SóProvas


ID
1153069
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard - BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

Alternativas
Comentários
  • “A metodologia do BSC foi aprimorada mediante a inserção de “mapas estratégicos”, com o objetivo de melhorar “a visualização da estratégia” e “as relações de causa e feito, proporcionando a integração dos objetivos de cada uma delas de acordo com o foco de metas financeira e dos clientes” (Christiane Ogassara, 2009).

    Autor: Agustinho Vicente Paludo, 2011


  • Não entendi bem esta questão. Esta não é uma característica, mas um objetivo. As outras alternativas também estão corretas.

  • As demais opções são perspectivas do BSC e não características.

    •  b) traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.

  • As pessoas que acertaram essa questão foi no chute mesmo, a meu ver um fio de cabelo separa perspectiva de característica.

  • Eu acertei a questão, e não foi no chute.Foi estudando e relendo a questão minunciosamente, ela mediu sim meu conhecimento... só pq erram ficam denigrindo a questão e quem a respondeu.Não é colocando culpa em outros fatores q se consegue a aprovação.

  • Estou vendo que muitas pessoas estão reclamando dessa questão, mas foi uma questão bem elaborada sim. A gente só precisa ter um pouquinho de paciência e reler com calma cada item. Vamos lá:

    a) Errado. O aprendizado não é uma característica, e sim, uma perspectiva. Sei que é chato ter que diferenciar isso, mas as perspectivas do BSC são os grupos de fatores que serão medidos e avaliados, ou seja, é as perspectivas são os objetos de atuação do BSC, o que se diferencia completamente de característica. 


    b) Correto. Traduzir a estratégia em guias operacionais é uma característica do BSC. O BSC é um mecanismo para implementar estratégias, e não, formular, e essa tradução é feita através de mapas estratégicos que demonstram relação de causa e efeito entre medidas adotadas. 


    c) Errado. Muito cuidado ao se deparar com esse tipo de item. O BSC pode sim, agregar valor para a organização, entretanto, somente se bem aplicado e alinhado com as estratégias da empresa, mas não é uma garantia de sucesso. Não se pode afirmar com certeza que o BSC assegura a perenidade de uma empresa, pois grande parte das organizações privadas ou públicas (principalmente), não utilizam de forma eficiente o BSC

    Ex: A Petrobras possui um BSC, entretanto, o seu BSC não está sendo eficiente para assegurar resultado positivos para acionistas e clientes internos ou externos nos últimos anos.  


    d) Errado. Cuidado também com esse item. A questão pede uma característica. Apesar de uma das perspectivas ser a dos processo internos, e esta agregar valor para clientes internos ou externos, a informação não é uma perspectiva. Portanto, mesmo que se tenha entendido incorretamente que a questão pede uma perspectiva, o item estaria incorreto. 


    e) Errado. Essa foi a grande pegadinha. O pensamento sistêmico envolve não somente um olhar para dentro da organização, mas para toda a cadeia produtiva em que uma organização se insere. O que é uma característica do BSC é a visão holística da ORGANIZAÇÃO, ou seja, um olhar da organização como todo. O conceito de pensamento sistêmico é bem mais abrangente e está relacionado principalmente com a Gestão da Qualidade. 


    Foco, persistência e bons estudos a todos!




  • Alguns pontos dessa materia, administracao publica, parecem discurso de Miss. Sao paginas e mais paginas prolixas de punheta inutil...como por exemplo: Desenvolvimento Organizacional. Conceitos maniqueistas, futilidades afetas a RH , lembrando tecnicas de publicitarios picaretas tentando vender inutilidades para os novos ricos . A inutilidade em seu estado de arte. Querem um exemplo..leia o livro do Chiavenato "Administracao Geral..." tem coisa interessante, e coisas como essa falando de desenvolvimento organizacional e teoria 3d...Multipliquem esse tipo de definicao abaixo por mais uma 200 iguais no livro. É como se vc lesse um livro em coreano de 300 paginas sobre a influencia da cor bege no comportamento do salmao de escama clara....

     

    "4. Conceitos Básicos„ A Teoria 3-D baseia-se em cinco conceitos básicos:12
    a. A mudança organizacional é um processo de reunir gerentes em diferentes
    combinações para que intercambiem idéias sobre temas que devem ser discutidos
    em um clima de confiança e interesse, visando ao alcance da eficá­
    cia. Os executivos - e não os consultores externos - conhecem melhor qual
    a direção para a organização."

     

    ou essa aqui,,,

     

     

    "Diagnóstico. O primeiro passo é o levantamento do defrontamento entre organização e seu ambiente visando às alterações estruturais necessárias. O segundo é o levantamento dos defrontamentos entre grupos, visando às alterações estruturais e comportamentais. O terceiro passo é o levantamento dos defrontamentos entre participantes e a organização, visando às alterações de ordem comportamental. O diagnóstico da situação real e da situação desejada determina a direção para o DO, que deve partir da situa­ ção real para a situação desejada."

  • Os Fundamentos da Gestão Pública Contemporânea do MEGP são:

     

    A) Aprendizado organizacional: Busca contínua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.

     

    B) Gabarito - único que se refere ao BSC

     

    15.3.1. Processo de elaboração do BSC
    O processo de elaboração do Balanced Scorecard descrito por Christiane Ogassawara (2009) possui cinco princípios:


    • Traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias: o mapa estratégico. Esse mapa descreve a estratégia e fornece os fundamentos que guiarão o projeto de um BSC.

     

     

    C) Geração de Valor: Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

     

    D) Orientação por processos e informações: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e a análise do desempenho, levando em consideração as informações disponíveis.

     

    E) Pensamento sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

     

    Fonte: Administração Pública - Augustino Paludo - 2016

  • Melhor comentário foi o do Beto 11.

  • Mapa estratégico

    Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).

    Objetivo estratégico

    O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.

    Indicador

    Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:

    Ser claro, transmitir informação clara e confiável sobre o evento a analisar;

    Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática;

    Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;

    Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;

    Ter a sua unidade de medida corretamente identificada: números absolutos (n.º), percentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores ...;

    Ter um responsável designado capaz de atuar sobre os indicadores.

    Deixar as  estratégias claras a toda a empresa.[5]

    Alinhar as metas interdepartamentais e pessoais à estratégia.[6] como fonte de vantagem competitiva para as organizações: uma revisão bibliográfica. In: Ensino de Engenharia de Produção: Desafios, Tendências e Perspectiva, 12., 2006, São Paulo. Anais....São Paulo: SIMPEP, 2006.

    Ligar os  objetivos estratégicos com as metas alcançadas de longo prazo e os orçamentos anuais.[7]

    Meta

    Se referem ao nível de desempenho ou a taxa de melhorias que tem que ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.

    Planos de ação

    Relatam as ações práticas necessárias para que se alcancem os objetivos estratégicos organizacionais

  • A pessoa pode acertar e ainda assim recohecer que a questão é horrível. O modelo tem uma vertente específica para processos internos e aprendizado, sendo que esse é um grande diferencial. Aí a banca consegue afirmar que o "aprendizado organizacional" não é uma de suas características!! Por mais que o pessoal consiga acertar, não dá pra ficar justificando essas cespices.

     

  •  a) aprendizado organizacional: busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. ERRADA. A descrição é do fundamento de excelência do MEG-FNQ/2013.

     

     b) traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas. CORRETA. O BSC busca alinhar a gestão estratégica com a parte operacional.

     

     c) geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangíveis e intangíveis. ERRADA. Geração de valor é fundamento do MEG-FNQ/2013.

     

     d) orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas. ERRADA. Orientação por processos é fundamento do MEG-FNQ/2013.

     

     e) pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. ERRADA. Pensamento sistêmico é fundamento do MEG-FNQ/2013.

  • Falou mapa estrategico, llembre logo de Balanced Scorecard – BSC.

     

    GABARITO ''B''

  • Dá um joinha pra vc que colocou alternativa e, errou e não se conforma

  • Galera todas as alternativas exceto a (B) são fundamentos do MEG  (Modelo de Excelência de gestão proposto pela FNQ). O examinador colocou 4 fundamentos da excelência que o FNQ propõe e colocou só 1 alternativa que falava realmente do BSC.

     

    O que realmente causou dúvidas: Por mais que o examinador tenha pego esses fundamentos de um material qualquer , ele nem deve ter se preocupado em pensar se faria sentido com o BSC ou não. Acredito que a perspectiva de aprendizado organizacional também se aplique ao BSC:

     

    Processos gerenciais para implementar o BSC (Kaplan e Norton)

     

    1- Tradução da visão: O processo de tradução da visão ajuda a construir um consenso em torno da visão e da estratégia da organização. Os autores advertem que devem ser evitadas declarações vagas como "o melhor da classe", pois o processo deve conduzir a definição das medidas de desempenho. O resultado deste processo é a tradução da estratégia em termos operacionais, ou seja, o desenho dos mapas estratégicos, BSCs.

    (...)

    4-  Feedback e Aprendizado: O processo de feedback e aprendizado visa dar à organização a capacidade de aprendizado estratégico, ou seja, fazer da gestão estratégica um processo contínuo. Com o BSC, uma organização pode monitorar seus resultados de curto prazo nas quatro perspectivas, permitindo a modificação das estratégias em curso e refletindo o aprendizado organizacional.

     

    Sobre o mapa em si:

    "Kaplan e Norton propuseram a utilização do mapa estratégico do BSC para explicitar a estratégia, demonstrando como os diferentes indicadores se alinham em cadeias lógicas de causa e efeito, conectando-se aos resultados projetados."

  • Gabarito B

    O Processo de elaboração do BSC descrito por Christiane Ogassawara (2009) possui 5 (cinco) princípios:

    1 – Traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias: o mapa estratégico. Esse mapa descreve a estratégia e fornece os fundamentos que guiarão o projeto de um BSC.

    2 – Alinhar a organização à estratégia: as áreas ou unidades de negócios se ligam a estratégia corportaiva.

    3 – Transformar a estratégia em tarefa de todos: essa transformação ocorre por meio de comunicação da estratégia (de cima para baixo), que deve ser traduzida em linguajar claro para que todos os colaboradores da organização a emendem e direcionem sua atuação para ela. São necessários treinamentos para transmitir aos funcionários conceitos estratégicos e demais informações relacionadas à remuneração por incentivos e ao trabalho em conjunto para a execução da estratégia.

    4 – Converter a estratégia em processo contínuo: na implementação do processo de gerenciamento da estratégia de gerenciamento nas empresas três passos foram identificados: a conexão da estratégia ao processo orçamentário objetivando conciliar as iniciativas de longo prazo com o desempenho esperado no curto prazo; e o aprendizado organizacional, com adaptação da estratégia.

    5 – Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva: a implementação da estratégia demanda trabalho contínuo e em equipe. Caso a alta direção da organização não se envolva ou atue com pouca dedicação, a estratégia não será implementada. Esse princípio contempla a mobilização para a mudança organizacional (esclarecimento sobre a importância da mudança), e definição do processo de governança que orientará e direcionará as mudanças (há um rompimento da estrutura tradicional de poder).

  • Balanced Scorecard - BSC ;

    Traduz a Estratégia em termos operacionais= não é possível implementar a estratégia sem descrevê-la.Deve-se identificar os objetivos centrais a serem perseguidos,evidenciar as relações de causa e efeito de forma compreensível, definir indicadores ,metas e iniciativas .

     

    Gab ''B''

  • As demais alternativas são afirmações vinculadas ao tema Gestão da Qualidade, mais precisamente a fundamentos do modelo de excelência gerencial!