SóProvas


ID
1159660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentada metodologia utilizada para a estimativa de riscos.

Alternativas
Comentários
  • Qualitativa

    Realizar a análise qualitativa dos riscos é o processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. O principal benefício deste processo é habilitar os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade.

  • A abordagem qualitativa utiliza uma escala de níveis de riscos, descrevendo a magnitude das possíveis consequências em conjunto com a probabilidade dessas consequências ocorrerem. Assim, essa abordagem procura enquadrar todos os riscos identificados em um conjunto finito e conciso de níveis. Tradicionalmente se escolhem nomes de fácil entendimento para cada nível, como Baixo, Médio, Alto, Crítico, etc. O método qualitativo é mais simples de ser executado e menos oneroso e é mais indicado para uma primeira estimativa, com a identificação dos grandes riscos.

    Sobre as alternativas:

    a) Item errado. Não é definida uma abordagem paramétrica no contexto de estimativa de riscos.

    b) Item errado. Delphi é uma linguagem de programação.

    c) Item correto. Como já comentado.

    d) Item errado. Caminho crítico é um termo relacionado à gerência de projetos que busca identificar um caminho de execução do mesmo, de um ponto de início a um ponto de encerramento. É um problema formulado dentro da teoria de grafos, em que se busca o caminho de menor ou maior custo entre um par de vértices. Existem duas técnicas populares para se encontrar o caminho crítico: Critical Path Method (CPM) ou Program Evaluation and Review Technique (PERT).

    e) Item errado. Comentado no item anterior.

  • O método Delphi pode ser usado para encontrar consenso a respeito dos riscos de um projeto. Ele não é usado apenas para riscos, mas para encontrar consenso de forma geral.

    Fases do Delphi

    1 - Identificação do problema, construção e apresentação de um questionário

    2 - Resposta a questionário de forma anônima e independente por cada um dos elementos do grupo

    3 - Compilação das respostas e sua distribuição pelo membros do grupo acompanhadas do questionário revisto

    4 - Reposta ao novo questionário da mesma forma descrita na fase 2

    5 - Repetição das terceira e quarta fases até se atingir uma solução de consenso