Questão de nível avançado de ITIL v.3. Não concordo com o colega José Pardim que a questão deveria ser cancelada somente porque o a fase "Contratar" foi substituída por "Oficializar". Pois, no momento que se contrata os serviços faz-se, de certa forma, a oficialização dos mesmos!
"Se pensarmos no Gerenciamento de Portfolio de Serviços como um conjunto dinâmico de processos, ele deve incluir as seguintes atividades:
Definir – fazer um inventário de serviços e validar os dados do portfolio. Levantam se também os custos do portfolio existente. Cada serviço no portfolio deve ter um business case, que é um plano que demonstra como o serviço irá gerar valor para negócio. Aqui deve ser definido o que se pode ou não fazer.
Analisar – fazer uma proposição de valor, priorizando e balanceando oferta e demanda. Aqui se identificam quais recursos são necessários para manter o serviço. Analisam se quais serviços servem apenas para operar o negócio, e quais irão fazer o negócio crescer ou transformá lo.
Aprovar – aprovar o portfolio proposto, autorizar serviços e recursos para o futuro. Aqui se pode incluir também a decisão de eliminar um serviço.
Contratar – comunicar decisões, alocar recursos, contratar serviços. Fornecer todo o planejamento para começar a fazer o Desenho do Serviço no caso de novos serviços. Depois desta atividade, renova-se o catálogo de serviço, pois pode haver alterações. E aí se inicia novamente todo o ciclo de atividades deste processo."
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe1UoAK/itil-v3-foundation?part=4.Bons estudos!
Atividades do Gerenciamento de Portfólio de Serviços de TI:
Definir
É atividade por qual o valor do serviço é avaliado em termos de utilidade e garantia. É feito o levantamento do relacionamento de cada serviço proposto com os objetivos estratégicos, assim como visão e missão.
Analisar
Aqui defini-se se o serviço é uma prioridade ou não, se deve-se considerar ou não sua aprovação. É um momento crucial do processo, onde será pensado como o serviço proposto pode otimizar o valor agregado ao negócio.
Aprovar
Nesta atividade, é feita a aprovação (ou reprovação) do serviço proposto. O nível de investimento é autorizado ou negado, usando o business case como principal ferramenta.* A aprovação gera inputs para o Gerenciamento de Mudanças.
Contratar
Depois da aprovação, são comunicadas as decisões a todos os envolvidos. O serviço é então literalmente contratado (por terceiros) ou desenvolvido internamente.
https://www.portalgsti.com.br/2016/10/gerenciamento-de-portfolio-de-servicos-de-ti-da-itil.html