SóProvas


ID
1158385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta, relativamente ao tratamento contábil aplicável aos impostos e às contribuições.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Recebimento antecipado de impostos.


    D - banco

    C - Adiantamento (passivo)

    Ocorrendo o Evento Tributável onde identifica-se o Credor.

    D - Adiantamento (passivo)

    C - Receita

  •  a) Não se justifica o registro no passivo de provisão para repartição tributária de créditos.

    ERRADO: O ente arrecadador/transferidor deverá registrar um passivo – provisão para repartição tributária de créditos em contrapartida de uma variação patrimonial diminutiva (VPD) pela parcela do recurso a transferir ao ente recebedor.

     

     b) Deverá ser considerado o momento do lançamento para que seja dada baixa do tributo registrado em contas a receber

    ERRADO: Somente na arrecadação do tributo ocorrerá a baixa do ativo, anteriormente registrado em contas a receber, contra o montante do recurso que ingressou no caixa do ente. Ainda nesse momento, é baixada a provisão contra o passivo registrado em conta de obrigações de repartição a outros entes, conforme cada caso. Somente nesse momento, o ente da Federação recebedor terá condições de reconhecer a variação patrimonial aumentativa e o ativo (créditos a receber).

     

     c) Não pode ser usado o mesmo percentual de ajuste de perdas da dívida ativa para a redução dos créditos de impostos vencidos não inscritos em dívida ativa.

    ERRADO: Este Manual não especifica uma metodologia para o cálculo do ajuste para perdas, tendo em vista a diversidade da origem dos créditos e dos graus de estruturação das atividades de cobrança nos entes da Federação. Caberá a cada ente a escolha da metodologia que melhor retrate a expectativa de recebimento dos créditos inscritos.

     

     d) O crédito tributário para o ente público é gerado a partir do cumprimento da obrigação tributária acessória.

    ERRADO: O crédito tributário do ente público decorre da obrigação tributária principal e é constituído por meio do procedimento previsto no art. 142 do CTN – o lançamento:

     

     e) Até que o evento tributável ocorra, a entidade deve reconhecer no passivo o montante equivalente ao recebimento antecipado de recursos

    CORRETO: Deste modo, um passivo deve ser reconhecido até que o evento tributável ocorra. Quando o evento tributável ocorrer, o passivo deve ser baixado e a variação patrimonial aumentativa deve ser reconhecida.

     

    Fonte: MCASP 6ª edição