SóProvas


ID
1154368
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O (A)_________________ NÃO representa hipótese de ação que se presta a questionar, no Poder Judiciário, ato administrativo ilegal. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • A ADC É PROPOSTA COM O OBJETIVO DE TORNAR CERTO QUE DETERMINADA NORMA (LEI OU ATO NORMATIVO FEDERAL) SEJA COMPATÍVEL COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL; NO PEDIDO DEVE ESTAR DEMONSTRADO OBJETIVAMENTE A CONTROVÉRSIA JUDICIAL EM TORNO DA CONSTITUCIONALIDADE DA NORMA; OU SEJA, NÃO SE PRESTA A QUESTIONAR ATO ADMINISTRATIVO, E SIM AO ALCANCE DA COMPATIBILIDADE CONSTITUCIONAL.

    TRABALHE E CONFIE.

  • Jair Neto, você explicou a ADC, porém a alternativa fala da ADIn. Essa ADIn não se presta para questionar ato administrativo ilegal, e sim ato constitucional ilegal, ou seja, ato contra a CF.

  • GABARITO: D

    Entendo que a questão pode ser resolvida tendo como fundamento a CF, no rol de competências do Supremo, previsto no art. 102, senão vejamos:

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;


    Conclui-se que a ADI tem por objeto:

    1)LEI FEDERAL ou ESTADUAL;

    2) ATO NORMATIVO FEDERAL ou ESTADUAL.

    A ADI, portanto, não se presta a questionar ATO ADMINISTRATIVO FEDERAL, mas sim ato NORMATIVO federal (ou estadual).


    Fiquem com Deus.

  • Pessoal, é ação DIRETA de inconstitucionalidade.

    O erro era mais fácil do que parecia...

  • Acho que a questão é mais fácil do que parece. Ação declaratória de constitucionalidade ou direta de inconstitucionalidade (pode ser que o erro da questão não seja esse, acho mais provável...) se prestam a questionar a constitucionalidade de lei ou ato normativo, e não a legalidade de ato... A meu ver a questão quis abordar a diferença entre constitucionalidade e legalidade.

  • O ideal é Indicarmos para comentários.

  • Gab. D

     

    Ora, a ADI não busca a declaração de ILEGALIDADE, mas de INCONSTITUCIONALIDADE/CONSTITUCIONALIDADE (função dúplice) de lei ou ato normativo federal ou estadual. 

     

    Bons estudos! 

  • Mandato de segurança=remedio constitucional que visa resguardar direito líquido e certo,não sendo amparado por um habeas corpus ou habeas datas,que seja negado,ou mesmo ameaçado,por autoridade pública ou no exercício de atribuições do poder publico.

    Ação popular=é o meio processual a que tem direito qualquer cidadãoque deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio publico,á moralidade administratia,ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural.

    Ação civil pública=é um instrumento processual ,de ordem constitucional,destinada a defesa de interesses difusos e coletivos.

    Ação declaratória de inconstitucionalidade=tem por finalidade declarar que uma lei o parte dela é inconstitucional.

  • Ação declaratória de inconstitucionalidade. (NÃO ILEGALIDADE MAS NA PRÓPRIA PALAVRA JÁ DIZ A INCONSTITUCIONALIDADE)

    (Eu mesmo não entendi nem o que a questão queria)

    Passando de novo e errando :/

    uma hora vaii

  • Gab.: D

    Os principais instrumentos de controle JUDICIAL são o:

       Mandado de Segurança,

       Ação Popular,

       Ação Civil Pública e a

       Ação de Improbidade Administrativa

    Fonte: Estratégia Concursos.