SóProvas



Questões de IST´s e Métodos contraceptivos


ID
517750
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome da Imunodeficiência (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados  cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no distrito Federal.

Disponível em : http://www.aids.gov.br. Acesso em : 01 maio 2009 (Adaptado)



A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

Alternativas
Comentários
  • O coquetel Anti-HIV é justamente um composto que inibe a tracpitase reversa e, consequentemente, a reprodução do vírus. 

  • Letra C

    Hoje há coquetéis que auxiliam (não curam) o portador da doença.


ID
716200
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros que procurou a rede pública de saúde para fazer teste de HIV aumentou nos últimos anos e que essa realidade se deve a testes que utilizam nova tecnologia, oferecidos pela rede pública brasileira. Analise as afirmações a seguir.

I. A AIDS não tem cura e é causada por um retrovírus.

II. Portadores do HIV podem, mesmo sem apresentar sintomas da doença, transmitir o vírus para seus parceiros.

III. Filhos de mães infectadas pela AIDS fatalmente nascem com a doença.

IV. Ao se desenvolver, a AIDS enfraquece o sistema imunológico e diminui a resistência do indivíduo que fica suscetível a infecções por microrganismos.

É verdadeiro o que se afirma

Alternativas

ID
1025365
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vírus HIV depois de receber transfusão de sangue (...). A contaminação da mulher pode ter ocorrido em razão da chamada “janela imunológica”.

( Folha de S.Paulo, 06.08.2005.)

Janela imunológica é o nome dado ao período compreendido entre a infecção do organismo e o início da formação de anticorpos contra o agente infeccioso. Considerando tais informações e o que se conhece sobre a infecção por HIV, podemos afirmar corretamente que

Alternativas

ID
1079956
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta apenas métodos contraceptivos de barreira.

Alternativas
Comentários
  • Condon e diafragma.

  • Condon é o nome relacionado ao preservativo.


ID
1080064
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa infectada pelo vírus HIV apresenta queda acentuada de imunidade devido à redução do número de ;

Alternativas
Comentários
  • linfócitos CD4 que são células do sistema imunológico


ID
1102921
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:

I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.

II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.

III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.

IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.

V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual

VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.

VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
1151824
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a

Alternativas
Comentários
  •  b) Tricomoníase.


    Hepatite B: 

    º Causas: é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

    º Modos de transmissão: sexual, sanguínea (por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado) e vertical (é quando a contaminação acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto).


    Tricomoníase

    º Causas: é causada por um protozoário unicelular chamado "Trichomonas vaginalis" ou "T. vaginalis", um tipo de parasita minúsculo que se transmite entre as pessoas durante a relação sexual. O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias.

    º Modos de transmissão: sexual.


    Sífilis:

    º Causas: é causada por uma bactéria chamada "Treponema pallidum", 

    º Modos de transmissão:  geralmente é transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.


    Aids

    º Causas: a infecção da Aids se dá pelo HIV vírus que ataca as células do sistema imunológico destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

    º Modos de transmissão: pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.


    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas


ID
1153675
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização correta do preservativo durante a relação sexual pode prevenir doenças, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, e é transmitida por objetos contaminados ao solo, como pregos e telhas, quando causam ferimentos profundos.

    Difteria é causado por um bacilo contagioso, também, mas é passada por gotinhas de saliva na tosse, contato com pele contaminada, espirro, dentre outras maneiras não sexuadas, inclusive, o maior índice desta doença é em crianças.

    A cólera é uma bactéria do tipo Vibrio (Em forma de vírgula, que se reproduz rapidamente.), e pode ser transmitida por água contaminada, fezes, talheres, etc...Existe a contaminação entre pessoas, mas é muito rara e não ocorre de maneira sexuada.

    A caxumba é causada por um vírus e só pode ser passada de forma respiratória.

    A catapora é causada por um vírus e é transmitida via oral, ou seja, por gotículas de espirros ou toses, também é possível que se transmita pelos toques nas feridas que ela causam ao portador ou pela pele. Como ela é altamente contagiosa, mesmo antes e depois dos sintomas surgirem, ela pode ser transmitida em uma relação sexual, mas não devido aos contatos dos órgãos genitais, mas sim pelos demais contatos.

    O botulismo é uma intoxicação fatal causada por uma bactéria ao ingerir alimentos contaminados.

    A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, as meninges, ela pode ser causada por vírus, bactérias ou outro micro-organismo, por diversas maneiras, porém nenhuma delas sexuadamente.




ID
1406746
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que a quantidade de partos em adolescentes de 10 a 19 anos na rede pública caiu 22,4% de 2005 a 2009. O Ministério da Saúde atribui essa tendência às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. Qualquer pessoa pode retirar preservativos nos postos de saúde. Além disso, nesses locais, os adolescentes também recebem o apoio de um profissional de saúde para avaliar qual o método contraceptivo mais adequado ao estilo de vida dos parceiros.

Considerando as características dos métodos anticoncepcionais, as adolescentes devem optar

(Brasil acelera redução de gravidez na adolescência. Portal da Saúde. www.saude.gov.br. Acesso em 20/09/2011.)

Alternativas
Comentários
  • Creio que a D esteja mais correta do que a B porque a camisinha protege contra ISTs enquanto o DIU, embora mais eficiente para prevenção da gravidez, é mais caro, mais difícil de colocar e não protege contra ISTs.


ID
1440868
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, uma forma considerada segura, que permite evitar doenças sexualmente transmissíveis, e duas dessas doenças.

Alternativas

ID
1471792
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B.

    Na AIDS há uma diminuição no numero de linfócitos TCD4 e não CD8 como é afirmado na questão.
  • Tcd4 que estão ligados diretamente à imunização

  • QUESTAO A - ERRADA

    Apesar do vírus HIV possuir RNA (trata-se de um retrovírus), por conter a enzima transcripse reversa, produz DNA a partir do RNA, duplicando-se junto com o DNA da célula hospedeira.

  • a) Uma vez incorporado, o DNA viral sofrerá duplicação juntamente com o DNA da célula hospedeira todas as vezes que  ela se dividir. (CERTO)

    R: A célula começa a produzir as proteínas virais, comandada pelo DNA viral

    b) É considerada uma síndrome, pois se trata de um conjunto de sintomas relacionados à diminuição na quantidade de  linfócitos CD8. (ERRADO)

    R: Linfócitos CD8? Que pegadinha de má fé (kkk). O nome correto dos Linfócitos receptores é CD4

    c) O HIV é um retrovírus envelopado, que, após uma fase inicial, pode ficar incubado por muitos anos sem que a pessoa  manifeste nenhum sintoma. (CERTO
    R: De 8 a 10 anos.

    d) Mulheres grávidas, contaminadas pelo HIV, podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento  do parto ou na amamentação. (CERTO)

    R: Contaminação vertical (de mão para filho)


ID
1479025
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir de maio desse ano (2014)o SUS passou a oferecer uma vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). A campanha pretende aplicar a vacina em 5,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos e reduzir os casos de câncer de colo do útero, ânus, garganta e pênis, além de reduzir o aparecimento de verrugas genitais, causadas pelo HPV.

A vacina contra o HPV, como qualquer vacina,

Alternativas
Comentários
  • Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.

  • Estimula o corpo na produção de anticorpos contra o HPV.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.


ID
1563112
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
                                                                                                                                         (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:


A contaminação pelo HIV durante a gestação ocorre em razão da mistura do sangue materno com o sangue fetal, no ambiente uterino.


Alternativas
Comentários
  • Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sangüíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe.

     

    Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero/

     

    Afirmativa errada.

  • você estava certo amigo


ID
1563118
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
                                                                                                                                         (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:


Os modos de transmissão referidos no texto excluem a hipótese de anormalidade cariotípica no recém-nascido em relação à doença.


Alternativas

ID
1607212
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde que começou a epidemia de AIDS, mais de 60 milhões de pessoas foram infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, passando a ser a principal causa de mortalidade na África subsaariana, e a quarta causa em todo o mundo.Assim revelou o último boletim publicado pelo programa das Nações Unidas contra a AIDS, a ONUAIDS, em Genebra.

Relacionando o número de pessoas infectadas pelo HIV às formas de transmissão, a melhor explicação para esse número é dada por:

Alternativas
Comentários
  • Persistência nas relações sexuais sem preservativos.


ID
1747969
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças venéreas, também conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são infecções transmitidas através de relações sexuais e uma das principais formas de evitá-las é o uso de preservativos. Essas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois seu desenvolvimento no corpo humano pode causar sérios problemas, tais como, infertilidade, doenças neonatais, câncer anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.

As DST causadas, respectivamente, por protozoário, bactéria e vírus são:

Alternativas
Comentários
  • As doenças infecciosas podem ser adquiridas pelo contato direto com o agente infeccioso e podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Muitas vezes, essas doenças podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, como nos casos das doenças infectocontagiosas. Os micro-organismos podem ser encontrados em diversos locais, por isso a necessidade de proteção contra as doenças com higiene pessoal, limpeza dos alimentos, vacinação, uso de preservativos (DST), entre outros. Algumas doenças causadas por micro-organismos:
    - causadas por vírus: febre amarela, gripe, AIDS, raiva, sarampo, catapora, dengue, herpes genital.
    - causadas por protozoários: giardíase, malária, leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose.
    - causadas por bactérias: tétano, gonorreia, tuberculose, sífilis, leptospirose, pneumonia, cólera.
    - causadas por fungos: pano branco, candidíase, esporotricose. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
    Analisando as alternativas de DST causadas, respectivamente, por protozoário, bactéria e vírus:
    a) Gonorreia (bactéria), Tricomoníase (protozoário) e AIDS (vírus). Incorreta.
    b) Giardíase (protozoário), Gonorreia (bactéria) e Tricomoníase (protozoário). Incorreta.
    c) Tricomoníase (protozoário), Sífilis (bactéria) e Herpes genital (vírus). Correta.
    d) Sífilis (bactéria), Tricomoníase (protozoário) e AIDS (vírus). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

ID
1831684
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) causadas por vírus ou bactérias, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de gel vaginal com espermicida, aplicado antes das relações sexuais, diminui eficazmente a transmissão dos agentes infecciosos.

II. O uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino) e da pílula do dia seguinte reduz significativamente a instalação de vírus e bactérias.

III. Preservativos masculinos ou femininos impedem o contato de agentes infecciosos com as paredes mucosas.

Assinale: 

Alternativas

ID
1903345
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os métodos anticoncepcionais disponíveis, o preservativo de borracha ou “camisinha” é o mais recomendado nas relações sexuais, porque

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013

    Banca: FUMARC

    Órgão: CBM-MG

    Prova: Soldado Bombeiro Militar

    Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a...

     

    Lamentável estas questões rs.


ID
1926832
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), analise as assertivas abaixo.

I. Para que a patente de um medicamento de combate à AIDS seja concedida, o pedido deve passar por análise da Anvisa para detectar eventual risco à saúde, antes de ser examinado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

II. Para alguns tipos de papilomavírus humano (HPV) já existe vacina, embora não seja de grande valia, especialmente para as mulheres.

III. A sífilis é uma DST de menor potencial ofensivo, não representando risco à saúde do portador nem de seu parceiro sexual, sendo o acompanhamento médico apenas recomendado, não obrigatório.

IV. O controle das DST é feito diretamente pela Anvisa e pela vigilância epidemiológica dos estados.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a IV está errada?

  • Porque nao é a Anvisa que controla as DST e sim cada estado e cada munícipio  com suas secretarias de saúde usando suas estratégias de prevenção. A Anvisa tem outras atribuições.


ID
1934923
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?

Alternativas
Comentários
  • Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

    Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

    Sinônimos: cancro duro

  • b) Sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum.

  • Sífilis (congênita).


ID
1986589
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são uma grande preocupação da população sexualmente ativa, uma vez que muitas destas doenças não têm cura e a falta de tratamento pode levar à morte. Diversos grupos de seres vivos incluem agentes causadores dessas doenças. A seguinte alternativa contém apenas DST causadas por vírus:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Aids é causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). A herpes é causada pelo herpes vírus e o condiloma é causado pelo vírus do HPV.

  • a) fungo, vírus (HIV), bactéria

    b) bactéria, fungo, vírus

    c) vírus (HIV), vírus (HPV), vírus

    D) protozoário, vírus, inseto

  • Sífilis ou cancro duro é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível (DST), causada pela BACTÉRIA Treponema pallidum.


ID
2124133
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2014, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi introduzida no calendário nacional de vacinação do SUS. A vacinação será feita em três doses; a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose após 60 meses depois da primeira dose. Essa ação é importante para prevenção do câncer de colo do útero.
Sobre o HPV, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra A

  • Gab: A

    A - O papilomavírus humano pode provocar uma doença conhecida como condiloma acuminado. O contágio ocorre pela via sexual, incluindo o contato genita-genital, oral genital e também manual genital.

    B - O vírus HPV é capaz de provocar uma doença sexualmente transmissível conhecida como linfogranuloma venéreo. A infecção gera uma infecção crônica que atinge os genitais e os linfonodos da virilha. Linfogranuloma venéreo é causado por uma bactéria, Chlamydia tracomantis . É conhecida como clamidíase.

    C - O cancro mole, doença transmitida sexualmente pelo vírus HPV, apresenta diversas formas e algumas dessas variedades têm sido relacionadas ao desenvolvimento de grande parte dos casos de câncer de colo de útero, no Brasil e no mundo. Cancro mole é causada por uma bactéria, a Haemophilus ducrey

    D - A blenorragia é uma doença sexualmente transmitida pelo vírus HPV. Trata-se de uma infecção da uretra que pode comprometer outras vias genitais como o útero. Entre os sintomas está a produção de secreção purulenta conhecida popularmente como crista-degalo. Blenorragia é a gonorréia, causada por uma bactéria.

    E - Entre os principais sintomas da infecção por HPV, está a presença de corrimento amarelo e purulento que sai pelo canal urinário. A doença também é distinta pelo aparecimento de uma lesão, conhecida como cancro duro, caracterizada pela forma de úlcera na parte externa da genitália. Cancro duro é a sífilis, causada por uma bactéria.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.


ID
2124136
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à AIDS, os dados mostram que o Brasil tem 656.701 casos registrados e a taxa de incidência é de 20,2 casos por 100 mil habitantes. O maior número de casos acumulados está concentrado na região Sudeste (56%). Ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo. Em 1989, a razão de sexos era de cerca de 6 casos de AIDS no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2011, último dado disponível, chegou a 1,7 caso em homens para cada 1 em mulheres.
Com relação a essa doença, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra D

  • Gab: D

    A - A baixa imunidade provocada pelos vírus permite o aparecimento de doenças cardiovasculares, comportamentais e congênitas, as quais se aproveitam da fraqueza do organismo.

    B - Existe um período assintomático, quando os vírus permanecem inativos, sem qualquer atividade metabólica, não há nenhuma alteração fisiológica ou na composição sanguínea.

    C - Na fase inicial da doença, os sintomas específicos são associados ao trato digestivo, com vômitos, ulcerações e possíveis hemorragias.

    D - A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4 - glóbulos brancos do sistema imunológico.

    E - Adultos infectados podem ficar com os linfócitos abaixo de 2.500 unidades por mm³ de sangue, exigindo tratamento urgente.


ID
2149564
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Médicos anunciaram, em 3 de março de 2013, que uma criança, nascida nos Estados Unidos, havia sido curada do vírus do HIV. Se os resultados forem confirmados, será o primeiro caso de cura "funcional" de uma criança e o segundo caso de cura da Aids documentado no mundo.

A cura funcional da Aids refere-se à estagnação da infecção causada pelo HIV, depois de recebido o tratamento adequado durante um determinado período, suspendendo-o em seguida.

Fonte: Infoescola, abril de 2013.

Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2169805
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água é uma substância essencial para muitas formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Entretanto, ao longo da história a água mal tratada, mal cuidada e mal esterilizada também foi veículo de transmissão de muitas doenças. Com base nisso, assinale a opção onde se observa uma doença veiculada por águas contaminadas.

Alternativas
Comentários
  • COLÉRA CAUSA DIARRÉIA E DESIDRATAÇÃO, CONTAMINAÇÃO OCORRE NA INOCULAÇÃO DE AGUA E ALIMENTOS CONTAMINADOS COM FEZES DE QUEM TEM A BACTERIA.  VIBRIO CHOLAREA

  • D cólera


ID
2263111
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Marcação - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra B
    É sabido que a SALIVA não transmite o vírus HVI. Ao meu ver, é o único erro da assertiva. 


ID
2515492
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Das doenças sexualmente transmissíveis (DST), MARQUE a que é causada por um protozoário:

Alternativas
Comentários
  • a) vírus (retro virus)

    b) bactérias (Treponema pallidum)

    c) bacteria (Neisseria gonorreai)

    d) protozoário (Trichonomas vaginalis)

     


ID
2536036
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser utilizado após o ato sexual desprotegido, para impedir uma gravidez indesejada.


Esse medicamento

Alternativas
Comentários
  • Tem efeitos após a fecundação?

  • Sim, esse medicamento pode impedir a implantação do ovo (óvulo fecundado), no endométrio (tecido que reveste as paredes do útero).


ID
2547646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Embora seja uma doença curável, a tuberculose tem sido responsável pela morte de milhares de indivíduos coinfectados com o vírus HIV.

Alternativas
Comentários
  • Na África, a tuberculose ainda é uma doença muito perigosa e que pode levar muitas pessoas à morte, principalmente os indivíduos com HIV, indígenas, pessoas que vivem nas ruas e população privada de liberdade.

  • O HIV causa imunodepressão, por esse motivo, leva as pessoas a contraírem doenças infectocontagiosas como a Tuberculose, causando consequentemente a morte das mesmas que já estão em muitos casos (sobretudo quando não realizam o tratamento) debilitadas.

  • A tuberculose, doença infecciosa e transmissível por vias aéreas, é causada pelo bacilo de Koch. Essa é a doença mais frequente em pessoas com HIV, com impacto direto na qualidade de vida e mortalidade dessa população. Uma pessoa vivendo com HIV tem 28 vezes mais chances de contrair tuberculose por se tratar de uma condição crônica imunodeficiente. Essa coinfecção de tuberculose-HIV é a principal causa de morte em pacientes com AIDS. A recomendação é o tratamento de ambas as infecções e a prevenção da infecção por tuberculose latente. (Portal do Governo Brasileiro. HIV-Tuberculose, 2019)

    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.



ID
2640334
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por

Alternativas
Comentários
  • As três doenças sexualmente transmissíveis que são citadas no texto, são transmitidas exclusivamente por bactérias. Com o uso intensivo e desenfreado de antibióticos, há uma grande preocupação em que se origine bactérias resistentes, ou seja, dificultando a terapia e consequentemente, o tratamento dos doentes.

    Alternativa correta: Letra B


  • As 3 doenças são bactérias que, se tratada de forma inadequada, podem se tornar superbactérias ( RESISTENTES ) ; assim, dificultam o tratamento do paciente.

    LETRA B

    APMBB


ID
2714197
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de preservativos masculinos é uma eficiente profilaxia para as chamadas doenças sexuais transmissíveis. Entretanto, nem todas DSTs podem ser evitadas com o uso das camisinhas.


A patologia para a qual essa medida profilática é de baixa eficiência é

Alternativas
Comentários
  • ''O HPV é um vírus altamente contagioso e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Sua transmissão pode acontecer por via sexual, entretanto, não é necessária a penetração vaginal ou anal para que ela ocorra. A transmissão pode ocorrer por contato oral-genital, genital-genital ou manual-genital.''


    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/hpv.htm

  • As DSTs podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários ou outros micro-organismos. A transmissão geralmente ocorre por meio de relação sexual com indivíduo infectado sem o uso de camisinha masculina ou feminina, mas também pode ocorrer por meio de contato com mucosas infectadas. O HPV (vírus do papiloma humano) causa a doença condiloma acuminado, infectando a pele ou mucosas oral, anal ou genital. A transmissão ocorre por contato direto com pele ou mucosa infectada, ocorrendo mesmo na ausência de penetração no ato sexual. O cancro mole é causado por uma bactéria e é transmitido apenas por relação sexual com pessoa infectada sem o uso de preservativo feminino ou masculino. A gonorreia é uma doença causada por bactéria e atinge os órgãos genitais, olhos e garganta. Sua transmissão é apenas por relação sexual com pessoa infectada sem o uso de preservativos. A tricomoníase é uma doença causada por um protozoário, mais frequente na genitália feminina, e é transmitida apenas por relação sexual sem o uso de preservativos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    A questão afirma que nem todas as DSTs podem ser prevenidas apenas por meio do uso de preservativos femininos ou masculinos, e a doença na qual essa medida tem baixa eficiência é:
    a) HPV. Transmissão ocorre também por contato direto com mucosas. Correta.
    b) cancro mole. Transmissão apenas por relação sexual. Incorreta.
    c) gonorreia. Transmissão apenas por relação sexual. Incorreta.
    d) tricomoníase. Transmissão apenas por relação sexual. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2726260
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

Alternativas
Comentários
  • O coquetel Anti-HIV é justamente um composto que inibe a tracpitase reversa e, consequentemente, a reprodução do vírus. 

  • Inibe a reprodução do vírus .. é rapaz que mundo ..

  • O uso de antiretrovirais permite aos portadores de HIV ter uma qualidade de vida boa, é importante o uso deles para o paciente adquirir AIDS...

  • "estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998"

    Letra: C

  • A questão fala sobre a AIDS, e traz dados sobre mortalidade a partir de 1980 com aumento crescente até meados de 1990, e uma estabilização menor após o ano 2000. Pergunta-se, então, o motivo da redução nas taxas de mortalidade a partir de 1990. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença sexualmente transmissível pelo vírus HIV. Esse vírus infecta os glóbulos brancos e compromete o sistema imunológico, podendo ser transmitida, além do contato sexual, por transfusão de sangue ou da mãe para o bebê. Campanhas educativas, uso de preservativos e avanços em medicamentos reduziram a ocorrência da AIDS no mundo. Os medicamentos chamados antirretrovirais surgiram na década de 1980 e impedem a multiplicação do vírus no organismo, ajudando a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento, ajudando a reduzir o índice de mortalidade da doença. (Portal Fiocruz. HIV-aids. Acesso em julho de 2020)


    A redução nas taxas de mortalidade é decorrente:
    a) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal. O uso de preservativos previne a contaminação de DSTs, a letalidade do vírus é a mesma. Incorreta.
    b) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles. A melhoria de condições alimentares não seria suficiente para a redução da mortalidade. Incorreta.
    c) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV. A partir do ano de 1980, os medicamentos antirretrovirais auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico de soropositivos, reduzindo a taxa de mortalidade. CORRETA.
    d) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais. Essas melhorias não seriam capazes de reduzir a mortalidade, pois a prevenção deve ser com preservativos, e tratamento com antirretrovirais. Incorreta.
    e) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde. O vírus HIV não possui vacina como forma de prevenção. Incorreta

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Letra C

    => O coquetel para HIV chamado de coquetel antiaids ou medicamento antirretroviral começou a ser prescrito nos anos 80. O coquetel age no organismo a fim de barrar a proliferação do vírus no paciente.

  • Lembrando que HIV e aids não são sinônimos, o HIV é o vírus, enquanto a aids é a doença. A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS é por conta da melhora no tratamento. Já a melhora na transmissão do HIV é o avanço das melhorias sanitárias.

  • Os famosos antirretrovirais.

  • O que me pegou nessa foi estar entre C e D, porém (eu mesmo) lembre que taxa de mortalidade é o número de pessoas que *pegam* a doença e morrem,

    Se houver 10 mil pessoas com Aids e morrerem 1 mil, a taxa de mortalidade será de 10%

    Se houver 1 mil pessoas com Aids e morrerem 100, a taxa de mortalidade permanecerá em 10%

    Um abraço, amigos


ID
2747797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


A aplicação gratuita de vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde está inserida no rol de ações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Alternativas
Comentários
  • R: CERTO

    Segundo o Portal do Ministério da Saúde:

    Vacina contra o HPV: é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para:

    >>> Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;

    >>> Pessoas que vivem HIV;

    >>> Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos;

    FONTE: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv


ID
2747800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


A infecção por HPV necessariamente implicará o desenvolvimento do câncer de colo do útero.

Alternativas
Comentários
  • PALAVRA ERRADA IMPLICARÁ, NA REALIDADE O VÍRUS PODERÁ LEVAR AS MULHERES AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO.

    ERRADO!

  • Hpv é necessário mas não é o suficiente.


ID
2790985
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.


Sífilis volta a ser epidemia no Brasil, e doença ganha dia nacional de combate


Uma doença que estava apenas no imaginário popular voltou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Em apenas cinco anos, o número de casos de sífilis aumentou 5.000%, segundo dados do Ministério da Saúde (de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015). Por conta deste crescimento, o terceiro sábado de outubro foi decretado com o "Dia D" de combate à doença. Segundo especialistas, este número de casos está elevado porque as pessoas perderam o medo de contrair doenças sexualmente transmissíveis por conta do avanço dos tratamentos. A doença também pode ser passada da mãe para o bebê.


- A AIDS deixou de ser uma “sentença de morte” com o desenvolvimento de novas drogas antirretrovirais e hoje a população que vive com HIV tem uma qualidade de vida melhor, isso talvez tenha levado a um relaxamento com a prevenção de DSTs. Há uma tendência mundial de redução do uso de preservativo nas relações sexuais, principalmente entre os jovens - explica Aline Junqueira, infectologista do Hospital Adventista Silvestre.


Disponível em;<https://extra.globo.com/noticias/saude-eciencía/sifilis-volta-ser-epidemia-no-brasil-doenca-ganhadia-nacional-de-combate-21949038.html>


A respeito das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As pílulas anticoncepcionais são compostas por hormônios femininos sintéticos, que “enganam” o organismo e impedem que a ovulação ocorra. Portanto, esse método atua somente como contraceptivo, não prevenindo contra as DSTs.

  • A- A AIDS pode ser transmitida de outras formas como a transfusão de sangue

    B- O DIU só impede a geração de um filho

    C- A sífilis é transmitida por uma bactéria

    D- Gabarito

    E- No próprio texto da questão diz que a sífilis pode ser transmitida da mãe para o bebe ´´ A doença também pode ser passada da mãe para o bebê.`` logo uma gravida que tem DST tem chances de passar para o filho


ID
2817685
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A mãe pode se tratar e lágrima n passa o vírus

  • O vírus HIV pode ser transmitido por meio de relações sexuais sem camisinha, durante a gestação, amamentação, entre outros.

    O uso de drogas injetáveis e o compartilhamento de seringas são duas das principais causas da transmissão do vírus. Contudo, fluidos corporais não infectantes são a urina, lágrimas, saliva, suor, etc. Por esse fluidos, o HIV não é transmitido. Além disso, talheres, pratos, abraço, por exemplo, também não fazem a transmissão do vírus.


ID
3045346
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vacina contra o vírus HPV tem o propósito de imunizar o organismo e prevenir um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres. Esse vírus é o principal responsável pelo aparecimento, em mulheres, do câncer de:

Alternativas

ID
3045349
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ingestão periódica de pílulas hormonais anticoncepcionais, com prescrição e supervisão médica, visa impedir o amadurecimento dos folículos ovarianos e, consequentemente, a ovulação. Para atingir o objetivo descrito acima, a pílula provoca:

Alternativas
Comentários
  • A)O anticocepcional hormonal consiste na utilização de estrogênio associado ao progesterona, impedindo a concepção por inibir a ovulação pelo bloqueio da liberação de gonadotrofinas pela hipófise.

    B)O anticoncepcional não estimula a síntese de hormonios. Os hormônios ja estão na pilula


ID
3047797
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Conhecer seus agentes causadores, suas formas de prevenção e de transmissão contribui de forma significativa para a redução de sua disseminação.


Associe a primeira coluna com a segunda no que se refere a doenças e suas causas.

Coluna 1

1 AIDS

2. Gonorreia

3. Sífilis

4 Cancro Mole

5 Herpes Genital

6. Condiloma Acuminado


Coluna 2

A. Causada pelo vírus tipo 2 com formação de bolhas com líquido nos órgãos genitais.

B. Causada por uma bactéria. Nos homens confere dor ao urinar e produção de uma secreção uretral em tom amarelado. Nas mulheres, em função dos sintomas serem pouco evidentes, a doença pode evoluir para um quadro mais grave – Doença Inflamatória Pélvica.

C. O vírus ataca e destrói os linfócitos CD4, debilitando o sistema imunológico do paciente.

D. O agente causador é o Treponema pallidum, o qual pode ser transmitido, não só pelo contato sexual, mas de mãe para o feto durante a gestação.

E. A bactéria causadora da doença é transmitida exclusivamente por via sexual, sendo responsável pela formação de lesões, geralmente dolorosas, nos órgãos genitais.

F. Caracteriza-se pelo aparecimento de verrugas nos órgãos genitais. Há, ainda, alguns subtipos do vírus que podem causar câncer de colo do útero.


A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • A - 5; B - 2; C - 1; D - 3; E - 4; F - 6.

  • Detectou o agente causador da Sífilis, Treponema pallidum, matou a questão. Alternativa C.


ID
3244042
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Doença Sexualmente Transmissível (DST) não viral mais comum no mundo é causada por um protozoário capaz de produzir infecção somente no trato urogenital humano, e não se instala na cavidade bucal ou no intestino. Essa doença é denominada:

Alternativas
Comentários
  •  A- Gonorréia - bactéria Neisseria gonorrhoeae

    B - Herpes genital - vírus do herpes simples (HSV)

    C- sífilis - Bactéria Treponema pallidum.


ID
3282139
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1999, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou o total de 340 milhões de casos novos por ano de doenças sexualmente transmissíveis (DST) curáveis em todo o mundo, entre indivíduos com idade entre quinze e 49 anos. Entre essas doenças, inclui‐se a sífilis adquirida, doença infecciosa crônica, de transmissão sexual, eventualmente transplacentária, que tem como agente etiológico um(a)

Alternativas
Comentários
  • bactéria.


ID
3301549
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As ISTs, ou infecções sexualmente transmissíveis, são causadas pela infecção de patógenos através, principalmente, do contato sexual sem o uso de preservativos, como a Gonorreia, a Candidíase e a Sífilis. Dentre as seguintes alternativas, qual apresenta o tipo de patógeno dessas doenças, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lógica da banca, a alternativa correta seria a letra C.

    Porém não tem alternativa correta.

    A questão deveria ter sido anulada, pois a Candidíase não é considerada, pelo Ministério da Saúde, uma IST que são infecções ocasionadas principalmente pelo contato sexual.

    A candidíase, provocada pelo fungo Cândida albicans, pode ser transmitida através de relações sexuais, mas também pode associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, ao diabetes, a alergias e ao HPV (papiloma vírus). Por esse motivo não pode ser considerada uma IST.

    Segue o link da página do Ministério da saúde: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/sintomas-das-ist


ID
3307780
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ano de 2016, foram divulgados dados sobre o aumento do número de jovens, tanto no Brasil, como no mundo que adquiriram doenças sexualmente transmissíveis (DST), dentre elas, a síflis, gonorreia, herpes, clamídia e AIDS. Especialistas discutem sobre as possibilidades de ocorrência desse aumento.

Sobre o aumento destes números, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. São doenças consideradas como controladas pelos responsáveis em saúde pública.

II. Essas doenças tiveram avanço principalmente na população mais jovem, que em grande parte negligenciaram seus perigos.

III. O crescente aumento do número de pessoas que contraíram DST pode ser explicado pela menor distribuição de métodos que possam evita-las, como as camisinhas.

IV. Igualmente outros países desenvolvidos, no Brasil, houve aumento considerável do número de casos de AIDS nos últimos 5 anos.

V. Com a estabilização e até declínio dos contágios das DST, investiu-se menos em publicidade e prevenção destas doenças, sendo esta uma das explicações do aumento do número de contágios.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • Quem trabalha em posto de saude sabe que essas doenças não estão controladas

  • Discordo do gabarito, não acredito que estejam controladas.

  • Quando a questão diz "controladas", quer dizer que existem tratamentos disponíveis para essas doenças, algumas somente na fase inicial, como a sífilis por exemplo.


ID
3336514
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde o início da epidemia de AIDS no Brasil em 1980 e até junho de 2012, segundo o Ministério da Saúde, houve 656.701 casos registrados da doença. Considerando-se a estimativa de que cerca de 54% dos portadores do HIV não têm o diagnóstico da soropositividade, o número de pessoas que têm e podem transmitir o vírus HIV é, pelo menos, o dobro do número de casos registrados.
Com relação à infecção pelo HIV e à AIDS no Brasil,
é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como o portal é de educação, eu não poderia deixar de esclarecer aos concurseiros q a única coisa q justifica relacionar saúde e quantidade de parceiros são os tabus heteronormativos estruturais das sociedades mais tacanhas do globo, onde nos incluímos. São desses preconceitos morais pseudoreligiosos, q enquadram práticas sexuais "pretensamente minoritárias" na pecha de promíscuas, q são engrossados os caldos culturais que alimentam a homofobia assassina. Na prática, dos homens heteros pouco importa saber a variedade quantitativa de sua atividade sexual. Mas qdo se trata de gays, nos é impedido até de ter o sangue coletado pra teste com vistas à doação, se o bem intencionado doador mencionar no questionário dos hemocentros q fez sexo com homens no último ano. Vc pode espernear, mesmo numa unidade de saúde, q a categoria de grupo de risco foi sabiamente substituída por comportamento de risco no século passado q os burocratas do Ministério da Saúde orientaram a te ignorar. E não há trabalho científico reconhecido e publicado q consiga sustentar algo diferente de sexo com proteção como profilaxia pra ISTs. Papinho de transe com menos parceirxs e seja saudável vale prum momento de quarentena anti-COVID, mas aí os higienstas vitorianos defendem q o correto é tá nas ruas pra salvar a economia...

  • bla bla bla


ID
3354919
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De 2007 a junho de 2016, foram notificados 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Apesar da ampla rede de diagnóstico da infecção pelo HIV no país, o número de pessoas que têm e podem transmitir o vírus HIV é subnotificado, e conhecer a epidemiologia dessa infecção é importante na prevenção da AIDS.
Com relação à infecção pelo HIV e à AIDS no Brasil, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3372292
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tratamento das pessoas com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. Entre os organismos causadores de ISTs listados a seguir, assinale aquele que é procarionte:

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETA. (BACTÉRIA - PROCARIONTE)

    B - INSETO - EUCARIONTE

    C - VÍRUS - NÃO POSSUI CÉLULA

    D - FUNGO - EUCARIONTE

    E - PROTOZOÁRIO - EUCARIONTE

  • Treponema pallidium é a bactéria causadora da Sífilis.


ID
3442228
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as DST’s, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão horrivelmente mal formulada


ID
3479044
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Vinhedo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dezembro Vermelho é considerado o mês de conscientização e prevenção à AIDS (do inglês Acquired Immune Defciency Syndrome). Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Muitas pessoas acreditam que HIV e Aids são a mesma coisa. Entretanto, essa afirmativa não é correta, uma vez que uma pessoa pode possuir o vírus e não estar com a doença. HIV é a sigla dada ao Vírus da Imunodeficiência Humana, responsável por desencadear a Aids (sigla para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

  • A aids já é a evolução da doença do vírus HIV. Quem tem aids já apresentam os sintomas da doença. Perda de peso, fragilidade imunológica entre outros sintomas.

    Onde há vontade, há um caminho.

  • o virus nao ataca o sistema neurologico e sim o sistema imunologico.

  • O HIV, sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, ataca o imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, deixando o hospedeiro vulnerável à infecções e diversas doenças

    B A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção que utiliza medicamentos antirretrovirais de forma contínua por pessoas não infectadas a fim de reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais

    C A Profilaxia Pós-Exposição (PEP )é uma estratégia de prevenção que utiliza medicamentos antirretrovirais durante 28 dias em pessoas que tiveram risco de contato com o HIV através de relações sexuais desprotegidas ou acidentes de trabalho com exposição a material biológico, com a finalidade de impedir que o HIV se instale no organismo de forma definitiva


ID
3485359
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de preservativos masculinos é uma eficiente profilaxia para as chamadas doenças sexuais transmissíveis. Entretanto, nem todas DSTs podem ser evitadas com o uso das camisinhas.


A patologia para a qual essa medida profilática é de baixa eficiência é

Alternativas
Comentários
  • O HPV é um vírus altamente contagioso e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Sua transmissão pode acontecer por via sexual, entretanto, não é necessária a penetração vaginal ou anal para que ela ocorra. A transmissão pode ocorrer por contato oral-genital, genital-genital ou manual-genital.

  • O uso de preservativo (camisinha) nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV. Contudo, o seu uso, apesar de prevenir a maioria das IST, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois muitas vezes as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, períneo ou bolsa escrotal). A camisinha feminina, que cobre também a vulva, é mais eficaz para evitar a infecção, se utilizada desde o início da relação sexual.


ID
3541513
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A oferta de contraceptivos facilitou o controle da natalidade e a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Com relação aos tipos de contraceptivos que dificultam a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3595909
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Disciplina
Biologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando os métodos contraceptivos.


(  ) A tabelinha é um método que consiste em evitar a relação sexual nos dias férteis da mulher, acompanhando as fases do ciclo menstrual. 
(  ) O método do coito interrompido consiste em manter a relação sexual sem camisinha até a hora da ejaculação masculina, que deve ocorrer fora do órgão genital feminino. 
(  ) O diafragma é método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone ou látex, com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação. 
(  ) O DIU impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo, porque o cobre afeta os espermatozoides matando-os ou diminuindo sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3623668
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2013
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estado apoia campanha de combate à exploração sexual infantil nocarnaval.

    
“Durante o período de carnaval, aumenta o número de crianças e adolescentes em risco no que se refere à exploração sexual. 
     
Diante dessa realidade, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, composta por vários órgãos e instituições, entre eles a Secretaria de Estado daAssistência Social (Seas), realizou a campanha 
      
“Faça Bonito. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente é Crime”. 
  
A campanha teve como objetivo conscientizar toda a sociedade para proteger e zelar pela população infanto-juvenil contra o abuso e exploração sexual, e denunciar esse tipo de crime através do Disk 100 ou aos conselhos tutelares presentes em todos os municípios.
       
(Fonte: <http:// www.rondonia.ro.gov.br/ noticias.asp?id=16002 & tipo = Mais % 20> Noticias 15/01/2013)
          
Além do crime contra crianças e adolescentes, eles podem também ser contaminados por DST's. Assinale abaixo qual das opções é uma DST.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

  • B, C e D são sexuais


ID
3745390
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (infecções sexualmente transmissíveis – IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão a infertilidade feminina e masculina, a transmissão de mãe para filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita, e o aumento do risco para a infecção pelo HIV.

Com relação às IST marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
3760141
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pílula anticoncepcional, método contraceptivo à base de hormônios, impede a gravidez porque

Alternativas
Comentários
  • A pílula anticoncepcional é um método de contracepção que usa hormônios para evitar a ovulação e assim impedir uma gravidez não programada. 

  • C) evita a ovulação.


ID
3760297
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Solânea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas:

I- A hepatite B também pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível.
II- Ao atacar o sistema imunológico, o vírus do HIV atinge principalmente as plaquetas.
III- A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA D. Deve ter ocorrido erro de digitação. Seria I e II.

    O vírus do HIV ataca principalmente os glóbulos brancos.

  • Alternativa correta: Letra D (I e III)

    I - Correta

    II - ERRADA - O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, porém as células afetas são as T CD4+ (também chamadas de linfócitos ou glóbulos brancos) que atuam na defesa do organismo contra patógenos. Portanto, o HIV diminui a resposta imunológica do indivíduo, deixando-o suscetível à outros doenças "oportunistas".

    III - Correta

    OBS: Erro na digitação da alternativa correta.

  • II. ERRADA _Ao atacar o sistema imunológico, o vírus do HIV atinge principalmente OS GLÓBULOS BRANCOS, e não plaquetas.

    As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são fragmentos de megacariócitos que estão relacionados com a cicatrização de feridas e reparação de vasos sanguíneos. As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são estruturas presentes no sangue que, diferentemente do que muitos pensam, não são células completas


ID
3775600
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher, de 65 anos, apresenta ínguas na virilha e um pequeno cancro indolor na boca. Um exame de sangue deu positivo para sífilis. Ela passou o mês anterior em férias e teve relações sexuais com diversos(as) jovens parceiros(as). Deverão ser avisados

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito só pode estar errado, não existe vacinação pra sífilis!!!!!

    A resposta correta é a A.

  • Mas é a letra A mesmo que está correta, ue kkk

  • Essa questão apresenta um exame de sangue positivo para sífilis de uma mulher que se relacionou sexualmente com diversos parceiros. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada por uma bactéria, Treponema pallidum, transmitida por contato sexual sem camisinha com pessoa infectada, e da mãe para o feto pela placenta durante a gestação. Uma característica da doença é o aparecimento de ferida com bordas endurecidas, sendo necessário o diagnóstico e o tratamento médico. A forma de prevenção para essa doença é o uso correto e regular de preservativo feminino e masculino. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Conforme abordado na questão, e de acordo com as informações sobre a IST sífilis:
    Deverão ser avisados,
    a) todos(as) os(as) parceiros(as), pois a sífilis é infectante desde o período inicial após o contágio. Essa é uma doença sexualmente transmissível, podendo atingir todos os parceiros sexuais. CORRETA.
    b) apenas os homens com quem ela teve relações sem proteção de barreira. A doença não atinge apenas os homens. A questão fala de diversos(as) parceiros, podendo ser homens ou mulheres. Incorreta
    c) apenas as mulheres que são as mais vulneráveis à infecção de sífilis. Homens e mulheres são vulneráveis da mesma forma quando ocorre o contato sexual sem preservativo. Incorreta.
    d) todos(as) os(as) parceiros(as), que devem procurar imediatamente um posto para vacinação. A vacinação não trata a doença caso tenha ocorrido a transmissão, ela previne antes do contato sexual, não surtindo efeito ao ser aplicada posteriormente ao momento da possível transmissão. Incorreta.
    e) nenhum(a) dos(as) parceiros(as), porque as mulheres menopausadas não transmitem sífilis. A doença não ocorre apenas em mulheres que não estão na menopausa, a ação da bactéria não se baseia nos fatores hormonais. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
3782203
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os jovens, como AIDS, sífilis, herpes genital, gonorreia e hepatite B, são preocupações constantes das autoridades responsáveis pela saúde pública.

Assinale a alternativa que contém somente doenças causadas por bactérias.

Alternativas

ID
3782455
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sífilis é uma doença infectocontagiosa que tem causado grande preocupação nos últimos anos devido ao aumento no número de casos diagnosticados em todas as regiões do Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos notificados da sífilis adquirida saltou de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015, um aumento de mais de 5.000%. (Fonte: Adaptado de http://g1.globo.com/globonews/noticia/2017/04/sifilis-volta-ser-uma-epidemia-no-brasil-apesar-do-tratamento-rapido.html. Acesso: 24-08-2017). Sobre esta doença, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3783901
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas abaixo e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

Tabela 1
DST
A Aids
B Sífilis
C Herpes genital

Tabela 2
REINO A QUE PERTENCE O AGENTE CAUSADOR
1 Monera
2 Fungi
3 Protista

Tabela 3
TRATAMENTO
I Aguardar a reação do sistema imunológico sem uso de medicação
II Administração de soros e vitaminas
III Antibiótico

Alternativas
Comentários
  • Virus e bacterias estão no Reino Monera.

    Aides: causada por virus

    Siflis: causada por bacteria

    Herpes genital: causada por vírus.


ID
3787801
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Brasil teve aumento de 11% nos casos de infecções por HIV entre 2005 e 2013. País está na contramão da tendência de queda de mortes e contaminação pela doença, segundo relatório da UNAIDS.
[...] Entre os motivos relacionados ao crescimento das infecções por HIV, são listados a discriminação, que dificulta o acesso a serviços médicos, e a redução no uso de preservativos. [...]”

Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/sal de/brasil-teveaumento-de-11-nos-casos-de-infeccoes-por-hiv-entre-2005-2013- 13273033#ixzz4QDQJugSW Acesso em nov. 2016.

É sabido que protozoários, bactérias e vírus são potencialmente causadores de infecções sexualmente transmissíveis.Considerando o texto acima e informações científicas sobre contraceptivos, as infecções sexualmente transmissíveis e seus agentes etiológicos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3789022
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vírus HIV, causador da AIDS, continua sendo, a cada ano, responsável por milhares de óbitos na população infectada. É comum relacionar o falecimento do soropositivo às doenças oportunistas.

A existência de doenças oportunistas deve-se ao fato de o vírus HIV

Alternativas

ID
3791194
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentes métodos contraceptivos são usados por pessoas que têm vida sexual ativa e desejam evitar a gravidez, podendo também alguns deles prevenir certas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Os métodos que previnem a gravidez e DSTs, durante relações sexuais, são:

Alternativas

ID
3793795
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis são consideradas um grave problema de saúde pública, pois os sinais e sintomas podem ser de difícil identificação, tornando fundamental o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento correto.

Considere as afirmações a seguir:

I. A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se inicialmente como uma pequena lesão nos órgãos sexuais, denominada cancro duro, além do aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal.

II. O HPV provoca lesões com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis nos órgãos genitais. A maior gravidade é relacionada ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero, vulva, pênis e reto.

III. A gonorreia é causada por um vírus e é tratada com antibióticos. Os primeiros sintomas surgem poucos dias após o contato sexual: ardor na uretra e secreção purulenta.

IV. A Aids é causada por um grupo de vírus, chamado HIV, que invade os linfócitos TCD4 – responsáveis pela defesa do organismo, deixando o indivíduo mais suscetível a doenças chamadas de oportunistas.

V. Janela imunológica é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue da pessoa infectada, por meio de exames laboratoriais específicos. Nesse caso, a detecção de HIV tem possibilidade de um resultado falso-positivo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3797704
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Como parte do planejamento familiar, muitos casais consideram o uso de métodos anticoncepcionais. Visando auxiliar essas pessoas, a Secretaria da Saúde de uma cidade decidiu divulgar um cartaz informativo sobre alguns dos métodos contraceptivos mais comuns.

Assinale a alternativa que apresente uma afirmação que possa fazer parte do texto do cartaz, por estar biologicamente correta.

Alternativas

ID
3804700
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê. (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar: 

A contaminação pelo HIV durante a gestação ocorre em razão da mistura do sangue materno com o sangue fetal, no ambiente uterino.

Alternativas
Comentários
  • O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sanguíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares. Estes formam a barreira fetoplacentária, que impede que haja a mistura de sangue materno com sangue fetal, além de proteger o feto de um possível ataque imunológico dirigido pela mãe.


ID
3804703
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê. (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar: 

A alimentação do bebê com leite artificial se justifica em virtude da ausência de anticorpos no leite materno.

Alternativas

ID
3804706
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê. (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar: 

Os modos de transmissão referidos no texto excluem a hipótese de anormalidade cariotípica no recém-nascido em relação à doença.

Alternativas

ID
3812710
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A AIDS é uma doença global, considerada uma pandemia. A AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV que reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. Segundo o Ministério da saúde, em 2007, estima-se que 33,7 milhões de pessoas viviam com a doença e que a AIDS já tinha matado 2,1 milhões de pessoas. Pesquisas para desenvolver uma vacina eficaz ainda não tiveram sucesso. Uma vacina eficiente contra o HIV deveria:

Alternativas

ID
3824104
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem vários métodos contraceptivos disponíveis. É importante consultar um especialista para verificar o método mais indicado para cada pessoa.

MARQUE a alternativa CORRETA em relação aos métodos contraceptivos.

Alternativas

ID
3838753
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os métodos contraceptivos, a vasectomia é um processo que consiste em

Alternativas

ID
3915721
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O HPV (vírus do papiloma humano) é de infecção sexualmente transmissível, atingindo tanto homens quanto mulheres. As mucosas oral, genital e anal são importantes alvos do vírus, com potencial desenvolvimento desde verrugas até câncer do colo do útero, pênis, orofaringe, reto e ânus. Sobre a campanha com a vacina quadrivalente contra o HPV estabelecida pelo Ministério da Saúde, se verifica que

Alternativas

ID
3935038
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De 2007 a junho de 2017, foram notificados 194 217 casos de infecção pelo HIV no Brasil e, de 1980 a junho de 2017, notificaram-se 882 810 casos de aids no Brasil.

Sobre a epidemiologia da infecção por HIV e da aids, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Cadê o gráfico?

  • Letra C.

    A maior concentração dos casos de Aids no Brasil foi observada nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos, em ambos os sexos. Correspondem a 52,6% dos casos do sexo masculino e a 48,7% entre as mulheres”, informou o Ministério da Saúde.


ID
3942190
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre o modo de ação e o contraceptivo humano.

I. Impede o encontro dos gametas
II. Impede a implantação do embrião
III. Previne a ovulação

( ) Camisinha Masculina
( ) Dispositivo Intrauterino (DIU)
( ) Pílula comum
( ) Diafragma
( ) Pílula do dia seguinte

Alternativas

ID
3991048
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa que apresenta uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria.

Alternativas
Comentários
  • A  Candidíase é uma infecção provocada por fungos que pode ser transmitida através de relações sexuais. 

    A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo parasita Trichomonas sp.

    A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

    O HPV É a sigla para Human Papillomavirus , HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode causar verrugas e até câncer. Causado por Virus.

    GABARITO: D


ID
3998299
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pílula anticoncepcional se apresenta como um dos métodos possíveis para prevenir uma gravidez não planejada, em particular, na adolescência. De fato, o uso da pílula anticoncepcional:

Alternativas

ID
4001365
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de preservativos protege contra doenças sexualmente transmissíveis, dentre as quais, não está incluída a:

Alternativas

ID
4016071
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

SPOAN: UMA NOVA DOENÇA

Elenara, então com 20 anos, tinha motivos para se preocupar. Era casada com José Moura Sobrinho, um primo em primeiro grau cinco anos mais velho. Ambos eram naturais de Serrinha dos Pintos, um município de 4.300 habitantes, distante 370 quilômetros a oeste de Natal, no Rio Grande do Norte, onde subir ao altar com um parente é um costume local. E tinham na família “deficientes", tios confinados a cadeiras de rodas devido a uma misteriosa doença que, paulatinamente, enrijece e enfraquece primeiro pernas e depois braços, além de afetar a postura em geral e, em menor intensidade, a visão e a fala. Apesar dos temores, Isabela, a primogênita do casal, nasceu normal. “Fiquei aliviada e pensei que estava tudo bem", relembra Elenara. “Engravidei da minha segunda filha sem medo." Mas a história de Paulinha, a caçula de 10 anos, foi diferente. A menina nasceu com a síndrome Spoan, uma doença neurodegenerativa recém‐descoberta entre os habitantes da localidade potiguar.
Embora sem cura, a doença em si não é fatal e mantém intacta a capacidade de pensar dos doentes. Não provoca retardo mental, dor ou surdez. Mas seus efeitos sobre a qualidade de vida dos afetados, que se tornam deficientes físicos, são devastadores. Sobretudo numa população rural e carente de serviços de saúde como a de Serrinha dos Pintos, que credita, de forma folclórica, a origem da nova doença a uma sífilis hereditária de um antigo e mulherengo ancestral que teria se espalhado pelo sangue da família.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2005/07/01/spoan‐uma‐ nova‐doenca/. Acesso em 12.10.15.

De acordo com a explicação popular para a síndrome de Spoan, a contaminação pelo agente causador da doença poderia ser evitada, principalmente, pelo

Alternativas

ID
4018327
Banca
INEP
Órgão
IF Goiano
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São diversos os agentes etiológicos que levam a uma DST (doença sexualmente transmissível), como bactérias, vírus, fungos e protozoários resultando em distintas manifestações clínicas. Dentre as seguintes DSTs: gonorréia, sífilis, herpes genital, hepatite B, AIDS, tricomoníase, clamídia, cancro mole, HPV, linfogranuloma venéreo,

Alternativas
Comentários
  • Sendo 10 alternativas e estas possuindo os seguintes agentes etiológicos:

    Gonorréia: bactéria Neisseria gonorrhoeae

    Sífilis: bactéria Treponemna pallidum

    Herpes genital: vírus HSV 1 e 2

    Hepatite B: vírus

    AIDS: vírus HIV

    Tricomoníase: protozoário Trichomonas vaginalis

    Clamídia: bactéria Chlamydia sp

    Cancro mole: bactéria Haemophilus ducreyi

    HPV: virus do papiloma humano

    Linfogranuloma venéreo: espécies de Clamídia

    Bactérias 5/10

    vírus 4/10

    protozoário: 1/10 = 10%

    Letra C


ID
4034728
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vírus HPV (Papilomavírus Humano) é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero na mulher, geralmente transmitido após relação sexual desprotegida. Considerando este assunto, é uma forma de prevenir a doença:

Alternativas

ID
4050427
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em nosso planeta, a perpetuação da vida se dá graças à capacidade dos seres vivos de produzirem descendentes semelhantes a si mesmos. Apoiando-se em seus conhecimentos sobre reprodução humana, assinale o que for correto

Assim como a camisinha, o diafragma e o DIU (dispositivo intra-uterino) são utilizados tanto para evitar gravidez como para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

Alternativas
Comentários
  • DIU (Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo contraceptivo em forma de T que é colocado no útero de uma mulher ) previne IST? O único método contraceptivo que previne a contaminação de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é a camisinha. O DIU hormonal atua somente na prevenção da gravidez


ID
4052719
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

Algumas DSTs, como herpes genital e sífilis, podem afetar, além da área genital, o sistema nervoso central.

Alternativas

ID
4052722
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

O HIV (vírus da imunodeficiência humana), o causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), é composto de RNA e ataca os linfócitos T.

Alternativas
Comentários
  • os linfócitos são células de defesa do organismo que têm, como função principal, manter a imunidade. Os principais tipos de linfócitos são os linfócitos T e os linfócitos B - AMBOS PRODUZEM ANTICORPOS

    - Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.

     

    - Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.

    CFO - PMPR 2022


ID
4052725
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

Vacinas e uso de preservativos (camisinhas) são métodos de prevenção para não contrair tanto o HIV quanto os vírus da hepatite C.

Alternativas
Comentários
  • Não há imunização para o tipo C, mas, desde os anos 1990, a vacinação contra a hepatite B está inclusa no calendário de vacinas do Ministério da Saúde para crianças e profissionais de saúde. “Normalmente são prescritas três aplicações da vacina.


ID
4052728
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

DSTs, como a AIDS e o herpes genital, somente podem ser transmitidas de um indivíduo para outro mediante o ato sexual.

Alternativas
Comentários
  • herpes e aids são doenças virais

    sífilis é bacteriana

    além de vírus e bacterias, fungos e protozoarios tambem causam IST´s

    CFO - PMPR


ID
4052731
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

Vírus, bactérias, fungos e protozoários são agentes causadores de DSTs.

Alternativas

ID
4058908
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema palidum, que pode ser transmitida, principalmente, pelo contato sexual. No intervalo de uma a três semanas da invasão da mucosa genital, a bactéria origina a sífilis primária, conhecida como:

Alternativas

ID
4061059
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de 16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:


I - Vasectomia

II - Camisinha

III - Laqueadura tubária

IV - Pílulas anticoncepcionais


Estes métodos atuam:


A - Impedindo ovulação

B - Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozóide

C - Impedindo que o zigoto formado se implante no útero

D - Impedindo a presença de espermatozóide no sêmen

E - Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis


Considerando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:


1 - I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D.

2 - III e IV atuam em A e B.

3 - III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D.

4 - II é o único que atua em E.


São consideradas como verdadeiras as assertivas

Alternativas

ID
4067461
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Flávio, que é portador do vírus da AIDS, mantém uma relação estável com Simone, que não é portadora do vírus. O casal não pretende ter filhos e deseja se precaver contra o risco de Simone também adquirir o vírus. Neste caso, o procedimento mais adequado é:

Alternativas
Comentários
  • PORVENTURA, não há espaço.


ID
4070485
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens adolescentes tem aumentado bastante, e esse problema tem afetado muitas famílias aqui no Brasil. Pessoas que estão sob o efeito de álcool podem perder o controle de suas ações e realizar atos que normalmente não fariam se estivessem sóbrias. Imagine que uma turma de amigos está saindo de uma festa e ainda se encontra bastante animada. Um dos amigos convida o grupo para irem até sua casa. Chegando lá, depois de mais uma rodada de bebida, eles começam a praticar atos sexuais uns com os outros, sem se importarem com as devidas precauções, como o uso de camisinha. Um dos envolvidos, depois de um mês, apresenta alguns sintomas como pequenas vesículas avermelhadas indolores próximas à região dos genitais, e acredita ter contraído uma DST - doença sexualmente transmissível. Analisando os dados clínicos da doença, indicados nas alternativas, pode-se dizer, acertadamente, que ele contraiu:

Alternativas

ID
4070623
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2006, chegaram ao Brasil dois tipos de vacinas para prevenir a infecção por HPV, que é a doença viral sexualmente transmissível mais comum. O HPV é causador:

Alternativas

ID
4082563
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens adolescentes tem aumentado bastante, e esse problema tem afetado muitas famílias aqui no Brasil. Pessoas que estão sob o efeito de álcool podem perder o controle de suas ações e realizar atos que normalmente não fariam se estivessem sóbrias. Imagine que uma turma de amigos está saindo de uma festa e ainda se encontra bastante animada. Um dos amigos convida o grupo para irem até sua casa. Chegando lá, depois de mais uma rodada de bebida, eles começam a praticar atos sexuais uns com os outros, sem se importarem com as devidas precauções, como o uso de camisinha. Um dos envolvidos, depois de um mês, apresenta alguns sintomas como pequenas vesículas avermelhadas indolores próximas à região dos genitais, e acredita ter contraído uma DST - doença sexualmente transmissível. Analisando os dados clínicos da doença, indicados nas alternativas, pode-se dizer, acertadamente, que ele contraiu:

Alternativas

ID
4096768
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:


I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.

II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.

III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.

IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.

V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual. VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.

VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
4111348
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo realizado com 90 jovens atendidas pelo Programa Saúde da Família de Ribeirão Preto revelou que o grupo tem pouco conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), formas de contágio, uso do preservativo e cuidados com a saúde. Os resultados revelaram também que as jovens tinham percepção equivocada sobre o risco pessoal de adquirir essas doenças.

Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/node/2051 Acesso em: 10 de setembro de 2013.


Sobre DSTs, analise as afirmativas.


I - O aumento da ocorrência de DSTs resulta exclusivamente de práticas sexuais cada vez mais precoces.

II - Além do HPV e do HIV, a bactéria Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida por meio de relações sexuais.

III – A sífilis, uma DST, pode ser transmitida através de uma transfusão de sangue.


A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é

Alternativas

ID
4117999
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Descobertas de vírus da Aids e de câncer dão prêmio Nobel de 2008 a europeus.[...] A premiação chega 25 anos depois do trabalho original de Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier sobre o agente da doença do século — O HIV. (Folha de S. Paulo. Ciência. São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008)

As estratégias de sobrevivência mais surpreendentes do HIV são a capacidade de multiplicação rápida e a de sofrer mutações. À custa delas, o vírus enfrenta as adversidades do meio externo, e faz de tudo para escapar das investidas do sistema imunológico do hospedeiro e dos medicamentos usados para eliminá-lo. O HIV se multiplica em velocidade alucinante. No organismo infectado, em condições habituais, são produzidos 10 bilhões de novos vírions (partículas de vírus) em um único dia. Nesse processo, surgem milhões de variantes geneticamente distintas das que lhes deram origem. (VARELA, 2008. p. 25)


A respeito do trabalho desenvolvido por Luc Montagnier e colaboradores, bem como do conhecimento atual sobre a AIDS, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4181050
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vasectomia é uma cirurgia simples que resulta na esterilização permanente do homem por impedir a liberação de espermatozoides no líquido ejaculado. Qual estrutura do aparelho reprodutor masculino é rompida cirurgicamente por esse método?

Alternativas

ID
4181056
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As infecções sexualmente transmissíveis são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa que esteja infectada. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta apenas infecções causadas por vírus.

Alternativas
Comentários
  • Condiloma Acuminado = HPV


ID
4187521
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por que os jovens não usam camisinha?

Os jovens estão deixando de usar camisinha. Apesar dos alertas de que o preservativo evita DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou gravidez indesejada, diferentes justificativas aparecem e a ausência da camisinha vira hábito. Para ter uma ideia, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 9 em cada 10 jovens de 15 a 19 anos sabem que usar camisinha é o melhor jeito de evitar HIV, mas mesmo assim, 6 em cada 10 destes adolescentes não usaram preservativo em alguma relação sexual no último ano.

(Fonte: UOL Notícias, 13 fev. 2017)


• Ao não adotarem o método preventivo mencionado no texto, além da AIDS, os jovens aumentam as chances de também contraírem

Alternativas

ID
4195639
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir da puberdade, meninos e meninas tornam-se fisiologicamente capazes de gerar filhos. No entanto, existem diferentes métodos contraceptivos disponíveis que impedem, além da concepção, a disseminação de doenças transmitidas sexualmente.


O método contraceptivo que impede as situações citadas é o(a)

Alternativas

ID
4202626
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A campanha de vacinação contra o HPV é uma ação de saúde pública eficaz contra os tipos de vírus mais comuns causadores de lesões que podem originar o câncer de colo de útero. A transmissão do vírus se dá pelo contato sexual, e o público-alvo inicial da campanha eram meninas que não haviam iniciado a vida sexual.


Qual é o benefício dessa ação de saúde pública para as meninas?

Alternativas

ID
4833004
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante uma visita domiciliar, a moradora relata ao ACS que há meses percebeu o aparecimento de uma ferida indolor na área genital, que desapareceu sem tratamento e que agora estava incomodada com manchas nas palmas das mãos e pés. O ACS faz perguntas sobre sua vida sexual e fica sabendo que seu marido é caminhoneiro. O ACS pensa em lues secundária e orienta a moradora a ir até a UBS para uma consulta com o ginecologista. Neste caso, o ACS

Alternativas
Comentários
  • agiu corretamente, pois associou os sintomas a infecção sexualmente transmissível (sífilis).

  • A questão relata uma situação onde o agente comunitário de saúde (ACS) visitou uma moradora que tinha feridas indolores na área genital, mas que desapareceram e surgiram manchas nas palmas das mãos e pés. De acordo com o relato, o ACS cogitou lues secundária e indica uma visita ao ginecologista na unidade básica de saúde (UBS). O ACS pensa em ISTs, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem ser prevenidas através de métodos contraceptivos de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos. Essas ISTs se manifestam através de corrimentos, feridas ou verrugas genitais, além de poder surgir em outras partes do corpo como palma das mãos, língua ou olhos. Algumas ISTs são: sífilis, gonorreia, HPV, herpes genital, HIV e hepatites virais B e C. As feridas podem surgir nos órgãos genitais ou em outros locais do corpo, apresentando dor ou não, e podem ser muito variadas como úlceras ou manchas. A sífilis ou lues, como citada no enunciado, é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida através de relações sexuais ou de mãe para filho durante a gestação.  Ela pode ser classificada em sífilis (ou lues) primária, quando apresenta ferida indolor geralmente na genitália (entrada de bactérias) e que pode regredir espontaneamente; sífilis (ou lues) secundária, quando surgem manchas no corpo, principalmente palma das mãos e pés, após o surgimento da ferida inicial; sífilis latente, sem sintomas ou sinais; e sífilis terciária, surgindo anos após o início da infecção, que pode apresentar lesões cutâneas, problemas neurológicos, vasculares e ósseos. (Combate à sífilis congênita. Disponível em https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/sifi.... Acesso em julho de 2021)


    Fonte da imagem: site ministériodasaude


     

    O ACS pensa em lues (sífilis) secundária e orienta a moradora a ir até a UBS para uma consulta com o ginecologista. Neste caso, o ACS

    A) não deveria ter feito perguntas sobre a vida íntima da moradora. O ACS realiza visitas periódicas com o intuito de acompanhar e prevenir os pacientes de diversas doenças, sendo necessária a realização de perguntas íntimas no surgimento de algum sintoma suspeito. Incorreta.

    B) deveria ter orientado a moradora a utilizar um creme nas manchas, até desaparecerem. O ACS não pode orientar a utilização de cremes ou outras medicações, quem deve realizar esse procedimento é o médico especialista. Incorreta.

    C) agiu corretamente, pois associou os sintomas a infecção sexualmente transmissível (sífilis). O ACS realiza perguntas específicas para associar a possíveis infecções ou doenças, nesse caso a sífilis foi cogitada pelas respostas da moradora, e orienta o correto procedimento para investigação e tratamento. CORRETA.


    D) errou ao orientar a moradora a ir até a UBS passar em consulta com o ginecologista. A orientação correta em decorrências das respostas da moradora é ir a uma consulta ginecológica na UBS. Incorreta.

    E) não agiu corretamente, pois deveria ter encaminhado a moradora para um dermatologista. O encaminhamento do ACS não poderia ser para o dermatologista pelas respostas da moradora, pois a associação é de IST e não de lesão ou problema dermatológico. Incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra C.
  • agiu corretamente, pois associou os sintomas a infecção sexualmente transmissível (sífilis).