SóProvas


ID
1153675
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização correta do preservativo durante a relação sexual pode prevenir doenças, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, e é transmitida por objetos contaminados ao solo, como pregos e telhas, quando causam ferimentos profundos.

    Difteria é causado por um bacilo contagioso, também, mas é passada por gotinhas de saliva na tosse, contato com pele contaminada, espirro, dentre outras maneiras não sexuadas, inclusive, o maior índice desta doença é em crianças.

    A cólera é uma bactéria do tipo Vibrio (Em forma de vírgula, que se reproduz rapidamente.), e pode ser transmitida por água contaminada, fezes, talheres, etc...Existe a contaminação entre pessoas, mas é muito rara e não ocorre de maneira sexuada.

    A caxumba é causada por um vírus e só pode ser passada de forma respiratória.

    A catapora é causada por um vírus e é transmitida via oral, ou seja, por gotículas de espirros ou toses, também é possível que se transmita pelos toques nas feridas que ela causam ao portador ou pela pele. Como ela é altamente contagiosa, mesmo antes e depois dos sintomas surgirem, ela pode ser transmitida em uma relação sexual, mas não devido aos contatos dos órgãos genitais, mas sim pelos demais contatos.

    O botulismo é uma intoxicação fatal causada por uma bactéria ao ingerir alimentos contaminados.

    A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, as meninges, ela pode ser causada por vírus, bactérias ou outro micro-organismo, por diversas maneiras, porém nenhuma delas sexuadamente.