SóProvas


ID
1159135
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os princípios constitucionais a que a Administração Pública deverá obedecer na consecução dos seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte...

  • lamentável uma prova de juiz, que é um cargo de suma importância na jurisdição, receber esse tipo de avaliação. Essa banca é muito fraca

    • a) A administração deverá obedecer ao caráter pessoal do administrador público.

      ERRADO. Na administração pública, vela-se pela IMPESSOALIDADE. Esse princípio assume duas vertentes: a) com relação ao administrador: não pode existir submissão entre a figura do administrador e o aparelho do Estado b) quanto aos administrados: Não se pode criar distinções entre os administrados.
    • b) A administração não tem a obrigação de subsumir-se às normas legais pertinentes, desde que o ato alcance a finalidade.

      ERRADO. Apesar da relevância dada ao princípio de Prevalência da FINALIDADE, a administração pública é regida pelo princípio da LEGALIDADE, segundo à qual " tudo que não está juridicamente permitido, está juridicamente proibido"
    • c) A administração, no exercício do poder, independe da publicidade do ato, desde que alcance a finalidade pretendida.
    ERRADO. Tal acertiva contradiz o princípio da PUBLICIDADE dos atos administrativos, que dispensa maiores explicações.
    • d) Os princípios constitucionais definem-se pelo exercício do poder que, na prática do ato, observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

  • Princípios :

    L

    I

    M

    P

    E

  • Resposta: (D)

    Questão relativamente simples.

    Contudo, não prescinde de explicação:

    Na Constituição Federal de 1988, ao verificarmos o conteúdo do caput do referido dispositivo, podemos visualizar os seguintes princípios em destaque:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios delegalidadeimpessoalidademoralidadepublicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    [...] "

    José Afonso da Silva (2013, p. 670) ao elencar os supracitados princípios, destaca que existem outros que decorrem dos incisos e parágrafos que se seguem ao dispositivo.

    O seguinte anagrama colabora para a memorização dos princípios: L I M P E (INICIAIS)

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

    DA SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional. 36ª ed. Malheiros, São Paulo, 2013.


  • Que preconceito!

    Por que um Juiz não deveria precisar saber sobre o LIMPE? Hahahahaha

  • Estou chocada com as questões da Fundep para juiz. Meu Deus! Estudamos horrores...

  • eu nunca passaria pra juíza mas com essa banca eu teria chances rsrs

    qual concurseiro não decorou o "LIMPE"

  • o povo acha que só tem uma fase é? alguém aqui já foi nomeado pra juiz? 

  • A questão aborda a temática da disciplina constitucional acerca da Administração Pública, exigindo conhecimento da literalidade da Constituição no que diz respeito aos princípios que regem a Administração Pública. Conforme a CF/88:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...].

    Gabarito do professor: letra d.     

  • Tããão fácil que eu fiquei com medo de errar

  • Fiquei procurando pegadinhas nas assertivas A,B e C

    Quando a esmola é demais, o santo desconfia né...

    Sigamos na luta!