SóProvas


ID
1157956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do recrutamento interno e externo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.


    Recrutamento

      As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.

      Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.

      De acordo com Marras, são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).

      Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.

      Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Cada tipo de recrutamento tem suas vantagens e desvantagens


    Fonte: RodrigoRenó


  • Olá pessoal (GABARITO LETRA B)

    Vamos analisar cada assertiva:

    I - ERRADA - O recrutamento externo é mais lento e mais oneroso.

                                                                                                                           

    II - CORRETA-  Realmente pode causar frustação o fato de determinado colaborador não ser escolhido para uma promoção, por exemplo.

                                                                                                                                                                                      

    III- .ERRADA - No recrutamento interno o risco de incompatibilidade é MENOR , posto que o colaborador já trabalha na organização. Na verdade o risco de incompatibilidade é MAIOR no RECRUTAMENTO EXTERNO, pois o colaborador é desconhecido. 

                                                                                                                                                                                   

    IV_ ERRADA - O recrutamento EXTERNO que é responsável por renovar as competências organizacionais, posto que traz novos colaboradores à organização.

                                                                                                                                                                                

    V_ ERRADA - A renovação do quadro ocorre com o RECRUTAMENTO EXTERNO, posto que novas colaboradores serão integrados á organização.

    Espero ter ajudado.


  • Algumas vezes quando há escolha do processo de recrutamento interno duas partes serão afetadas: de um lado os indivíduos que forem aprovados irão reagir positivamente e do outro as pessoas que foram rejeitadas irão reagir negativamente.


    De acordo com Ana Cristina Limongi França, analisando o Recrutamento Interno, "adotar essa técnica requer cuidados de gerenciamento de expectativas: há empresas que alegam que o processo gera competição interna, descontentamento e frustração para aqueles que foram preteridos" (FRANÇA, 2010, p.31).



    REFERÊNCIA:


    FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos, editora atlas, 2010.

  • As desvantagens do recrutamento INTERNO são:

    • Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas,

    • Facilita o conservadorismo e favorece a rotina atual,

    • Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização,

    • Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas,

    • Mantém e conserva a cultura organizacional existente,

    • Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua,

    • PRINCÍPIO DE PETER - se o recrutamento interno for administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus

    empregados, elevando-os até à posição que de incompetência.

  • Ótimo comentário Silvia Vasques.


    Gostaria apenas de esclarecer um assunto (abrir um parêntese), posto que não seja sobre administração, mas durante muito tempo utilizei de forma errônea e vi aqui no QC a explicação...


    É a utilização do "posto que". Ele é concessivo, e não, causa ou consequência.


    Significado de Posto que

    loc.conj. Locução usada no sentido concessivo: ainda que; se bem que; embora; apesar de: ele não fez a prova, posto que tivesse estudado.
     Embora consagrada pelo uso, esta locução, originalmente, não indica relação de causa e consequência.
    (Etm. do latim: positus.a.um: posto + que)


    abraço e bons estudos!


  • a) ERRADO -> Recrutamento Interno é mais rápido que o Externo


    b) CERTO -> a possibilidade de frustração pelos candidatos que foram escolhidos é uma desvantagem do recrutamento interno;


    c) ERRADO -> há maior chance de compatibilidade no recrutamento interno que no externo


    d) ERRADO -> a renovação de competências, de cultura organizacional e de novas formas de pensar é um atributo positivo do recrutamento externo


    e) ERRADO --> renovar colaboradores = recrutamento externo

  • Apenas um comentário que o recrutamento externo também pode causar frustação nos funcionários quando estes entenderem que tinham condições de assumir avaga aberta.

    A contratação externa nesses casos pode ser entendida como uma deficiência da organização em valorizar os próprios funcionários. A frustação costuma aumentar ainda mais se o funcionário contratado de fora da organização tiver um desempenho ruim.