SóProvas


ID
1156261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas regras de redação de correspondências oficiais, julgue os item que se segue.

A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República: "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais."

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1Disciplina: Redação Oficial

    Os princípios da publicidade e da impessoalidade, princípios da administração pública, orientam a elaboração de atos e comunicações oficiais.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 2Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Redação Oficial; 

    As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.

    GABARITO: CERTA.

  • No primeiro momento achei que a questão estava errada (para mim não tinha nada a ver com nada). Contudo, posteriormente, vendo os comentários dos colegas, estou convencido de que os princípios constitucionais, principalmente impessoalidade e publicidade, norteiam os princípios que norteiam a redação oficial (impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e norma culta)

  • O enunciado informa que "a linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública".

    Sabemos que além de formalidade, impessoalidade, clareza e concisão, há ainda padrão culto da língua, objetividade, uniformidade como características do documento oficial.


    A resposta está correta. 
  • CORRETO:

    Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.


    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e

    uniformidade.

  • Marquei errado porque a questão fala, (...) "da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública." 

  • a banca cespe gosta de colocar frases incompletas , mas certas


    visto que as características para todos são:

    formalidade, linguagem, impessoalidade, concisão, clareza e uniformidade

  • Está no manual de redação presidência da república:

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza,

    concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no

    artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

    do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade

    e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro

    está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais."


  • Certo!

    Outras questões ajudam na fixação do conceito!

    57 – Q432984 - Ano: 2014 – Banca: Cespe – Orgão: ANATEL – Prova: Conhecimentos Básicos

    A redação oficial caracteriza-se por uma linguagem contrária à evolução da língua, uma vez que sua finalidade é comunicar com impessoalidade e máxima clareza.

    Resposta: Certo

    Comentário: Nas correspondências oficiais, a informação deve ser prestada com clareza e concisão, utilizando-se o padrão culto da linguagem.

    GABARITO: CERTA.

    59 – Q432986 - Ano: 2014 – Banca: Cespe – Orgão: ANATEL – Prova: Conhecimentos Básicos

    Os princípios da publicidade e da impessoalidade, que regem toda a administração pública, devem nortear a elaboração das comunicações oficiais.

    Resposta: Certo

    Comentário: Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Submissão??????????????

  • submissão

    substantivo feminino

    1. condição em que se é obrigado a obedecer; sujeição, subordinação.

     

    O Art. 37 da CF diz que toda a Administração Pública deve obedecer ao LIMPE e assim também a redação oficial se submete/obedece a esses princípios.

  • Eu também boiei na submissão...afff

     

  • QUESTÃO CORRETA.

     

    PRINCÍPIOS DA REDAÇÃO OFICIAL.

     

    Há uma correlação dos Pricípios da Redação Oficial com os Princípios da Administração (LIMPE).

     

    São os seguintes princípios.

     

    1. Impessoalidade;

    2. Clareza;

    3. Concisão;

    4. Formalidade;

    5. Uniformidade.

  •                                                                                                                    Resumo

     

    Impessoalidade: não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento     personalista dado ao texto.
     


    Linguagem padrão culta: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. por definição avessa a vocábulos de circulação  como a gíria e o jargão. 

     

     


    Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.



    Padronização: A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.



    Clareza e concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras
    claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão.  Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam

  • gente, caiu MRPR na Câmara? Mas a Câmara não tem o próprio manual?

  • Art. 37, CF 88 "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". 
    ... 
    MRPR - "Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais".

  • Certo

    são baseados de acordo com os princípios constitucionais da CF

    A redação técnica é um texto redigido de maneira mais elaborada e formal.

    Características

    formal

    precisão do vocabulário

    predomínio da função referencial

    linguagem discursiva, informativa e esclarecedora, clara e consisa.

    são objetivas e imparciais

    utilizam a linguagem denotativa.

    documentos oficiais de correspondência que possuem uma finalidade, seja informar, solicitar, registrar, esclarecer, dentre outros

    As redações técnicas são muito utilizadas no meio acadêmico, profissional, comercial e empresarial.

    Exige-se o uso frequente e adequado dos pronomes de tratamento, garantindo a formalidade do texto.

    A estrutura é uniforme e padronizada,

    Há obrigatoriedade do uso padrão culto da língua, não há diferenças entre as classes gramaticais, garantindo a ampla compreensão do texto por todos os interlocutores envolvidos.

    PRINCÍPIOS DA REDAÇÃO OFICIAL

      Impessoalidade ausências de impressões pessoais.

      Uso do padrão culto da língua respeitando às normas gramaticais.

      Clareza imediata compreensão do leitor.

      Concisão ser objetivo no máximo de informações.

      Formalidade polidez e civilidade.

      Uniformidade correta diagramação.

    Fontes: Meus resumos e alguns complementos de comentários de colegas.