SóProvas


ID
1154698
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A avaliação de políticas sociais tem sido tratada teórica e metodologicamente sob a ênfase das formas de condução de um conjunto diversificado de técnicas e instrumentos de verificação de processos e de resultados, sem pensar a função das políticas na consolidação do Estado democrático e de direito. Sob um ponto de vista mais crítico, a avaliação das políticas sociais deve se dirigir

Alternativas
Comentários
  • As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais (BEHRING; BOSCHETTI, 2006). Nesse sentido, a análise e avaliação de políticas sociais ultrapassam a mera disposição e utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia. A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia.

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf

  • A avaliação de uma política social pressupõe inseri-la na totalidade e dinamicidade da realidade. Mais que conhecer e dominar tipos e métodos de avaliação ou diferenciar análise e avaliação, é fundamental reconhecer que as políticas sociais têm um papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito e que, para exercer essa função, como seu objetivo primeiro, devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos.

     

    Para tanto, toda e qualquer avaliação de políticas sociais (ou de programas e projetos) deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos, e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.

     

    Avaliação de políticas, programas e projetos sociais - Ivanete Boschetti 

     

     

    Só lembrando que entre devem universalizar direitos e seu pretérito (universalizaram direitos) existe uma ponte temporal gigante.