SóProvas


ID
1158535
Banca
FAFIPA
Órgão
Câmara Municipal de Guairáça - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atributos do Poder de Polícia, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que essa questão está relacionado aos atributos de atos administrativos.

    Presunção de Legitimidade

    exigibilidade

    Imperatividade

    Autoexecutoridade (Força física se necessário (Poder de Polícia))

    Tipicidade

    Fonte: Bom, no livro de Alexandre Mazza Direito Administrativo.... é possível encontrar a resposta.



  • Atributos do poder de polícia: Discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade. 


  • Retirei da obra do professor Alexandre Mazza (pág. 272) - 


    A prova do Ministério Público/MG considerou CORRETA a assertiva: “São atributos do poder de polícia a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade”

  • Lembrando que a "licença" é um meio de atuação do poder de polícia, mas é um ato vinculado!!! (entre outros motivos porque não pode ser negada se o requerente satisfizer os requisitos legais para sua obtenção)

  • E aí mestre Rafael. Primeiramente, desculpe a demora, não tinha visto a mensagem. Eu só faço concursos na seara trabalhista. Tenho receio em ampliar muito o horizonte do edital. Porém, caso haja compatibilidade com o que eu estudo certamente farei o concurso do INSS também.
  • ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA - CAD

     

    COERCIBILIDADE - TRADUZ-SE NA POSSIBILIDADE DE AS MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEREM IMPOSTAS COATIVAMENTE AO ADMINISTRADO.

     

    AUTOEXECUTORIEDADE - DEFINE-SE COMO A POSSIBILIDADE DE QUE CERTOS ATOS ADMINISTRATIVOS SEJAM IMEDIATA E DIRETAMENTE EXECUTADOS PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE ORDEM JUDICIAL PRÉVIA.

     

    DISCRICIONARIEDADE - A ADMINISTRAÇÃO DISPÕES DE UMA RAZOÁVEL LIBERDADE DE ATUAÇÃO, PODENDO DECIDIR SOBRE A OPOTUNIDADE E A CONVENIÊNCIA DE PRATICAS OS ATOS CORRESPONDENTES, VALORAR O SEU MOTIVO E ESCOLHER, DENTRO DOS LIMITES LEGAIS, O RESPECTIVO CONTEÚDO.

     

     

    Fonte: Direito Administartivo Descomplicado

     

     

  • AUTO DIS CO

    Autoexecutoriedade

    Discricionariedade

    Coercibilidade

  • GABARITO: A

    Mnemônico: DIS.CO AUTO.

    Atributos do poder de polícia:

    DIS = Discricionariedade.

    CO = Coercibilidade.

    AUTO = Auto-executoriedade.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Poder de Polícia. Vejamos detalhadamente:

    Poder de Polícia: tem como escopo regular a vida social, limitando liberdades do indivíduo em prol do coletivo, ou seja, pode-se conceituar o poder de polícia como o responsável por limitar a liberdade e a propriedade particular em prol da coletividade. Há, inclusive, um conceito legal:

    Art. 78, CTN. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

    Porém, por que a conceituação encontra-se no Código Tributário Nacional? Porque o exercício do poder de polícia pode resultar na cobrança de taxas, uma espécie de tributo.

    E quais são os atributos do poder de polícia?

    Discricionariedade: é a regra, porém nem todos os atos de polícia apresentaram essa característica. Assim, por exemplo, durante a produção de uma lei, haverá discricionariedade para que o Estado possa analisar quais limitações serão mais convenientes e oportunas. E, depois da produção legislativa, o administrador poderá, com respeito ao princípio da legalidade, agir em busca da melhor atuação atingir o interesse público. No entanto, no caso da licença para dirigir, caso o particular seja aprovado em todas as etapas, deverá o Poder Público conceder a licença, sendo um ato de polícia estritamente vinculado.

    Coercibilidade: por conta deste atributo, o ato de polícia se impõe ao particular independentemente da vontade dele.

    Autoexecutoriedade: através deste atributo, poderá a Administração Pública, independentemente de autorização judicial prévia, promover a execução de seus atos, desde que já haja uma prévia autorização legislativa ou se tratar de um caso de urgência.

    Assim:

    A. CERTO. Discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade

    B. ERRADO. Autoritarismo, arbitrariedade e nepotismo. Erros em negrito.

    C. ERRADO. Severidade, altivez e sujeição. Erros em negrito.

    D. ERRADO. Exigibilidade, permissividade e parcialidade. Erros em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.