SóProvas


ID
1159636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o modelo ITIL v3, constitui tarefa inerente ao gerenciamento da configuração:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Correta: Item de configuração – é um ativo, um componente de serviço ou qualquer outro item sob controle do processo de Gerenciamento de Configuração (hardware, software, documentação, equipe). Este processo identifica, controla e presta contas por ativos de serviços e itens de configuração protegendo e garantindo sua integridade ao longo do ciclo de vida. Inclui ativos que não sejam de TI e ativos de provedores de serviços, quando necessário.

    Letra E - Incorreta: 

    O propósito do Gerenciamento do Catálogo de serviços é atuar como fonte centralizada de informações sobre todos os serviços acordados, e assegurar que ele esteja disponível para que tem autorização para acessá-lo.



  • Gerenciamento da Configuração: O Processo responsável por manter as informações sobre os Itens de Configuração necessários para entrega de Serviços de TI, incluíndo seus Relacionamentos. Esta informação é gerenciada durante todo o Ciclo de Vida do IC. O Gerenciamento da Configuração é parte do processo mais abrangente chamado Processo de Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço.


    [ITILv3] Glossário Brasileiro v3.1.24

  • Tentando agregar algum valor:

    a) [ERRADA] A opção me parece meio incoerente "a gerência física dos itens do software". Sendo o software algo imaterial, a resposta está claramente errada. Minha percepção é de que a questão tenta confundir o candidato remetendo à Biblioteca de mídia definitiva (BMD – DSL), biblioteca segura na qual versões de software autorizadas são armazenadas

    c) [ERRADA] Esta tarefa faz parte do processo de Liberação e Implantação: Faz o controle de versões e controla as instalações de software, hardware e outros componentes de infraestrutura, do ambiente de desenvolvimento ao ambiente de teste e depois para o ambiente de produção.

    d) [ERRADA] Não existe tal concelho até onde eu saiba =]

  • O propósito do processo do gerenciamento de configuração e de ativo de serviço é garantir que os ativos, requeridos para entregar serviços, sejam devidamente controlados e que informações precisas e confiáveis sobre esses ativos estejam disponíveis quando e onde forem necessárias. Seus objetivos são os seguintes:

    • Garantir que os ativos sobre o controle do departamento de TI são gerenciados de maneira apropriada
    • Gerenciar a integridade dos itens de configuração
    • Estabelecer e manter um sistema de gerenciamento de configuração completo e preciso

    Portanto, gabarito B.


    Fonte: http://www.meubizu.com.br/cespe-2014-tj-ce

  • O processo específico que garante a integridade dos dados é o de gerência de segurança da informação. Entretanto, se o gerenciamento de configuração da questão for encarado como o processo que permeia todo o ciclo, por saber,  gerência de configuração e ativos de serviço, a integridade dos itens de configuração certamente será tratada por ele também, tornando a letra B correta. Entretanto, sendo assim, a letra A também estaria correta. Oras, posso considerar muito bem a gerência dos items físicos de software como sendo um ativo, uma vez que desejo saber com quem está tal CD ou DVD, do Windows, por exemplo, apesar de nas empresas grandes, a ,maioria dos softwares aplicativos já se encontrarem disponíveis na Intranet em formato digital; tornando um item físico de software um item gerenciável. O que torna a letra A também correta!

  • Gerenciamento da configuração

    Objetivos:

    1 - Garantir que os ativos sob o controle da organização de TI sejam identificados, controlados e bem cuidados durante todos o seu ciclo de vida.
    2- Identificar, controlar, registrar, auditar e verificar os serviços e outros itens de configuração (ICs), incluindo as versões, linhas de base, componentes constituintes, seus atributos e relacionamentos.
    3- Responsabilizar-se por gerenciar e proteger a integridade do IC durante o ciclo de vida do serviço, trabalhando com o gerenciamento de mudança para garantir que apenas componentes autorizados sejam usados em apenas mudanças autorizadas serão realizadas.
    4- Garantir a integridade dos ICs e configurações necessárias para controlar os serviços, estabelecendo e mantendo um sistema de gerenciamento de configuração (SGC) preciso e completo.
    5- Manter as informações de configuração referentes ao histórico, estados planejados e atuais dos serviços e outros ICs.
    6- Apoiar os processos de gerenciamento de serviço e serviços, fornecendo informações sobre a configuração exata para que as pessoas possam tomar decisões na hora certa.

    Fonte: Livro 3 da ITIL (Service Transition, Página 90).

  • O nome correto do processo é Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço, pertencente à fase Transição de Serviços. O Cespe retirou "Ativos de Serviço" para evitar que os candidatos assinalassem a alternativa B (correta) logo de cara.


  • assegurar que os ativos necessários para fornecer serviços sejam devidamente controlados e que informações precisas e confiáveis sobre esses recursos estejam disponíveis quando e onde for necessário