SóProvas


ID
115999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente à pesquisa no campo de trabalho e intervenção do serviço social.

Não há distinção direta e específica entre o exercício investigativo em sentido estrito e a atitude investigativa voltada para a intervenção profissional.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva acima faz menção, primeiramente, ao exercício investigativo como um modo policialesco e repressivo de investigar e julgar a vida, o comportamento, os valores, de determinando sujeito. Esse tipo de investigação, que já foi superado pela profissão, é distinto da dimensão investigativa que é intrínseca às competências e atribuições profissionais do assistente social. A atitude investigativa nada mais é do que a necessidade de obter o saber para utilizá-lo na transformação de algo. Dessa forma, é necessário investigar para que se possa conhecer de fato determinada realidade social, condições de vida e de trabalho e, após isso, será possível elaborar projetos de intervenções e executar intervenções que sejam realmente eficazes. Nessa perspectiva, a dimensão investigativa e a pesquisa são fundamentais para a realização da intervenção, ao passo que para intervir é necessário primeiro conhecer.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    A assertiva acima faz menção, primeiramente, ao exercício investigativo como um modo policialesco e repressivo de investigar e julgar a vida, o comportamento, os valores, de determinando sujeito. Esse tipo de investigação, que já foi superado pela profissão, é distinto da dimensão investigativa que é intrínseca às competências e atribuições profissionais do assistente social. A atitude investigativa nada mais é do que a necessidade de obter o saber para utilizá-lo na transformação de algo. Dessa forma, é necessário investigar para que se possa conhecer de fato determinada realidade social, condições de vida e de trabalho e, após isso, será possível elaborar projetos de intervenções e executar intervenções que sejam realmente eficazes. Nessa perspectiva, a dimensão investigativa e a pesquisa são fundamentais para a realização da intervenção, ao passo que para intervir é necessário primeiro conhecer.


    RESPOSTA: ERRADO