SóProvas


ID
1154749
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Controlar consiste em acompanhar a execução de alguma ação e compará-la com a intenção, ou ação planejada. O processo de controle possui algumas finalidades. Leia as sentenças que falam sobre algumas finalidades do processo de controle, e assinale a alternativa correta:

I. Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.
II. Assegurar que os objetivos sejam alcançados. Verificar se há necessidade de modificações ou correções.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • CONCEITO DE CONTROLE

    A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados. Quando se fala em controle, pensa-se em significados como Frear, cercear, regular, conferir ou verificar, exercer autoridade sobre alguém, comparar com um padrão ou critério. No fundo, todas essas conotações constituem meias-verdades a respeito do que seja o controle. Contudo, sob um ponto de vista mais amplo, os três significados mais comuns de controle são:1

    1. Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizada no sentido de coibir ou restringir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos pela comunidade. Nesse sentido, o controle assume um caráter negativo e restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

    2. Controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante no fluxo ou funcionamento de um sistema. É o caso do processo de controle automático das refinarias de petróleo, de indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O mecanismo de controle detecta possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar à normalidade. É o chamado controle cibernético que é inteiramente auto-suficiente na monitoração do desempenho e na correção dos possíveis desvios. Quando algo está sob controle significa que estã dentro do normal ou da expectativa.

    3. Controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção. Trataremos o controle sob o ponto de vista do terceiro significado, isto é, como parte do processo administrativo. Assim, o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos. Tal como o planejamento, a organização e a direção, o controle é uma função administrativa que se distribui entre todos os níveis organizacionais. 


    CHIAVENATO (2010: p. 376). Gabarito C

  • O processo de controle, também chamado monitoramento, é a contrapartida dos processos de planejamento e execução.

    Controlar consiste em acompanhar a execução de alguma ação e compará-la com a intenção ou ação planejada, com a finalidade de:

    • Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.

    • Assegurar que os objetivos sejam alcançados.

    • Verificar se é necessário modificar a ação ou o objetivo.

    Fonte: Maximiano

  • PESSOAL , p.fvr, coloquem a letra do gabarito nos comentários . Pois quem nao é assinante só tem direito a dez respostas por dia! Valeu!

  • C)As alternativas I e II estão corretas.

  • Aceitei porque, após 100 questões, já sei que pra IBFC a palavra "assegurar" é considerada. Se fosse CESPE/FCC, estaria errado.

  • A questão versou sobre a função controle e pediu para que julgássemos as duas assertivas em relação a esse tema. Para isso, frisamos que é importante saber sobre o CONTROLE.

    CONTROLE: Busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado.

    O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):

    1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    O controle pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):

    Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. 

    Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo.

    Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento.

    Fontes:

    Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    Agora, partiremos para a análise dos itens:

    I. Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.

    CERTO. A verificação da execução é uma das ação do controle

    II. Assegurar que os objetivos sejam alcançados. Verificar se há necessidade de modificações ou correções.

    CERTO. As ações corretivas que visam assegurar os resultados desejados (planejados) são ações inerentes à função controle.

    Os dois itens estão corretos!

    GABARITO: LETRA C