A) CORRETA: com uma autoridade formal para se comunicar, o fluxo de informações entre os grupos fica mais organizado.
B) ERRADA: esta estratégia de coordenação não facilita o controle das tarefas/processos (deve até dificultar) e sim dos resultados.
C) ERRADA: a questão fala de grupos em um mesmo departamento (produção) e não vários departamentos.
D) ERRADA: isso independe da quantidade de gerentes no departamento.
E) ERRADA: o estímulo à competição pode gerar conflitos disfuncionais e pode gerar, portanto, a diminuição da produtividade.
ESTRATÉGIAS DE COORDENAÇÃO
"De acordo com Mintzberg, existem cinco principais estratégias para se coordenar o trabalho nas organizações: "
→ Ajuste Mútuo, Supervisão Direta, Padronização dos Processos de Trabalho, Padronização dos Resultados e Padronização de Habilidades.
• Ajuste Mútuo: "é a forma mais “intuitiva” de coordenação. Ocorre através das relações informais, ou seja, da comunicação direta e informal entre as partes que devem ser coordenadas. (...)"
• Supervisão Direta: "quando a organização cresce, o ajuste mútuo fica muito mais difícil! Coordenar o trabalho de cinco pessoas em um departamento pequeno é razoavelmente tranquilo de se fazer. Em uma empresa de 200 pessoas, o ajuste mútuo fica muito mais complexo. Até a comunicação com todas essas pessoas ao mesmo tempo se torna uma tarefa árdua. Assim, nessa estratégia, uma pessoa é nomeada para supervisionar ou coordenar os trabalhos. Desse modo, não ocorre mais um processo informal de ajuste, mas uma supervisão do trabalho através de um responsável por cobrar resultados. Portanto, esse supervisor irá definir o que é esperado de cada funcionário (ou órgão) e irá monitorar o trabalho de cada área de modo que o resultado final seja positivo. (...)"
(Fonte: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013)