-
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:
1. A Administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle.
2. Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais,ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo.
3 A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais.
4. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros
5. A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador.
Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.
CHIAVENATO (2010: P. 24, 25)
-
Oi????? Espero nunca fazer avaliações suas IBFC! (desculpa galera, só um desabafo)
-
Afinal, qual é o erro da I? O site precisa urgentemente de um professor para explicar as questões de Adm. Geral.
I. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação.
-
O erro da I é o princípio da segregação. Se a organização passa ter dificuldades em coordenar os departamentos, não poderá jamais adotar a segregação (a margem, separados) e sim juntar da melhor maneira possível para obter um controle (informação) desejado dos departamentos. Nesse caso me parece que o examinador prescreve uma departamentalização funcional. Ele poderia ser mais contundente.
-
O Princípio que Deve Reger a Departamentalização é o Princípio da Homogeneidade.
-
Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação. ERRADA
Estudar administração não é fácil realmente. Sou formanda em Administração, mas quando se trata de concursos, a matéria fica muito complicada. Olha o que encontrei em dois livros do Chiavenato:
-------------------
Reuniões de confrontação intergrupal. Para desenvolver a interface entre os grupos e melhorar a coordenação entre grupos. É o desenvolvimento intergrupal. A departamentalização segrega e separa criando fronteiras dentro da organização e tomando a coordenação e a cooperação essenciais à realização empresarial. Essa fase busca aprender a atingir o máximo de cooperação e coordenação.
Fonte: Adm. Geral e Pública - Chiavenato, pág. 137.
------------------Mas a questão foi retirada desse livro, também do Chiavenato.
Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a agrupar diferentes atividades em unidades maiores para garantir uma adequada coordenação e integração. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas na medida em que seu conteúdo apresenta certas semelhanças entre si.
Introduçao a Teoria Geral Da Administraçao, Chiavenato, pág. 170.
------------
Enfim, a alternativa está errada por dizer que p princípio que deve reger a departamentalização é o da segregação. Há segregação na departamentalização também, mas o princípio que REGE a departamentalização é o da homogeneidade.
-
Já vi outros comentários seus Vanessa, são muito bons!
-
Vanessa, obrigada pelos seus comentários. São sempre de grande valia.
-
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de
homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros,
materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
-
Segregação: ato ou efeito de segregar(-se); afastamento, separação, segregamento.
- Homogeneidade: qualidade, característica, propriedade do que é homogêneo; homogenia
-
Se bem entendi pelos comentários e simplificando... A departamentalização é a junção de atividades parecidas, ou seja, homogêneas. A primeira assertiva diz que a departamentalização deve reger-se pelo princípio da segregação, o que está errado, pois segregação significa separação/distinção/diferenciação, uma vez que departamentalização rege-se pela igualdade/semelhança de funções que são agrupadas. Porém, a departamentalização cria uma certa segregação na organização, pois ao se criar departamentos, cria-se uma separação entre grupos.
Logo, a segregação é uma consequência da departamentalização e esta última rege-se pela homogeneidade.
-
Resp.: letra B. Apenas a segunda assertiva está correta.
-
significado de homogeneidade:caracteriscas,agrupamento de atividades,melhor desempenho,com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas.
entendimento de departamentalização segundo mestre dos magos: Ela é um meio pelo
qual se atribuem e SE AGRUPAM ATIVIDADES DIFERENTES
por meio da ESPECIALIZAÇÃO DOS ORGÃOS, a fim de se obter melhores resultados no conjunto
do que fosse necessario a dispersar todas atividades de uma organizaçao indistintamente.
Assim, o princípio que deve
reger a departamentalização ou agrupamento de
atividades é o princípio da homogeneidade.
-
I-Errada. Diz respeito ao princípio da Homogeneidade.
Link: https://books.google.com.br/books?id=0j1NJ69Zm0kC&pg=PA234&lpg=PA234&dq=princ%C3%ADpio+que+deve+reger+a+departamentaliza%C3%A7%C3%A3o+ou+agrupamento+de+atividades&source=bl&ots=HRVPImOO4L&sig=LL71dM1yzLAHveiv_xhRtCjIW2s&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiQx9mI7OnNAhVCTJAKHYaDAGgQ6AEIJDAB#v=onepage&q=princ%C3%ADpio%20que%20deve%20reger%20a%20departamentaliza%C3%A7%C3%A3o%20ou%20agrupamento%20de%20atividades&f=false.
II- correta.
-
Segregação = separação
-
I - Chiavenato - Introdução a TGA p. 209:
"Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas."
-
A departamentalização deve visar a homogeneidade, mas não é um meio para alcançá-la. O meio para alcançar é a padronização... alguém pode me ajudar?
-
I. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação.
Segregar é um verbo transitivo que significa separar, apartar, colocar de lado, isolar, expulsar ou expelir.
Você faz a departamentalização com homogenidade entre os departamentos e não segregação.
-