SóProvas


ID
1158418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a fraudes e erros no âmbito da auditoria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • essa questão deveria ter sido anulada, pois a letra "e" é retirada da íntegra da NBC T 11 - IT 3 Fraude e Erro, que foi revogada pela NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente, em 2009.

    "OS EFEITOS DE FRAUDE E/OU ERRO NO PARECER DO AUDITOR

    17.   Se o auditor concluir que a fraude e/ou erro têm efeito relevante sobre as demonstrações contábeis, e que isso não foi apropriadamente refletido ou corrigido, ele deve emitir seu parecer com ressalva ou com opinião adversa"

    Atualmente, está em vigor a NBC TA 240 - Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude.



  • fraude sempre será comunicada, sendo relevante ou irrelevante

  • Colega Leonardo Cordeiro o erro da alternativa A é que o auditor não será responsabilizado no caso de inconsistência de seu trabalho, desde que essa inconsistência tenha sido gerada por erro ou fraude das demonstrações contábeis.

    "O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas."

  • Egon,

    Discordo de que a questão A está errada.

    " O auditor não é responsável pela prevenção de fraudes ou erros, contudo, poderá ser responsabilizado se executar programa de trabalho deficiente ou inconsistente "

    Ou seja, não necessariamente o auditor será responsabilizado pelo trabalho deficiente ou inconsistente, como você mesmo disse o auditor pode ter sido prejudicado por fraude ou erro, mas numa situação em que venha ficar provado falha do auditor ele PODERÁ ser responsabilizado.

  • queria saber o erro da "A", pois se for o "poderá", eu, particularmente, não vejo erro, visto que em uma auditoria tudo depende das circunstâncias, subjetividade etc, logo afirmar que o auditor "DEVERÁ" ser punido em uma questão de concurso, a qual é objetiva, entendo inadequado. Mas, "quem sou eu na fila do pão"?

    SEGUE O JOGO!

  • Letra d) (ERRADA) --> O auditor só pode extrapolar os resultados se a amostra for estatística. Se for uma amostra não estatística, ele não pode.

  • Letra A – A responsabilidade do auditor depende do resultado do trabalho. Se o trabalho for deficiente, ainda assim, o auditor poderá contar com a “sorte” e opinar adequadamente sobre as demonstrações contábeis.

    Letra B – No caso de fraude, sempre deve ser comunicado.

    Letra C – Há uma mistura de conceitos de amostragem com conceitos de testes de auditoria sem sentido aparente.

    Letra D – Deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos.

    Letra E – Certo.

    Resposta E

  • a) INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 – IT – 03 FRAUDE E ERRO 5. O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros. Entretanto, deve planejar seu trabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a ter grande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

    b) NBC T 11.1 11.1.4.2 – Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.

    c) NBC T 11.11 - AMOSTRAGEM 1.11.2.7.2. Nos testes de observância, o erro tolerável é a taxa máxima de desvio de um procedimento de controle estabelecido que o auditor está disposto a aceitar, baseado na avaliação preliminar de risco de controle.

    d) NBC T 11.11 - AMOSTRAGEM 11.11.4.3.3. Quando extrapolar resultados de erros, o auditor deve considerar os aspectos qualitativos dos erros encontrados.

    e) Certo. INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 – IT – 03 FRAUDE E ERRO 17.  Se o auditor concluir que a fraude e/ou erro têm efeito relevante sobre as demonstrações contábeis, e que isso não foi apropriadamente refletido ou corrigido, ele deve emitir seu parecer com ressalva ou com opinião adversa"

  • Não entendi essa letra E.

    Se a fraude ou erro tem efeito relevante e é sobre as demonstrações contábeis, conclui-se que tal fato é relevante E generalizado.

    Portanto só caberia opinião adversa.