SóProvas


ID
1157701
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei nº 4.320/64 estabelece, no Art. 34, que o exercício financeiro tem início em 1° de janeiro e se encerra em 31 de dezembro, dado que o exercício financeiro coincidirá com o ano civil. Essa orientação legal permite que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (E) erra ao dizer que as receitas serão contabilizados pelo regime de competência, usa-se na verdade o regime de caixa.

  • A questão pede apenas que o candidato atente ao fator temporal, isto é, segregue a ideia do regime contábil até por que se a assertiva solicitasse esse tipo de conhecimento a alternativa B estaria correta.No entanto, o que se cobrou foi o conhecimento do princípio da anualidade e o que se pode aplicar nesse período.
    Portanto a alternativa A está perfeita.

  • Boa Gustavo tirou minha dúvida nessa.

  • B está certa, mas não responde a pergunta

  • Wallace Santana,


    ao contrário da sua explicação, as receitas PATRIMONIAIS são sim contabilizadas pelo regime de competência.


    O regime ORÇAMENTÁRIO é misto, e as receitas, pelo enfoque orçamentário, são contabilizadas pelo regime de caixa.


    Na minha opinião, o erro da letra E) é apenas que ela não responde a pergunta, pois em 1964, quando a lei 4.320/64 foi criada, ela não visava o enforque patrimonial, mas apenas o orçamentário.


    Portanto não há como dizer que o princípio da anualidade, descrito lá em 1964, permite que tanto as receitas quanto as despesas patrimoniais sejam contabilizadas pelo regime de competência, coisa que só começou a ser usada recentemente.