-
ERRADO
porque - conjunção explicativa.
por que - preposição (por) + pronome relativo (que),
-
Deveria levar acento - por quê
-
Além do que já comentado, acredito que também seja uma questão de interpretação.
“Parece que sim, porque as descobertas científicas, os eventos que isso suscita e as opiniões sobre eles, em um mundo também potencialmente globalizado em seus aspectos econômicos, políticos e midiáticos, interessam às pessoas, que dele receberão efeitos.”
A frase já começa com uma afirmação e o porque indica uma explicação, talvez, a uma pergunta já feita anteriormente. Não há como saber. Fato é que o sentido do texto é alterado e não se manteria a coerência solicitada.
-
No meu entendimento aquele PARECE QUE SIM está explicando uma questão que deve ter sido levantada no parágrafo anterior.
Sendo assim, aquele PORQUE só pode ter valor de conjunção explicativa. Traduzindo a frase fica: Parece que sim, pois (=porque - conj. explicativa) as descobertas..eventos, e opiniões...interessam às pessoas, que dele (coisa que está sendo tratada no texto) receberão efeitos.
A inserção do ponto de interrogação faz com que seja necessário que o PORQUE vire POR QUE ( pois agora ele será pronome relativo ) vejamos:
POR QUE (Por qual motivo - pron. relativo) as descobertas...eventos, e opiniões..interessam às pessoas, que dele receberão efeitos?
Contudo a frase não é somente essa, ( temos o PARECE QUE SIM no começo) logo:
1- o PARECE QUE SIM não deixa a frase coerente com o ponto de interrogação no final ( palavras teriam que ser adicionadas ao texto para dar coerência/sentido ao texto) ex: Parece que sim, MAS por que(=por qual motivo) as descobertas..,eventos, e opiniões interessam às pessoas, que dele receberão efeitos?
Observem que esse novo POR QUE da frase não tem mais valor de conjunção ( e sim de pronome relativo) fazendo com que falte na frase uma nova conjunção ( como é o caso do MAS ) para ligar o PARECE QUE SIM ao resto da idéia da frase.
Conclusão, alternativa incorreta. A substituição do ponto final por interrogação pede que o PORQUE vire POR QUE mas não preserva a coerência
-
Este porque continua explicativo (igual a pois), independente se ponto final, exclamação ou interrogação. Deve ser mantido no mesmo porque (junto e sem acento)
-
A meu ver, o problema está na coerência e não na substituição dos porquês, que, a priori, estaria correta se o texto mantivesse a coerência.
-
Errado!
A assertiva possui dois erros crassos.
1º A coerência do texto NÃO seria mantida, pois com interrogação a frase passa ter uma ordem direta e com ponto final uma ordem indireta.
2º A troca do PORQUE (Pois) com o POR QUE (Pelo qual, pela qual, por qual) invalidaria o item, pois estes, não podem ser trocados, ou seja, cada um tem sua característica peculiar.
Vejamos:
PORQUE - Une orações orações estabelecendo entre elas uma relação de causa e efeito. Pode ser trocado por POIS e será uma conjunção causal/explicativa.
Ex.: A questão seria: o desemprego no Brasil é grande porque as pessoas estudam pouco?
A questão seria: o desemprego no Brasil é grande, pois as pessoas estudam pouco?
POR QUE - Estabelece uma ideia de motivo/razão.
Ex.: A causa por que luto é nobre.
A causa pela qual luto é nobre.
Bons estudos a todos e fiquem com Deus!
-
O texto não manteria a coerência se fosse substituído o ponto final pelo ponto de interrogação. ERRADO
-
Por quê - usa antes de pontuação (geralmente em final de frase).
Por que - troca pela expressão: "pelo qual"
Porquê - se vier antecedido de artigo (o, a ,...)
-
Reescrevendo como a questão pediu:
“Parece que sim, por que as descobertas científicas, os eventos que isso suscita e as opiniões sobre eles, em um mundo também potencialmente globalizado em seus aspectos econômicos, políticos e midiáticos, interessam às pessoas, que dele receberão efeitos?
Com a troca do (porque) pelo (por que) além de mudar o sentido "sei que a questão não pediu que avaliássemos isso), mas só por complemento!
Erro da questão: houve quebra na coerência ao substituir o ponto final por uma interrogação.
GAB: ERRADO!