SóProvas


ID
1157008
Banca
NC-UFPR
Órgão
TJ-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As políticas públicas podem ser consideradas como o conjunto de programas, ações, planos e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visa assegurar determinado direito de cidadania e alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Nesse sentido, em relação ao debate contemporâneo sobre as políticas públicas no Brasil e, em especial, aos programas e planos desenvolvidos em escala nacional, considere as seguintes afirmativas:

1. As políticas voltadas para a educação têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), documento que apresenta uma série de diretrizes para um período de dez anos. Dentre os debates que ocorreram para a aprovação do novo PNE, destacaram-se os relativos à ampliação dos investimentos na educação pública, a qual passará a receber o equivalente a 12% do PIB a partir de 2015.

2. Nos últimos anos, houve a ampliação de ações e programas voltados à população em situação de pobreza ou extrema pobreza. Nessa perspectiva, o Programa Bolsa-Família foi criado com o objetivo de unificar os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda já existentes até então no âmbito do Governo Federal.

3. Na perspectiva de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa Mais Médicos. Esse programa visa melhorar a infraestrutura de hospitais e unidades de saúde e levar médicos para as áreas com escassez destes profissionais. O programa prevê apenas a contratação de médicos estrangeiros, dentre os quais têm se destacado os de nacionalidade cubana.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) Um dos principais pontos do PNE é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando em até dez anos a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

    3) As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira. 

    (Bons estudos) 

  •  O erro da afirmativa 1 está que o PNE estabeleceu o investimento mínimo de 10% do PIB em educação. Já a afirmativa 3 apresenta erro quando afirma que o Programa Mais Médicos prevê a contratação de apenas médicos estrangeiros. Na verdade, o objetivo é levar o maior número possível de médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Por essa razão, o programa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais. 
    A resposta correta é a letra B, pois apenas a afirmativa 2 está correta.


  • >governo contrata mão de obra médica de fora

    >mão de obra muito mais barata

    >mão de obra vai para os extremos do país, onde nenhum médico brasileiro quer ir

    >cubanos mandam parte do salário pra Cuba

    Agora eu pergunto pra você, caro estudante...

    A gente pagava, eles iam para os lugares onde nossos médicos não queriam ir.

    Se eles mandavam a grana pra Cuba ou comiam o dinheiro, isso já não é mais problema nosso.

    Eu acho engraçado que ninguém vê problema em importar coisa da China, por ser mais barato, mas com mão de obra de chineses escravos.

    Estude, garanta um futuro melhor pra você... Mas não seja um hipócrita, nem de esquerda, nem de direita.

  • precisamos de mais médicos se aqui fosse um país decente teria mais ofertas de bolsas para cursar medicina, no ´minimo triplicar...pois não faltam interessados....

  • Acredito que ninguém aqui está interessado na opinião do estudante mas na ajuda para estudar e solucionar a questão em si. Guarde sua opinião para seu Facebook.

  • TRETA X FOCO!

  • Comentário ótimo

  • Comentário ótimo