-
A nova administração pública enxerga o cidadão como um cliente, que deve ter suas necessidades atendidas e satisfeitas. Ela busca a gestão por resultados, que pode ser mensurada por indicadores, como efetividade (impacto).
-
Segundo Bresser Pereira, a administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
-
Gerencial pura: redução de gastos e o cidadão apenas como contribuinte dos impostos.
-
Pode-se dividir a Administração Gerencial em três fases:
1ª Gerencialismo Puro: As pessoas são tratadas como Contribuintes;
2ª Consumerism: As pessoas são tratadas como Clientes/Consumidores;
3ª PSO: As pessoas são tratadas como Cidadãos
-
Gab. B
-
I. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos, não como cliente de seus serviços. ERRADA
II. Na Administração Pública Gerencial os resultados da ação do Estado são considerados bons não apenas porque os processos administrativos estão sob controle, são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão- cliente estão sendo atendidas. CERTO
-
Gabarito: B
Pessoal, essa questão é muito boa, vejamos
A administração gerencial, em sua forma mais atual (PSO), trata o destinatário dos serviços públicos como cidadãos detentores de direitos e deveres e não somente como um cliente, visto que em uma relação de consumo, por exemplo, o cliente que detém maior capacidade econômica recebe melhores tratamentos. Nesse caso, o destinatário do serviço público é um cidadão em um aspecto de deter direitos e deveres ajudando na participação política e de outro lado como um cliente recebedor do serviço público. Esses aspectos se desenvolveram em uma linha de tempo evolutiva da administração gerencial:
1 - Gerencialismo puro - visava à eficiência e a redução de custos e excesso de formalismo como primados maiores. (Sob crítica de deixar de lado os aspectos sociais).
2 - Consumerism - nessa fase da administração gerencial, o aspecto social passa a ser considerado importante tanto quanto a eficiência e passa a tratar o serviço público como uma espécie de consumo em que as pessoas são tratadas como clientes do serviço público. (A crítica nessa fase se acentuou na ótica de tratar as pessoas como simples cliente, pois são eles os detentores da coisa pública).
3 - Public service orientation (PSO) - é a fase mais atual da administração gerencial, nessa etapa o gerenciamento busca uma eficiência contínua tratando as pessoas como cidadãos possuidores de direitos e deveres e, da mesma forma, como clientes do serviço público.
-
eu não entendi ,o porque da resposta ser a B!
Em resumo, a administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.