de reparo por excisão de bases, ocorre a remoção da base defeituosa por clivagem da ligação base nitrogenada – desoxirribose, seguida pelo preenchimento da região com a base correta por ação da ADN-polimerase.

    Lembrando que a desoxirribose é um açucar do tipo pentose, e não uma base nitrogenada, como afirma a questão. Cuidado com as bancas!
  • Apesar de ser estável, o DNA não está livre de alterações. Por isso, existem eficientes mecanismos de reparo com o objetivo de garantir a integridade da molécula. No mecanismo de reparo por fotorreativação enzimática, os dímeros de pirimidina (formados pela exposição do DNA aos raios UV) são removidos. O reparo de bases mal pareadas ocorre na molécula recém formada, que é totalmente escaneada, removendo os segmentos de fita simples contendo o nucleotídeo incorreto. Assim, é possível a inserção da base certa pela DNA-polimerase. O que indica a fita recém sintetizada nesse caso são sequências de GATC não metiladas, o que garante a correção do erro. No reparo por recombinação, a fita complementar que não está danificada (ou a cromátide irmã) é usada para molde no processo de sintetizar o fragmento perdido, recuperando a informação. Quando ocorrem quebras nas duas fitas de DNA (causadas por agentes exógenos, radiação ionizante, quimioterápicos, radicais livres, etc) o principal mecanismo de reparo é o da união de extremidades não-homólogas. O reparo por excisão de base consiste na remoção da base defeituosa (ligação base-desoxirribose) e substituição pela base correta.


    Letra B correta.


  • LETRA: B

  • Ao meu ver a letra b também está incorreta.

    A clivagem entre a base errada e o nucleotídeo é só a primeira etapa do mecanismo de reparo por excisão de base (BER) e é realizada pela enzima DNA glicosilase.

    Posteriormente a enzima AP endonuclease remove esse nucleotídeo da cadeia. A Desoxirribofosfodiesterase remove nucleotídeos adjacentes e só então da Polimerase beta sintetiza novos e corretos nucleotídeos, utilizando como molde a fita íntegra. A ligação é feita pela ligase.

    Pelo que entendo, andou mal o examinador ao dizer que após a excisão da base a DNA polimerase preenche a região com a base correta. A DNA polimerase não polimeriza bases, mas sim nucleotídeos.

  • A letra B realmente está mal formulada, para não dizer errada.

    No processo de reparo por excisão de bases, primeiramente ocorre a remoção da base pela DNA glicosilase, gerando um sítio apurínico ou apirimidínico, AP. Em seguida se da a ação da Endonuclease AP, que cliva o DNA em pontos específicos. Somente depois a DNA polimerase age.


ID
834934
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao cromossomo Y, citado acima, o único indivíduo que seria isento de manifestar características ligadas a ele seria um portador de Síndrome de

Alternativas
Comentários
  • A única forma do indivíduo não manifestar as características ligadas ao cromossomo Y seria não tê-lo, o que acontece caso seja uma menina (XX). No caso de uma síndrome, temos a Síndrome de Turner, que é uma monossomia do X, ou seja, o indivíduo tem 44 cromossomos autossômicos e um cromossomo X. É um síndrome com proporção de 1 ocorrência a cada 8000 nascimentos e apenas 1% dos que a apresentam sobrevivem. As características fenotípicas mais comuns são baixa estatura, ausência de maturidade sexual, pouco desenvolvimento das características sexuais secundárias e inchaço nas mãos e nos pés.
     
    Letra E correta.
  • A carência do cromossomo sexual Y ou de outro cromossomo sexual X, provoca a síndrome de Turner, na qual o indivíduo só poderá ser mulher, suas conseqüências são: estatura pequena; ovários não-funcionais; pescoço curto e largo; anomalias renais. Seu cariótipo é: 45,X0 (0=ausência de cromossomo sexual)....

  • Síndrome de Down (homens e mulheres) = trissomia do cromossomo 21 --> 45A + XY ou 45A + XX

    Síndrome de Edwards (homens e mulheres) = trissomia do cromossomo 18 --> 45A + XY ou 45A + XX

    Síndrome de Klinefelter (homens) = um cromossomo X extra --> 44A + XXY

    Síndrome de Patau (homens e mulheres) = trissomia do cromossomo 13 --> 45A + XY ou 45A + XX

    Síndrome de Turner (mulheres) = ausência de um cromossomo X --> 44A + X0

     

    A única síndrome que não envolve a presença do cromossomo Y é a síndrome de Turner, pois afeta somente mulheres, as quais terão o cromossomo sexual X0

  • Das síndromes listadas, a única que não terá a presença do cromossomo Y será a síndrome de Turner, que afeta indivíduos do sexo feminino, tendo a ausência de um cromossomo X.


ID
1096564
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alterações no número padrão de cromossomos podem resultar em problemas para o desenvolvimento do indivíduo. As síndromes de Down e de Klinefelter, causadas pela presença de um cromossomo a mais nos genomas celulares, e as síndromes de Turner e de Cri du Chat, relacionadas à falta de um cromossomo, são exemplos desses processos.Nesses casos, os indivíduos afetados apresentam uma série de alteraçoes anatômicas, morfológicas e fisiológicas em seus organismos e têm o seu desenvolvimento e expectativa de vida afetados.

As alterações nos números de cromossomos podem acontecer em função de:

Alternativas
Comentários
  • Nesses casos, trata-se de mutação cromossômica numérica, durante a anáfase, que ocorre na mitose ou na meiose.


ID
1152943
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao procurar a causa de uma determinada doença genética, busca-se identificar alterações nos cromossomos ou mutações em genes que possam explicar as características apresentadas pelos pacientes. Mas um fato vem intrigando os pesquisadores: por que doenças distintas apresentam problemas no mesmo gene? Esse é o caso, por exemplo, de determinado tipo de autismo, esquizofrenia e retardo intelectual que apresentam defeito no mesmo gene. Um trabalho recente mostrou que é necessário olhar mais além, isto é, a combinação da primeira mutação com defeito em outros genes. A combinação de genótipo de dois ou mais genes é que definirá qual será o fenótipo, e não apenas a mutação em um único gene, como se pensava.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Diferentes mutações no mesmo gene caracterizam diferentes alelos.

Alternativas

ID
1152952
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao procurar a causa de uma determinada doença genética, busca-se identificar alterações nos cromossomos ou mutações em genes que possam explicar as características apresentadas pelos pacientes. Mas um fato vem intrigando os pesquisadores: por que doenças distintas apresentam problemas no mesmo gene? Esse é o caso, por exemplo, de determinado tipo de autismo, esquizofrenia e retardo intelectual que apresentam defeito no mesmo gene. Um trabalho recente mostrou que é necessário olhar mais além, isto é, a combinação da primeira mutação com defeito em outros genes. A combinação de genótipo de dois ou mais genes é que definirá qual será o fenótipo, e não apenas a mutação em um único gene, como se pensava.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Mutações no genoma ocasionam alterações no fenótipo do indivíduo que as porta.

Alternativas
Comentários
    • Alternativa Certa!
    • Mutações podem ocasionar alterações no fenótipo, tais como: 
    • Mutação morfológica: geralmente afeta a aparência externa de um organismo. Mutações deste tipo podem mudar a altura de uma planta ou modificar suas sementes de lisa para rugosa.
    • Mutação bioquímica: resulta em quebras nas rotas bioquímicas. Frequentemente, mutações morfológicas são o resultado direto de modificações em rotas enzimáticas.

  • discordo do gabarito, uma das características do DNA é ser degenerado, ou seja, vários códons podem produzir o mesmo aminoácido, sendo assim nem sempre uma mutação vai causar alteração morfológica


ID
1205536
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das mutações no DNA espontâneas e induzidas, considere as afirmações abaixo.

I – As bases nucleotídicas são instáveis e podem existir em duas diferentes formas (tautômeros).

II – A DNA polimerase comete erros na replicação.

III – A meiose não é perfeita, podendo ocorrer aneuploidias.

IV – A radiação danifica o material genético.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas

    Letra E

  • todo tipo de radiaçao? nao entendi


ID
1207807
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os testes de genotoxicidade objetivam informações a respeito de eventuais alterações genéticas nos organismos expostos a substâncias potencialmente tóxicas.

Mutações ocorridas em animais vertebrados serão transmitidas às gerações seguintes, caso ocorram nas moléculas de

Alternativas
Comentários
  • Mutações podem ocorrer em qualquer célula e em qualquer estagio do ciclo celular. Portanto, podem ocorrer em células somáticas e em células germinativas. 
    A mutação somática ocorre durante a replicação do DNA que precede uma divisão mitótica. Todas as células descendentes são afetadas, mas podem localizar-se apenas numa pequena parte do corpo. Esse tipo de mutação pode causar cancros. Não são transmitidas à descendência.
    A mutação nas células germinativas ocorre durante a replicação do DNA que precede a meiose. A mutação afeta os gametas e todas as células que deles descendem após a fecundação – é transmitida à descendência.
    As mutações somáticas são mais graves pois estas podem causar além de tumores, doenças degenerativas.
    Gabarito: A

     

    fonte:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110314085145AAvszcv

  • E as células germinativas não são geradas pelas somáticas pela meiose?


ID
1441093
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as anomalias cromossômicas numéricas humanas, a aneuploidia do tipo monossomia pode ser encontrada na síndrome de:

Alternativas
Comentários
  • Aneuploidia é a alteração em somente alguns cromossomos. ex: trissomia , monossomia e nulissomia.
    Monossomia na síndrome de Turner: ausência de um cromossomo X no cromossomo sexual, apresenta baixo desenvolvimento dos caracteres sexuais, torax largo, pescoço alado e esterilidade.


ID
1479067
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por um gene (S) autossômico recessivo. Indivíduos SS não atingem a idade reprodutiva, sendo, portanto, um gene letal quando em dose dupla.

Em populações que vivem em áreas com alta incidência de malária, a frequência de S era de 10%.Em face disso, criou-se a hipótese de que a malária aumentava o valor adaptativo de crianças com o traço falciforme, isto é, heterozigotas AS. Com relação ao apoio a essa hipótese, analise as afirmativas a seguir.

I. Crianças entre três meses e seis anos de idade, com traço falciforme (AS), apresentam níveis de parasitemia inferior às crianças AA.

II. Em cada 100 óbitos de crianças, por malária, existe apenas uma com traço falciforme (AS).

III. Indivíduos com traço falciforme AS só existem em área com malária endêmica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A hemoglobina falciforme torna o hospedeiro tolerante à presença do parasita, ou seja, o parasita permanece no sangue circulante do hospedeiro sem o desenvolvimento da doença. Dessa forma, a afirmação I deveria ter uma lógica contrária não?

  • De onde saiu a estatística da II?


ID
1540465
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

. As mutações gênicas podem ocorrer espontaneamente na natureza ou podem ser induzidas por agentes externos. Um exemplo de mutação espontânea é a tautomeria que se caracteriza pela:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

    TAUTOMERIA CETOENÓLICO:essa tautomeria se dá entre cetonaseenóis em meio aquoso. A TAUTOMERIA é muito importante nas formações cetoenólicas da GUANINA, que é uma das quatro bases nitrogenadas que compõem o DNA. A GUANINA sempre se emparelha com a CITOSINA, na formação da dupla-hélice do DNA.

    Veja imagens ilustrativas no link abaixo.


    Fontes: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/isomeria-dinamica-ou-tautomeria.htm



ID
1545805
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As anomalias cromossômicas podem ser tanto numéricas quanto estruturais, afetando cromossomos sexuais, um ou mais autossomos ou, em alguns casos, os dois tipos de cromossomos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item A: ERRADO

    Pseudohermafroditismo masculino (PHM) – aqui o cariótipo é 46,XY, desenvolveram-se testículos bilaterais mas algum, ou alguns, dos passos necessários para completar a diferenciação da genitália externa não ocorreu de forma adequada e chegamos a uma ambigüidade. Alguns autores definem o quadro pela presença de testículos + genitália externa ambígua; outros, presença de cariótipo 46,XY com genitália externa ambígua. Como o homem XX seria a exceção (46,XX + testículos) mas já o colocamos no grupo dos distúrbios da determinação gonadal, poderemos adotar uma definição eclética, em que PHM é um indivíduo com ambigüidade de sua genitália externa, em presença de testículos e cariótipo 46,XY.

    Pseudohermafroditismo feminino (PHF) – neste caso, ocorre virilização de um feto programado para evoluir para o sexo feminino: a genitália externa é ambígua, em presença de ovários e de um cariótipo 46,XX. A grande etiologia dos PHF são as hiperplasias congênitas de supra-renais e que, nas formas perdedoras de sal, constituem-se em uma situação de risco de vida.

    Item B: ERRADO

    Tipos de Trissomia do 21 ou Síndrome de Down : O número de cromossomos presente nas células de uma pessoa é 46 (23 do pai e 23 da mãe), dispondo em pares, somando 23 pares. Em 1958, o geneticista Jérôme Lejeune verificou que no caso da Síndrome de Down há um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos e este cromossomo a mais se ligava ao par 21. Então surgiu o termo Trissomia do 21 que é o resultado da não disjunção primária, que pode ocorrer em ambas as divisões meióticas e em ambos os pais. O processo que ocorre na célula é identificado por um não pareamento dos cromossomos de forma apropriadas para os pólos na fase denominada anáfase, por isso um dos gametas receberá dois cromossomos 21 e o outro nenhum.

    Item C: CORRETO

    Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Miado de Gato): Esta Síndrome recebe esse nome pelo fato de seus portadores possuírem um choro semelhante ao miado agudo de um gato. Esta síndrome é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção parcial (quebra) do braço curto do cromossomo 5, apresentando um cariótipo 46, XX, 5p- e 46, XY, 5p-. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos). A estimativa é que esta síndrome afeta cerca de 1 em 50.000 casos de crianças nascidas no mundo, e 1% dos indivíduos com retardamento mental.

  • Item D: ERRADO

    Síndrome de Klinefelter ocorre quando uma pessoa do sexo masculino apresenta um cromossomo X a mais. Pode parecer pouco, mas a alteração da genética clássica desses indivíduos, que é formada por um cromossomo X e um Y, pode levar a alguns problemas mais complexos e que acompanham a pessoa por toda a vida. Por causa da presença de um X a mais na genética sexual, a síndrome de Klinefelter é, muitas vezes, designada como síndrome 47 ou XXY.

    Todos os seres humanos possuem 46 cromossomos. Entre eles, há 2 cromossomos sexuais que determinam o órgão sexual do indivíduo. Pessoas que nascem com vagina normalmente possuem dois cromossomos X (XX). Já pessoas que nascem com pênis normalmente possuem um X e um Y (XY).

    Item E: ERRADO

    Síndrome de Turner: A síndrome de Turner é bastante rara e ao contrário da síndrome de Klinefelter afeta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X.

    A ST ocorre em apenas 1 mulhere entre 3.000 nascimentos, devido ao grande número de abortos que chega ao índice de 90-97,5%). O surgimento da sindrome pode surgir quando esta ausente o cromossomo x paterno no espermatozóide. As meninas com esta Síndrome são identificadas ao nascimento, ou antes, da puberdade por suas características fenotípicas distintivas. A constituição cromossômica mais freqüente é 45, X sem um segundo cromossomo sexual, X ou Y.

  • a síndrome de klinefelter pode  apresentar outros cariótipos além do XXY. podem ser XXXY, XXXXY, etc


ID
1563133
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em 2013, duas grandes descobertas na genética estão sendo comemoradas – “Sessenta anos do DNA" e “Cem anos da teoria cromossômica da hereditariedade". A relação da trissomia do 21 com a síndrome de Down e a recém-divulgada conquista de inativação desse cromossomo pela introdução do gene XIST, associados ao “silenciamento" de um dos cromossomos X em fêmeas de mamíferos, exemplificam repercussões dessas descobertas.


Considerando conhecimentos relacionados à história científica dessas descobertas e suas repercussões, pode-se afirmar:


A ocorrência de um cromossomo a mais nas células de um indivíduo com a síndrome de Down decorre de não disjunção cromossômica na meiose I ou na meiose II.


Alternativas

ID
1563142
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2013, duas grandes descobertas na genética estão sendo comemoradas – “Sessenta anos do DNA" e “Cem anos da teoria cromossômica da hereditariedade". A relação da trissomia do 21 com a síndrome de Down e a recém-divulgada conquista de inativação desse cromossomo pela introdução do gene XIST, associados ao “silenciamento" de um dos cromossomos X em fêmeas de mamíferos, exemplificam repercussões dessas descobertas.


Considerando conhecimentos relacionados à história científica dessas descobertas e suas repercussões, pode-se afirmar:


A expressão de um gene, como o XIST, em um outro contexto molecular, revela a ausência de sequências reguladoras no genoma eucariótico.


Alternativas

ID
1569214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue o item a seguir.

Os nucleotídeos que compõem os SNPs (single nucleotide polymorphisms), ou polimorfismos de nucleotídeo único, não podem ser utilizados para identificação pessoal, pois sofrem mutações com maior frequência que o resto do genoma, algumas delas mutações silenciosas.

Alternativas
Comentários
  • Os polimorfismos de base única (SNPs – Single Nucleotide Polymorphism) são a forma mais freqüente de variação na seqüência de DNA encontrada no genoma humano e podem ser definidos como regiões pontuais do DNA, onde a base nucleotídica seja variável na população. Os resultados mais simples para uma mutação em uma base única é a substituição de um nucleotídeo por outro, que é conhecido como polimorfismo de único nucleotídeo. Estes são caracterizados pelas variações genéticas que podem ocorrer quando um único nucleotídeo: adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G) no genoma possuem seqüências alteradas. Embora mais de 99% dos humanos possuam sequências de DNA que são as mesmas em toda a população, variações nas sequências de DNA podem ter um grande impacto sobre a forma como os seres humanos respondem a doenças, bactérias, vírus, toxinas, produtos químicos, drogas e outras terapias. A maioria dos SNPs não são responsáveis pelo estado de uma doença, em vez disso, eles servem como marcadores biológicos para a identificação de uma doença sobre o mapa do genoma humano, porque estão geralmente localizados perto de um gene encontrado para ser associado com certas doenças. A utilização dos SNPs pode também estar relacionado com o uso de marcadores para a construção de mapas genéticos, para localizar e identificar genes de importância funcional. Os marcadores moleculares correspondem a polimorfismos de DNA, variantes na sequência de nucleotídeos de membros individuais diferentes de uma população, que podem ser facilmente detectados, por serem tão numerosos em um genoma. Fonte: http://www.unicesumar.edu.br/epcc2009/anais/lais_caldeira_freitas.pdf

  • Afirmação ERRADA, pois os SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) são polimorfismos de um par de bases que podem ser utilizados na identificação humana e apresentam baixas taxas de mutação (10).

    Gabarito: ERRADO


ID
1569217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue o item a seguir.

As sequências repetitivas encontradas no genoma, como, por exemplo, CGG, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e não poderão ser usadas para identificação pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Uma característica do polimorfismo é justamente a repetião de regiões não codificantes....

  • Os polimorfismos podem estar localizados em várias regiões do gene: promotora, codificadora (éxons) e não codificadoras (íntrons e outras). Na região promotora e codificadora têm maior probabilidade de modificar o funcionamento do gene e, consequentemente, a proteína formada. Portanto, este novo fenótipo pode apresentar caráter prejudicial ao indivíduo que o porta. Entretanto, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e poderão ser usadas para identificação pessoal.

  • Não sabia que os íntrons poderiam ser usados para identificacao pessoal.... afffff!

  • As regiões que tem as sequências codificantes são os exons.


ID
1569220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue o item a seguir.

Polimorfismo é um tipo de mutação presente em uma sequência específica do genoma, responsável por gerar um alelo que ocorre com frequência igual ou superior a 1% em determinada população. O polimorfismo diferencia-se dos demais tipos de mutação por não apresentar caráter prejudicial ao indivíduo que o porta.

Alternativas
Comentários
  • Podem estar localizados em várias regiões do gene: promotora, codificadora (éxons) e não codificadoras (íntrons e outras). Na região promotora e codificadora têm maior probabilidade de modificar o funcionamento do gene e, consequentemente, a proteína formada.

  • Quando uma variante genética alcança uma frequência de 1%, passamos a denominá-la POLIMORFISMO. A questão está errada por afirmar que o polimorfismo não apresenta caráter prejudicial ao indivíduo que o porta. Isto não é uma verdade absoluta.

    Em geral, quando alelos novos estão associados a características indesejáveis, sua frequência tende a manter-se em níveis baixos na população. Em se tratando de uma patologia congênita, podemos supor que o potencial reprodutivo do organismo seja diminuído (ou até mesmo perdido) e, com isso, a transmissão do alelo às gerações descendentes é restrita. Entretanto, caso o novo alelo não esteja diretamente relacionado a uma diminuição no potencial reprodutivo do organismo, ele será transmitido ao longo das gerações e poderá constituir um polimorfismo genético. Este polimorfismo pode apresentar caráter prejudicial ao indivíduo que o porta.

  • O fenótipo da Síndrome do X Frágil é um exemplo de caráter prejudicial ocasionado por polimorfismo. Essa síndrome está associado a mutações no gene FMR1 (Fragile X-linked Mental Retardation type 1), que é causada pela expansão da repetição de uma sequência de trinucleotídeos (CGG) na região reguladora do gene FMR1, localizado no cromossomo X (Xq27).


ID
1573468
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relacione as colunas sobre tipos de mutações e definições, e em seguida, assinale a alternativa correta.


I- Mutação direta

II- Mutação silenciosa

III- Transição

IV- Transversão

V- Mutação reversa

VI- Mutação neutra


A- Substituição de base na qual uma purina substitui uma purina ou uma pirimidina substituiu uma pirimidina.

B- Muda o fenótipo tipo selvagem para um fenótipo mutante.

C- Muda um fenótipo mutante de volta para o fenótipo tipo selvagem.

D- Muda a sequência de aminoácidos de uma proteína sem alterar a sua capacidade de funcionar.


E- Muda o sentido de um códon para um sinônimo, deixando inalterada a sequência de aminoácidos da proteína.

F- Substituição de base na qual uma purina substitui uma pirimidina ou uma pirimidina substitui uma purina.


Alternativas

ID
1581967
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

A condição de heterocromatina exibida pelo cromossomo 21 extranumerário é definida pelo primeiro nível de compactação do DNA e pela consequente disponibilidade dos genes para a transcrição.


Alternativas
Comentários
  • Exceto em situações laboratorial, os corpúsculos de barr aparecem em pessoas do sexo feminino,onde um dos X é inativado em forma de cromossomo. 

    Certo


ID
1581970
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:


A inativação provocada pelo gene XIST pode ser compreendida como um mecanismo de compensação de dose, especialmente das proteínas associadas ao cromossomo X.


Alternativas

ID
1581973
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:


Enzimas de restrição, como as ZFNs, produzem cortes em pontos aleatórios da molécula de DNA, comprometendo a precisão relativa às inserções do DNA translocado.


Alternativas

ID
1581976
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:


Os processos moleculares básicos relacionados à tecnologia que tornou possível a transferência do segmento de DNA de um cromossomo para outro se originaram em células procarióticas.


Alternativas

ID
1581979
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:


A inativação de um cromossomo resulta na incapacidade de replicação do DNA que o constitui, garantindo-se, assim, a ausência desse cromossomo nas células–filhas resultantes de uma eventual divisão da célula afetada.


Alternativas

ID
1581982
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21". Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:


A trissomia simples do cromossomo 21 resulta de um processo extra de duplicação ocorrido na primeira divisão mitótica do zigoto.


Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado.


ID
1634479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A abordagem evolutiva pergunta o que as mudanças de caracteres e de espécies implicam na adaptação, na história e nas relações dos seres vivos. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 


Os oncogenes são genes recessivos resultantes de mutações hereditárias e possuem a função de codificar as proteínas que promovem a perda do controle sobre o ciclo meiótico. 


Alternativas
Comentários
  • Os oncogenes são genes DOMINANTES resultantes de mutações hereditárias e possuem a função de codificar as proteínas que promovem a perda do controle sobre o ciclo MITOTICO.

  • Os oncogenes são definidos como genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos. São oriundos de genes celulares normais, .


ID
1634482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A abordagem evolutiva pergunta o que as mudanças de caracteres e de espécies implicam na adaptação, na história e nas relações dos seres vivos. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 


As mutações representam mudanças no fenótipo dos seres vivos, que ocorrem de modo gradativo e lento ao longo de gerações. 

Alternativas
Comentários
  • O termo mutação pode se referir tanto à modificação do material genético quanto ao processo que lhe deu origem. E, um organismo que exiba um novo fenótipo como resultado de uma mutação é chamado de mutante. Porém, nem todas as mutações resultam em alteração no fenótipo de quem as herda. Isso porque, a troca de um par de nucleotídeos no DNA pode não modificar o aminoácido a ser incorporado no peptídeo (mutações silenciosas). Ou seja, sem mutação, cada gene seria exatamente idêntico em sua sequência nucleotídica em todos os indivíduos de uma mesma espécie.

    Fonte: http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica_04.html

    Gabarito: ERRADO

  • Está errada, visto que as variações nas espécies surgem ao acaso. A sua perpetuação ou não nas espécies é que responde às forças do ambiente, chamadas de pressões seletivas. ERRADO 

  • A mutação é um erro.

  • As mutações representam mudanças no genótipo dos seres vivos, e não no fenótipo como afirma a assertiva.


ID
1715887
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

  A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em seqüência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.

A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


    Cada espécie tem um número específico de cromossomos. Mas, às vezes ocorrem irregularidades na divisão nuclear, ou podem acontecer "acidentes" (como os de radiação) durante a interfase de modo que se podem formar células ou organismos inteiros com genomas aberrantes. Tais aberrações cromossômicas podem incluir genomas inteiros, cromossomos isolados inteiros, ou só partes de cromossomos. As aberrações cromossômicas podem ser NUMÉRICAS ou ESTRUTURAIS e envolver um ou mais autossomos, cromossomos sexuais ou ambos. As aberrações cromossômicas NUMÉRICAS incluem os casos em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, enquanto as aberrações cromossômicas ESTRUTURAIS incluem os casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura. Assim, os citologistas reconhecem:


    (1)Alterações no Número de Cromossomos (Heteroploidia)

    (2)Alterações na Estrutura dos Cromossomos.


    A heteroploidia pode atingir conjuntos inteiros de cromossomos (EUPLOIDIA) ou perda ou adição de cromossomos inteiros isolados (ANEUPLOIDIA). Todas essas alterações têm um importante efeito sobre o desenvolvimento, pois ao alterar a estrutura nuclear normal podem produzir alterações fenotípicas.


    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos6.php

  • As alterações estruturais geralmente são relacionadas às quebras, inversões ou duplicações de uma ou mais partes de cromossomos. Já as numéricas envolvem a quantidade de cromossomos, podendo haver adição ou subtração do número de cromossomos.

    Classificação de alteração numérica de cromossomos:

    EUPLOIDIAS:

    Redução ou aumento de todo conjunto de cromossomos. 

    Ex: Ao invés de 2n, apresenta apenas n, ou 3n, 4n, 6n, estes últimos chamados de poliploidia.

    ANEUPLOIDIAS:

    Alterações somente em alguns cromossomos.

    Ex: Trissonomia, 1 cromossomo a mais em determinado par. 

         Monossomia, 1 cromossomo a menos em determinado par.

    OBS: O "+18" significa que a trissonomia é no cromossomo 18.

  • A explicação em vídeo da professora não esclarece a razão da alternativa estar certa. Realmente, deixa muito a desejar :(

  • Aprendi nos comentários o que não consegui no vídeo

  • A explicação da professora realmente não acrescentou em nada, lamentável. 

  • Esse vídeo é desnecessário, só houve uma leitura, fiquei chateada
  • desculpa, mas nunca vi video e prof mais inuteis q esses! melhorem... tks

  • Realmente a professora não explica! só confirma a resposta! 

  • Mds!!! Lamentável as explicaçoes desta professora. PQP!!!  Giselle Blois da de 10 a 0 nas resoluçoes dos exercicios

  • A professora é a prova de que não adianta ter doutarados e afins e não se esforçar para ter uma boa didática.

  • Não explicou nada na questão 

    Só leu

  • Essa professora aprendeu a ler na faculdade né?

    cadê a explicação? 

    Poderia falar no mínimo o que é aneuploidia, euploidia ou poli ! 

    Decepcionante...

  • Gente dá uma olhadinha lá neste vídeo vai ajudar na resolução ( pra essa questão começa no 4:00 min) https://www.youtube.com/watch?v=x7sj8bTGv1E

  • GABARITO: D

     

    Comentário: 

     

    --> MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS

    Se dividem em:

    v Euploidias – alteração do genoma inteiro

    o   Monoploidias (n) – quando há apenas um genoma

    o   Triploidias (3n) – quando há três genomas

    o   Poliploidias (4n, 5n...) – quando há quatro ou mais genomas


    v Aneuploidia – soma ou perda de cromossomos

    o   Nulissomia (2n-2) – perda de um par inteiro de cromossomos. No homem é letal

    o   Monossomia (2n-1) – um cromossomo a menos no cariótipo

    o   Trissomia (2n+1) – um cromossomo a mais no cariótipo

  • as aulas dessa professora são ruins demais!!! ta bom do Qconcursos colocar outra pessoa para apresentar as aulas dela

  • Resposta correta: Letra E

    +18 significa que há um cromossomo a mais no grupo 18, trata-se de quantidade, de números e do tipo aneuploidia, quando se tem o ganho ou perda de cromossomos. A euploidia se dá no número de genomas.

    Bons estudos!

  • Trata-se Da trissomia do 18( Síndrome de Edwards). Como já falaram acima, as mutações podem ser estruturais ou numéricas, nesse caso se trata de um mutação numérica pois ocorreu uma mudança no número de cromossomos. As numéricas pode ser Euploidias( Mudança no conjunto de cromossomos, ex; um indivíduo pode apresentar 69 ou apenas 23 cromossomos), ou Aneuploidia, que é a mudança no número de cromossomos, podendo apresentar 47(geralmente trissomia) ou 46(geralmente monossomia)

    A trissomia se trata de possuir 3 cromossomos em um lugar que deveria ter 2, por isso o indivíduo possui 47.

  • Letra E

    Fica nítido que ocorreu uma Aneuploidia, pois:

    A Aneuploidia e nome dado ao aumento ou diminuição de um cromossomo do genoma. A síndrome de Down pode ser um exemplo de Aneuploidia.

    -Aneuploide e a célula que teve seu material genético alterado, sendo portador de um numero cromossômico diferente do normal da espécie.

  • A síndrome em questão no cariótipo é a Síndrome de Edwards, visto que há um cromossomo 18 a mais (ou seja, aneuploidia). É numérica pois há uma alteração na quantidade dos cromossomos.

  • A questão explica o conceito de cariotipagem, um método de determinar o padrão cromossômico e fala sobre um cariótipo de criança que apresentava 47 cromossomos, XY, +18, do sexo masculino. No processo de divisão celular podem ocorrer problemas que levam a danos na quantidade ou na estrutura dos cromossomos, resultando em diversas doenças. Quando há alteração na quantidade de cromossomos, são consideradas alterações numéricas, e quando há alteração na estrutura dos cromossomos, são chamadas de alterações estruturais. Dentre as alterações numéricas estão as euploidias e aneuploidias. As euploidias apresentam todo o conjunto de cromossomos alterado, afetando todos os cromossomos. Elas podem ser monoploidia, quando há apenas um genoma (n), e poliploidia, quando há aumento no grupo total de cromossomos (2n, 3n, 4n). As aneuploidias apresentam alterações com aumento ou diminuição em determinado par de cromossomos, podendo ser nulissomia, quando há perda de dois cromossomos do par (2n-2), monossomia, quando há perda de um cromossomo do par (2n-1) e trissomia, quando há ganho de um cromossomo (2n+1). As alterações estruturais podem ser a inversão, quando há fragmentação de uma parte do cromossomo e ele se liga novamente de forma invertida; a duplicação, onde uma porção do cromossomo se duplica; a deleção, quando ocorre quebra e perda de uma porção do cromossomo; e a translocação, onde há união de um fragmento de cromossomo quebrado a outro não homólogo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Para responder a questão, precisamos encontrar o tipo de alteração que aumentou a quantidade de cromossomos da criança (47, XY, +18), ou seja, uma alteração numérica que levou a um cromossomo 18 extra no genoma.



    Fonte: Site Passei Direto


    Gabarito do Professor: E.
  • Sempre confundo o conceito de euploidia e aneuploidia


ID
1725685
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher com suspeita de apresentar síndrome de DiGeorge, causada por uma deleção no braço longo do cromossomo 22, foi submetida a análises de citogenética convencional e FISH. O cariótipo dessa paciente foi determinado como 46,XX.ish 22q11.2(D22S75X2).

Esse resultado indica que essa mulher:

Alternativas

ID
1725703
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma criança foi encaminhada a um Serviço de Genética por apresentar sinais clínicos sugestivos de síndrome de Down. Por meio de cultura de linfócitos de sangue periférico e coloração para banda G, foi realizada uma análise de cariótipo incluindo 97 metáfases desse paciente que revelaram uma proporção de 60 metáfases com cariótipo 45,X e 37 metáfases com cariótipo 47,XY,+21.

O resultado dessa análise indica que o paciente em questão apresenta: 

Alternativas
Comentários
  • mosaicismo ocorre quando um indivíduo apresenta dois materiais genéticos distintos. Geralmente, esse distúrbio acontece como uma variação no número de cromossomos nas células do organismo. O normal seria que todas as células do corpo apresentassem número de cromossomos iguais.

    Essa falha genética é causada quando a mutação eleva-se precocemente no desenvolvimento. O indivíduo resultante apresentará linhagens de células distintas geneticamente, alguns com a percentagem de células terão mutação. O mosaicismo pode ter linhagem germinativa ou somática.

  • Por quê a letra B está errada?


ID
1725709
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à sequência normal de bandas de um cromossomo é 1234*56789, onde cada algarismo indica uma banda e o asterisco indica a posição do centrômero, analise as afirmativas a seguir.

I. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*5678789 possui uma mutação cromossômica numérica do tipo duplicação.

II. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*5679 possui uma mutação cromossômica estrutural do tipo deleção.

III. Um cromossomo que apresenta a sequência de bandas 1234*58769 possui uma mutação cromossômica estrutural do tipo translocação.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • A duplicação é uma mutação cromossômica estrutural

  • A translocação acontece entre cromossomos diferentes, o apresentado na questão corresponde à INVERSÃO.


ID
1725712
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em uma pessoa que apresenta Síndrome de Turner, monossomia do cromossomo X, espera-se observar uma cromatina sexual por célula somática em intérfase.

II. Em uma pessoa que apresenta Síndrome de Klinefelter, 47,XXY, espera-se observar uma cromatina sexual por célula somática em intérfase.

III. O fato de em um par gêmeas monozigóticas, uma apresentar Distrofia Muscular Duchenne, anomalia ligada a mutação em um gene localizado no cromossomo X, e a outra não, pode ser explicado por uma diferença no padrão de inativação do cromossomo X entre elas durante o desenvolvimento embrionário.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • parabens,Deus retribua ricamente em nome de Jesus


ID
1725715
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de cariótipo convencional detectou uma trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards) em um recém-nascido. Posteriormente, foram realizadas análises com marcadores moleculares, incluindo a criança e seus pais. Essas análises mostraram que ambos os pais eram heterozigóticos para várias regiões do cromossomo 18.

Caso a criança com Síndrome de Edwards tenha recebido dois cromossomos 18 com sequências de DNA idênticas pode-se dizer que: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar por quê na meiose II e por quê na ovogênese?

  • Ocorre na meiose 2 a separação das cromátides-irmãs. Para uma pessoa ter sindrome de Edwars no cromossomo 18, ela deve ter 3 cromossomos 18. Para que isso ocorra, deve haver, uma não separação das cromatides irmas (nesse caso do cromossomo 18) durante a meiose 2. O que leva a formação de um óvulo (poderia ser tbm um espermatozoide) com 2 cromossomos 18. Após a fecundação o zigoto receberia 2 cromossomos 18 da mãe e 1 cromossomo 18 do pai, ficando com 3 cromossomos 18 (sindrome de Edwards).


ID
1903291
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alterações ao nível molecular do ADN, como as mutações e a permuta gênica, podem alterar a sequência de nucleotídeos do ADN e, portanto, alterar a expressão dos genes. Mais recentemente foram descobertas as alterações epigenéticas do ADN, que interferem na estrutura do DNA sem alterar a sequência de nucleotídeos, mas que alteram a expressão dos genes.

Com relação ao texto acima, foram feitas as afirmativas a seguir.

I. Basicamente, a diferenciação celular consiste na inativação diferencial dos genes. Uma vez ocorrido esse processo, as células descendentes dessa célula diferenciada mantêm sempre o mesmo padrão de inativação.

II. A metilação do ADN, um processo que inativa a expressão dos genes, pode ser induzida pelo ambiente e em determinadas circunstâncias é hereditária.

III. A mutação é um processo que altera ao acaso o ADN, introduz variabilidade genética nova nos seres vivos, aumentando a variabilidade genética dos indivíduos.

As afirmativas que descrevem os processos epigenéticos são:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede para marcar quais afirmativas descrevem o processo epigenético. Como a afirmação I descreve o processo de diferenciação celular e a afirmação  III o processo de mutação, o gabarito correto deveria ser a letra b - somente a afirmativa II.

     

  • Somente a Afirmativa II, está correto

    I está errado

    III não é sobre epigenética

  • As alternativas I estão II incorretas:

    A diferenciação celular está associada com a ativação de genes.

    Metilação e acetilação tornam a cromatina mais acessível aos mecanismos de transcrição.

    A alternativa III estaria correta se o enunciado não tivesse restringido as alterações genéticas para o âmbito da epigenética.

    Gabarito completamente questionável!


ID
2124118
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem anomalias relacionadas aos cromossomos sexuais na espécie humana; em uma delas, observada apenas em mulheres, a pessoa apresenta baixa estatura, esterilidade e, em alguns casos, pescoço muito curto e largo.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa síndrome.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra E

  • Gab. E

    Na Síndrome de Turner, a mulher terá apenas um único cromossomo X nesse par, ou seja, 45 cromossomos (22 pares) ao invés de 46, apresentando um cariótipo = 45, X. Os portadores da Síndrome de Turner são todos do sexo feminino.

    Sobre as demais Síndromes:

    síndrome de Cogan (Morgan) é uma afecção multissistêmica rara que se caracteriza por ceratite intersticial não-sifilítica associada à alteração áudio-vestibular de surgimento abrupto e, geralmente, bilateral.

    A Síndrome de Klinefelter apresenta-se em indivíduos do sexo masculino que apresentam cromatina sexual e cariótipo geralmente 47 XXY.

    A Síndrome de Patau é uma anomalia cromossômica rara, causada pela trissomia do cromossomo 13.

    A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, daí ser também conhecida como Trissomia do 21.

  • Síndrome de Turner (XO) - Monossomia


    Sempre às MULHERES.


ID
2232124
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise citogenética, solicitada especialmente em casos de pacientes com distúrbios de desenvolvimento físico e mental, pode diagnosticar alterações cromossômicas numéricas e estruturais, presentes em várias síndromes bem conhecidas, como

Alternativas
Comentários
  •  d) Síndrome de Turner, Síndrome de Edwards e Síndrome de Klinefelter.

  • Síndrome de turner: Distúrbio cromossômico em que uma mulher nasce com apenas um cromossomo X.

    Síndrome de Edwards: Doença que provoca atrasos graves no desenvolvimento devido a um cromossomo 18 extra.

    Sindrome de klinefelter: Condição genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X.


ID
2387743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
O conhecimento do genoma humano ajudou a consolidar a ideia da importância das mutações gênicas, que é a origem dos alelos, na promoção de variações genéticas entre indivíduos de uma mesma espécie e na busca de homologias entre o genoma humano e os de outros organismos.

Alternativas
Comentários
  • "  O conhecimento do genoma humano ajudou a consolidar a ideia da importância das mutações gênicas, que é a origem dos alelos, na promoção de variações genéticas entre indivíduos de uma mesma espécie e na busca de homologias entre o genoma humano e os de outros organismos "

    O MAIOR EXEMPLO DISSO SÃO OS FENOTIPOS SANGUÍNEOS , O PRIMEIRO TIPO SANGUÍNEO QUE SURGIU O ii ( O ) , E COM MUTAÇÕES SURGIRAM VARIAÇÕES DESSE ALELO COMO O iA E O iB , OU SEJA TODOS OS TIPOS SANGUÍNEOS SÃO MUTAÇÕES DO ALELO ii ( O ) , SEM CONTAR OUTRAS COISAS QUE COMPROVAM QUE AS MUTAÇÕES É ALGO IMPORTANTES , É A PROPRIA SELEÇÃO NATURAL , QUE SELECIONA AS MAIS ADEPTAS OU VANTAJOSAS PARA O MEIO !


ID
2387746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A síndrome de Down é um exemplo de doença humana contemplada pelas metodologias surgidas a partir do projeto genoma humano, pois os resultados desse projeto permitiram que se realizasse o diagnóstico laboratorial dessa síndrome.

Alternativas
Comentários
  • antes mesmo do projeto Genoma ja era possível a visualização da sídrome de Down, uma vez que é anomalia cromossômica (trissomia do 21).

  • Gabarito Errado.

    .

    "O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases...". A sindrome de Down é cromossomica.

  • Utiliza se citogenética

  • outro erro: A síndrome de Down não é considerada doença e sim condição genética.
  • 30mil erros na questão: A síndrome de Down é um exemplo de doença humana contemplada pelas metodologias surgidas a partir do projeto genoma humano, pois os resultados desse projeto permitiram que se realizasse o diagnóstico laboratorial dessa síndrome.

    -> O próprio nome já diz: é uma Síndrome, e n uma doença.

    -> O Projeto Genoma Humano sequenciou pares de bases, nosso genoma, e não a identificação dos nossos 46 cromossomos (que no caso Down é a trissomia do cromossomo 21).

    -> o teste utilizado, então, depende do estágio de gestação: coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC), para então se identificar os cromossomos.

  • A questão aborda o projeto genoma, que trouxe inúmeros benefícios e melhorias para diferentes áreas, não sendo um projeto restrito ao genoma humano. Pede-se a análise do item que leva em consideração a síndrome de Down e seu surgimento. O Projeto Genoma Humano (PGH) surgiu com o principal objetivo de sequenciar bases nitrogenadas (A, T, C, G) do DNA humano. Os principais resultados que se esperavam alcançar com esse projeto são, além de sequenciar todos os pares de bases, a identificação dos genes, o desenvolvimento de metodologia para esse sequenciamento e desenvolvimento de novas ferramentas de análise de dados do DNA.
    No processo de sequenciamento, cada cromossomo humano é mapeado com diagramas que são divididos em pequenos fragmentos, determinando a sequência de bases para descobrir os genes da sequência. As possibilidades de avanço em pesquisas paralelas foram ampliadas com a descoberta do genoma humano. A questão cita a síndrome de Down e seu possível surgimento. A síndrome de Down é caracterizada como uma condição genética de anomalia cromossômica, chamada trissomia do 21 por ter uma cópia extra do cromossomo 21, resultando em deficiência intelectual e anomalias físicas. A síndrome foi descrita por John Langdon Down, em 1866, que descreveu as características da síndrome e descobriu sua causa genética. Indivíduos com a síndrome possuem 47 cromossomos, com o cromossomo extra no par 21. No diagnóstico, a suspeita se inicia durante ultrassom do feto ou concentrações anormais de algumas proteínas e hormônios no sangue da mãe. Se houver suspeita da síndrome, uma amostra de vilosidades coriônicas ou amniocentese pode confirmar o diagnóstico.
    (Daniel B. Dentillo. Projeto Genoma Humano, a ciência decifrando nossa genética. 2020. Disponível em https://dglab.com.br/blog/projeto-genoma-humano-a-.... Acesso em agosto de 2021; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Síndrome de Down (Trissomia 21). Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de.... Acesso em agosto de 2021)


    Fonte da imagem: site msdmanuals.com

     

    A síndrome de Down é um exemplo de doença humana contemplada pelas metodologias surgidas a partir do projeto genoma humano, pois os resultados desse projeto permitiram que se realizasse o diagnóstico laboratorial dessa síndrome.


    A síndrome de Down não é denominada doença, como a afirmativa cita, ela é caracterizada como uma condição genética de anomalia cromossômica, chamada trissomia do 21 por ter uma cópia extra do cromossomo 21. E essa síndrome não surgiu a partir do projeto genoma humano, os casos de anomalia cromossômica já eram visualizados e identificados antes do projeto. Então, a afirmativa está errada.



    Gabarito do Professor: ERRADO.



ID
2390332
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Kartagener é um distúrbio autossômico recessivo que causa esterilidade em indivíduos do sexo masculino. Essa síndrome é resultado de anormalidades estruturais no axonema (dineína ausente ou defeituosa) que reduzem a mobilidade dos espermatozoides. Essa modificação genética resulta em alterações estruturais

Alternativas
Comentários


  • no microtúbulo. A

  • Resposta letra A - no microtúbulo

    Indivíduos do sexo masculino afetados pela Síndrome de Kartagener, possuem defeitos nos movimentos, em microtúbulos, dos cílios e flagelos. Os espermatozoides não podem se mover por causa do mau funcionamento ou da ausência do flagelo, as vias aéreas estão comprometidas porque os cílios que revestem a traqueia não funcionam ou estão ausentes causando infecções pulmonares.


ID
2427811
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas mutações genéticas, como a síndrome de Down, ocorrem quando um segmento de um cromossomo se prende a outro cromossomo que não é o seu homólogo. Assim, não necessariamente a síndrome de Down é causada por uma trissomia livre do cromossomo 21, mas também pode ser causada pela situação descrita, que é uma:

Alternativas
Comentários
  • B. translocação.  


ID
2449558
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, geralmente é causada pela presença de um cromossomo 2 1 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 2 1 , a pessoa tem três.

Acerca dessa síndrome, analise as afirmativas.

I - A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose pelo processo de não disjunção meiótica.

II - Essa síndrome pode ocorrer também devido a translocações envolvendo os cromossomos 14 e 21.

III - O cariótipo de uma pessoa com a Síndrome de Down pode ser representado por: 47, XX ou XY, +21.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • c) I, II e III. 

  • Translocação é quando cromossomos NÃO homológos perdem pedaços e esses pedaços são trocados . Exemplo o par 14 perde um pedaço que é trocado com 21 q tambem perdeu um pedaço.

  • Gabarito C.

     

    Item I - O erro meiótico responsável pela trissomia geralmente ocorre durante a meiose materna (cerca de 90% dos casos), predominantemente na primeira divisão meiótica, aproximadamente 10% dos casos ocorrem na meiose paterna, geralmente na segunda divisão meiótica.

    Item II - O portador de translocação robertsoniana envolvendo os cromossomos 14 e 21 tem apenas 45 cromossomos, um cromossomo 14 e um cromossomo 21 são perdidos e substituídos pelo cromossomo translocado.

    Item III - Cariotipo da trissomia na regiao 21

  • 95% dos casos ocorre por trissomia no 21

    3% translocação entre o 21 e o 14

    2% problemas na mitose do zigoto ocasionando o mosaico, aparencia de Down mas sem deficiencia cognitiva


ID
2735791
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mutações gênicas são alterações que ocorrem nos genes, alterando a sequência de bases nitrogenadas na molécula de DNA. As enzimas DNA polimerases, além da replicação, são capazes de realizar uma “leitura corretiva”, de modo que^se uma base errada entrar na fita que está sendo sintetizada, a enzima frequentemente a remove e insere a base correta. Mesmo assim, erros de replicação ocorrem, dando origem às sequências alteradas de DNA. Uma mutação que altera uma trinca que codifica aminoácido em um códon terminal, encerrando a tradução e podendo levar a uma nova leitura independente da sequência de códons na região abaixo da lesão, é chamada:

Alternativas

ID
2739793
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Roberto é afetado por distrofia muscular Duchenne (DMD), uma desordem ligada ao X. A análise de mutações na sua família identifica uma substituição de um único par de bases no éxon 1 do gene DMD, introduzindo um códon de término prematuro. A consequência mais provável desta mutação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Resultado da substituição de um códon que codifica determinado aminoácido por um códon de término. Isso acaba por gerar a produção de uma proteína prematura, que resulta, muitas vezes, em perda da sua função.. Isso está relacionado à mutação sem sentido

  • No caso dessa questão temos uma mutação NOSENSE.

    • MUTAÇÃO NONSENSE: Substituição por um código de término de tradução(UAA,UAG,UGA). Pode trazer prejuízos para proteinas funcionais, pois não temos a completa síntese proteica.

    Obs: O início da síntese proteica tem um códon inicial(START) e um códon terminal.

    • MUTAÇÃO MISSENSE: O códon original é substituído por um códon para outro AA.

    Obs: A MUTAÇÃO MISSENSE pode ser CONSERVATIVA(mantém a mesma característica, ex: polaridade) ou NÃO-CONSERVATIVA(não mantém a mesma característica).

    • MUTAÇÃO SILENCIOSA: A troca de uma base nitrogenada codifica o mesmo AA. Pode ocorrer em regiões não gênicas.

ID
2739799
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desastre com barragem acordou “monstro” de poluentes no Rio Doce, diz perito. O desastre ambiental com a Barragem de Fundão, explorada pela Samarco em Mariana (MG), que completou dois anos em novembro, fez com que poluentes que estavam estabilizados no fundo do Rio Doce subissem, piorando ainda mais as condições da água. Metais como arsênio, chumbo, manganês, níquel, cromo e alumínio (substâncias danosas à saúde humana) passaram a ser encontrados nas coletas de pesquisadores. “Com a passagem da lama, que veio de uma vez com muita energia e grande volume, o movimento revolveu o fundo do leito do rio. É como se tivesse acordado um monstro”, explica o perito criminal que chefiou a equipe que fez a coleta de provas e coordenou os laudos da investigação.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-12/desastre-com-barragem-acordou-monstro-de-poluentes-no-rio-doce-diz-perito).

A presença desses metais pesados pode atuar em nível genômico e provocar alterações cromossômicas, que podem ser identificadas por diferentes bioindicadores, como modelo vegetal (Allium cepa), peixes, camundongos e/ou cultura de células. Considerando as informações apresentadas, o perito pode coletar a água que foi contaminada e avaliar a mutagenicidade em peixes ou em outros bioensaios citados e verificar a quantidade de alterações cromossômicas, como os micronúcleos (MN). Poluentes ambientais como os metais pesados podem originar MN devido à interferência dos mesmos nas (o):

Alternativas
Comentários
  • Agentes clastogênicos (promotores de quebras cromossômicas) ou aneugênicos (indutores de aneuploidia ou promotores de segregação cromossômica anormal)



    Os micronúcleos são formações globulares de DNA, originados a partir de fragmentos cromossômicos ou de cromossomos inteiros, não incorporados ao núcleo da célula filha ao final do processo de divisão celula



  • Gabarito C.

    O teste do micronúcleo detecta substâncias genotóxicas que quebram os cromossomos (clastogênicas) ou que interferem na formação do fuso mitótico, alterando a distribuição equitativa dos cromossomos durante a divisão celular (aneugênicas).

    Os compostos aneugenicos são aqueles que interferem no fuso mitotico e nao afetam diretamente o DNA, mas podem causar erros durante a segregação cromossomica. Por sua vez, os compostos clastogênicos são indutores de quebra de DNA.

    Olhando a questão:

    item a - Fibras do fuso mitótico e consequentemente gerar perdas cromossômicas que formam MN (então origem ANEUGÊNICA);

    item b - DNA gerando quebras cromossômicas que formam MN (então origem CLASTOGÊNICA);

    item c - Fibras do fuso mitótico que podem gerar perdas cromossômicas que formam os MN (origem aneugênica) - CORRETA A QUESTÃO

    item d - DNA gerando perdas cromossômicas que formam MN (entao origem ANEGÊNICA, pois não há quebras)

    item e - Fibras do fuso que podem gerar aderências cromossômicas que durante a segregação resultam em quebras cromossômicas e consequentemente na formação de MN (nesse item acho que o conceito de aderência cromossomica está incorreto pois as aderências são originadas de um empacotamento impróprio das fibras cromatínicas dentro das cromátides e cromossomos, resultando em interassociações das fibras, fazendo com que os cromossomos fiquem ligados uns aos outros por meio de pontes subcromatídicas).

    Fonte: Dissertação Unesp

    Incoerências me avisem por mensagem privada.

    Abraços.


ID
2773651
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, as mutações denominadas cromossômicas, como a aneuploidia, são consequências de não disjunções na meiose e podem originar a

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Down é cromossômica.

  • Síndrome de down 1 cromossomo a mais

    Aneuplodia = aumento ou diminuição de cromossomos

  • Aneuploidia é a alteração quantitativa dos cromossomos.

    Nos portadores da Síndrome de Down, ocorre a repetição de um cromossomo 23.


ID
2799658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.


A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime, com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y.

Alternativas
Comentários
  • É um distúrbio da coagulação sanguínea, em que falta o fator VIII, uma das proteínas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais. É condicionada por um gene recessivo, representado por h, localizado no cromossomo X. É pouco frequente o nascimento de mulheres hemofílicas, já que a mulher, para apresentar a doença, deve ser descendente de um homen doente (XhY) e de uma mulher portadora (XHXh) ou hemofílica (XhXh).

  • Gabarito Errado.


    As hemofilias são doenças resultantes da deficiência quantitativa dos fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação, podendo decorrer de fatores adquiridos ou hereditários. As formas adquiridas, mais raras, são resultantes do desenvolvimento de autoanticorpos, associados a doenças autoimunes, câncer ou causas de origem idiopática. A hemofilia hereditária resulta de alterações genéticas nos genes que codificam o fator VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação.

    Por ser uma doença genética recessiva ligada ao cromosomo X, a hemofilia A afeta quase exclusivamente homens. Homens possuem um único alelo de fator VIII (XY) enquanto as mulheres possuem dois alelos (XX). Homens com um alelo com mutação (XHY, hemizigose) terão a doença, enquanto mulheres com um único alelo com mutação (XHX, heterozigose) serão portadoras e, portanto, com 50% de probabilidade de transmitir o alelo anormal à sua prole, em cada gestação. Já as mulheres com mutações em ambos os alelos (XHXH, homozigose) manifestarão a doença, embora esta seja uma situação muito rara.


    Logo,


    A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime, (certo)    com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y (errado).

  • R: ERRADO

    Vamos analisar a afirmativa em partes:

    A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime (...) >>> Esse trecho está correto

    Hemofilia é causada pela ausência do gene que modifica a habilidade do organismo para produzir fatores suficientes para gerar a coagulação. Nos tipos mais comuns de hemofilia estão ausentes o fator VIII ou fator IX.

    (...) com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y. (...) >>> aqui está o erro.

    A hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X. Assim, afeta quase exclusivamente homens. Pois homens precisam de um único alelo de fator VIII (XY) para manifestar a doença, enquanto mulheres precisam de dois alelos com a mutação para serem hemofílicas (XX). 

  • O núcleo da célula é uma estrutura característica dos eucariontes, onde se encontram os genes responsáveis pelo controle de atividades celulares e características hereditárias dos organismos. Dentro do núcleo estão os cromossomos, pequenas partículas em forma de bastonetes. Cada cromossomo é classificado de acordo com sua posição e possui formas e tamanhos diferentes, de acordo com seu cariótipo. A espécie humana apresenta 44 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. Os cromossomos X e Y possuem partes homólogas e não homólogas, e algumas mutações nesses genes (partes não homólogas) podem causar distúrbios, como o daltonismo e a hemofilia que são heranças ligadas ao cromossomo X. Esses genes são chamados de gene com herança ligada ao sexo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando a afirmativa sobre a questão, a hemofilia é uma doença genética recessiva do cromossomo X, apresentando herança ligada ao sexo, e não do cromossomo Y. Seria um genótipo XdY para caracterizar um homem hemofílico. 

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Eu pensei também que como podemos afirmar com certeza que havia outro hemofílico na cena do crime se não fala em momento algum que com certeza o assassino é um homem?

  • Vimos que a hemofilia é uma doença relacionada a falha no processo de coagulação sanguínea. 

    O texto nos leva a concluir que a vítima era hemofílica, e que havia outra amostra de sangue também hemofílica na cena do crime (mutação no alelo do fator VIII). 

    Porém, o padrão de herança está ligado ao sexo (cromossomo X), se tratando de herança recessiva. Nesse caso, homens hemofílicos apresentam genótipo XhY.

    GABARITO: ERRADO

  • errado

  • gab e!!

    havia outro hemofílico na cena do crime, com o genótipo XYH devido a presença de mutação no alelo do fator VIII. (correto)

    Fatores 7 e 8 são fatores de regeneração. presentes nas plaquetas sanguíneas! Hemofílicos tem problemas com essa regeneração. Por isso um corte pode matá-los.

    XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y

    errado. é ligada ao cromossomo X. recessivo homozigoto para mulher (rr). e recessivo unitário para homem. Assim como daltonismo.


ID
2860663
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das síndromes de Down, de Turner e de Klinefelter, julgue o item seguinte.


A síndrome de Turner é caracterizada por alterações no cromossomo sexual em indivíduos com fenótipo masculino.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    A síndrome de Turner ocorre em mulheres que apresentam um cromossomo sexual a menos, ou seja, apresentam 45 cromossomos (um cromossomo sexual a menos) . As alterações genéticas da síndrome de Turner podem ser:

    Monossomia completa

    Completa ausência de um cromossomo X. Geralmente ocorre devido a um erro no esperma do pai ou no óvulo da mãe. Isso resulta em todas as células do corpo com apenas um cromossomo X. A monossomia completa do cromossomo X ocorre em 50% dos casos da Síndrome de Turner.

    Mosaicismo

    Em 20 a 30% dos casos de Sindrome de Turner apresentam o cariótipo em mosaico. Isso significa que a paciente apresenta em seu organismo células normais (46,XX) e células com a monossomia do X ao mesmo tempo (45,X). Em alguns casos, há um cromossomo X completo e um exemplar alterado.

    Material de cromossomo Y

    Em uma pequena porcentagem dos casos de síndrome de Turner, algumas células têm uma cópia do cromossomo X e outras células têm uma cópia do cromossomo X e algum material de cromossomo Y. A presença de material de cromossomo Y aumenta o risco de um tipo de câncer chamado gonadoblastoma.


    Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-turner

  • R: ERRADO

    Questão: A síndrome de Turner é caracterizada por alterações no cromossomo sexual em indivíduos com fenótipo masculino

    Os indivíduos com síndrome de Turner não apresentam fenótipo masculino.

    A síndrome de Turner ocorre em mulheres que apresentam um cromossomo sexual a menos, ou seja, apresentam 45 cromossomos (um cromossomo sexual a menos) .

    Essa síndrome pode causar uma variedade de problemas médicos e de desenvolvimento, incluindo baixa estatura, a incapacidade de iniciar a puberdade, infertilidade, malformações cardíacas, certas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação social.

  • Resumindo :A questão trada de uma anomalia numérica sexual.

    Síndrome de Tuner ocorre em mulheres é um caso de monossomia 45, cromossomos apenas um X.

    Síndrome de Klinefelter ocorre em homens, uma caso de trissomia 47, cromossomos XXY

  • Gabarito:errado,porque o síndrome de Turner afeta somente o sexo feminino

  • A síndrome de Turner é caracterizada por alterações no cromossomo sexual em indivíduos com fenótipo feminino.

  • Erada, Dow é exclusivo masculino


ID
2860666
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das síndromes de Down, de Turner e de Klinefelter, julgue o item seguinte.


A presença de um cromossomo X a mais, tendo como cariótipo 47 XXY, e esterilidade nas mulheres são características de pacientes com síndrome de Turner.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.


    O cariótipo da mulher com síndrome de Turner é 45X, logo, uma monossomia do X.

    Suas características fenotípicas mais comuns são: estatura menor que o padrão para a idade, pescoço robusto (ou alado), ausência da maturação sexual, tórax largo com mamilos muito separados, inchaço nas mãos e pés.


    Fonte: https://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-turner/


     A constituição cromossômica pode ser ausência de um cromossomo X (cariótipo 45,X), mosaicismo cromossômico (cariótipo 45,X/46,XX), além de outras anomalias estruturais do cromossomo X. As anormalidades típicas da síndrome de Turner incluem baixa estatura, disgenesia gonadal, pescoço alado, linha posterior de implantação dos cabelos baixa, fácies típica, tórax alargado com aumento da distância entre os mamilos, linfedema, cúbito valgo, tireoidite autoimune com ou sem hipotireoidismo, anormalidades renais, cardiovasculares e auditivas, além de deficiência cognitiva em algumas atividades, embora a inteligência média seja considerada normal.

    Fonte: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/03/pcdt-sindrome-de-turner-livro-2010.pdf

  • São características da Síndrome de Klinefelter.


    ERRADO

  • R: ERRADO

    Questão errada. Mas lembrando que as características não descrevem nem mesmo a Síndrome de Klinefelter, uma vez que essa se manifesta em indivíduos com fenótipo masculino.

    Síndrome de Turner – mutação monossômica que afeta o sexo feminino, provocada pela ausência de um cromossomo sexual, possuindo apenas um cromossomo X. Os sinais característicos são: tórax largo, ovários não funcionais, pescoço curto e largo e baixa estatura.

    Síndrome de Klinefelter – também uma mutação no cromossomo sexual, afeta indivíduos masculinos, portadores de dois cromossomos X e um Y, apresentando os seguintes sinais: alta estatura, ginecomastia (desenvolvimento das glândulas mamárias), testículos não funcionais e coeficiente intelectual baixo ou médio.

  • Resumindo :A questão trada de uma anomalia numérica sexual.

    Síndrome de Tuner é um caso de monossomia 45, cromossomos apenas um X.

    Síndrome de Klinefelter ocorre em homens, uma caso de trissomia 47, cromossomos XXY

  • A presença de um cromossomo X a mais, tendo como cariótipo 47 XXY, e esterilidade nos homens são características de pacientes com síndrome de Turner.


ID
2865049
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao projeto genoma, julgue o item a seguir.



O projeto genoma contribuiu para o surgimento da ecogenética, ramo da ciência que trata da influência de fatores ambientais no desencadeamento de doenças vinculadas a alterações de genes específicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    O termo ecogenética foi cunhado para se referir à interação entre o meio ambiente e os genes. Ou seja, essa ciência trata da influência de fatores ambientais no desencadeamento de doenças vinculadas a alterações de genes específicos, afetando a saúde dos indivíduos – ou, sob outra perspectiva, trata das características genéticas individuais e grupais que desencadeiam doenças quando expostas a determinadas condições ambientais.

    Fonte: Revista USP.

  • R: CORRETO

    Em resumo:

    O objeto de estudo da ecogenética é a inter-relação entre o meio ambiente e as características genéticas individuais que alteram as condições gerais de saúde. 

    Fonte: www.revistas.usp.br/rdisan/article/download/135337/131193

  • A ecogenética, que estuda a influência do ambiente na configuração genética de cada indivíduo.


ID
2872393
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.


A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Acertei só pelo nome "translocação" rs..

  • dois genes estão em regiões distintas do genoma, informaçao importantissima para noa errar pq se fossem cromossomos homologos essa translocaçao seria chamada de crossing over

  • Durante a divisão celular podem ocorrer erros que alteram os cromossomos da célula. Essas alterações cromossômicas podem ser numéricas (anomalias no número de cromossomos) ou estruturais (anomalias na sequência de genes de um cromossomo). As alterações numéricas são classificadas em euploidia - redução ou aumento de todos os cromossomos; e aneuploidia - alteração em apenas um número certo de cromossomos. As alterações estruturais estão classificadas em inversão - havendo ruptura do cromossomo e um pedaço dele se solte, ele pode ser ressoldado em posição invertida; duplicação - esse cromossomo pode se fixar em outro homólogo, duplicando a sequência de seus genes; translocação - esse mesmo cromossomo pode se ligar em outro não homólogo; e deleção - falta de um segmento do cromossomo 5. Essas alterações estruturais podem ser provocadas por vírus, radiação e substâncias químicas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas, podemos observar que se trata de uma alteração do tipo estrutural, onde após uma ruptura do cromossomo, a sequência do gene BRAF se fixou em um cromossomo não homólogo KIAA1549, então é uma alteração estrutural do tipo translocação. A opção correta para essa alteração: E.

    Gabarito do professor: E
  • Elimina-se Euploidia e Aneuploidia por ser mutações genicas.

    Das alterações cromossômicas estruturais restantes

    a translocação é a mais certa pelo trecho

    "gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549."

    Definição de translocação: Quebra de um cromossomo e a união desse fragmento a outro cromossomo não homólogo.

    Logo, letra E.

    Referência: Alunos Online. Link: encurtador.com.br/il235

  • Estrutural do tipo deleção: É quando parte da estrutura cromossômica é fragmentada e há perda do material genético.

     

    Numérica do tipo euploidia: É quando há erro na numeração cromossômica e não na estrutura em si.

     

    Estrutural do tipo duplicação: É quando há duplicação do material genético. Ex: Cromossomo sofreu a delação( está em fragmentos) esse material genético se liga a outro material e forma uma duplicação genes.

     

    Numérica do tipo aneuploidia: É quando acontece alteração no conjunto( numérico) de cromossomos e essa alteração ocorre diretamente no genoma.

     

    Translocação cromossica: É quando parte do cromossomo quebra e se funde a outro cromossomo, podendo gerar doenças como astrocitoma pilocítico. Gabarito

     

    De modo geral, Aneuploidia está ligada ao conjunto numérico de cromossomos e Euploidia atrelado à estrutura cromossômica.

  • Letra E

    A translocação é uma estrutura cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo. Podemos classificar essa alteração cromossômica em: translocação reciproca: ocorre quando há troca entre os dois cromossomos envolvidos.

  • QUESTÃO CONTEUDISTAS, O QUE SALVA É A TRANSLOCAÇÃO.

  • Se nao souber, tente interpretar o significado e cada termo

  • Mutações cromossômicas:

    • Numéricas → aneuploidias, euploidias
    • Estruturais → deficiência/deleção, duplicação, inversão, translocação

    Na translocação, um cromossomo tem um fragmento de material proveniente de outro cromossomo.

    Gabarito : (E)


ID
2912281
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Down, que afeta um em cada mil recém-nascidos, não é uma doença, mas a mais comum das alterações cromossomiais. Trata-se de uma condição genética que vem acompanhada de algumas peculiaridades para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. A pessoa com síndrome de Down faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a contribuir com desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.


Assinale a alternativa que representa, corretamente, um cariótipo de portador da Síndrome de Down.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Down também conhecida com Trissomia do cromossomo 21 (os cromossomos estão em 23 pares 2N=46 na síndrome de down o cromossomo 21 ao ínves de ser duplicado acaba sendo triplicado (trissomia) e passa a ter 47 cromossomos)

  • O ser humano sem alterações tem 46 cromossomos, logo as alterações tem 45 ou 47 cromossomos normalmente:

    a) 45, X (Síndrome de Turner, ausência de um X, ocorre em mulheres)

    b) 46, XX (Mulher normal)

    c) 47, XXY (Síndrome de Klinefelter, adição de um X, ocorre em homens)

    d) 47, XY +21 (Homem com Síndrome de Down, trissomia do cromossomo 21, ocorre em homens e mulheres)

    e) 47, XY +18 (Homem com Síndrome de Edwards, trissomia do cromossomo 21, ocorre em homens e mulheres)


ID
2931985
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem inúmeras mutações genéticas, as quais podem ser gênicas ou cromossômicas. Essas mutações podem resultar em patologias de maior e menor gravidade. Nesse sentido, qual tipo de mutação está envolvido no surgimento da Anemia Falciforme?

Alternativas
Comentários
  • No surgimento da anemia falciforme encontra-se envolvida uma mutação pontual, tal mutação é resultante de uma substituição de um par de bases do tipo transversão. Esta mutação substitui uma base timina por adenina na posição seis da cadeia β da hemoglobina, onde havia o aminoácido ácido glutâmico passa a existir valina resultando na alteração da forma normal da hemoglobina para o formato de "foice".

  • Um ar genético no cromossomo 11, muda nos indivíduos falciformes.

  • Vimos que as mutações gênicas ocorrem pontualmente em bases nitrogenadas. Isso difere das mutações cromossômicas envolvem regiões nas quais ocorrem modificações estruturais ou numéricas. 

    Como vimos, a anemia falciforme ocorre devido a mutação gênica pontual que altera bases nitrogenadas (ácido glutâmico por valina), no cromossomo 11.

    Essa troca é responsável pela alteração na forma da hemoglobina, deixando-as em formato de foice.  

    Portanto, alternativa E está correta.

  • Letra E para os mortais ....

  • Talassemia (do grego thalassos, ‘mar’) ou anemia de Cooley ou anemia do Mediterrâneo assim como o Anemia Falciforme também ocorre no cromossomo 11.


ID
3011545
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As anomalias cromossômicas podem ser de dois tipos: anomalias numéricas e anomalias estruturais. Considerando essas anomalias, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A questão informa que podem ocorrer dois tipos de anomalias nos cromossomos, as anomalias numéricas (mudança na quantidade de números dos cromossomos) e anomalias estruturais (mudança na morfologia dos cromossomos). O núcleo de uma célula é uma estrutura característica dos eucariontes, onde estão os genes responsáveis pelo controle de atividades celulares e pelas características hereditárias dos organismos. Dentro do núcleo estão os cromossomos, que são corpúsculos compactos em forma de bastonetes. Cada cromossomo é classificado de acordo com sua posição (metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico - este ausente na espécie humana) e possuem formas e tamanhos diferentes, de acordo com seu cariótipo. Erros durante a divisão celular podem alterar os cromossomos da célula numericamente ou estruturalmente. As alterações numéricas podem ser: euploidia, com a redução ou aumento em toda coleção de cromossomos; e aneuploidia, com o número de certo cromossomo sofrendo alteração para mais ou para menos. As alterações estruturais podem ser: deleção, onde parte de um cromossomo é perdido; duplicação, uma porção repetida de cromossomo, após perda; inversão, porção do cromossomo que se une de maneira invertida; e translocação, passagem da porção de um cromossomo para outro não homólogo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
     

    Considerando essas anomalias, a opção verdadeira é:

    a) A síndrome de Down, causada principalmente pela trissomia do cromossomo 21, é um exemplo de alteração cromossômica numérica do tipo aneuploidia. A trissomia do cromossomo 21 (Down) é o aumento no número de cromossomo específico, classificando a aneuploidia. CORRETA.

    b) As anomalias estruturais que envolvem alteração na estrutura de um conjunto extra de cromossomo são denominadas de aneuploidias. As anomalias estruturais causam alteração na morfologia do cromossomo e podem ser deleção, translocação, duplicação e inversão. A aneuploidia é uma anomalia numérica. Incorreta.

    c) As anomalias numéricas caracterizadas pela ausência ou adição de um cromossomo são denominadas de poliploidias. A poliploidia é o aumento de determinado cromossomo, como exemplo a trissomia do 21 (Down) e não a sua ausência. Incorreta.

    d) As anomalias estruturais do tipo poliploidias identificadas na espécie humana são espontaneamente abortadas ou têm viabilidade restrita ao nascer. As anomalias poliploidias são alterações cromossômicas  numéricas, e não estruturais. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito: (A)

  • o diferença chave entre a aneuploidia e a poliploidia é que a aneuploidia é uma condição que ocorre devido a um cromossomo ausente ou extra no genoma de um organismo ex- a trissomia do 21, enquanto a poliploidia é uma condição em que uma célula contém mais de dois conjuntos de cromossomos - seres 3n, 4n, 5n...


ID
3047785
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando-se as etapas de uma divisão celular (mitose ou meiose) e o cariótipo de uma pessoa com Síndrome de Down não mosaico, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A) há 46 cromossomos autossômicos duplicados nas células somáticas. (ERRADO ) = Há 47 cromossomos autossômicos

    B) existem 24 pares de cromossomos pareados. (ERRADO) = Ná anáfase I já ocorreu a separação dos cromossomos homólogos. Logo, há 24 cromossomos duplicados.

    D) há 47 cromossomos duplicados (ERRADO) = Há 24 cromossomos duplicados. Na telófase II haverá 23 cromossomos não duplicados.


ID
3163978
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alterações cromossômicas dos autossomos ou dos cromossomos sexuais podem ser verificadas em síndromes malformativas, retardo mental, hipogonadismo e em erros de determinação sexual. Estas podem ser numéricas, por aneuploidia, poliploidia e alterações cromossômicas estruturais. Uma das formas de verificação é através do cariótipo. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Cariótipo é o conjunto de cromossomos, cujo número e morfologia são característicos de uma espécie ou de seus gametas.
II. Cariótipo é uma fotomicrografia de cromossomos de um indivíduo, recortada e organizada de maneira característica, visando ao diagnóstico de anomalias genéticas relacionadas ao número ou à morfologia de cromossomos.
III.Deleção se refere à adição de parte de um cromossomo resultando em quebras nos cromossomos e subsequente reunião das extremidades quebradas em uma configuração anormal.
IV. Aneuploidia é o tipo mais comum de distúrbio cromossômico, ocorrendo em aproximadamente 4% das gestações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as afirmativas:

    I. Está correta! O número de cromossomos de fato, caracteriza as espécies. Por exemplo, seres humanos apresentam 46 cromossomos. 

    II - Correto. O cariótipo é o conjunto organizado desses cromossomos pareados, que nos permite perceber alterações estruturais e numéricas. Alterações estruturais, de fato, afetam a morfologia dos cromossomos. 

    III – A deleção se refere à exclusão de parte de um cromossomo, e não à adição. Não necessariamente essa alteração resulta em quebra do cromossomo. 

    IV. Está correta!

    Portanto, alternativa B está correta.

  • Gabarito: letra B.

    III.Deleção se refere à adição de parte de um cromossomo resultando em quebras nos cromossomos e subsequente reunião das extremidades quebradas em uma configuração anormal.

    Deleção

    Corresponde a perda de parte de um cromossomo, em geral envolvendo um ou mais genes(raramente uma parte de um gene). É a perda de sequência(s) nucleotídica(s) pelo genoma de um organismo.

    Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=60&evento=2


ID
3383896
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Tay-Sachs resulta de um defeito na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular de um lipídio abundante nas membranas das células nervosas, o gangliosídio. Trata-se de uma doença oriunda de uma herança autossômica recessiva, ou seja, o indivíduo só desenvolve a doença quando herdar os genes defeituosos tanto do pai quanto da mãe.

(Disponível em: https://goo.gl/4gWk7T - Acesso em: 10. ago. 2017)

A doença de Tay-Sachs está diretamente relacionada com o:

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo de distúrbio lisossômico é a doença de Tay Sachs, que geralmente se manifesta nos primeiros anos,causando demência e levando a morte. Isso ocorre porque os lisossomos não possuem uma enzima capaz de destruir os gangliosídios mais antigos, ocorrendo o acúmulo.

  • A doença de Tay-Sachs resulta de um defeito na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular

    a organela que realiza a digestão intracelular: lisossomos

    gabarito A


ID
3587626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESPA-PA
Ano
2004
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária ataca as hemácias do sangue. Estudos mostraram que pessoas portadoras de anemia falciforme apresentavam melhor resistência aos efeitos da malária. Neste tipo de anemia, que é determinada geneticamente, há produção pelo organismo de hemoglobina anômala, na qual ocorre a substituição de um aminoácido em duas das quatro cadeias da hemoglobina, dando às hemácias uma forma de foice. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Nos portadores de anemia falciforme, a anemia se manifesta por uma modificação nas hemoglobinas, que faz que elas passem a se combinar apenas com as moléculas de gás carbônico, comprometendo o transporte de oxigênio pelas hemácias nesses indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária. É causada por uma alteração na formação da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio presente nos glóbulos vermelhos.

    Os glóbulos vermelhos que normalmente são redondos, na anemia falciforme perdem a forma arredondada e a elasticidade, adquirindo a forma de foice. Por isso, o nome falciforme. Os glóbulos ficam mais rígidos e não conseguem fluir nos pequenos vasos sanguíneos, formando aglomerados que impedem a oxigenação dos tecidos. Essas obstruções nos pequenos vasos e artérias podem ocasionar complicações graves, como infarto, doença renal, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral.

  • diminui a oxigenação, mas não totalmente, pois se não a pessoa morreria!


ID
3589693
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anemia é uma hemoglobinopatia caracterizada pela produção de hemoglobina S causada pela substituição do aminoácido valina por ácido glutâmico na sexta posição da cadeia gama-globina. Quando expostos a menor tensão de oxigênio, os glóbulos vermelhos (hemácias) assumem um formato de foice, resultando em estase das hemácias nos capilares. As crises dolorosas são causadas por lesão isquêmica do tecido resultante da obstrução do fluxo sanguíneo produzido pelos eritrócitos em formato de foice. Pacientes com anemia incluem aqueles que são homozigotos para hemoglobina HbSS, e aqueles que portam um gene da hemoglobina HbSS mais um gene de outro tipo anormal de hemoglobina (p. ex., HbS β-talassemia, HbSC).


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Que lacunas?

  • exatamente, que lacunas???????

  • NEM PRECISA DE LACUNAS PRA SABER QUE A RESPOSTA É A NÉ ? NESSE CASO O ERRO DE FORMATAÇÃO NÃO ATRAPALHOU EM NADA ;)

  • Anemia e falciforme são sinônimos em biologia.


ID
3593359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os aspectos da genética, julgue o item a seguir.


A mutação e a seleção natural são considerados fatores evolutivos que alteram o conjunto gênico de uma população.

Alternativas

ID
3669805
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Biologia
Assuntos

Síndromes genéticas acometem uma parcela relativamente considerável da população. Dentre as principais síndromes, destacam-se Down, Turner e Klinefelter. A primeira é uma síndrome autossômica, enquanto as outras duas são síndromes sexuais. Considerando um rapaz com síndrome de Down, uma garota com Turner e um outro rapaz com Klinefelter, os cariótipos desses indivíduos devem ser, respectivamente: 

Alternativas

ID
3726472
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Radiação é a propagação de energia através do espaço ou da matéria, que pode ser corpuscular ou eletromagnética. Radiações ionizantes são aquelas corpusculares ou eletromagnéticas capazes de ionizar átomos. Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular.
Fonte: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Radiação ionizante e a vida. 2009.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir:

I- A ação da radiação eletromagnética no tecido tumoral é a ionização direta ou indireta dos seus átomos ou moléculas com consequente destruição das células malignas.

Porque

II- No processo de interação da radiação com a matéria ocorre transferência de energia, que pode provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas provocando modificação (temporária ou permanente) na estrutura das moléculas, tais como o DNA.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA

Alternativas

ID
3732610
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os indivíduos portadores dessa síndrome apresentam trissomia do cromossomo sexual, ou seja, apresentam um cromossomo sexual a mais. De qual síndrome estamos falando?

Alternativas
Comentários
  • klinefelter

  • "Síndrome de Klinefelter (SK) consiste num grupo de anomalias cromossômicas nas quais encontra-se dois ou mais  em machos. A síndrome, resultante de uma deficiência genética com o cariótipo 47,XXY, é uma das principais causas de esterilidade no sexo masculino"

    fonte: wikipedia


ID
3780382
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É a anomalia cromossômica mais comum, ocorrendo em cerca de 1/500 meninos nascidos vivos. O cromossomo X extra é de origem materna em 60% dos casos. As células germinativas não sobrevivem nos testículos, causando diminuição de esperma e andrógenos. A variação clínica é grande, e muitos homens 47,XXY têm aspecto e intelecto normais. Trata-se da síndrome de:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    A) Está correto!

     B) É uma alteração cromossômica que veremos mais a frente. 

    C) É uma inflamação da cartilagem que liga uma costela ao esterno (osso do tórax).

    D) Síndrome do duplo Y.

    E) Reação grave, adversa a medicamentos.

    Portanto, alternativa A está correta.

  • Gabarito A

    É tum doença numérica sexual, uma trissomia XXY= 47 cromossomos.

    A síndrome de Klinefelter não é hereditária, mas só ocorre como resultado de um erro genético aleatório após a concepção.

    Homens nascidos com síndrome de Klinefelter podem ter baixos níveis de testosterona e massa muscular, pelos faciais e os pelos corporais reduzidos. A maioria dos homens com essa condição produz pouco ou nenhum esperma.

  • Gabarito A

    É tum doença numérica sexual, uma trissomia XXY= 47 cromossomos.

    A síndrome de Klinefelter não é hereditária, mas só ocorre como resultado de um erro genético aleatório após a concepção.

    Homens nascidos com síndrome de Klinefelter podem ter baixos níveis de testosterona e massa muscular, pelos faciais e os pelos corporais reduzidos. A maioria dos homens com essa condição produz pouco ou nenhum esperma.


ID
3785839
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia a seguir.

Cientistas alteram mutação em embrião humano para evitar doença hereditária

Um grupo de cientistas conseguiu pela primeira vez corrigir uma mutação causadora de uma doença hereditária, em embriões humanos, utilizando um novo método de edição do genoma. Os pesquisadores empregaram a revolucionária técnica de edição genética Crispr-Cas9 para modificar, no DNA dos embriões, o gene mutante que causa a cardiomiopatia hipertrófica, uma doença genética comum que pode levar à insuficiência cardíaca e à morte súbita.
Disponível em:< https://noticias.r7.com/saude/cientistas-alteram-mutacao-em-embriao-humano-para-evitar-doenca-hereditaria-02082017.> Acesso: 13/02/2018.

As alterações mais comuns que ocorrem no DNA (mutações) são as pontuais, ou seja, aquelas que alteram uma única base nucleotídica. As consequências dessas alterações pontuais podem

Alternativas

ID
3787969
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma criança apresenta em seu cariótipo três cromossomos sexuais, dois correspondem ao X e um ao Y. Podemos dizer que está criança:

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Klinefelter. Atinge indivíduos do sexo masculino com a adição de um cromossomo X, ficando XXY e tendo no total 47 cromossomos.


ID
3789829
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cromatina sexual é o nome dado ao cromossomo X altamente condensado, formando um pequeno grânulo no núcleo de células somáticas de mamíferos que estão em interfase. Com relação a esse acontecimento nas células de mamíferos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3798898
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.

Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.

Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico

Alternativas
Comentários
  • Como o bebê não possui cromossomo y, só pode ser sexo feminino, visto que:

    XX mulher

    XY homem

    Somente com essa afimativa, já é possível descartar a alternativa c, d, e.


ID
3804679
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida orgânica se formou abaixo das ondas/ nasceu e procriou em cavernas peroladas do oceano/ movia-se na lama ou através da massa aquosa/e à medida que floresciam sucessivas gerações/ adquiriram novos poderes e membros maiores/ tornaram-se incontáveis os grupos de vegetação/ e os reinos de seres que respiravam e possuíam nadadeiras, patas e asas. (DARWIN, Erasmus, 1802).

Com base na análise do texto apresentado e nos conhecimentos atuais sobre a origem da vida e a teoria da evolução, pode-se afirmar:

A diversidade de formas vivas depende da ocorrência de mutações, propriedade inerente à molécula da hereditariedade.

Alternativas

ID
3804721
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em 2013, duas grandes descobertas na genética estão sendo comemoradas – “Sessenta anos do DNA” e “Cem anos da teoria cromossômica da hereditariedade”. A relação da trissomia do 21 com a síndrome de Down e a recém-divulgada conquista de inativação desse cromossomo pela introdução do gene XIST, associados ao “silenciamento” de um dos cromossomos X em fêmeas de mamíferos, exemplificam repercussões dessas descobertas.
     Considerando conhecimentos relacionados à história científica dessas descobertas e suas repercussões, pode-se afirmar:

A ocorrência de um cromossomo a mais nas células de um indivíduo com a síndrome de Down decorre de não disjunção cromossômica na meiose I ou na meiose II.

Alternativas

ID
3810799
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado. (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Em seu último artigo, o especialista nuclear Harvey Wassermann disse que “a coisa mais devastadora sobre Fukushima não é o que está acontecendo lá agora. É que, até que todos os reatores no mundo sejam desativados, é praticamente certo que coisas piores vão acontecer. Tudo muito em breve.”

Mesmo operando normalmente, os reatores expelem diariamente radiação suficiente para contaminar alimentos, água, ar e terra. Essa ação devastadora com repercussões na espécie humana poderia ser

Alternativas

ID
3811147
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

A condição de heterocromatina exibida pelo cromossomo 21 extranumerário é definida pelo primeiro nível de compactação do DNA e pela consequente disponibilidade dos genes para a transcrição.

Alternativas

ID
3811150
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

A inativação provocada pelo gene XIST pode ser compreendida como um mecanismo de compensação de dose, especialmente das proteínas associadas ao cromossomo X.

Alternativas

ID
3811153
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

Enzimas de restrição, como as ZFNs, produzem cortes em pontos aleatórios da molécula de DNA, comprometendo a precisão relativa às inserções do DNA translocado.

Alternativas

ID
3811156
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

Os processos moleculares básicos relacionados à tecnologia que tornou possível a transferência do segmento de DNA de um cromossomo para outro se originaram em células procarióticas.

Alternativas

ID
3811159
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

A inativação de um cromossomo resulta na incapacidade de replicação do DNA que o constitui, garantindo-se, assim, a ausência desse cromossomo nas células–filhas resultantes de uma eventual divisão da célula afetada.

Alternativas

ID
3811162
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a organização dos genomas e expressão gênica, pode-se afirmar:

A trissomia simples do cromossomo 21 resulta de um processo extra de duplicação ocorrido na primeira divisão mitótica do zigoto.

Alternativas

ID
3813730
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os mamutes desapareceram quando já estavam feridos de morte há milênios

Estudo observou que os mamutes insulares haviam acumulado muitas mutações daninhas em seu genoma que estavam interferindo na função dos genes. Graças a essas mudanças, os pesquisadores sabem que os mamutes tinham perdido muitos receptores olfativos, e outras mutações sugerem que o pelo que os protegia do frio tinha sido substituído por uma capa translúcida muito menos eficiente para cumprir sua função.

Adaptado de Daniel Mediavilla – 03/02/2017. Disponível em<http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/28/ciencia/1488285879_317551.html>

As mutações em questão ocorreram:

Alternativas

ID
3822775
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Aneuploidia são alterações no número total de cromossomos da espécie, com redução ou acréscimo de um ou mais cromossomos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    As principais aneuploidias são:

    - Nulissomia (2n-2): Perda de dois cromossomos do mesmo par;

    - Monossomia (2n-1): Perda de um cromossomo do mesmo par; => TURNER

    - Trissomia (2n+1): Ganho de um cromossomo no genoma; => DOWN

    Na espécie humana, é possível encontrar mais comumente doenças causadas por monossomia e trissomia.

    Fonte: https://www.preparaenem.com/biologia/aneuploidias.htm

    .

    A triploidia é uma anormalidade cromossômica que ocorre na gestação. Nela, o feto possui uma cópia extra de todos os cromossomos em suas células, ou seja, o bebê tem 69 cromossomos em seu DNA ao invés de 46 cromossomos. 

    Fonte: https://blog.labiexames.com.br/dicas-de-maternidade/triploidia-o-que-e-e-como-detectar/#:~:text=A%20triploidia%20%C3%A9%20uma%20anormalidade,ao%20inv%C3%A9s%20de%2046%20cromossomos.


ID
3895207
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.

Com base no texto, analise as proposições.

I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4000315
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os acometidos pela síndrome de Down, decorrente da trissomia do cromossomo 21, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4004575
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A radiação ultravioleta foi a primeira fonte de mutação do DNA a ser estudada e, devido ao seu poder germicida, vem sendo amplamente empregada para causar danos letais em micro-organismos em condições laboratoriais. Ela é usada para matar bactérias e fungos, tornando o espaço de manipulação do material genético mais puro e esterilizado.

VANZELA, André L. Laforga; SOUZA, Rogério Fernandes. Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular. São Paulo: Unesp, 2009, p.42.

Considerando-se as vantagens mencionadas na utilização da radiação ultravioleta em ambientes de pesquisa, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4016920
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mutações no DNA mitocondrial (mtDNA) podem causar doenças em seres humanos. Nos últimos anos, surgiram perspectivas para correção desses problemas por meio de técnicas de geneterapia. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Os métodos utilizados para correção do mtDNA são os mesmos utilizados para correção do DNA genômico.
2. Um dos métodos utilizados para a correção mitocondrial é o da edição genômica.
3. Em uma das técnicas, um ovócito com mitocôndrias saudáveis é enucleado e recebe o núcleo de uma célula somática do doador que possui a doença.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar as alternativas?

  • não compreendi muito bem as alternativas, mas levando em conta a situação descrita fui na 3 e estava certa.


ID
4022965
Banca
VUNESP
Órgão
FASM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho de uma entrevista com Jean Michel Cousteau sobre o acidente com a usina nuclear de Fukushima no Japão em 2011 para responder à questão.


    O oceanógrafo e ambientalista Jean Michel Cousteau faz o seguinte alerta: “Usamos os oceanos como lixo, a poluição e contaminação se acumulam, afetam toda a cadeia alimentar e chegam a seu prato”. Segundo Cousteau, traços de radiação da usina de Fukushima no Japão foram encontrados em atuns na costa da Califórnia, nos EUA: “Os japoneses não comunicam direito os alcances do vazamento porque não querem assustar as pessoas, mas assim as pessoas não sabem as consequências da catástrofe.”

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

Na entrevista, Cousteau ainda relata ter observado muitos animais que apresentavam mutações. É sabido que a radiação é um forte agente mutagênico e que mutações gênicas podem ter graves consequências para os seres vivos.

Sobre a ocorrência de mutações gênicas em animais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4049185
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/t ragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rj-em-alerta>. Acesso em 13/6/2011). Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto

Radiação ionizante é um agente físico que aumenta as taxas de mutação. Entretanto, essas alterações no genoma somente serão transmitidas aos seus descendentes, se ocorrerem nas células germinativas.

Alternativas

ID
4049188
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/t ragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rj-em-alerta>. Acesso em 13/6/2011). Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto

Em comparação à radiação alfa e beta, a radiação gama tem maior poder de penetração no corpo humano. Por isso, é o tipo de radiação ionizante com maior potencial de provocar mutações no genoma.

Alternativas

ID
4049191
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/t ragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rj-em-alerta>. Acesso em 13/6/2011). Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto

As mutações desencadeadas pela radiação ocorrem sempre no RNA mensageiro e não no DNA, já que o DNA está protegido deste tipo de mutação por moléculas que reparam as bases nitrogenadas alteradas.

Alternativas

ID
4049194
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/t ragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rj-em-alerta>. Acesso em 13/6/2011). Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto

As radiações solares UVA e UVB têm baixo poder de penetração em nossa pele e podem causar câncer de pele.

Alternativas

ID
4049197
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/t ragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rj-em-alerta>. Acesso em 13/6/2011). Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto

Mutações desfavoráveis (ou deletérias) podem ter sua frequência reduzida na população, por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis (benéficas ou vantajosas) podem se acumular, resultando em mudanças adaptativas.

Alternativas

ID
4060615
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mutações gênicas são anomalias genéticas causadas por defeito em um gene e as cromossômicas, por defeito nos cromossomos. Assinale a alternativa em que os três exemplos são de mutações gênicas.

Alternativas

ID
4066075
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da teoria moderna ou teoria sintética da evolução, que incorpora os conceitos modernos da genética às ideias essenciais de evolução por seleção natural, assinale o que for correto

As mutações cromossômicas favorecem a manutenção da variabilidade genética de populações naturais, embora, no processo evolutivo, tenham menor influência do que as mutações gênicas.

Alternativas